LIBERTAÇÃO EM CRISTO JESUS

LIBERTAÇÃO  EM CRISTO:
O que Realmente Significa Libertação em Cristo: bem a palavra LIBERTAÇÃO deriva do termo grego “soterro“ que  Significa livramento ou Salvação mas o que Realmente podemos extrair na ênfase da palavra libertação.

vejamos os comentários que a Bíblia fala sobre este assunto tão polêmico que se tornou o principal assunto do ministério terreno de Jesus Cristo durante sua caminhada na terra sigamos passo a passo: 

Deus é o Justo Juízo que julgara as Nações:

texto Básico: Joel: 3-12 a 21

12- Movam-se as nações, e subam ao vale de Josafá: porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor.

13- Lançai a foice, porque a Seara Já está madura: vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam; porquanto as malícias das nações são grandes.

14- Multidões, multidões no vale da decisão: porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão.

15- O sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o brilho do seu resplendor.

16- O SENHOR também Bramará de Sião, e fará ouvir a sua voz em Jerusalém: e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será a esperança do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.

17- E vós sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que habito em Sião, o monte da minha santidade: e Jerusalém será santa: e estranhos não mas passarão por ela.

18- E acontecerá que, naquele dia, os montes destilarão vinho novo, e as colinas manarão leite: e os rios de Judá estarão cheios de águas: e uma fonte sairá da casa do SENHOR, e regará até o vale de Sitim.

19- O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, porque derramaram sangue inocente em sua terra

20- Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, de geração em geração.

21- E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado, porque o SENHOR habitará em Sião.

Comentários:

V- 12 Mostra que todas as nações serão levadas ao Vale de Josafá, para serem Julgada de acordo as suas ações: Deus aqui estava dizendo que se assentará no topo do monte, e enunciar a sentença, de Julgamento: já que o nome desse vale em Hebraico significa, Deus Julgará,

obs. que esse lugar também era conhecido como o triângulo das decisões: ou trevo dos Montes ou ainda torrentes da morte. porque tem 3 Significado

1- Primeiro: Vale das torrentes de Cedron: que em hebraico significa Escuridão: esse vale divide-se em 3 Riacho

2- Segundo: Vale das Decisões defronte o corredor oriental do templo, onde os Reis tomavam as decisões de Morte

3- Terceiro: Vale de Josafá onde Deus, se assentará no topo do monte para julgar as nações.

observação: Esse triplica ficava no extremo oriental de Jerusalém conhecido como Monte das Oliveiras: onde Jesus costumava orar, o profeta Zacarias fala que Jesus voltará a este lugar para julgar as nações cf. Zc.4-14

V- 12 Mostra que todas as nações serão levadas ao Vale de Josafá, para serem Julgada de acordo as suas ações: Deus aqui estava dizendo que se assentará no topo do monte, e enunciar a sentença, de Julgamento: já que o nome desse vale em Hebraico significa, Deus Julgará,

obs. que esse lugar também era conhecido como o triângulo das decisões: ou trevo dos Montes ou ainda torrentes da morte. porque tem 4 Significado

1- Vale das torrentes de Cedron: que em hebraico significa Escuridão: esse vale divide-se em 3 Riacho

2- Vale das Decisões defronte o corredor oriental do templo, onde os Reis tomavam as decisões de Morte

3- Vale de Josafá onde Deus se assentará no topo do monte para julgar as nações.

observação: Esse lugar triplico ficava no extremo oriental de Jerusalém conhecido como Monte das Oliveiras: onde Jesus costumava orar, o profeta Zacarias fala que Jesus voltará a este lugar para julgar as nações cf. Zacarias 14-4 a 7 }

nesse dia muitos fugirão pelos tremores dos grandes terremotos como na antiguidade, e pelos grandes acontecimentos ocorridos: por isso ficou conhecido como vale da morte:

V-13 Lançai a foice, porque a Seara Já está madura: vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam:

Observação: Deus não estava falando de uma colheita de grãos, nem se referia ao esmagamento das uvas. Ele estava falando de uma figueira que só produzia frutos pecaminosos e que precisava ser pisada até ser esmagada, porque todos estavam prontos para a sentença do Juízo Final.

Comentários: veja que a expressão lançar a foice equivale ajuntamento de pessoas em massas, ou-seja multidões: Já a Expressão madura significa duração é acumulo de pecado por muito tempo, então todos eles estavam maduros, a ponto de serem colhidos para sentença

expressão lagares: significa que estavam cheios de vasos, era o local onde eles habitavam e estava tão cheio do pecado a ponto de transborda: 

já a expressão vasos: relatada aqui não era as pessoas: e sim os recipiente ou silagem ou-seja acumulação de pecados: era tão grande que os vasos transbordaram, as nações tinham que se reunirem para que o SENHOR, estabelecer o seu Juízo: 

O profeta Isaías descreve este evento como uma propriedade pecaminosa que o próprio Deus, em sua ira pisará aponte de sua veste serem Sá-piscada: cf. Isaias 63: 3 a 6).

V- 14 fala que as Multidões vão se aglomerar no vale da decisão para serem jugado porque o dia do SENHOR está perto ou-seja o dia do Juízo.

obs. que essa mensagem foi relatada no velho testamento, mas quando examinamos as escrituras, detectamos que tudo já estar acontecendo no novo testamento, em forma escatológica, porque são mensagem expositiva, que pode ser chamada de apocalítica: cf. Ap. 14: 16 a 20

V- 15 O sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o brilho do seu resplendor: Obs que Deus estava falando pela boco do profeta Joel dizendo-o, algo que estava para acontecer no futuro, isso se torna uma mensagem escatológica: 

veja o que ele estava dizendo-o assim, como a escuridão que aconteceu quando Jesus estava na Cruz, por causa do pecado da humanidade, esse pecado era tão grande, a ponto de Deus virar as costas para seu filho, e por isso Jesus perguntou pai porque mi abandonasse

Comentário: E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará o seu brilho: as estrelas cairão do céu, e as potências do universos serão abaladascf. ( Mt 24-29 ). observamos que por causa do pecado da humanidade, todos serão exterminadas.

V-16 O SENHOR também Bramará de Sião, e fará ouvir a sua voz em Jerusalém: e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será a esperança do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.

Comentário: vejamos que Cristo se manifestará em glória, e a sua voz se fará ouvir de Jerusalém, porque ele é O Leão da tribo de Judá, e reinará sobre as nações é seu bramido será ouvido de Sião.

cf. Mt: 24-30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Observe: que o profeta Joel faz uma descrição do “reino milenar de Cristo”. que se assentará sobre o trono de Davi, e regerá as nações com vara de ferro, conforme a promessa do Pai registrada no livro dos Salmo cf. Salmo 2- 6 a 8).

V- 18 E acontecerá que, naquele dia, os montes destilarão vinho novo, e as colinas manarão leite: e os rios de Judá estarão cheios de águas: e uma fonte sairá da casa do SENHOR, e regará até o vale de Sitim.

Comentário: Montes e Outeiros são figuras bíblicas descrita para fazer referência as nações: sendo que os montes se referem a Reinos pequenos, e os outeiros representa as grandes nações: já Israel é comparado a um monte que terá o seu próprio Reino:  mas as grandes civilizações da antiguidade serão os outeiros. Ex. Babilônia, Egito, Roma etc.

obs. que a figura leite aqui representa alimento em abundância: Já os Rios de Judá estarão cheios de águas’ aqui representa a fonte de vida que sairá da casa do SENHOR, e Regara as Nações até o vale de Sitim:

comentário: o vale de Sitim era conhecido como o vale da prostituição, ondo o povo de Israel se prostituiam com as filhas dos moabitas, também era conhecido como o vale do engano ou vale da cegueira porque Satanás havia cegado o entendimento do povo.

V- 19 O Egito se tornará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, porque derramaram sangue inocente em sua terra

Comentário:  vejamos que Deus faz {2} duas referências sobre os inimigos de Israel:

1} Egito por manter o povo em cativeiro num período de 400 anos.

2} O Edom eram um território vizinhos de Israel, mas sempre faziam aliança com os estrangeiros inimigos para tirar proveito de sua localidade, por ser um lugar rochoso e de muitas cavernas, cheios de esconderijos que existente no Edom com isso eles se beneficiavam e lucravam muito fazendo alianças com os inimigos: foi por essa razão que o profeta Obadias, faz menção do povo Edomitas o chamando de traidores, de Israel. cf. Obadias 1- 3 e 4

V- 20, Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, de geração em geração.

Comentário: aqui Deus anuncia que a cidade de Judá será habitada para sempre, Mostrando que as raízes da tribo, Judá sempre estará uma chama acesas: e Jerusalém permanecerá de Geração em Geração

obs. que quando uma nação e guiada pelo um rei divino, não haverá impedimento: porém as gerações devem ser puras de coração: que através do espírito santo os purificará, para sempre, mostrando que nenhum impura habitara nessa cidade.

V- 21 E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado, porque o SENHOR habitará em Sião.

Comentário: aqui Deus mostra que uma nova nação purifica pelo sangue do cordeiro, serão levantadas, para que todos possam adestrar na cidade celeste a nova Jerusalém: Assim eles se tornariam uma nova geração, um povo escolhido por Deus, isso porque o próprio Deus, habitará em Sião.

obs. que Deus cria um novo coração e, pois, nele um novo espírito para dar vida ao coração de carne: já que ele tirara o coração de pedra, e pôs um novo espírito no homem: para que o próprio Deus faz nele morada, o que é essencial para se habitar em Sião “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: cf. Salmo 51-10 a 12

Comentário final: vejamos que a profecia de Joel, sem dúvida possui uma grande importância na manutenção ao cumprimento das Escrituras sagrada em especial para o história do Cristianismo: é por isso que é chamado de livro Escatológico, da coletânea Apocalíptica, pôs na vigência de sua trajetória boa parte de suas profecias já se cumpriram no novo testamento cf. Lucas 21-25 a 33 é Apocalipse 6-9 a 17


Saudações finais:
Aos Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que os leitores possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma espiritual que através do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que cada um possa ser agraciado por Deus, que através de sua palavra, hora revelada  pelo espirito santo para o fortalecimento da Igreja.

Referências bibliográficas e Pesquisas:                                               
Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus cristo, São Paulo: Loyola. 19
Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.
Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}                                                    
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida
Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e Corrigida
Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD}
Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revidada {2015}                                                   
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer

Fontes de apoio e pesquisa Acadêmica:
Centro Treinamento Teológico da Metodista: C.T.T.M
Faculdade Teológica da UNINTER          
Instituto Cristã de Teologia I.C.P
Universidade paulista de Teologia Unip                                 
AGRADE Academia Teológica da Graça de Deus.

Elaboração: Textual:   Pr. Ary
Elaboração Técnica:  Pr. Ary
Elaboração Biográfica:  Pr. Ary
Colaboração Técnica:  Alrimar Junior
Elaboração Biográfica:  Jordana Benigno e Vitor Vieira
Colaboração Espirital:   Pra Sandra Benigno
Colaboração biográfica: Vitor Vieira e Jordana Benigno
Intercessores: Pra Sandra Benigno, Jordana benigno, Vitor Vieira, e Alrimar Junior


                    
                            fale conosco pergunte sobre a Bíblia
Contatos:      Pr.Arydantas@gmail.com
                      84-9-9929-2220 - Natal - RN
                      84-9-9601- 8437- Natal - RN
                      84-9-9618-7656 - Natal - RN
                      84-9-9600-7248 - Natal - RN

Perfil: Teólogo e palestrante com conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo, têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo da obra de Deus, para o crescimento do Reino.

                                                                                    Deus   Abençoe a Todos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaso Escolhido

O ÊXODO E SEUS ACONTECIMENTOS

A História completa do Profeta Isaías