Samuel e Sua História Profética:

Samuel E Sua História Profética:
A final quem foi o profeta Samuel na Bíblia: Bem podemos dizer que ele foi um dos maiores líderes do povo de Israel. Ele foi o último e o mais importante dos juízes, como também o primeiro da escola profética relatado no novo testamento cf. (Atos 3:24; 13:20). O profeta Samuel Certamente é uma das figuras mais notáveis da história da Bíblia: Samuel revela que ele era considerado a pessoa mais proeminente desde Moisés passando por toda extensão do Antigo Testamento (cf. Jeremias 15:1).

O nome Samuel vem de uma origem hebraico Shemu'el, que literalmente significa ouvido por Deus ou “seu nome é Deus”. O primeiro elemento tem relação com o aramaico shem, shema, shum, que significa “nome”, e o segundo, El, quer dizer “Deus, Senhor”. Assim, podemos traduzi Esse belo nome como ouvido de Deus, na terra: o nome de Samuel foi incorporado, na bíblia o qual consta no Antigo Testamento, tendo uma grande importância pois Se tratava do último juiz dominante da História de Israel. 

O nome Samuel surgiu na Inglaterra a partir do século XII, como Samuel e Samwell. Foi popularizado somente após a Reforma Protestante, se tornando um dos nomes mais comuns neste país, por essa razão se tornou muito comuns nas Escolas: já na  Escócia, o nome Samuel foi adotado para substituir o nativo Somerled. Até hoje é utilizado desta forma pelos falantes dos idiomas inglês, francês, espanhol, sueco, entre outros.

Samuel também foi um nome bastante popular entre escritores e poetas britânicos, como Samuel Beckett e Samuel Butler, Os meninos registrados com esse nome podem afetivamente ser chamados de "Samu" ou "Samuca".

Introdução: 
SAMUEL foi um marketing na História de Israel:                                        
na época do nascimento de Samuel o culto do povo de Israel centrava-se em Siló, na região de Efraim, cerca de 30 quilômetros ao norte de Jerusalém, onde Josué havia fixado o antigo tabernáculo, transformando-o Assim em um santuário quase que permanente conforme as narrativas de Josué cf.{Js 18 - 1).onde Multidões iam a Siló para adorar e oferecer sacrifícios a Deus.

Dentro daquele tabernáculo estava a arca da aliança, o candelabro com os sete braços, o altar do incenso e a mesa dos pães da proposição. Fora, no pátio, estava o altar de bronze do qual se elevava o fumo do sacrifício que era oferecido a Deus.

De acordo com as narrativas rabínicas Naquela Época a nação de Israel era governada por juízes, os quais eram suscitados por Deus com o objetivo de livrar o Seu povo de seus inimigos, o fato é Quando nasceu o profeta Samuel, Elí seu pai era o sumo sacerdote no santuário de Siló, conhecido como lugar de Sacrifício, além de sumo sacerdote Eli Também exerceu a função de juiz em Israel por 40 anos cf.(I Samuel 4 - 18). 

Nessa Época A nação de Israel estava atravessando momentos cruciais em consequência das violentas investidas por parte dos filisteus e também por causa da terrível degradação moral e Ética dos sacerdócios, promovida pelos filhos do sacerdote Eli: Isso é Hofni e Finéias.

assim Samuel comandou o povo contra os opressores liderado pelos filisteus, já na idade avançada Samuel ungiu Saul como seu sucessor , sendo o primeiro Rei de Israel, e depois ungiu também a Davi , como sucessor de Saul, para assumir o trono, assim Samuel ficou conhecido como uns dos maiores lideres da história de Israel, cf. Jr:15-1 e Hb: 11-32

Segundo os relatos da Época o ambiente ao redor do tabernáculo tornou-se um ambiente da desonestidade e desrespeito por causa dos filhos de Eli, porque Eles também oficiavam como sacerdotes, Embora eles fossem Apenas levitas, senda da linhagem sacerdotal de Arão, eles são chamados aqui "filhos de Belial" – veja que Belial não era uma pessoa, mas um nome para representar tudo o que era mau. Hoje diríamos "filhos do Mal", por exemplo, veja que no Novo Testamento, Belial é o nome atribuído ao diabo veja (2 Coríntios 6:15), note que é à personificação do mal.

Veja que Esses sacerdotes tinham um péssimo caráter em praticar imoralidades com as mulheres que serviam no templo, eles também se aproveitavam da sua alta posição para tomar para si mais do que a lei lhes designava dos sacrifícios do povo conforme relato em Levítico cf {Lv.7 - 34): eles tiravam para si as melhores partes das ofertas antes delas serem oferecidas no altar, e separavam a carne antes que a gordura tivesse sido queimada como sacrifício a Deus, desprezando as ofertas ao SENHOR.

Assim como os filhos de Eli, alguns líderes religiosos que se dizem cristãos não dão a devida reverência ao culto que deve ser dado a Deus, e se aproveitam do Evangelho para benefício próprio. Alguns até negam a sua fé entregando-se ao mundanismo e à imoralidade pensando-o que Deus no se importa com suas atitudes desastrosas, Assim era os filhos de Eli.

Em meio a essa confusão política e religiosa surge Samuel, o último dos juízes, e na sua função como profeta, ele andou diante de Israel com integridade e Lealdade de coração desde a sua mocidade ele levou uma vida de fidelidade, obediência e devoção a Deus.

A sua atuação em Israel como profeta e Juiz foi decisiva especialmente falando, de suas realizações na transição entre o período dos juízes e a monarquia. Ele ungiu os dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi. Sendo homem de profunda piedade e discernimento espiritual, ele dedicou a sua vida totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem do povo de Israel e o crescimento do Reino.

Assim, Samuel foi entregue ao templo de Silo e ficou conhecido por ter ungido Saul para se tornar o primeiro rei de Israel. Após Saul ter abusado de seus poderes reais, Samuel ungiu Davi como seu sucessor.

ll – o Nascimento e Desenvolvimento do menino Samuel
segundo relatos dos Escritures da bíblia Sagradas narram a história de Samuel, concebido em resposta às súplicas de sua mãe  Ana, que até então não tinha filhos, por ser estéril sofria graves ataque de acusação da sua rival Penina conforme (I Samuel 1:5).

O pai de Samuel chamava-se Elcana e, conforme estudo e esmiúça no assunto sobre a genealogia, de Elcana  ele era levita da família de Coate, da casa de Izar conforme relato em  (I Crônicas 6.1- 2 e 33 - 38),essas informação são considerada uma descendência não sacerdotal. Assim Elcana viveu em Ramá cf.(I Samuel 1-19 e 2-11) na região montanhosa de Efraim  e por esse motivo  ele era chamado de efraimita. Como os levitas naquela Época não receberam terras como herança conforme relato em (Deuteronômio 10 - 9), as demais  tribos cederam cidades para eles morarem na proporção de seus territórios como atos de gratidão, conforme relato no livro de Josué, cf.Js.capítulo 21).

Assim as famílias descendentes de Coate foram beneficiadas com algumas cidades, entre as quais localizadas geograficamente nos territórios da tribo de Efraim conforme os relato no livro de Josué  cf. Js 21- 5 e I Crônicas 6 - 66).

Elcana era casado com duas mulheres, pelas quais a lei vigente daquela época lhes permitia, por tratar-se de uma situação especial com base em um dispositivo da lei judaica  explicita no livro  de Deuteronômio cf.{ Dt. 21 - 15). O nome de uma era Ana, com a qual ele não tinha filhos, por ser estéril, e o nome da outra mulher era Penina, com a qual ele teve filhos e filhas conforme relato no livro de I Samuel  cf.I Sm1 – e I Sm 2 - 4 e 5).

Elcana ia ao santuário de ano em ano e em uma de suas visitas, quando oferecia o seu sacrifício, ele deu a porção do sacrifício para a sua esposa Penina e porções a cada um de seus filhos e filhas. Contudo, a Ana ele deu uma porção dupla, porque ele amava Ana, ainda que Deus a tivesse privado de ter filhos conforme I Samuel cf.{I Sm1 - 4 e 5).

 Assim Elcana fazia todos os anos e cada vez que ele ia ao santuário, Penina aproveitava para escarnecer  a vida de Ana com acusação de  desprezo  por ela não ter filhos. Em profunda tristeza, aborrecida com sua infertilidade, Ana chorava desesperada e por isso  ela orava muito colocando a sua situação diante de Deus. O que fazia Seu marido debalde a procurou  para consolar conforme relato em I Samuel cf.{ I Sm 1 - 8).

Mais tarde, na angústia de seu espírito, Ana mais uma vez orou e chorou abundantemente, diante de Deus rogando-o para que  Deus que lhe tirasse a toda a amargura do seu coração e lhe concedesse um filho. Naquele instante ela fez um voto solene de que, se seu pedido fosse satisfeito, levaria o seu filho ao altar do Senhor para lhes servir em toda sua vida,

A consagração de Samuel por ordenança de Deus                      Ana prometeu a Deus que assim que estivesse desmamado o menino ele seria entregue para viver no santuário em Siló  para que ele dedicaria a Deus por todos os dias da sua vida, com a promessa de que pela sua cabeça não passaria navalha ou coisa parecida conforme relato em I Samuel  cf. { I Sm1 - 11).

Veja que Quando Ana estava orando por um filho, junto ao pilar do templo, chorando abundantemente conforme os relato em 1 Samuel {cf. I Sm  1. 9-18), ela fez um voto ao Senhor. Este  voto dizia o seguinte Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha confira relato em 1 Samuel  {cf I Sm 1-11).

Quando seu pai Voltou mantiveram uma relação amorosa e Ana  ficou grávida e teve um filho a quem seus pais chamaram de Samuel, isto é, “ouvido por Deus”. Ana para cumprir o seu voto, consagrou o menino a Deus logo após ele ter sido desmamado (talvez já com a idade de pelo menos 3 anos, segundo as normas registradas em II Crônicas {31 - 16).

 Ana levou-o a Siló, deixando-o entregue aos cuidados do sumo sacerdote Eli, o qual nunca dantes vira tanto fervor, tanta devoção, tanto amor a Deus, como os revelados no rosto de Ana.

Que linda experiência de Ana, consagrou seu filho a Deus antes mesmo de ser gerado no seu ventre Samuel recebeu o nome que significa “Seu nome é Deus”.

Veja que atitude  privilegiada teve Ana, nós como pais, devemos tomar essa mesma atitude pois ao consagrarmos  nossos filhos a Deus, trazemos nossos filhos para um caminho de salvação isso foi um ato do batismo estamos dizendo que eles são do Senhor e que pela fé, eles fazem parte da família de Cristo e a partir daquele momento e Deus, quem o guiara isso é no tempo Apropriado eles farão sua publicação da profissão de fé.

Veja que Ana esperou Samuel ser desmamado como havia prometido em seu voto de fé que ao levá-lo ao templo e deixá-lo para o serviço do Senhor diante do sacerdote Eli. Na idade de aproximadamente 3 a 6 anos foi entregue a Eli para o serviço do Senhor conforme seu juramento diante de Deus. Veja v 27 e 28).

As crianças podem conhecer a Deus desde pequenas, cabe a nós, os pais, tomarmos a decisão certa na hora oportuna ao dedicá-los ao Senhor.

Veja que Samuel ainda criança, Já ministrava no templo, diante de Deus, sob as instruções do sumo sacerdote Eli. O menino trajava-se simplesmente com um éfode de linho que sua mãe lhe fazia anualmente com suas próprias mãos e toda vez que Ana subia com o seu esposo para adorar A Deus no monte de Siló, levava ao menino para fortalece sua fé como um ato de lembrança  e de amor a Deus.

À medida que o menino Samuel crescia, fazia-se agradável para com Deus como também para com os homens  e Assim Samuel crescia e se Afirmava na fé (I Samuel 2:26).

A infância do Profeta  Samuel:                                                  Samuel foi ensinado nos caminhos de Deus, Agora Samuel está morando com o sacerdote Eli. Lá no templo ele ajudava o sacerdote nos ofícios litúrgicos. Samuel começou a ministra como um ministro mirim perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho conforme os relato em 1 Samuel  cf {I. Sm 2 -18). Literalmente um aprendiz de sacerdote. Vestido como ele, fazendo as coisas que ele fazia. Samuel foi ensinado a amar as coisas de Deus e assim ele se Afirmava dia a pois  dia.

Assim deve ser em nossas casas, ensinado os nossos filhos no caminho em que devem andar, para quando forem mais velhos não se desviarem dos princípios de Deus, conforme os relato em Provérbios cf.{ Pv.22 - 6).

As crianças são a igreja do hoje e do amanhã, elas precisam ser acolhidas e ministradas em todas as áreas de sua vida, seja nos cultos ou nos trabalhos em reuniões em casa conhecido como células isso e um trabalhos integrados  não só na Igreja mais também da afamilha pois trata-se de um dever familiar com as revistas devocionais. Temos uma visão clara de que a responsabilidade primeira da educação cristã dos filhos é dos pais com o apoio da igreja, por meio das celebrações e das células.

A experiência de Samuel com os Ofícios de Deus:            Apesar de Samuel servir ao Senhor desde os 3 ou 4 anos, era necessário que ele tivesse uma experiência pessoal com Deus. Porém Samuel ainda não conhecia verdadeiramente o Senhor, pois ate então  ainda não tinha sido manifestada a palavra do Senhor (1 Samuel 3.7).

Vejamos que A partir do capítulo 3 passa a narrar essa experiência já que Samuel devia ter aproximadamente 12 anos de Idade e enquanto dormia o Senhor o chamou, Samuel, Samuel! Ele achou que fosse Eli e foi até seus aposentos para atendê-lo. Mas não era Eli, e isso aconteceu por três vezes, até que Eli percebeu que era Deus quem o estava chamando e o orientou como deveria fazer.

Veja que no versículo 10 Samuel passa a conhecer um Deus pessoal, e Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. Um Deus que o chama pelo nome, que sabe quem é e do que precisa. A partir desse momento Samuel não apenas havia sido dedicado a Deus, era ensinado sobre os ofícios de Deus e servia a ao Senhor, sendo também o Jovem Samuel convocado a dedica-se ao conhecimento de Deus.

Assim como Samuel, muitas crianças têm conhecido esse Deus pessoal  que para manifestar o seu poder sobre a vida dos seus seguidores não tem idade determinada basta você cré no Senhor e seguir os seus passos. Assim como Samuel  nos precisamos conhecer esse Deus poderoso passo a passo em sua profundidade, o Deus que nos chama pelo nome: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu (Isaías 43.1b). E isso acontece em Jesus Cristo. Hoje, todos nós temos esse chamado para irmos Além das fronteia Executando suas obras e Assim termos lindas experiências na sua santa presença.

III – o chamado de Samuel para o Ministério Profético:
o fato é que Quando Deus chamou o jovem adolescente Samuel, o povo de Israel estava atravessando uma grave crise espiritual sem precedentes. Eli era sumo sacerdote e também juiz em todo o território de Israel, Ele tinha sido escolhido para os sagrados ofícios Sacerdócios e na função de juiz ele representava o Olho de Deus mediante o povo de Israel, era olhado como um exemplo tinha grande influência sobre as demais tribos de Israel. Embora ele tivesse sido designado para governar o povo, não governava a sua própria casa.

Eli era um pai transigente, pois não exercia a sua autoridade para corrigir os maus hábitos e paixões de seus filhos, Hofni e Finéias. Deus Já havia advertido por causa da impiedade que seus dois filhos praticavam, principalmente por terem violado o sagrado ofício divino se Apossando das gorduras das ovelhas exigindo o melhor pedaço de carne dos animais, que deviam ser oferecidos como sacrifício, Embora Eli os tivesse alertado de que não seria possível uma intercessão para pecados cometidos diretamente contra Deus.

vejamos que os dois continuaram a abusar de seus privilégios e a praticar outros atos abominável aos olhões de Deus, dessa forma em data Posterior Deus enviou um profeta desconhecido a fim de anunciar a Eli o fim dos direito familiares da herdade  sacerdotais e profetizar a morte de seus dois filhos que ocorreria num mesmo dia.

A situação era tão gravíssima que Deus responsabilizou Eli, como sacerdote e juiz, por sua negligência de reprovar o mal praticado por seus filhos e consequentemente pela aterradora condição moral e religiosa em que se achava o povo de Israel o que Diante desta situação Deus não mais podia comunicar-Se com o sumo sacerdote e seus filhos.

Em meio a essa degradação espiritual, Deus chama o menino Samuel para o ofício de profeta. Como mencionamos anteriormente Samuel dormia no templo onde se achava a arca de Deus conhecida como a Arca da Aliança cf. (I Samuel 3-3). É evidente que a área do tabernáculo onde Samuel dormia, não era o lugar conhecido como santíssimo. Ele como levita coatita, não sacerdotal, não tinha o direito de ver a Arca ou qualquer outra mobília sagrada dentro do santuário, com base nas instruções dadas por Deus a Moisés e Arão sendo restrita aos Sacerdotes conforme relatos registrado em Números cf.{Nm4.17-20}.

Veja que Quando Samuel atendeu ao quarto chamado, Deus revelou a ele notícias chocantes, relacionadas ao Seu julgamento contra a casa de Eli. Disse Deus a Samuel: “Eu farei algo em Israel que fará tinir ambos os ouvidos de qualquer um que ouvir sobre isso. Nesse dia, farei contra a casa de Eli todas as coisas que eu disse com respeito à família dele, do início até o fim. Porque Eu disse a ele que executarei o julgamento contra a sua família para sempre, por causa da sua impiedade em não repreender seus filhos, embora ele soubesse que eles estavam trazendo maldição sobre si mesma. Portanto, Eu jurei à família de Eli que a impiedade da família dele nunca será expiada por nenhum sacrifício ou oferta cf. {I Samuel 3.11-14}.

o fato e que na manhã seguinte, Eli insistiu que o atemorizado menino lhe contasse a mensagem dada por Deus, A mensagem não era estranha ao sacerdote Eli,  Em resposta o idoso sacerdote disse as seguintes palavras a Deus, que o Senhor faça o que Lhe parece bem aos seus olhos cf.{ I Samuel 3-18}. Assim Todo o Israel, desde  Dan até Berseba, reconhecia que Samuel tinha sido confirmado como profeta do Senhor.

quem foi o Personagem Samuel na Bíblia:                                Samuel e o Mais antigo dos Grandes Profetas Hebreus, depois de Moises, é Ultimo Juiz de Israel comandou o povo contra os opressores filisteus, Já Idosos Ungiu Saul como Primeiro Reis de Israel, e depois Ungiu a Davi como seu Sucessor ao trono, Samuel também foi reconhecido como um dos maiorais Lidere de Israel cf.{Jr 15-1 e Hb 11-32}.

Samuel tornou-se Juiz de Israel numa cerimonia em Mispa, conforme relato em  I Sm capitulo {7}, este evento quase acabou em desastre por causa de um ataque dos filisteus, mais o Senhor Interviu, mandando uma tempestade  que desbaratou os inimigos e confirmou, Samuel como um grande Homem a Serviço de Deus,

“Samuel atuou como Juiz itinerante embora morasse em Rama, sendo devoto erigiu uma pedra memorial e a chamou de “Ebenezer” que significa, Pedra de Ajuda” declarando que ate aqui nos ajudou o Senhor. Cf  ISm [7-12]

Em rama Samuel fazia circuito anual pelas cidades, como Betel, Gilgar, e Mispa, na pessoa de Samuel, ser um Juiz era mais importante que um lidere militar levantado por Deus, para socorres a nação em tempos de crises, Assim Samuel tornou-se Juiz, com cargo de liderança permanente, com função próxima de um rei, Entretanto chegou um momento em que Israel clamou por um Reis como os das nações vizinhas cf. ISm {8-5},    

A Atuação de Samuel como Juiz da nação de Israel:                Samuel julga Israel por causa da Arca da Aliança os filisteus também têm de aprender, para a sua grande tristeza, que a arca de Deus não deve ser usada como amuleto, Quando os filisteus levaram a Arca para dentro da casa de adoração de Dagom, em Asdode, o deus deles cai estirado de bruços. No dia seguinte, Dagom cai de novo estirado na soleira, desta vez com a cabeça e as palmas de ambas as mãos decepadas. Com isto começa o costume supersticioso, entre os filisteus, de ‘não pisar no limiar de Dagom Samuel {l Sm 5.1 -7  e 17}(

Os filisteus mandam apressadamente a Arca para Gate, e daí para Ecrom, mas tudo em vão! Porque Sobrevêm tormentos em forma de pânico, hemorróidas e uma praga de roedores, os senhores do eixo dos filisteus, em desespero final com o aumento do número de mortos, devolvem a Israel a Arca da Aliança num novo carro puxado por duas vacas que amamentam, Em Bete-Semes, sobrevém calamidade sobre alguns dos israelitas, porque olham para a Arca. Conforme Relato em (1Sam.6 – 19, e também em Número cf.{Nm 4.6-20) Finalmente, a Arca descansa na casa de Abinadabe, na cidade levítica de Quiriate-Jearim.   

E Por 20 anos, a Arca permanece na casa de Abinadabe, e Samuel, já adulto, ordenou para que os israelitas se desfaçam dos Baalins e das imagens de Astorete e sirvam a  um Único Deus  o Senhor dos Exercito, Adorando-o de todo o coração Assim Eles fazem isso, Quando se reúnem em Mispá para adoração, os senhores do eixo dos filisteus aproveitam a oportunidade para batalhar, e Israel é apanhado de surpresa, e Israel invoca o nome do Deus poderoso por intermédio de Samuel.

E Um grande barulho de trovão da parte de Deus lança os filisteus em confusão, e os israelitas, fortalecidos mediante sacrifícios e orações, obtiveram uma vitória esmagadora, naquele tempo em diante, ‘a mão de Deus continua a serem contra os filisteus todos os dias de conforme os Relato em Samuel cf { lSm 7-13)

Contudo, Samuel não parou seus serviços, Durante toda a vida, continua a julgar Israel, fazendo o que era de melhor em viagem anual desde Ramá, logo ao norte de Jerusalém, até Betel, Gilgal e Mispá. Em Ramá, ele levantando um altar em Adoração a Deus.

O Pedido de um Rei para a nação de Israel.                              Samuel porem relatou em atender a esse pedido, pois para ele isso representava a rejeição de longos anos de serviço santo que prestara ao povo. Além disso, Samuel sabia muito bem dos males que acompanhava o estabelecimento de uma casa Real, mais o Senhor o ajudou a ver o verdadeiro significado da questão, Ao atender a voz do povo em tudo quanto ti dizer, pois não te rejeitaram, a ti mais a mim para que eu não reine sobre Israel isso e sobre eles cf. {I Sm {8-7 a 9},

Veja que Deus não condenou o pedido para que fosse constituído um rei, sobre Israel, Isso porque já existia um planejamento da parte de Deus, sobre a constituição de um Rei, desdá lei Mosaica, Deus já havia prometido um Rei para governar a Nação de Israel, veja os Relatos em Deuteronômio 17 o Senhor havia dado as regras para a escolha de um rei?   

As Escrituras sagrada testificam os fatos com realidade e deixa claro que Deus já havia planejado um rei para Israel conforme os relatos em Deuteronômio, ondo foi estabelecido especificamente às regras para a escolha de um rei em Israel. cf.{Dt. 17:14-20}

Entretanto, quando o povo de Israel pediu a Samuel para que fosse constituído um rei para que Reinasse sobre Israel, Samuel ficou muito triste com esse pedido, já que pedir um rei naquela situação era o mesmo que dizer não  queremos mais que você seja nosso governante, Assim Samuel relatou ao ouvido do senhor dizendo que o povo havia rejeitado ele, como seu líder, pois a partir daquele momento eles queriam um Rei, então o Senhor disse a Samuel que o povo “não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não venha reinar sobre eles. Cf. (1 Sm 8 - 7).

O Motivo pelos quais o Povo Pediu um Rei:                                                   O contexto de 1 Samuel 8 mostra-nos que tanto a motivação como o método na busca de um rei foram totalmente equivocada, mesmo no fracasso dos filhos de Samuel eles não tinham o Direito que motivasse ao desprezo e abandono de um Homem que tinha dedicado sua vida inteira a Serviço de Deus e do Povo, dessa forma o motivo pelo qual eles pediram um rei não se justificava ao desprezo e Abandono da confiança do Profeta. Embora haja relato no Capitule 8  de lº Samuel no versículo 1 a seguir lemos que Samuel já tinha envelhecido, quando constituiu seus filhos por juízes em Israel. Entretanto, os filhos de Samuel não se comportaram de forma correta aos olhos de Deus, o que motivaram ao povo a exigir de Samuel, a constituição de um rei, sobre a nação de Israel.

A estratégica.
O fato é que tanto Samuel como sua esposa, de nome desconhecido, tiveram dois filhos, de nome Joel e Abias. Com o passar dos anos, tendo ele já envelhecido, Samuel constituiu seus filhos como juízes sobre Israel, na localidade de Ber-seba. Eles por si mesmos provaram de não merecer o sucessor do trono de seu pai, desmerecedores de sua alta confiança, tornando-se um infiel a coutes, sendo desmerecedor do cardo Isso e Fazer sinal  com a cabeça", em alusão à flor de forma ovoides apoiada no caule oscilante, pelo-qual seriam destinado, tornando-se corruptos como os filhos de Eli.

vejamos que isso motivou alguns anciãos a tirarem vantagem desse problema familiar, pressionando Samuel a indicar um rei sobre eles já que “todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, em Ramá, e lhes disseram-lhe, Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos”. Constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue como o têm todas as nações.

Sentindo-se rejeitado, pelo povo Samuel orou a Deus em resposta pela sua rejeição e à sua oração chegou a Deus que o exorta o pedido dos anciãos para que fosse atendido, pois eles não haviam comedido nenhum delito que manifestado desrespeito aos princípios de Deus, mas para com a autoridade de Deus, que havia designado os príncipes de Seu povo (I Samuel 8:7). Seguindo as ordens de Deus, Samuel expôs as consequências da monarquia dizendo que tomariam os seus melhores campos e os seus bois e jumentos e que eles convocariam seus filhos e servos e os tomariam para seus serviços, e exigiriam um pesado dízimo, além de outras exigências (I Samuel 8:11-17).

E certo que quando Saul foi escolhido como Rei sobre Israel, Samuel lembrou o povo de que foi Deus quem os livrara de todos os seus males, e disse-lhes: “Mas vós rejeitastes hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos Eles ignoraram completamente não sabendo que era Deus quem os protegia e sobre eles reinava, e não Samuel ou qualquer rei terreno que fosse constituído. Pois as consequências que levaram a Samuel a se desmotivar achando-o que eles estavam rejeitando, Assim o Senhor saiu a defesa de Samuel e disse não e ti que eles rejeita mais a mim.cf.(1 Sm 10:19).

Em segundo lugar, veja que eles não buscando ao Senhor no que diz respeito ao rei que governaria sobre Israel, não se preocuparam em pedir a direção de Deus. Eles simplesmente pediram a Samuel que lhes constituísse um rei. Quando os anciãos de Israel foram até Samuel, eles disseram: “Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe como o têm todas as nações cf. (1 Sm 8:5). Entretanto, segundo as escritura sagrada em Deuteronômio cf.{ Dt. 17- 15} Deus já havia determinado especificamente para o povo estabelecendo um rei, “aquele aquém o Senhor… escolher”.

Além de seu trabalho como juiz, profeta e sacerdote, Samuel também é tradicionalmente apontado como o autor dos livros chamados primeiro e segundo a Samuel. Ele pode ter escrito a maior parte do material contido em 1samuel durante os anos iniciais do reinado de Saul, depois da morte de Samuel cf.(1 sm 25.1),  

A Escolha de um Rei                                                                       daquela nação, é Assim as narrativas bíblicas passa a descrever com precisão o plano do próprio Deus de encontrar um príncipe ideal como resposta positiva às orações feitas em prol da defesa de Seu povo.

A escolha recaiu sobre um beijam ita chamado de Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim. Saul aparece como o homem de boa Aparência o mais belo e mais alto de toda a Israel cf.(I Samuel 9- 2).

Após procurar sem sucesso durante três dias pelas jumentas desgarradas de seu pai, o jovem procurou o profeta para que ele obtivesse resposta da parte de Deus onde poderia encontrar os animais. No dia anterior, Deus tinha dito a Samuel: “Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim”. Unge-o por príncipe sobre o Meu povo de Israel, ou seja, rei sobre Israel cf.{I Samuel 9 - 16}.

O fato é que Quando Samuel encontrou-se com Saul, Deus lhe disse: “Eis aqui o homem de quem eu te falei”. Este dominará sobre o Meu povo. ”cf.{ I Samuel 9 -17}.

Nesse encontro Samuel assegurou que o jovem Saul que as suas jumentas tinham sido encontradas e insistiu com ele para que ficasse e participasse de uma refeição especial, dando ao mesmo tempo alguma indicação do grande destino que o esperava, Assim Saul humildemente demonstrou-se surpreso, lembrando ao profeta que a sua tribo era a menor de todas as de Israel e a sua família era a mais modesta da tribo. Apesar disso, Samuel assentou Saul na cabeceira da mesa entre 30 convidados e serviu-lhe a melhor porção da carne. Quando Saul partiu, cedo na manhã seguinte, o profeta saiu com ele e desceram até os limites da cidade. Então o profeta ordenou a Saul que o seu servo, que lhe acompanhava, seguisse adiante o seu caminho. Então ordenou a Saul que esperasse um pouco para que pudesse transmitir uma mensagem a ele enviada por Deus.

“Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a Sua herança?”cf.{ I Samuel 10 – 1}

Contou-lhe em seguida a respeito dos vários sinais futuros que receberia em confirmação de que isto fora feito por autorização divina cf.{ I Samuel 10. 2-6). Tendo seguido Saul o seu caminho, tudo aconteceu conforme dissera o profeta.

Após isso, Samuel providenciou que os israelitas se reunissem em Mispá, e ali Saul foi designado rei por meio de uma solene cerimônia de lançar a sorte cf.(I Samuel 10. 17-24).

Durante a realização do sorteio, aquele jovem tímido havia se escondido no meio das bagagens dos viajantes reunidos para o encontro. Trazido à congregação, a maioria do povo o aclamou dizendo: “Viva o rei! Viva o rei” cf.{I Samuel 10 – 24}.

E então Samuel expôs ao povo os regulamentos que deveriam ser obedecidos no reino, escrevendo-os num livro e em seguida colocou-os diante de Deus para que se cumprisse sua vontade, Após a vitória de Saul sobre os amonitas, Samuel reuniu o povo de Israel em Gilgal, para reafirmar sua lealdade ao rei cf.(I Samuel 11- 14).

Foi em Gilgal que ocorreu o primeiro acampamento de Israel na terra prometida conforme as narrativa de Josué cf. {Js.4 - 19).

 Porque Foi ali que Josué, inspirado por Deus, e determinação divina, ergueu uma coluna de doze pedras para comemorar a miraculosa passagem pelo rio Jordão quando o mesmo transbordava de barreira a Barreira, como todo povo de Israel contemplaram esse episodio cf. (Josué 4-20).

 Naquele local foi celebrada a primeira Páscoa, depois do pecado de Cades e da peregrinação no deserto cf.(Josué 5 - 10). Foi ali que cessou de cair o maná de Deus,cf.(Josué 5 - 10 e 12). Nesta ocasião, já com idade bastante avançada, Samuel fez o seu discurso de despedida e recapitulou sua própria atuação, bem como a história passada de Israel, recordando o pedido tolo do povo por um rei e mostrou que, para conservar a aprovação divina, era necessária a obediência do rei e do povo a Deus. Para inculcar neles a seriedade de terem rejeitado a Deus como Rei, Samuel orou pedindo um temporal fora de época. A resposta de Deus a esta petição motivou o povo a reconhecer a seriedade das suas transgressões cf.(I Samuel 12.13-24).

Depois de interceder pelo povo, Samuel alertou o povo dizendo “Se, porém, perseverares em fazer o mal, perecerás, assim vós como o vosso rei. E Assim se cumpriu cf.{I Samuel 12 – 25}.    

A desobediência do Rei Saul: { l Sm 13. 1-15 e 35}                               Vejamos que aos passos em que os filisteus continuavam a molestar a nação de Israel, Jônatas o corajoso filho de Saul, derrotava uma guarnição dos filisteus, os inimigos, para vingar-se disto, envia um enorme exército, “como os grãos de areia que há à beira do mar”, em tamanho, e eles acampam em Micmás.

A inquietação assola as fileiras dos israelitas. ‘Se tão-somente Samuel viesse dar-nos a orientação de Deus!’ Saul, impaciente de esperar por Samuel, peca, oferecendo presunçosamente ele próprio o sacrifício queimado. Samuel aparece de súbito e  Rejeitando as pouco convincentes desculpas de Saul, pronuncia o julgamento de Deus, E agora o teu reino não durará, Disse Samuel, Deus certamente achará para si um homem que agrade ao seu coração, e Deus o comissionará como líder do seu povo, porque não guardaste o que Deus te ordenou. Conforme os relatos em Samuel cf.{l Sm 13 – 14}.

Jônatas, cheio de zelo pelo nome de Deus, ataca outra vez um posto avançado dos filisteus, desta vez acompanhado apenas de seu escudeiro, e como um raio eles abatem cerca de 20 homens um verdadeiro terremoto e com isso aumenta a confusão dos inimigos. Estes se põem em fuga e os israelitas os perseguem decididamente. Contudo, a plena força da vitória fica enfraquecida pelo juramento precipitado de Saul de proibir os guerreiros de comer antes de terminar a batalha, Os homens se cansam logo e daí pecarão contra Deus, comendo carne recém-abatida, sem dar tempo para o sangue escoar. Jônatas, da sua parte, revigorara-se com um favo de mel antes de saber do juramento que ele denuncia intrepidamente como um empecilho. Ele é remido da morte pelo povo, por causa da grande salvação que efetuou em Israel.

 Chega, então, o tempo de Deus executar o julgamento sobre os vis amalequitas. Deut. 25.17-19},Devem ser totalmente exterminados, essa foi a ordem de Deus nada deverá ser poupado, nem homem nem animal. Nenhum despojo deve ser tomado. Tudo tem de ser entregue à destruição. Entretanto, Saul, desobedecendo a Deus mais uma vez, poupa a Agague, rei dos amalequitas, e os melhores animais dentre os rebanhos e manadas, ostensivamente trouxe para sacrificá-los a Deus. Isto desagradou tanto ao Deus de Israel que ele inspira Samuel a expressar uma segunda rejeição de Saul.

Assim Samuel falou para Saul que tinha Desconsiderado as desculpas de Saul que queria salvar as aparências, se Aproveitando de objeto e de coisas que Deus não A ordenou, Samuel declarou e disse olha Deus tem tanto agrado em ofertas queimadas e em sacrifícios como em que se obedeça à voz de Deus? Eis que obedecer é melhor do que um sacrifício, Visto que Rejeitasse a palavra de Deus, ele também ti rejeitara que sejas rei. cf. {l Sm15.22-23},  

Então Saul estende o braço para implorar clemência a Samuel e arranca a aba de sua túnica. Samuel lhe certifica que Deus arrancará igualmente o reino de Saul e o dará a um homem melhor, para governar sua povo, Assim o  próprio Samuel lança mão da espada, executa a Agague e vira as costas a Saul, para nunca mais o ver.  

O Fracasso do Rei:                                                                  Veja que o Homem aquém Samuel tinha Ungido como Rei tornou-se num fracasso, já que Saul tinha boa aparência, era alto e simpático mais seu caráter tinha um grave defeito que acabou provocando sua ruína, Ele desobedeceu a Deus tomando despojos numa batalha e fazendo um prisioneiro, desobedecendo às ordens de Deus, Assim a completa destruição de tudo sem poupar nenhum ser vive, para que se cumprissem as ardem de Deus, hora revelado pelo profeta Samuel. cf. I Sm {15. 18 a 26}

O orgulho de Saul e o ciúme doentio que tinha de Davi também o levaram a sérios erros de julgamento. Deus já Havia rejeitado Saul como rei, dessa forma Deus enviou Samuel para dar-lhe a triste notícia cf. (1sm 15.10.35). Samuel foi fiel no pronunciamento das duras palavras de rejeição do senhor. Embora não tenha mantido nenhum contato posterior com Saul, Samuel entristeceu-se por ele e pela morte do sonho cf.(1sm 15.35) depois disso, Deus enviou Samuel a Belém, à casa de Jessé, para ungir o jovem Davi como legítimo rei sobre seu povo cf.(1sm 16.1.13)

Assim a adivinhadora transmitiu a Saul uma mensagem do espírito de Samuel: “o senhor te desamparou e se fez teu inimigo” (1 sm 28.16).

Mesmo do túmulo, Samuel ainda falava a palavra de Deus! Sob  vários aspectos, Samuel aponta para a pessoa do salvador, o senhor Jesus cristo. Na história do seu nascimento, podemos ver a intervenção direta da mão de Deus. Em seu ministério como juiz, profeta e sacerdote, Samuel prefigura o ministério do senhor, bem como a obra daquele que anunciava sua vinda, João batista. Assim como Samuel marcou Davi como homem de Deus, João batista indicou que Jesus era o salvador.

Assim O profeta Samuel tornou-se uma das pessoas mais importantes da história de Israel, sendo uma figura notável do Antigo Testamento. Ele foi o primeiro de uma tradição profética em Israel, o último dos juízes e aquele que ungiu os primeiros reis da nação Santa. Seu exemplo de fé atravessou os séculos, e por isso ele é mencionado pelo escritor de Hebreus entre os heróis da fé Assim como Abraão cf.(Hebreus 11 - 32).    

O Primeiro Livra de Samuel e Sua Autoria:                       
Os livros foram completados por um escritor desconhecido, talvez abitar, sacerdote que serviu durante o reinado de Davi, Samuel foi enterrado em Ramá onde morava, e toda nação lamentou sua morte cf. (1 sm 25.1: 28.3).

Porém ele ainda tinha mais uma mensagem a entregar. Após sua morte, Saul foi consultar uma médium conhecida como pitonisa em-dor cf. (1 sm 28)

Tanto o primeiro como o Segundo Samuel são de Autoria desconhecida, segundo uma tradição rabínica, os livros de Samuel são de Autoria do próprio Profeta Samuel, sendo completados pelos profetas Natã e Gade, por serem mencionados juntamente com Samuel conforme os relato em I Crônicas cf . {l Cr.29-29} e confirmado por escritor e tradutor da { FTB, 2014, p. 153   

A Temática:                                                                              O tema desse Livro narra o governo Humano, Já que o Livro de Samuel é de Transição, E o Registro da passagem do Governo de Israel por Juízes ao Governo por Reis e da passagem do Governo teocrático para um Governo Humano, Já que o Livro relata o estabelecimento da monarquia e narra também a Historia das vidas diretamente relacionadas com o Reino, Assim explica os relatos de Pearlman. 1999 na P.51

Samuel foi  um patriota e Juiz de coração humilde e consagrado que servia a Deus, obstinado pela obediência, já no caso de Sal era um Rei egoísta, prodigo ciumento e obstinado, faltoso e infiel na lealdade ao seu Deus, Davi um Homem segundo o coração de Jeová, Assim Davi tornou-se um doce cantor de Israel, e um varão de coração voltado para louvar a Deus, Aprovado disciplinado perseguido e finalmente coroado como o maior monarca de todo Israel.

O Conteúdo e Abrangência dos Temas:

As narrativa compreende um período de cerca  de 115 a 116 anos aproximadamente entre  os período de 1171 a.C a 1056 a.C  iniciando com o Nascimento de Samuel e Terminando com a Morte de Saul. Embora Essa Data tenha sido contestado por outros Eruditos que Se aproxima esta Data para o ano 1005 a.C o que parece pouco provável, por causa da referencia á Cidade de Ziclaque que “Pertence aos Reis de Judá ate aos dias de hoje” cf.{I Sm 27-6}, e por outras referencias a Judá e a Israel, sabemos que em I Sm foi escrito depois da divisão da nação em 934 Anos a.C

 Além disso, como não há menção á queda de Samaria por volta do Ano 722 a 725 a.C deve ser datado antes desse evento, Já que o Livro de  I Samuel cobre um período de cerca de 140 anos começando com o nascimento de Samuel em redor de 1150 a.C e terminando com a morte de Saul cerca de 1010 a 1015 a.c, o que não converge com as data relatada por Pearlman e pela FTB, portanto Até  o presenta esta data são motivo para comentários dos estudiosos da Bíblia.

O  Segundo Livro de Samuel:

Como no primeiro o Segundo livro também  tem a Autoria desconhecida, embora uma tradição Rabínica Judaica tenha afirmado que esta autoria seria do Profeta Samuel, sendo completado por outros Profeta conforme Relatamos no primeiro Livro.

Os dois Livro hoje conhecido como  I Samuel e II Samuel são originalmente, um só Livro, já que um completa e dão prosseguimento do outro, Assim o II Livro de Samuel são de autoria desconhecida conforme já mencionamos anteriormente.

A síntese dos Livros de Samuel:

A Síntese de 1 e 2 Samuel mostra um conteúdo dos dois livros que pode ser dividido em três partes, tendo como base as pessoas que sucessivamente governaram Israel iniciando com  o profeta Samuel, e os reinado de Saul e Davi. Falam dos últimos anos da época dos juízes conforme relato em (1Sm 1 - 7),

Porque dão origens da monarquia com Saul e sua rejeição por parte de Deus e do povo, o que fez Deus escolher de outro governador para Reinar sobre seu povo, cf.(1Sm 8-15), a escolha de Davi Sucessor de Saul ao trono de Israel nos dá uma nova esperança para a Nação santa cf.(1Sm 16- 2Sm 7)

Essa  história da sucessão de Davi, fez com que Saul prosseguisse não sô a Davi mais Aqueles  que si opões a seu reinado cf.(2Sm 9-20).

Podemos notar a influência deuteronomista conforme os relato  em {1Sm 12.6-16} onde a garantia do êxito estará na obediência a Deus e na observância de seus mandamentos hora estabelecido por toda Lei torá.

O livro de Deuteronômio desempenha um papel especifico no Livro de Samuel que prometia a constituição de  um Rei sobre Israel, o que já alertava um dia Israel terá um Rei (Dt 17. 14-20),E Assim  Um dia a nação de Israel teria descanso das perseguições dos inimigos porque o Senhor seria o grande Rei sobro Israel cf.(l Sm 12 - 12)

Porque Um dia Israel teria de colher entre as bênçãos ou maldições do Pacto estabelecido por Deus (Dt- 28),Deus exige obediência de todos e adoração exclusiva a Ele conforme os relato em (1 Sm 7.3-4).   

A Data e Autoria:      
Como o nome do profeta Samuel aparece nos títulos desse livro, é logico supor que ele os tenha escrito porem a muita contra a veridicidade desta, o fato é que esta teoria e que todo o livro de l Samuel e grande parte de ll Samuel tratam de fatos que aconteceram depois da morte de Samuel, entretanto há forte Evidencia que o profeta tenha escrito boa parte do texto, já que o livro de l Crônicas refere-se às Crônicas de Samuel o vidente e famoso profeta cf. l Crônicas { 29-29 ARC}.

A verdade é que antes de sua morte, isso por volta do mil a.C Aproximadamente, o profeta Samuel deve ter escrito os relatos de fatos ligados ao reinado de Saul e á juventude de Davi, que fazem parte de l Samuel, embora muitos eruditos acreditam que o sacerdote Abiatar tenha escrito as parte que tratam a vida de Davi já na corte, sendo Sacerdote durante o reinado de Davi, e certo que deve ter tido Acesso ás Crônicas  reais que forneceram os dados Históricos para as confecções dessa coleção desses Relatos.

A Temática do II Livro:                                                               O tema do ll Livro de Samuel apresenta Davi como o Homem segundo o coração de Deus, Isso é enfocando a pessoa de Davi, trata desde a ascendência de Davi ao trono de Israel até os 40 anos de seu reinado, porque por meio do reinado de Davi, Deus, consolidou o reino unificado tanto a vida religiosa quanto a vida politica da nação, segundo as narrativa do Dr. Ellisen 1999 na P.92 o motivo dominante é a Gloria e o poder de uma nação que corresponde ao um Senhor soberano sobre todas as coisas.

A Abrangência dos Temas:                                                           A abrangência desses temas compreende “desde a morte de Saul até a compra do Local do Templo á beira de Araúna, Abrangendo um Período de 37  a 40 Anos Aproximadamente conforme relato de {FTB, 2014 P.153}

A Monarquia em Israel                                                                A Monarquia israelita abrangeu quatro séculos. Os três primeiros reis exerceram seu governo sob uma nação unida. Essa monarquia unida durou pouca coisa mais do que um século, iniciando-se por volta de 1020 a.C. Sua origem está centrada no fato de que os filisteus estavam se tornando uma ameaça militar muito forte, fazendo com que os israelitas desejassem ter as mesmas condições para enfrentá-los, Para que atingisse Ate o fim, o fato é que Israel precisa deixar de ser tribal, Antes mesmo da Monarquia, já que não havia Estado. As decisões eram isoladas, ocorrendo nas tribos, clãs, Cidade-estados e outras subdivisões que mostram bem a diversidade entre as relações de Israel pré-monárquico.

 As tribos se uniam na eventualidade de acordos com os ataques inimigos. Os estudiosos falavam de uma Confederação de Tribos (Anfictionia), que se reunia para deliberar atividades conjuntas, o que possibilitava uma liderança flutuante entre Outros o trabalham a hipótese de não haver tal confederação, mas uma união entre duas ou mais tribos ou cidades-estado, para fazer frente a algum perigo comum. O certo é que não havia estado constituído. As funções de natureza religiosa e ritual eram executadas, via regra, pelos pais de família ou chefes de clãs, em santuários locais.

O conteúdo dos Temas:                                                       Como já frisemos Israel havia sido governado por Juízes que Deus, havia levantado em momento crucial da Historia da nação, no entanto a nação havia se degenerado moralmente e politicamente, nessa época estava sob as investidas violentas e desalmada dos filisteus o templo de silo havia profanado e os sacerdócios se mostram corruptos e imorais, em a essa confusão politica e Religiosa surgem Samuel, o Milagroso filho de Ana.

O fato e que de uma forma notável a renovação e a Alegria que esse nascimento trouxe a sua mãe prefiguram o mesmo para a nação, já que os próprios filhos de Samuel não eram reflexos do seu caráter piedoso o povo não tinha confiança nos seus filhos na medida em que Samuel envelhecia pressionavam-no para que lhes desse um rei.

Com relutância ele acaba cedendo, e Saul como era Homem vistoso e carismático e escolhido para torna-se o primeiro Rei de Israel, mais o seu ego foi tão grande quanto a sua estatura, o que pela sua impaciência exerceu fonações Sacerdotais, em vez de esperar por Samuel, depois de desprezar os mandamentos de Deus, foi rejeitado por ele depois dessa rejeição Saul tornou-se uma figura trágica consumida por ciúme e medo perdendo gradualmente a sua sanidade, e gastou os seus últimos anos com uma incansável perseguição a Davi através das regiões montanhosas e desérticas do seu reino num desesperado esforço para elimina-lo.

No entanto Davi encontrou um aliado em sua família o próprio filho de Saul, por nome de Jonatas ele advertiu Davi sobre os planos de seu pai para mata-lo finalmente depois que Saul foi Avisado pelo espírito do profeta Samuel, que a família de Saul seria morto, o que deve te perturbado ainda mais a Saul o que veio acontecer poucos dias depois, na morte de Jônatas na batalha contra os aliados dos filisteus, Saul ficou sem saída e tirando sua própria vida, matando-se com sua própria espada para que se compre a profecia do espírito de Samuel, dessa forma o cenário ficou livre para Davi, o que veio por parte de Deus, para que Davi fosse confirmado como Rei sobre Israel já que estava pronto e Assim Davi tornou-se o Segundo Rei de Israel.

A Aplicação Pessoal:

Fica claro que em l Samuel que Deus age na Historia até mesmo as situações de maior rebeldia e pecaminosidades podem ser usadas por ele para executar o seu plano divino, já que a corrupção dos filhos de Eli e a sua família mostra a falta de vontade de lidar com seu compromissos transformam-se no ambiente em que o pequeno Samuel, é preparado para o ministério, já que a rejeição de Deus e a Exigência de um rei por Israel tornam-se a base para o estabelecimento de uma linhagem real terrena que propiciará a entrada de Deus na Historia Humana através da pessoa do Messias, o que finalmente veio acontecer com Saul que teve um começo tão maravilhoso.

O fato é que Saul não aproveitou da oportunidade de ser o escolhido de Deus, como o Primeiro rei de Israel, jogando tudo fora pela sua desobediência e falta de caráter em deslealdade ao compromisso em cumprimentos aos mandamentos de Deus, Assim Saul teve um fim que terminou sua vida em tragédia e suicídio.

Assim termina então a Historia de Saul por causa da Insanidade com seus compromissos, dessa forma Davi e trazido do curral de ovelhas para as cortes do rei, já que o ciúme insensato de Saul com toda sua fúria perseguidora a Davi fornece o pano de fundo em que chega ao trono o que tornou a Davi se o maior Rei de Israel, um Homem segundo o coração de Deus.

Observe que não é apenas nos grandes momentos da historia que a mão de Deus é obvia que as seguintes lições também são evidente em l Samuel, já que Deus intervém na dor e na miséria de Ana para dar a ela não apenas um filho mais três filhos e duas filhas, conforme relato em l Sm 2-2.

 Mostrando todo seu poder para os que seguem seu proposito em mantem os seus mandamentos, e valoriza os seus ofícios, vimos que Deus enxerga de outra maneira e não o Homem que valoriza as coisas com as aparência externa, Deus olha para as coisas internas no fundo do coração, cf. l Samuel 16-7.

Deus mostra que a obediência é melhor do que sacrifício conforme os relatos em l Samuel {15. 22 e 23}, Isso mostra que Deus se preocupa tanto com o coração do Homem quanto com suas ações Deus não poupa nem mesmo aqueles que mesmo estando em alta posição, e por um motivo venha pecar, Deus não rejeita oração para o arrependimento ele continua sendo um Deus amoroso de paciência em perdoar parque ele ti ama.

Cristo Revelado:

As semelhanças entre JESUS e o Pequeno Samuel são surpreendentes, Ambos são filhos de promessa  Ambos foram dedicados a Deus antes do nascimento, Ambos foram pontes de transição de um estagio da historia da nação para outro, Assim Samuel acumulou os ofícios de profeta e sacerdote, serviu também como um rei e Juiz para aquela nação, Cristo também e profeta e sacerdote e Rei o grande Juiz de todas as nações, mais enquanto Saul, não aproveitou dos beneficio dado por Deus, se rebelando em não cumprir os mandamento estabelecido por Deus, todos viram o seu fim trágico pela sua desobediência ilustrando o destino de todos reino terreno que não segue os princípios de Deus.

O Espírito Santo em ação:

Os livros de Samuel contem notáveis exemplos da vinda do espirito santo sobre os profetas, bem como sobre Saul e seu servos, veja que por diversas vesses Deus falava que o espirito Santo se ponderável e Saul deveria falar tudo que Deus revelasse, profetizando e transformando em outro Homem. Cf. {l Samuel 10-6},veja que o Espirito Santo ao se manifestara sobre Saul, para que ele profetizasse e se transformasse em outro Homem, isto significa que ele estava  equipado pelo o Espirito Santo de Deus, para cumprir o chamado de Deus em sua vida.

Depois de ser ungido por Samuel desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se A ponderou de Davi, com se um filho que abraça o pai no pescoço e não solta mais, cf.{l Samuel 16-13}, esse fenômeno do espirito Santo inspirado de Adoração ocorreu por algumas vezes confira em l Samuel capitulo 10 e em {l Samuel 19-20}.

Veja que esse fenômeno não é como frenesi impregnando de emotividade dos pagãos, mais verdadeiramente a Adoração e louvor a Deus, pela inspiração do espirito de Deus em ação isso é semelhança ao ocorrido no dia de pentecoste conforme relato em atos dos apostolo cf. {At. 2-1}.

O fato é que Mesmo nos Múltiplos o  uso do Éfode, Urim e Turim, faz com que esperamos ansiosamente pelo momento em que o Espirito da verdade nos irar guiar em toda a verdade, ele nos falará sobre o que há de fazer para receber o que e meu da parte de Jesus, porque ele no-lo há de anunciar tudo Isso e muito Mais cf. {João 16. 13 e 14}

O Senhor e a única esperança de um reina imutável na terra cuja seu nome e Jesus Cristo o santo de Israel, sua sabedoria e própria nada faz mudar não há outro sobre o universo, e Assim Davi começa a se afirmar como rei e sua linhagem terrena se fortalece dias após dias, como um escolhido de Deus para governa a nação de Israel,  Assim como Davi devemos se afirmar em Cristo Jesus um Rei eterno que virar novamente para triunfar entre nos no grande dia do Senhor, como pastor e seguidor de Cristo esse Humilde servo de Deus que nos escreve essa matéria, prefiguro a Cristo para todas as nações que Jesus Cristo e o Bom Pastor eternamente e não há quem possa mudar porque ele é.

O Histórico dos Livros de Samuel:

Os livros Histórico de Samuel faz parte da grande coleção de Livro do Antigo Testamento em que cobrem o período em que a nação de Israel abandona a forma de governo constituída por tribos semi-independentes e passa a ser um reino unido inicialmente sob a Liderança de Saul e depois sob a liderança de Davi.

Os Livros recebem o nome do profeta Samuel que Ungiu esses dois reis que deram o inicio  de uma grande Historia sobre a nação de Israel uma nação escolhida por Deus.

A Estrutura:

Na Bíblia usada pelo povo Hebreu na Época do antigo Testamento, os Livros de Samuel constituem a uma Única narrativa e continua, Este Extenso livro foi dividido em {2}, Duas parte, sendo l Samuel e 2 Samuel quando a Bíblia Hebraica foi Traduzida para o Grego no segundo Século a.C Desde então todas as Bíblias seguem o mesmo Padrão.

O Primeiro Livro de Samuel narra a vida do próprio Profeta e do Rei Saul, Apresentando Davi como um Guerreiro  e Sucessor de Saul no trono, em relato do Segundo livro de Samuel focaliza a carreira de Davi como o maior rei de Israel.

Estes dois Livros do Antigo testamento contem algumas das mais dramáticas historias da Bíblia, primeiro que Samuel registra a experiência pessoal do profeta quando ainda menino, foi chamado por Deus, para o ministério profético conforme relata em {l Sm capitulo 2}, Ele revela também que Davi era um jovem pastor de Ovelha destinado a grandes feitos quando derrotou a Golias, o Gigante filisteu, usando apenas uma funda de lançar pedras, em nossa linguagem um estilingue ou Baliadeira como chamamos no interior, conforme o relato em l Sm {17. 17 a 51},

Esse momento triunfante de Deus na vida de Davi, contrasta de Alguma tristeza veja que Davi por ter cometido o seu grande pecado, quando resolveu  a adulterar a confiança de Deus, no  Adultério com Bete-Seba, mulher de seu soldado Urias, depois que arranjou tudo isso planejou que o marido daquela mulher fosse morto colocando-o na frente de Batalha e desguarnecendo de proteção com a finalidade de provocar sua morte, como de fato aconteceu, naquela grande Batalha com os Amonitas, cf. 2 Sm no capitulo 11,

Embora Davi tenha se Arrependido de seu pecado, suplicando a Deus para que Poupasse sua vida, pedindo perdão pelos seus atos desastroso, o fato é que a partir daquele dia Em diante ele jamais teve paz em sua vida Familiar para que se cumprisse a profecia do profeta Natã, e Assim Davi passou a enfrentar vários problemas familiares debaixo e fora do seu teto.

Contexto Histórico do Livro:

Os livros l e ll Samuel descrevem um ponto critico na Historia de Israel, porque foi nessa Época que o povo ficou insatisfeito com sua fraca organização tribal e insistiu em ter um reino único, sob a autoridade de um único rei durante centenas de anos Israel fora uma sociedade tribal, com cada tribo vivendo em sua própria região e cuidando de sua própria vida.

Quando um inimigo forte ameaçava a nação como um todo o socorria como um livramento uniformizado demostrando a importância de sua união, livrando sua vinha pelas mãos dos Juízes lideres militares descritos no livro dos Juízes, que tinham o poder de organizar um Exercito de voluntários para guardar as fronteiras, entretanto este sistema defensivo mostrou-se ineficaz a uma proteção em caso de uma invasão estrangeira.

O fato e que os filisteus começaram a fustigar a Israel com mais intensidade e por volta do ano 1,100 a.C Esse povo beligerante gabava-se de ter carros de ferro um Exercito bem organizado e armas em abundância formando Assim um Exercito  bem mais poderoso que Assombrava Israel, pois eles sabiam utilizar com precisão militar contra os desorganizados Israelitas.

Assim as ameaça deste Exercito superior levou a nação a clamar por um rei um governante que pudesse unir todas as tribos contra um inimigo comum, então foi encontrado Saul e ungido por Samuel como rei de Israel em torno do ano 1050 a.C para ser o primeiro rei de Israel, o jovem talentoso e promissor Saul passou a Reinar durante 40 anos conforme relato em Atos de apóstolos cf.{At.13-21},

Ate dar cabo de sua própria vida, atirando-se sobre sua espada quando os filisteus e Amonitas, assim os filisteus prevaleceram sobre ele numa batalha decisiva conforme relato em l Samuel cf.{ l Sm 31.1 -7},

Então o Senhor confirmou a Davi como seu Sucessor que também reinou por 40 anos conforme descrita em { ll Samuel 5- 4 e l Crônicas 29-27}, no ano 1010 a 970 a.C Assim os inimigos continuavam as campanhas iniciada por Saul, tendo tomado um outra direção no governo de Davi, que conseguiu expulsar os filisteus e seus aliados, então Davi  unificou o povo e estabeleceu relações pacificas com as nações vizinhas e a  paz reinou sobre Israel por um tempo.

Contribuição Teológica:

A maior contribuição teológica de l e ll Samuel é o contraste entre duas visões da monarquia um positivo e outra negativa, que esse livro apresenta no aspecto negativo os livros deixam claro que ao pedir um rei, o povo estava rejeitando o governo de Deus, como Israel não conseguiu viver debaixo do governo de Deus, sendo exercido por meio dos Juízes, Ele cedeu ás suas demandas e deu-lhes um rei, porem, ele os Adverte também sobre os perigos da monarquia conforme relata o livro em l Samuel cf. l Sm {8 - 9 a 21}

Já do lado positivo as narrativas em l e ll Samuel retratam o reino estabelecido por Davi como uma imagem da vontade de Deus, para seu povo, A Aliança que Deus fez com Davi demostrava o proposito de Deus, através de sua linhagem familiar, já que os descendente de Davi seriam adotados como filhos de Deus, num  sentido especial cf.ll { Sm 7-13},na pessoa de Jesus Cristo, o Messias esta grande aliança se cumpriu.

Considerações Especiais:

A historia de Davi e Golias relatada em l Samuel cf. l Sm cap. 17, não e apenas o confronto dramático de dois guerreiros, Ela ressalta o contraste entre Davi e Saul sendo um homem  alto Saul deveria ter enfrentado o gigante conforme relato em l Samuel cf. {l Sm 9-2}, mais sua timidez diante de Golias demostrou sua falta de firmeza e sua incapacidade para governar, ao aceitar o desafio, Davi demostrou sabedoria e fé provando ser o homem indicado por Deus para o trono de Israel.

Além das narrativas em l e ll Samuel contem vários poemas ou salmos de louvor e lamento, Um desses poemas é a fascinante oração de Ana em {l Sm 2}, em que a mãe de Samuel se regozija pela bondade de Deus, em permitir que ela concebesse, O dramático Hino ao Arco conforme ll Samuel 1, em que Davi lamenta a morte de Saul e Jonatãs, é outro Exemplo.

Davi e Ungido a Rei sobre Israel.

Depois da separação, entre Samuel e Saul nunca mais se viram, Samuel, porém, passou a prantear por Saul, e Por causa desses sentimentos controversos de Samuel, Deus o repreendeu  a Samuel dizendo Até quando terás dó de Saul, ou-seja Ate quando vai protege Saul, havendo-o Eu rejeitado, para que não reine mais sobre Israel?.  cf.{I Samuel 16 - 1}. Deus mandou Samuel encher um vaso de azeite e comissionou a ir a Belém, ao sul de Jerusalém, na casa de Jessé com a finalidade de ungir um dos filhos de Jessé como futuro rei de Israel, no lugar de Saul.

Veja que Nesta sua viagem à Belém, Samuel tinha que passar por Gibeá, que Era a cidade natal de Saul,  Para evitar qualquer suspeita por parte de Saul, que pudesse resultar na morte de Samuel, Deus o instruiu para levar consigo uma novilha e avisar que ia oferecer um sacrifício, o importante era fato  que Samuel chegasse com total segurança na Cidade de Belém, os anciãos, tremendo, lhe perguntaram se sua vinda era de paz. Mas, mantendo segredo de sua intenção de ungir um novo rei, ele assegurou-lhes que sua vinda significava paz e convidou os anciãos, bem como Jessé e seus filhos para o sacrifício.

Assim toda a casa de Jessé estava presente, com exceção de Davi, o filho mais moço, que estava no campo pastoreando as ovelhas, pois que não era seguro deixar os rebanhos sem a devida proteção, já na casa de Jessé, o profeta Samuel examinou cada um dos sete filhos que estava ali presentes, Impressionado pela aparência de Eliabe, o primogênito de Jessé, Samuel imaginou com sigo mesmo que  tinha achado o que tinha vindo escolher para a realeza. 

Contudo Deus instruiu Samuel para  não julgar pelas aparências, e Disse-lhes “Não atentes para sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque Eu o rejeitarei, porque Deus não vê como vê os olhos do  homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém, Deus olha para o intimo do coração, cf.{ I Samuel 16 – 7}.

No entanto Nenhum daqueles sete filhos de Jessé foi escolhido por Deus, Disse, pois, Samuel a Jessé,  estão  aqui todos os teus filhos? Respondeu Jessé dizendo-o ainda tem um o mais Jovem que esta no campo pastorando as Ovelhas, cf. {I Samuel 16 – 11}. Diante dessa insistência de Samuel, Jessé manda trazer a Davi o caçula, dos seus filhos que era o oitavo que pastoreava as ovelhas no campo.

Então, sob a direção de Deus, e para espanto de todos que estavam  presente Samuel, tomando o vaso de azeite, ungiu Davi na presença de seus irmãos, E Diz o relato bíblico que “daquele dia em diante o Espírito de Deus se apoderou de Davi e nunca mais  se afastou dele cf.{ I Samuel 16 – 13}.    

A Perseguição de Saul sobre Davi:                                      Assim Davi fora forçado a se esconder do rei Saul, visitou Samuel em Ramá e ambos fugiram para Naiote uma comunidade católica em Ramá conforme o relato em (I Samuel 19 - 18). Davi permaneceu ali até que o próprio Saul veio à procura dele, Quando Saul tentou se aproximar de Davi entre os profetas de Naiote, o Espírito de Deus se apossou dele e o despojou de suas vestes deixando-o nu durante todo aquele dia e toda aquela noite. Durante o tempo em que Davi ainda estava sob. Restrição por causa de Saul foi Nessa Ocasião que morreu o Profeta Samuel e Assim todo o Israel se ajuntou ao prantear com grande Lamento E o sepultaram na sua casa, em Ramá, cf.{ I Samuel 25 -1}.

A conclusão da História de Samuel:

A história  do Profeta Samuel é fascinante  em toda sua vida ao serviço de Deus, Seguindo as orientações  do reino  de Deus em suas atribuição Eclesiástica ele esteve à frente para realizar a transição da teocracia para a monarquia em Israel, pondo fim ao período dos juízes,  As  passagens que se Seguiram atestaram a confirmação do ministério de Samuel como profeta e juiz respectivamente efetuou:

Assim Samuel percorreu todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceram que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor a Serviço do Reino comforme relato em {I Samuel 3 – 20}

tendo Samuel julgado o povo de Israel todos os dias da sua vida, já que  De ano em ano Ele rodeava por Betel, Gilgal e Mizpá, julgando a Israel em todos esses lugares. “Depois voltava para Ramá, onde estava a sua casa, e ali julgava a Israel, e Ali ele edificou um altar e Invocou o nome do Senhor. cf.{I Samuel 7.15- 17}

como Já falamos anteriormente Samuel pertencia à tribo de Levi da genealogia de Coate cf. (I Crônicas 6. 16-30,e 33-38), assim como Arão relatado em (I Crônicas 6. 1-3). Samuel, contudo pertencia à família de Izar (I Crônicas 33-38), enquanto que Arão pertencia à família de Anrão conforme relato em  (I Crônicas 6 - 2 e 3). Vale  Salientar que  nesse caso cabe esclarecer pois, mesmo que Samuel fosse da raiz genealógica de Anrão, mas não descendente de Arão, ainda assim, não poderia pertencer à família sacerdotal.

entretanto o requisito da lei mosaica, que  também era chamada de Torá, é específico esclarecimento claro ao legislar sobre a questão do sacerdócio, regulamentando que todo sacerdote deveria ser levita (descendente de Levi, filho de Jacó) Isso é da geração de Arão, conforme relato  Em Êxodo 28 -1, 41 e capítulo 29 está relatada a eleição e consagração de Arão e seus filhos ao sacerdócio, Assim também Em Números cf.{Nm 3. 6-10}, encontramos estabelecidas duas classes dos levitas As seguir

{ a) Arão e seus descendentes, a quem Deus selecionou para o sacerdócio de Israel,

{b) encontra-se os não descendentes de Arão que serviam de auxiliares aos sacerdotes, e desempenhavam diversos ofícios menores do santuário. Samuel fazia parte desta classe, pois ele era levita, mas não descendente de Arão. É oportuno esclarecer que todo o sacerdote era levita, mas nem todo levita era sacerdote.

Nada mais é dito sobre Samuel até a fuga de David para Naiot. Uma comunidade Católica em Ramá, quando ele acompanhou seu amigo fugitivo para aquela comunidade chamada de Naiot. Lá, através da intervenção de Samuel, os mensageiros de Saul, como fez mais tarde o próprio Saul, tornaram os profetas antes de Samuel conforme narrativa em {lSm 19 .18-19 e 22-23).

O final de Samuel é contado em uma nota muito breve em que «Samuel morreu, e ajuntou-se todo o Israel, e lamentou-o, e sepultou-o em sua casa em Ramá”. David levantou-se e desceu ao deserto de Parã, para se livrar das perseguições de Saul, cf.(I Samuel 25 -1).

Mas após sua morte, Saul, através da bruxa de En-Dor, quando invocou a chamou Samuel de seu túmulo, apenas para ouvir dele uma previsão de seu destino iminente cf.(I Samuel 28 - 3 e segs.).

Nos livros das Crônicas Samuel o vidente também e mencionado  por varias vezes conforme relato Em {I Crônicas 26 – 28} Samuel, o vidente, é mencionado como o Homem dos dons que foram dedicados ao Santuário de Deus, Ele é novamente representado como YHWH, conforme relato em { I Crônicas 11 – 3}, veja que ele tendo recebido esse nome não se envaideceu mantendo-se firme na presença de Deus, como um profeta obediente as obras do Senhor, como temos, anunciado a subida de David ao trono. Acredita-se ainda que ele tenha ordenado os porteiros na constituição dos cargos quando convocaram os porteiros  a vigia dos portões das aldeias em sua genealogia de Samuel e de Davi cf. (I Crônicas 9 - 22).

Nos relatos bíblicos e extra Bíblico, Samuel aparece como fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares Isso de fato, foi Registrado nos livros das Crônicas cf.{I Crônica 6 - 28 }, essa  menção faz dele um descendente levita já que houve um acordo veja relato em I Samuel 9 - 9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta, o que confirmava que ele era um verdadeiro homem de Deus cf.(I Samuel 9.7- 8).

Foi aceito pelo povo por ser capaz de revelar o paradeiro de animais perdidos, embora naquela Época Já havia escola de profetas ou, mais propriamente dito, bando de profetas como eram conhecido, Isso Pelo fato de que esses bandos são mencionadas em conexão com Gibeá conforme relato no próprio livro de Samuel cf. (I Samuel 10.5-10), e também em Jericó  na Revelação dos filhos dos profetas a Elizeu,cf.(II Reis 2 - 5) e também em Ramá cf. (I Samuel 19 -18 e segs.), Bet'el conforme relato em (II Reis 2 - 3) e  também em Gilgal (II Reis 4 - 38), Esses relatos marcaram  os pontos centrais da trajetória de Samuel, o que parece uma conclusão bem assegurada de que o personagem Samuel foi quem os convocou.

Os Relatos de Samuel no Novo Testamento:

Já nos Relatos em Atos dos Apóstolos está registrado que Samuel foi de Fato e Direito o Ultimo dos Juízes e também o primeiro profeta verdadeiramente falando sobre o Exercício Profético. Cf. (Atos 13 - 20),

Outro grande Legado de Samuel aparece como profeta em Israel (Atos 3:24; Assim também no Livro dos Hebreus cf.{ Hb 11 - 32), enquanto uma interpretação em II Crônicas 35 -18 comenta a conexão do seu tempo com uma das mais memoráveis ​​celebrações da Páscoa.

No Antigo Testamento embora não forneça dados cronológicos sobre sua vida. Se o relato de Josefo ao traduzir o artigo cf. (Ant. Vi. 13, § 5) comprova que Samuel oficializou  os Ofícios que Eram considerado, aos doze anos como juiz antes da coroação de Saul. E o ano era 1095 a.C.; o que é comumente foi pela suprema coute que aceitaram o Veredito da ascensão de Saul ao trono.

Samuel no Judaísmo (século III)

Exceto pela tradição judaica e pela os Relatos na Bíblia, não há muitas fontes disponíveis sobre a sua existência, Mais é a partir dos livros que levam seu nome que se conhece sobre sua vida e sua importância na história de Israel.

Considerações finais:

O velho e sábio Samuel, o famoso Juiz e profeta que ungiu tanto Saul quanto Davi, e que dá seu nome a este e ao próximo livro da Bíblia vem a falecer,O luto nacional foi declarado, ele foi sepultado em sua casa, em Ramá, Dessa forma Samuel Tornou-se  o último dos juízes e o primeiro dos profetas.

Samuel é o personagem mais importante entre Moisés e Davi. Ele foi o Lutero ou o João Batista de seu tempo, um Homem de profunda piedade e discernimento espiritual dedicava-se totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem de Israel.

Mesmo não sendo ele descendente da linhagem de Aarão, sucedeu a Eli no cargo sacerdotal, o que faz  parecer, que foi o primeiro a estabelecer uma instituição para o preparo dos jovens que desejavam abraçar a vocação profética.

Samuel teve um começo promissor, ungiu dois reis, e foi influente no início do reino de um deles, Quando estava no auge, Deus lhe revela que rejeitava Saul como rei, Ele apenas passou o recado adiante, mas mesmo assim caiu em desgraça perante Saul, Samuel foi o último juiz a governar Israel e grande articulador da transição para a monarquia.

O profeta Samuel foi um dos personagens mais importantes da história de Israel, e uma figura notável do Antigo Testamento. Ele foi o primeiro de uma tradição profética em Israel, o último dos juízes e aquele que ungiu os primeiros reis da nação. Seu exemplo de fé atravessou os séculos, e por isso ele é mencionado pelo escritor de Hebreus entre os heróis da fé cf.(Hebreus 11:32).

Um dos maiores líderes do povo de Israel. Ele foi o último e o mais importante dos juízes, como também o primeiro da escola profética cf.(Atos 3:24; 13:20), e certamente é uma das figuras mais notáveis da Bíblia, A história de Samuel revela que ele era considerado a pessoa mais proeminente desde Moisés nos tempos do Antigo Testamento (cf. Jeremias 15:1).

O significado exato do nome “Samuel” é incerto, mas várias alternativas têm sido sugeridas pelos intérpretes. As principais são: “ouvido por Deus”, “aquele que provém de Deus”, “nome de Deus” e “prometido ou dado por Deus”.

A vocalização do nome Samuel em hebraico sugere o significado de “ouvido por Deus”, mas isso é inconclusivo.

O Rei Davi juntamente com muitos outros israelitas, vão para a casa de Samuel em Ramá, onde ele chora por este grande homem de Deus, Após este período de luto, Davi mais uma vez vai para o esconderijo no deserto de Pará e Assim termina uma Grande Historia desse Personagem marcante do velho testamento com um Legado incomparável para todas as Gerações futuras.

A morte de Samuel:

Depois da menção em Ramá entre os profetas, nada mais é dito sobre a vida de Samuel. Apenas dois versículos falam de sua morte (1 Samuel 25 – 1} e em 28 - 3). Samuel morreu e foi sepultado em Ramá, e houve grande lamento entre o povo. Isso demonstra que a reputação de Samuel permaneceu limpa até o fim de sua vida.

Samuel morreu antes mesmo de ver Davi, a quem ungira como rei, assumir oficialmente o trono de Israel, Depois dessas Coisas Bíblia relata a tentativa patética e pecaminosa de Saul em tentar consultar a Samuel após a sua morte com ajuda de uma feiticeira de En-Dor (1 Samuel 28 -15). Numa passagem de difícil interpretação, Saul escutou naquela ocasião uma predição de sua derrota contra os filisteus e ascensão de Davi ao trono.

Sendo O profeta Samuel uma das pessoas mais importantes da história de Israel, e uma figura notável do Antigo Testamento Ele também foi o primeiro de uma tradição profética em Israel, o último dos juízes e aquele que ungiu os primeiros reis da nação de Israel o Seu exemplo de fé atravessou os séculos, e por isso ele é mencionado pelo o escritor de Hebreus entre os heróis da fé cf. (Hebreus 11 - 32).

E Assim Samuel faleceu, e houve uma consternação geral entre todo o povo de Israel que se juntou para lamentar e prantear sua morte. E Assim os sepultaram na cidade onde tinha vivido em Ramá. Depois de tudo isso, Davi partiu e foi para o deserto de Pará e nada mais sabe-se da Morte de Samuel e Assim termina a História de Grande personagem da Bíblia conhecido como Samuel.

O esboço Didático de l Samuel

Parte 1

Narra Samuel como o ultimo Juiz.........................................{1.1-7 e 17} 

I - A primeira Transição da Liderança Nacional:

Eu Samuel..............................................................................{1.1-3 e 21}

A o nascimento do novo Líder...............................................{1.1-2 e 11}

B A necessidade de um novo Líder ......................................{2.12-36}

C A transição de Eli par Samuel:...........................................{3.1-18}

D Samuel e conhecido como novo líder de Israel:................{3.19-21}

II - Samuel como Juiz em Israel:..........................................{4.1-7 e 17}

A necessidade da Liderança de Samuel:.............................{4.1-6 e 21}

B As vitorias sob as Lideranças de Samuel:........................{7.1-17}

Parte - 2

Saul o Primeiro Rei de Israel:.........................................{8.1-31 e 13}

I -A Segunda transição da Liderança Nacional:

Samuel e Saul:...............................................................{8.1-12 e 25}

A as causas da transição:..............................................{8.1-9}

B A transição de Samuel para Saul:..............................{8.10-12 e 25}

II -O Reinado de Saul:...................................................{13.1-16 e13}

A o Sucesso inicial do Reinado de Saul:.......................{13.1-4}

B Os Fracassos do Reinado de Saul:...........................{13.5-16 e 13} 

III -A terceira Transição da Liderança Nacional:

Saul – Davi:.................................................................{16.14-31 e 13}

A Transição do Reinado de Saul para Davi:...............{16.14-18 9}

B Saul tenta Matar Davi:.............................................{18.10-20 e 42}

C A ascensão de Davi no Exilio:.................................{21.1-28 e 2}

D o declínio final de Saul:...........................................{28.3-31 e 13}

O esboço Didático de {lI Samuel}

Parte - I

Marca as Tribos de Davi:............................................................{1.1-10 e 19}

I – os Triunfos Políticos de Davi: ...............................................{1.1-5 e 25}

A – o Reinado de Davi sobre Judá em Hebron:.........................{1.1-4 e 12}

B – o Reinado de Davi sobre todo Israel e em Jerusalém : ......{5.1-25}

II – os Triunfos espirituais de Davi: ............................................{6.1-7 e 29}

A-  Transferência da Arca da Aliança: ...................................{6.1-23}

B-  A instituição da Aliança Davidica: ....................................{7.1-29} 

III – os Triunfos Militares de Davi: ..............................................{8.1-10 e 19}

A-  Os Triunfos de Davi sobre seus Inimigos: .......................{8.1-12}

B-  O Governo Justo de Davi: ................................................{8.13-9 e 13}

C- Os triunfos de Davi sobre Amom e Síria: ..........................{10.1-19}

Parte  - 2

Revela as Transgressões de Davi: .............................................{11.1-27}

I – O pecado do Adultério de Davi: .............................................{11.1-5}

II – O pecado do Assassinato: ....................................................{11.6-27}

A-  Urias não dorme com Bate-Seba:.....................................{11.6-13}

B-  Davi ordena a morte de Urias: .........................................{11.14-25}

C-  Davi se Casa com Bate-Seba: ........................................{11.26-27}

Parte  - 3

Narra os problemas de Davi: ...................................................{12.1-24 e 25}

I – Inicia os problemas na casa de Davi: .................................{12.1-13 e 36}

A-  Profecia de Natã: ...........................................................{12.1-14}

B-  A morte do filho de Davi: ................................................{12.15-25}

C-  A Lealdade de Joabe a Davi: ..........................................{12.26-31}

D-  O incesto na casa de Davi: .............................................{13.1-20}

E-  O assassinato de Amnom: ..............................................{13.21-36}

II – Os Problemas no Reinado de Davi: ....................................{13.37-24 e 25}

A-  A rebelião de Absalão: ....................................................{13.37-17 e 29}

B-  Absalão e Assassinado: .................................................{18.1-33}

C-  Davi e Restaurado no Trono: ..........................................{19.1-20 e26}

D-  Os comentários sobre o Reinado de Davi: .....................{21.1-24 e 25}

Saudações finais:

Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que os amados leitores possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado diante de Deus, de uma forma espiritual que através do espírito santo, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através das Pesquisas e consultas as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que todos possam serem agraciado por Deus, que através de sua palavra, hora revelada pelo espirito santo para o fortalecimento de sua Igreja.

Referencia Biográfica e Pesquisa:  

Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus cristo, São Paulo: Loyola. 19

Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.

Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.

Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}                                                    

Panorama do Novo Testamento – Editora Vida

Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida

Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e Corrigida

Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD

Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revidada {2015}                                                   

Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer

Fontes de apoio e pesquisa Acadêmicas:

Centro de Treinamento Teológico Metodista C.T.T.M

Faculdade Teológica da UNINTER          

Instituto Cristã de Teologia e Pesquisa  I.C.T.P

Faculdade Paulista de Teologia Unip                                 

AGRADE Academia Teológica da Graça de Deus. 

Autoria: Pr. Ary

Elaboração Textual:  Pr. Alrimar Dantas

Colaboração Textual: Jordana Benigno

Elaboração Técnica: Pr. Alrimar Dantas

Colaboração técnica: Alrimar Junior.

Elaboração Biográfica: Pr. Alrimar Dantas

Colaboração Biográfica: Jordana Benigno e Vitor Vieira

Elaboração Teológica: Pr. Alrimar Dantas

Colaboração Teológica: Pra Sandra

Colaboração biográfica: Vitor Viera e Jordana Benigno

Revisão Biográfica Vitor Viera e Jordana Benigno

Colaboração Espiritual: Pra Sandra Benigno 

Departamento de Intercessão Espiritual: 

Pra Sandra Benigno

Alrimar Junior

Jordana Benigno

Vitor Vieira

Alberto Vieira

Fale conosco pergunta sobre a bíblia e deixe seu comentário      

Contatos: Pr.Arymetodista@gmail.com   

Pr. arymetodista@gmail.com.com

  

                       84-9-9929-2220 - Natal - RN

                      84-9- 96018437 - Natal - RN

                      84 -9-9600-7248 - Natal – RN

                      84- 9-9618-7656 - Natal - RN     

Perfil: Teólogo e palestrante com conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo, têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo da obra de Deus, para o crescimento do Reino.

que Deus Abençoe a todos amem




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaso Escolhido

O ÊXODO E SEUS ACONTECIMENTOS

A História completa do Profeta Isaías