JEREMIAS E SUA HISTÓRIA PROFETICA
Jeremias e Sua História Profética:
a final quem foi o Personagem Jeremias na Bíblia: e qual o seu legado para o povo Israel: bem Jeremias foi um personagem do antigo testamento que profetizou em Judá durante o reinado da última monarquia, no período de declínio e queda do Reino do Sul nos séculos 7 e 6 a.C. O
profeta Jeremias falou sobre as invasões inevitável da Babilônia, que concluiu no exílio do povo judeu. Neste texto conheceremos os verdadeiros Relatos que a Bíblia Fala sobre o personagem Jeremias.
Vejamos a verdadeira história de Jeremias: Bem Jeremias era filho Hilquias nascido
na cidade de Anatote no território de Benjamim, em aproximadamente 650 a.C., no período final do reinado de Manasses Rei
Judá. Anatote era um vilarejo conhecido como Vilarejo sacerdotal que ficava a
cerca de três quilômetros de distância ao norte de Jerusalém (Js 21:17-18; cf. Jr 11:21-23).
Jeremias era um sacerdote, além de ser um profeta, e viveu num dos períodos mais conturbados da história do Oriente
Antigo. Quando Jeremias nasceu, Israel, e tinha o Reino do Norte com capital em
Samaria, já havia caído há pelo menos 70 anos diante do Império Assírio.
O nome Jeremias pode ser escrito de duas formas diferentes em hebraico,
uma mais longa, {Yirmeyahu,}
e outra mais curta {Yirmeya}. No
grego o nome aparece como Jeremias.
O edificador. Existe duas possibilidades para o
significado desse nome. Jeremias pode
significar “o Senhor edifica”, no sentido de
exaltar, ou “o Senhor lança”.
Considerando também o significado do nome do pai do profeta Jeremias,
Hilquias, que significa em hebraico “o Senhor é a minha
porção”, pode ser entendido que a família de Jeremias era fiel ao Senhor,
mesmo durante as terríveis práticas idólatras durante o reinado de Manassés.
A história de Jeremias: e a infância e juventude
Durante sua infância, no período dos reinados de Manassés e Amom foram
marcados pela apostasia e idolatria (2Rs 21). O próprio Manassés anulou completamente as
reformas iniciadas por Ezequias, seu pai.
vimos através das escrituras que na cidade sacerdotal de Anatote que Jeremias teve contato com
a tradição religiosa de seu povo, e cresceu em um lar temente e obediente a
Deus, onde foi instruído na Lei e recebeu também profundo conhecimento das profecias de profetas anteriores, como Isaías,
e Amos e Oseias.
A situação interna em Judá era lamentável por conta do declínio
religioso e o paganismo, o ambiente internacional também era bastante movimentado,
com um clima de constante tensão envolvendo os assírios, e os egípcios e os
babilônios. Esse era o cenário em que Jeremias passou seus primeiros anos como
profeta e Servidor do Deus altíssimo.
O chamado de Jeremias
Quando o rei Manasses morreu,
provavelmente Jeremias tinha cerca de dez anos de idade. Amom, o filho de
Manasses, governou por dois anos entre 642 e 640 a.C. (2Rs
21:19-26). Depois, quem assumiu o trono foi o jovem Josias, que governou
entre 640 e 609 a.C.
Jeremias foi chamado pelo Senhor como profeta no décimo terceiro ano de
reinado de Josias, em 627 a.C. Na descrição de sua
convocação, podemos perceber a forma soberana com que Deus o chamou:
então vimos que O chamado de Jeremias é uma das passagens mais instrutiva desse livro,
Deus declarou que o havia consagrado como profeta mesmo Antes que te formasse
no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações
te dei por profeta, isso mostra que a partir daquele momento as palavra do profeta seriam as palavra do
próprio Deus, (Jeremias 1:5)
A “resposta de Jeremias diante do chamado de Deus foi com palavra
improprias” há? Senhor Deus, dando-o argumento de que ele era Jovem e incapaz
para desempenhar tal tarefa, pois não passava de um menino. Essa foi a mesma
objeção feita por Moisés (Êx 4:10), também
semelhante à observação do Rei Salomão quando assumiu o trono de Israel (1Rs 3:7).
A resposta de Jeremias, além de indicar uma possível idade prematura para exercer tamanha
responsabilidade, também pode significar que ele ainda era espiritualmente e
socialmente imaturo, uma pessoa humilde e que não possuía autoconfiança.
“O fato é que Jeremias imediatamente viu a mão de Deus, estende-se e
tocar sua boca, e disse Éis que ponho na tua boca as minhas palavras”, isso fez
com que o jovem Menino chamado de Jeremias, fosse consolado pelo Senhor que o
tranquiliza dizendo “não temas”
(Jr 1:8).
O Senhor o avisou que ele falaria tudo o que lhe fosse ordenado, mas
também prometeu que estaria com ele durante os terríveis anos de aflição que se
aproximavam.
O ministério do profeta Jeremias
Seu ministério consiste em romper
e edificar novamente arrancar e replantar, pois ele falou dizendo, olha
hoje te consagrei sobre as nações sobre os reinos, isso e arrancar as maldiçoes
existente na terra santa. E para derribares para destruíres e para arruinares,
isso significa que não ficaria ninguém teria que aniquilar tudo, porem vem uma promessa,
para restabelecer uma nova raiz que brotaria no meio daquele povo, pois ele
disse e também para Edificares e para plantares. {Jr1-10}
O profeta Jeremias exerceu seu ministério num período de pelo menos quarenta
anos, desde sua chamada em 627 ou 626 a.C. até pouco depois da queda de
Jerusalém, em 587 a.C. Assim, o profeta Jeremias profetizou durante o reinado
dos Reis de Judá: Josias (640-609 a.C.), Jeoacaz (609 a.C.), Jeoaquim
(609-598 a.C.), Joaquim (598-597 a.C.) e Zedequias (597-586 a.C.).
Um fato bastante interessante é que o ano de início do ministério
profético de Jeremias foi marcado por grandes reviravoltas internacionais que
marcaram a história mundial. Entre 627 e 626 a.C., Assurbanipal, o último
grande rei da Assíria, e Candalanu, o governante da Babilônia, morreram, e
Nabopolasar, pai de Nabucodonosor, aproveitou o momento e se tornou o rei da
Babilônia, o que acabou culminando na conquista da Assíria em 612 a.C. e no florescer do Império Babilônico como a maior
potência mundial em 605 a.C.
Provavelmente ele permaneceu ali durante alguns anos. Durante esse
período, talvez ele parecesse ser um profeta insignificante de um pequeno
vilarejo, Existe um período de silêncio no ministério de Jeremias, cerca de
treze anos (aproximadamente, { 621-609 a.C.), onde não há informações sobre a
sua vida, Provavelmente durante esse período ele migrou de Anatote para a
capital, Jerusalém.
Após a morte de Josias, Jeoacaz foi colocado no trono de Judá, mas este
reinou por apenas três meses sendo deposto pelo Faraó Neco. Para servir aos
interesses do Egito, em seu lugar foi posto {Jeoaquim}.
O profeta Jeremias era contra a liderança de Jeoaquim, sendo que foi nos
primeiros anos de seu governo que o profeta proclamou o importante sermão no
Templo que resultou em seu banimento do Templo e quase lhe custou a vida (Jr 7:1-8:3). Jeremias também profetizou a morte de
Jeoaquim (Jr 22:18,19; 36:30).
Depois da morte de Jeoaquim, seu filho, Joaquim, assumiu em seu lugar,
mas governou por apenas três meses antes de ser levado para a Babilônia.
Depois que Jeoaquim foi levado ao Cativo Nabucodonosor colocou em seu
lugar Zedequieas, Nessa época o Egito e a Babilônia estavam disputando o controle daquela
região, e o profeta Jeremias
repetidamente profetizou acerca da vitória da Babilônia, insistindo que
qualquer esforço para resistir ao avanço da Babilônia, mesmo recorrendo a uma
possível aliança com o Egito, seria inútil, pois a Babilônia era um instrumento
nas mãos de Deus para executar Seu juízo. Claro que esse seu posicionamento lhe
rendeu perseguições (cf. Jr 37:3,17).
A mensagem do profeta Jeremias
Apesar do ministério do profeta Jeremias ter sido bastante longo, sua
mensagem principal é muito clara, e podemos pontuá-la da seguinte forma:
1. O profeta Jeremias convocou o povo ao arrependimentocom a finalidade de
evitar o julgamento divino.
2. Depois, o profeta Jeremias avisou que era chegado o tempo de
arrependimento havia se esgotado, a tolerância da parte de Deus, e que Judá
sofreria o juízo de Deus. Tal juízo seria muito severo, pois implicaria na
perda da Terra Prometida.
3.Jeremias profetizou que o cativeiro babilônico seria inevitável, e que
Jerusalém cairia nas garras do Rei da Babilônio Nabucodonosor.
4. Jeremias mostrou, através de sua mensagem, que Judá mereceu o cativeiro
por causa da desobediência a Deus e dos graves pecados, sobretudo a idolatria, que
persistiram em cometer na terra santa.
5. O profeta Jeremias anunciou que o Templo em Jerusalém não poderia
proteger os judeus do julgamento de Deus, permitindo que os inimigos os levasse
ao cativeiro.
6. Jeremias também profetizou que Deus salvaria um remanescente de Seu povo
por meio do exílio, pois quando o período de cativeiro terminasse, haveria uma
maravilhosa restauração sob uma nova aliança hora firmada por Deus, com o seu
povo, (Jr 31:31-34).
O Novo Testamento nos mostra que
essa promessa encontra seu cumprimento em Cristo (Lc
22:20; 1Co 11:25; Hb 8:6; 9:15; 12:24).
Quando lemos a profecia do profeta Jeremias narrada em seu livro,
entendemos que sua mensagem serviu para lembrarmos os exilados sobre os motivos
que lhes conduziram às provações que estavam enfrentando, e assegurar-lhes que,
ao se arrependerem, eles voltariam para Jerusalém e desfrutariam da herança
divina hora prometida pelo Senhor.
A personalidade e a vida do profeta Jeremias
Jeremias exerceu todo seu ministério de maneira vigorosa, mesmo diante de muitas aflições. Ele teve uma vida bastante solitária, muito por conta da mensagem impopular que transmitia (Jr 15:17).
Durante seu ministério é possível perceber a forma com que ele se
envolveu pessoalmente com sua mensagem, de modo que ele sentiu, antes do
próprio povo, agonia diante da aproximação do cativeiro Babilônico, além de
também sentir a fúria do Senhor sobre o pecado do povo (Jr
4:19-21; 8:21-9:3; 10:19-22; 14:19-22).
A proibição de casa-se
Jeremias foi proibido pelo Senhor de se casar e formar uma família, e sim para servir como um sinal das transformações que o exílio
resultaria na vida cotidiana do povo Judia no cativeiro (Jr 16:2). Jeremias
experimentou o peso da angustias e da amargura e sofrimento durante sua vida
que, por conta de seu lamento, ele ficou conhecido popularmente como o profeta chorão (cf. Jr 4:19; 8:18,21; 9:1,10; 13:17).
Sua prisão
O profeta Jeremias foi preso e teve sua vida ameaçada várias vezes, pois a mensagem que proclamava fazia com que ele se colocasse em
oposição à liderança de Judá. Às vezes, Jeremias parecia que detestava sua
missão, pois ela lhe ocasionava grandes problemas, inclusive com seus parentes
e conhecidos. Ele era alvo de zombaria e todos o amaldiçoavam (Jr 11:18-21; 12:1-6; 15:10-21; 17:12-18; 18:19-23; 20:7-18).
Apesar de se lamentar com frequência, o profeta Jeremias era Com base nos detalhes registrados por Baruque, escrito escriba, é possível perceber que Jeremias tinha uma personalidade forte, repleta de contrastes. Ele era um homem honesto, um profundo observador analítico, gentil, afetuoso e, ao mesmo tempo, inflexível.
uma pessoa
otimista e de oração. Ele superou qualquer timidez que pudesse ter no início de
seu ministério, e suportou a hostilidade, a solidão, a angústia e até mesmo a
sensação do aparente fracasso, Diante de um sofrimento tão intenso,
o profeta Jeremias em algumas
ocasiões não conseguia entender por que estava sendo submetido a tudo aquilo,
chegando até mesmo a acusar o Senhor de tê-lo enganado (Jr
20:7) e desejar a morte (Jr 20:18). Todavia,
no fim o profeta entendeu que Deus é soberano e controla todas as coisas,
O final do ministério do profeta Jeremias
Após a queda de Jerusalém, a fama de Jeremias já havia se espalhado até
mesmo na Babilônia, e o Rei Nabucodonosor o deixou em Jerusalém para ficar com
o restante dos judeus que não foram levados para a Babilônia.
O profeta Jeremias então permaneceu ali até que o governador de Judá,
Gedalias, foi assassinado por Ismael, um fanático judeu. Temendo uma represália
dos babilônios, muitos judeus fugiram para o Egito, mesmo contra as
advertências de Jeremias (Jr 42), e acabaram
obrigando o profeta a segui-los (Jr 43).
A Permanência no Egito
Com a revolta do povo sobre o governo interino indicado pela Babilônia Jeremias,
foi forçado a buscar abrigo no Egito após
a revolta do povo em Jerusalém, {Jr.43-44}
Já com a idade de pelo menos setenta anos, continuou pregando a Palavra
de Deus no Egito (Jr
44:),
estas são as ultimas noticias que temos de Jeremias não há
registro sobre o que aconteceram durante esses últimos anos de seu ministério,
possivelmente ele tenha morrido ali pouco tempo depois. Na verdade, nada se
sabe sobre as circunstâncias de sua morte, apesar de que havia uma tradição que
afirmava que Jeremias morreu apedrejado pelos judeus em Tafnes.
Surgiu também entre os judeus uma crença de que o profeta Jeremias ressuscitaria dentre os mortos, e restauraria o
Tabernáculo trazendo a arca da Aliança e o altar do incenso que
supostamente ele teria escondido em uma caverna por ocasião da queda de
Jerusalém.
Talvez essa antiga crença possa explicar o porquê que alguns diziam que
Jesus era Jeremias, conforme a resposta dada pelos discípulos diante da
pergunta de Jesus sobre o que o povo dizia acerca de sua identidade (Mt 16:13-14).
O profeta Jeremias foi contemporâneo durante algum tempo do Profeta Sanfonais, do Profeta Naum,
da Profetiza Hulda,e do Profeta Ezequiel e do Profeta Daniel.
O Livro do profeta Jeremias e sua autoria
{A
autoria do livro de Jeremias e fato consumado, tanto interno, seu nome é citado
131 vezes}, quanto externamente, o livro é atribuído a Jeremias, em Daniel. 9-2
e Esdras, 1-1 a bíblia confirma a sua autoria.
A temática:
O
tema de Jeremias é o julgamento purificador, de Deus que julgaria o povo
escolhido em virtude de sua rejeição á lei divino como também em virtude da
recusa inflexível da correção dos profetas, que tinha como o destino previsto
para uma nação apostada em Deus, conforme as escritura em Deuteronômio, {28-30},dessa forma seria inevitável que o profeta Jeremias fosse
considerado o traidor da sua nação, mais os povos os nobres e o rei,
o fato e que por diversas vezes alternadamente tentaram mata-lo entre suas profecias condenatórias, Jeremias
tinha também mensagens de esperança para a nação, anunciou que uma nova aliança
seria estabelecido para substituir a mosaica, realizada ’’ Sinai isso e um
renovo de Justiça Deut. {31-32}, referiu-se a Moisés como o renovo Justo “”, Ou
seja, um renovo de justiça que reinaria no trono de Davi, que executaria um
julgamento e Justiça na terra santa cf. Deut.{23-5 e 6 } e Deut.{ 33-14 a 17}.
O Conteúdo e Abrangência dos temas do Livro
Jeremias
ministrou em Jerusalém por aproximadamente 40 anos cerca de {627-586 Ac.}, e também no
Egito prevendo e presenciando uma boa parte da escravidão do cativeiro babilônico, assim terminou a historia do profeta Jeremias.
Saudações finais:
Aos Amigos leitores dessa matéria
aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado
em publicação para que vocês possam usufruir de uma leitura clara e objetiva,
pois tenho mi empenhado de uma forma especial que através do espírito de
Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que escrevi-o para o
crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho
me Esforçado diante de Deus, que através
das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias
semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor,
para que cada um possa ser agraciado por Deus,
que através de sua palavra, ora revelada pelo espirito santo para o fortalecimento da Igreja.
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