Samuel e Sua História Profética:
O nome Samuel surgiu na Inglaterra a partir do século XII, como Samuel e Samwell. Foi popularizado somente após a Reforma Protestante, se tornando um dos nomes mais comuns neste país, por essa razão se tornou muito comuns nas Escolas: já na Escócia, o nome Samuel foi adotado para substituir o nativo Somerled. Até hoje é utilizado desta forma pelos falantes dos idiomas inglês, francês, espanhol, sueco, entre outros.
Samuel também foi um nome bastante popular entre escritores e poetas britânicos, como Samuel Beckett e Samuel Butler, Os meninos registrados com esse nome podem afetivamente ser chamados de "Samu" ou "Samuca".
Dentro daquele tabernáculo estava a arca da aliança, o candelabro com os sete braços, o altar do incenso e a mesa dos pães da proposição. Fora, no pátio, estava o altar de bronze do qual se elevava o fumo do sacrifício que era oferecido a Deus.
De acordo com as narrativas rabínicas Naquela Época a nação de Israel era governada por juízes, os quais eram suscitados por Deus com o objetivo de livrar o Seu povo de seus inimigos, o fato é Quando nasceu o profeta Samuel, Elí seu pai era o sumo sacerdote no santuário de Siló, conhecido como lugar de Sacrifício, além de sumo sacerdote Eli Também exerceu a função de juiz em Israel por 40 anos cf.(I Samuel 4 - 18).
Nessa Época A nação de Israel estava atravessando momentos cruciais em consequência das violentas investidas por parte dos filisteus e também por causa da terrível degradação moral e Ética dos sacerdócios, promovida pelos filhos do sacerdote Eli: Isso é Hofni e Finéias.
assim Samuel comandou o povo contra os opressores liderado pelos filisteus, já na idade avançada Samuel ungiu Saul como seu sucessor , sendo o primeiro Rei de Israel, e depois ungiu também a Davi , como sucessor de Saul, para assumir o trono, assim Samuel ficou conhecido como uns dos maiores lideres da história de Israel, cf. Jr:15-1 e Hb: 11-32
Segundo os relatos da Época o ambiente ao redor do tabernáculo tornou-se um ambiente da desonestidade e desrespeito por causa dos filhos de Eli, porque Eles também oficiavam como sacerdotes, Embora eles fossem Apenas levitas, senda da linhagem sacerdotal de Arão, eles são chamados aqui "filhos de Belial" – veja que Belial não era uma pessoa, mas um nome para representar tudo o que era mau. Hoje diríamos "filhos do Mal", por exemplo, veja que no Novo Testamento, Belial é o nome atribuído ao diabo veja (2 Coríntios 6:15), note que é à personificação do mal.
Veja que Esses sacerdotes tinham um péssimo caráter em praticar imoralidades com as mulheres que serviam no templo, eles também se aproveitavam da sua alta posição para tomar para si mais do que a lei lhes designava dos sacrifícios do povo conforme relato em Levítico cf {Lv.7 - 34): eles tiravam para si as melhores partes das ofertas antes delas serem oferecidas no altar, e separavam a carne antes que a gordura tivesse sido queimada como sacrifício a Deus, desprezando as ofertas ao SENHOR.
Assim como os filhos de Eli, alguns líderes religiosos que se dizem cristãos não dão a devida reverência ao culto que deve ser dado a Deus, e se aproveitam do Evangelho para benefício próprio. Alguns até negam a sua fé entregando-se ao mundanismo e à imoralidade pensando-o que Deus no se importa com suas atitudes desastrosas, Assim era os filhos de Eli.
Em meio a essa confusão política e religiosa surge Samuel, o último dos juízes, e na sua função como profeta, ele andou diante de Israel com integridade e Lealdade de coração desde a sua mocidade ele levou uma vida de fidelidade, obediência e devoção a Deus.
A sua atuação em Israel como profeta e Juiz foi decisiva especialmente falando, de suas realizações na transição entre o período dos juízes e a monarquia. Ele ungiu os dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi. Sendo homem de profunda piedade e discernimento espiritual, ele dedicou a sua vida totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem do povo de Israel e o crescimento do Reino.
O pai de Samuel chamava-se Elcana e, conforme estudo e esmiúça no assunto sobre a genealogia, de Elcana ele era levita da família de Coate, da casa de Izar conforme relato em (I Crônicas 6.1- 2 e 33 - 38),essas informação são considerada uma descendência não sacerdotal. Assim Elcana viveu em Ramá cf.(I Samuel 1-19 e 2-11) na região montanhosa de Efraim e por esse motivo ele era chamado de efraimita. Como os levitas naquela Época não receberam terras como herança conforme relato em (Deuteronômio 10 - 9), as demais tribos cederam cidades para eles morarem na proporção de seus territórios como atos de gratidão, conforme relato no livro de Josué, cf.Js.capítulo 21).
Elcana ia ao santuário de ano em ano e em uma de suas visitas, quando oferecia o seu sacrifício, ele deu a porção do sacrifício para a sua esposa Penina e porções a cada um de seus filhos e filhas. Contudo, a Ana ele deu uma porção dupla, porque ele amava Ana, ainda que Deus a tivesse privado de ter filhos conforme I Samuel cf.{I Sm1 - 4 e 5).
Assim Elcana fazia todos os anos e cada vez que ele ia ao santuário, Penina aproveitava para escarnecer a vida de Ana com acusação de desprezo por ela não ter filhos. Em profunda tristeza, aborrecida com sua infertilidade, Ana chorava desesperada e por isso ela orava muito colocando a sua situação diante de Deus. O que fazia Seu marido debalde a procurou para consolar conforme relato em I Samuel cf.{ I Sm 1 - 8).
Mais tarde, na angústia de seu espírito, Ana mais uma vez orou e chorou abundantemente, diante de Deus rogando-o para que Deus que lhe tirasse a toda a amargura do seu coração e lhe concedesse um filho. Naquele instante ela fez um voto solene de que, se seu pedido fosse satisfeito, levaria o seu filho ao altar do Senhor para lhes servir em toda sua vida,
A consagração de Samuel por ordenança de Deus Ana prometeu a Deus que assim que estivesse desmamado o menino ele seria entregue para viver no santuário em Siló para que ele dedicaria a Deus por todos os dias da sua vida, com a promessa de que pela sua cabeça não passaria navalha ou coisa parecida conforme relato em I Samuel cf. { I Sm1 - 11).
Veja que Quando Ana estava orando por um filho, junto ao pilar do templo, chorando abundantemente conforme os relato em 1 Samuel {cf. I Sm 1. 9-18), ela fez um voto ao Senhor. Este voto dizia o seguinte Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha confira relato em 1 Samuel {cf I Sm 1-11).
Quando seu pai Voltou mantiveram uma relação amorosa e Ana ficou grávida e teve um filho a quem seus pais chamaram de Samuel, isto é, “ouvido por Deus”. Ana para cumprir o seu voto, consagrou o menino a Deus logo após ele ter sido desmamado (talvez já com a idade de pelo menos 3 anos, segundo as normas registradas em II Crônicas {31 - 16).
Ana levou-o a Siló, deixando-o entregue aos cuidados do sumo sacerdote Eli, o qual nunca dantes vira tanto fervor, tanta devoção, tanto amor a Deus, como os revelados no rosto de Ana.
Que linda experiência de Ana, consagrou seu filho a Deus antes mesmo de ser gerado no seu ventre Samuel recebeu o nome que significa “Seu nome é Deus”.
Veja que atitude privilegiada teve Ana, nós como pais, devemos tomar essa mesma atitude pois ao consagrarmos nossos filhos a Deus, trazemos nossos filhos para um caminho de salvação isso foi um ato do batismo estamos dizendo que eles são do Senhor e que pela fé, eles fazem parte da família de Cristo e a partir daquele momento e Deus, quem o guiara isso é no tempo Apropriado eles farão sua publicação da profissão de fé.
Veja que Ana esperou Samuel ser desmamado como havia prometido em seu voto de fé que ao levá-lo ao templo e deixá-lo para o serviço do Senhor diante do sacerdote Eli. Na idade de aproximadamente 3 a 6 anos foi entregue a Eli para o serviço do Senhor conforme seu juramento diante de Deus. Veja v 27 e 28).
As crianças podem conhecer a Deus desde pequenas, cabe a nós, os pais, tomarmos a decisão certa na hora oportuna ao dedicá-los ao Senhor.
A infância do Profeta Samuel: Samuel foi ensinado nos caminhos de Deus, Agora Samuel está morando com o sacerdote Eli. Lá no templo ele ajudava o sacerdote nos ofícios litúrgicos. Samuel começou a ministra como um ministro mirim perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho conforme os relato em 1 Samuel cf {I. Sm 2 -18). Literalmente um aprendiz de sacerdote. Vestido como ele, fazendo as coisas que ele fazia. Samuel foi ensinado a amar as coisas de Deus e assim ele se Afirmava dia a pois dia.
Assim deve ser em nossas casas, ensinado os nossos filhos no caminho em que devem andar, para quando forem mais velhos não se desviarem dos princípios de Deus, conforme os relato em Provérbios cf.{ Pv.22 - 6).
As crianças são a igreja do hoje e do amanhã, elas precisam ser acolhidas e ministradas em todas as áreas de sua vida, seja nos cultos ou nos trabalhos em reuniões em casa conhecido como células isso e um trabalhos integrados não só na Igreja mais também da afamilha pois trata-se de um dever familiar com as revistas devocionais. Temos uma visão clara de que a responsabilidade primeira da educação cristã dos filhos é dos pais com o apoio da igreja, por meio das celebrações e das células.
A experiência de Samuel com os Ofícios de Deus: Apesar de Samuel servir ao Senhor desde os 3 ou 4 anos, era necessário que ele tivesse uma experiência pessoal com Deus. Porém Samuel ainda não conhecia verdadeiramente o Senhor, pois ate então ainda não tinha sido manifestada a palavra do Senhor (1 Samuel 3.7).
Vejamos que A partir do capítulo 3 passa a narrar essa experiência já que Samuel devia ter aproximadamente 12 anos de Idade e enquanto dormia o Senhor o chamou, Samuel, Samuel! Ele achou que fosse Eli e foi até seus aposentos para atendê-lo. Mas não era Eli, e isso aconteceu por três vezes, até que Eli percebeu que era Deus quem o estava chamando e o orientou como deveria fazer.
Veja que no versículo 10 Samuel passa a conhecer um Deus pessoal, e Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve. Um Deus que o chama pelo nome, que sabe quem é e do que precisa. A partir desse momento Samuel não apenas havia sido dedicado a Deus, era ensinado sobre os ofícios de Deus e servia a ao Senhor, sendo também o Jovem Samuel convocado a dedica-se ao conhecimento de Deus.
Eli era um pai transigente, pois não exercia a sua autoridade para corrigir os maus hábitos e paixões de seus filhos, Hofni e Finéias. Deus Já havia advertido por causa da impiedade que seus dois filhos praticavam, principalmente por terem violado o sagrado ofício divino se Apossando das gorduras das ovelhas exigindo o melhor pedaço de carne dos animais, que deviam ser oferecidos como sacrifício, Embora Eli os tivesse alertado de que não seria possível uma intercessão para pecados cometidos diretamente contra Deus.
vejamos que os dois continuaram a abusar de seus privilégios e a praticar outros atos abominável aos olhões de Deus, dessa forma em data Posterior Deus enviou um profeta desconhecido a fim de anunciar a Eli o fim dos direito familiares da herdade sacerdotais e profetizar a morte de seus dois filhos que ocorreria num mesmo dia.
Samuel tornou-se Juiz de Israel numa cerimonia em Mispa, conforme relato em I Sm capitulo {7}, este evento quase acabou em desastre por causa de um ataque dos filisteus, mais o Senhor Interviu, mandando uma tempestade que desbaratou os inimigos e confirmou, Samuel como um grande Homem a Serviço de Deus,
“Samuel atuou como Juiz itinerante embora morasse em Rama, sendo devoto erigiu uma pedra memorial e a chamou de “Ebenezer” que significa, Pedra de Ajuda” declarando que ate aqui nos ajudou o Senhor. Cf ISm [7-12]
Em rama Samuel fazia circuito anual pelas cidades, como Betel, Gilgar, e Mispa, na pessoa de Samuel, ser um Juiz era mais importante que um lidere militar levantado por Deus, para socorres a nação em tempos de crises, Assim Samuel tornou-se Juiz, com cargo de liderança permanente, com função próxima de um rei, Entretanto chegou um momento em que Israel clamou por um Reis como os das nações vizinhas cf. ISm {8-5},
A Atuação de Samuel como Juiz da nação de Israel: Samuel julga Israel por causa da Arca da Aliança os filisteus também têm de aprender, para a sua grande tristeza, que a arca de Deus não deve ser usada como amuleto, Quando os filisteus levaram a Arca para dentro da casa de adoração de Dagom, em Asdode, o deus deles cai estirado de bruços. No dia seguinte, Dagom cai de novo estirado na soleira, desta vez com a cabeça e as palmas de ambas as mãos decepadas. Com isto começa o costume supersticioso, entre os filisteus, de ‘não pisar no limiar de Dagom Samuel {l Sm 5.1 -7 e 17}(
Os filisteus mandam apressadamente a Arca para Gate, e daí para Ecrom, mas tudo em vão! Porque Sobrevêm tormentos em forma de pânico, hemorróidas e uma praga de roedores, os senhores do eixo dos filisteus, em desespero final com o aumento do número de mortos, devolvem a Israel a Arca da Aliança num novo carro puxado por duas vacas que amamentam, Em Bete-Semes, sobrevém calamidade sobre alguns dos israelitas, porque olham para a Arca. Conforme Relato em (1Sam.6 – 19, e também em Número cf.{Nm 4.6-20) Finalmente, a Arca descansa na casa de Abinadabe, na cidade levítica de Quiriate-Jearim.
E Por 20 anos, a Arca permanece na casa de Abinadabe, e Samuel, já adulto, ordenou para que os israelitas se desfaçam dos Baalins e das imagens de Astorete e sirvam a um Único Deus o Senhor dos Exercito, Adorando-o de todo o coração Assim Eles fazem isso, Quando se reúnem em Mispá para adoração, os senhores do eixo dos filisteus aproveitam a oportunidade para batalhar, e Israel é apanhado de surpresa, e Israel invoca o nome do Deus poderoso por intermédio de Samuel.
E Um grande barulho de trovão da parte de Deus lança os filisteus em confusão, e os israelitas, fortalecidos mediante sacrifícios e orações, obtiveram uma vitória esmagadora, naquele tempo em diante, ‘a mão de Deus continua a serem contra os filisteus todos os dias de conforme os Relato em Samuel cf { lSm 7-13)
Contudo, Samuel não parou seus serviços, Durante toda a vida, continua a julgar Israel, fazendo o que era de melhor em viagem anual desde Ramá, logo ao norte de Jerusalém, até Betel, Gilgal e Mispá. Em Ramá, ele levantando um altar em Adoração a Deus.
O Pedido de um Rei para a nação de Israel. Samuel porem relatou em atender a esse pedido, pois para ele isso representava a rejeição de longos anos de serviço santo que prestara ao povo. Além disso, Samuel sabia muito bem dos males que acompanhava o estabelecimento de uma casa Real, mais o Senhor o ajudou a ver o verdadeiro significado da questão, Ao atender a voz do povo em tudo quanto ti dizer, pois não te rejeitaram, a ti mais a mim para que eu não reine sobre Israel isso e sobre eles cf. {I Sm {8-7 a 9},
Veja que Deus não condenou o pedido para que fosse constituído um rei, sobre Israel, Isso porque já existia um planejamento da parte de Deus, sobre a constituição de um Rei, desdá lei Mosaica, Deus já havia prometido um Rei para governar a Nação de Israel, veja os Relatos em Deuteronômio 17 o Senhor havia dado as regras para a escolha de um rei?
As Escrituras sagrada testificam os fatos com realidade e deixa claro que Deus já havia planejado um rei para Israel conforme os relatos em Deuteronômio, ondo foi estabelecido especificamente às regras para a escolha de um rei em Israel. cf.{Dt. 17:14-20}
Entretanto, quando o povo de Israel pediu a Samuel para que fosse constituído um rei para que Reinasse sobre Israel, Samuel ficou muito triste com esse pedido, já que pedir um rei naquela situação era o mesmo que dizer não queremos mais que você seja nosso governante, Assim Samuel relatou ao ouvido do senhor dizendo que o povo havia rejeitado ele, como seu líder, pois a partir daquele momento eles queriam um Rei, então o Senhor disse a Samuel que o povo “não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não venha reinar sobre eles. Cf. (1 Sm 8 - 7).
O Motivo pelos quais o Povo Pediu um Rei: O contexto de 1 Samuel 8 mostra-nos que tanto a motivação como o método na busca de um rei foram totalmente equivocada, mesmo no fracasso dos filhos de Samuel eles não tinham o Direito que motivasse ao desprezo e abandono de um Homem que tinha dedicado sua vida inteira a Serviço de Deus e do Povo, dessa forma o motivo pelo qual eles pediram um rei não se justificava ao desprezo e Abandono da confiança do Profeta. Embora haja relato no Capitule 8 de lº Samuel no versículo 1 a seguir lemos que Samuel já tinha envelhecido, quando constituiu seus filhos por juízes em Israel. Entretanto, os filhos de Samuel não se comportaram de forma correta aos olhos de Deus, o que motivaram ao povo a exigir de Samuel, a constituição de um rei, sobre a nação de Israel.
Sentindo-se rejeitado,
pelo povo Samuel orou a Deus em resposta pela sua rejeição e à sua oração chegou
a Deus que o exorta o pedido dos anciãos para que fosse atendido, pois eles não
haviam comedido nenhum delito que manifestado desrespeito aos princípios de
Deus, mas para com a autoridade de Deus, que havia designado os príncipes de
Seu povo (I Samuel 8:7). Seguindo as ordens de
Deus, Samuel expôs as consequências da monarquia dizendo que tomariam os seus
melhores campos e os seus bois e jumentos e que eles convocariam seus filhos e
servos e os tomariam para seus serviços, e exigiriam um pesado dízimo, além de
outras exigências (I Samuel 8:11-17).
E certo que quando Saul foi escolhido como Rei sobre Israel, Samuel lembrou o povo de que foi Deus quem os livrara de todos os seus males, e disse-lhes: “Mas vós rejeitastes hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos Eles ignoraram completamente não sabendo que era Deus quem os protegia e sobre eles reinava, e não Samuel ou qualquer rei terreno que fosse constituído. Pois as consequências que levaram a Samuel a se desmotivar achando-o que eles estavam rejeitando, Assim o Senhor saiu a defesa de Samuel e disse não e ti que eles rejeita mais a mim.cf.(1 Sm 10:19).
Em segundo lugar, veja que eles não buscando ao Senhor no que diz respeito ao rei que governaria sobre Israel, não se preocuparam em pedir a direção de Deus. Eles simplesmente pediram a Samuel que lhes constituísse um rei. Quando os anciãos de Israel foram até Samuel, eles disseram: “Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe como o têm todas as nações cf. (1 Sm 8:5). Entretanto, segundo as escritura sagrada em Deuteronômio cf.{ Dt. 17- 15} Deus já havia determinado especificamente para o povo estabelecendo um rei, “aquele aquém o Senhor… escolher”.
Além de seu trabalho como juiz, profeta e sacerdote, Samuel também é tradicionalmente apontado como o autor dos livros chamados primeiro e segundo a Samuel. Ele pode ter escrito a maior parte do material contido em 1samuel durante os anos iniciais do reinado de Saul, depois da morte de Samuel cf.(1 sm 25.1),
A Escolha de um Rei daquela nação, é Assim as narrativas bíblicas passa a descrever com precisão o plano do próprio Deus de encontrar um príncipe ideal como resposta positiva às orações feitas em prol da defesa de Seu povo.
A escolha recaiu sobre um beijam ita chamado de Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim. Saul aparece como o homem de boa Aparência o mais belo e mais alto de toda a Israel cf.(I Samuel 9- 2).
Após procurar sem sucesso durante três dias pelas jumentas desgarradas de seu pai, o jovem procurou o profeta para que ele obtivesse resposta da parte de Deus onde poderia encontrar os animais. No dia anterior, Deus tinha dito a Samuel: “Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim”. Unge-o por príncipe sobre o Meu povo de Israel, ou seja, rei sobre Israel cf.{I Samuel 9 - 16}.
O fato é que Quando Samuel encontrou-se com Saul, Deus lhe disse: “Eis aqui o homem de quem eu te falei”. Este dominará sobre o Meu povo. ”cf.{ I Samuel 9 -17}.
Durante a realização do sorteio, aquele jovem tímido havia se escondido no meio das bagagens dos viajantes reunidos para o encontro. Trazido à congregação, a maioria do povo o aclamou dizendo: “Viva o rei! Viva o rei” cf.{I Samuel 10 – 24}.
E então Samuel expôs ao povo os regulamentos que deveriam ser obedecidos no reino, escrevendo-os num livro e em seguida colocou-os diante de Deus para que se cumprisse sua vontade, Após a vitória de Saul sobre os amonitas, Samuel reuniu o povo de Israel em Gilgal, para reafirmar sua lealdade ao rei cf.(I Samuel 11- 14).
Foi em Gilgal que ocorreu o primeiro acampamento de Israel na terra prometida conforme as narrativa de Josué cf. {Js.4 - 19).
Porque Foi ali que Josué, inspirado por Deus, e determinação divina, ergueu uma coluna de doze pedras para comemorar a miraculosa passagem pelo rio Jordão quando o mesmo transbordava de barreira a Barreira, como todo povo de Israel contemplaram esse episodio cf. (Josué 4-20).
Naquele local foi celebrada a primeira Páscoa, depois do pecado de Cades e da peregrinação no deserto cf.(Josué 5 - 10). Foi ali que cessou de cair o maná de Deus,cf.(Josué 5 - 10 e 12). Nesta ocasião, já com idade bastante avançada, Samuel fez o seu discurso de despedida e recapitulou sua própria atuação, bem como a história passada de Israel, recordando o pedido tolo do povo por um rei e mostrou que, para conservar a aprovação divina, era necessária a obediência do rei e do povo a Deus. Para inculcar neles a seriedade de terem rejeitado a Deus como Rei, Samuel orou pedindo um temporal fora de época. A resposta de Deus a esta petição motivou o povo a reconhecer a seriedade das suas transgressões cf.(I Samuel 12.13-24).
Depois de interceder pelo povo, Samuel alertou o povo dizendo “Se, porém, perseverares em fazer o mal, perecerás, assim vós como o vosso rei. E Assim se cumpriu cf.{I Samuel 12 – 25}.
A desobediência do Rei Saul: { l Sm 13. 1-15 e 35} Vejamos que aos passos em que os filisteus continuavam a molestar a nação de Israel, Jônatas o corajoso filho de Saul, derrotava uma guarnição dos filisteus, os inimigos, para vingar-se disto, envia um enorme exército, “como os grãos de areia que há à beira do mar”, em tamanho, e eles acampam em Micmás.
A inquietação assola as fileiras dos israelitas. ‘Se tão-somente Samuel viesse dar-nos a orientação de Deus!’ Saul, impaciente de esperar por Samuel, peca, oferecendo presunçosamente ele próprio o sacrifício queimado. Samuel aparece de súbito e Rejeitando as pouco convincentes desculpas de Saul, pronuncia o julgamento de Deus, E agora o teu reino não durará, Disse Samuel, Deus certamente achará para si um homem que agrade ao seu coração, e Deus o comissionará como líder do seu povo, porque não guardaste o que Deus te ordenou. Conforme os relatos em Samuel cf.{l Sm 13 – 14}.
Jônatas, cheio de zelo pelo nome de Deus, ataca outra vez um posto avançado dos filisteus, desta vez acompanhado apenas de seu escudeiro, e como um raio eles abatem cerca de 20 homens um verdadeiro terremoto e com isso aumenta a confusão dos inimigos. Estes se põem em fuga e os israelitas os perseguem decididamente. Contudo, a plena força da vitória fica enfraquecida pelo juramento precipitado de Saul de proibir os guerreiros de comer antes de terminar a batalha, Os homens se cansam logo e daí pecarão contra Deus, comendo carne recém-abatida, sem dar tempo para o sangue escoar. Jônatas, da sua parte, revigorara-se com um favo de mel antes de saber do juramento que ele denuncia intrepidamente como um empecilho. Ele é remido da morte pelo povo, por causa da grande salvação que efetuou em Israel.
Chega, então, o tempo de Deus executar o julgamento sobre os vis amalequitas. Deut. 25.17-19},Devem ser totalmente exterminados, essa foi a ordem de Deus nada deverá ser poupado, nem homem nem animal. Nenhum despojo deve ser tomado. Tudo tem de ser entregue à destruição. Entretanto, Saul, desobedecendo a Deus mais uma vez, poupa a Agague, rei dos amalequitas, e os melhores animais dentre os rebanhos e manadas, ostensivamente trouxe para sacrificá-los a Deus. Isto desagradou tanto ao Deus de Israel que ele inspira Samuel a expressar uma segunda rejeição de Saul.
Assim Samuel falou para Saul que tinha Desconsiderado as desculpas de Saul que queria salvar as aparências, se Aproveitando de objeto e de coisas que Deus não A ordenou, Samuel declarou e disse olha Deus tem tanto agrado em ofertas queimadas e em sacrifícios como em que se obedeça à voz de Deus? Eis que obedecer é melhor do que um sacrifício, Visto que Rejeitasse a palavra de Deus, ele também ti rejeitara que sejas rei. cf. {l Sm15.22-23},
Então Saul estende o braço para implorar clemência a Samuel e arranca a aba de sua túnica. Samuel lhe certifica que Deus arrancará igualmente o reino de Saul e o dará a um homem melhor, para governar sua povo, Assim o próprio Samuel lança mão da espada, executa a Agague e vira as costas a Saul, para nunca mais o ver.
O Fracasso do Rei: Veja que o Homem aquém Samuel tinha Ungido como Rei tornou-se num fracasso, já que Saul tinha boa aparência, era alto e simpático mais seu caráter tinha um grave defeito que acabou provocando sua ruína, Ele desobedeceu a Deus tomando despojos numa batalha e fazendo um prisioneiro, desobedecendo às ordens de Deus, Assim a completa destruição de tudo sem poupar nenhum ser vive, para que se cumprissem as ardem de Deus, hora revelado pelo profeta Samuel. cf. I Sm {15. 18 a 26}
O orgulho de Saul e o ciúme doentio que tinha de Davi também o levaram a sérios erros de julgamento. Deus já Havia rejeitado Saul como rei, dessa forma Deus enviou Samuel para dar-lhe a triste notícia cf. (1sm 15.10.35). Samuel foi fiel no pronunciamento das duras palavras de rejeição do senhor. Embora não tenha mantido nenhum contato posterior com Saul, Samuel entristeceu-se por ele e pela morte do sonho cf.(1sm 15.35) depois disso, Deus enviou Samuel a Belém, à casa de Jessé, para ungir o jovem Davi como legítimo rei sobre seu povo cf.(1sm 16.1.13)
Assim a adivinhadora transmitiu a Saul uma mensagem do espírito de Samuel: “o senhor te desamparou e se fez teu inimigo” (1 sm 28.16).
Mesmo do túmulo, Samuel ainda falava a palavra de Deus! Sob vários aspectos, Samuel aponta para a pessoa do salvador, o senhor Jesus cristo. Na história do seu nascimento, podemos ver a intervenção direta da mão de Deus. Em seu ministério como juiz, profeta e sacerdote, Samuel prefigura o ministério do senhor, bem como a obra daquele que anunciava sua vinda, João batista. Assim como Samuel marcou Davi como homem de Deus, João batista indicou que Jesus era o salvador.
Assim O profeta Samuel tornou-se uma das pessoas mais importantes da história de Israel, sendo uma figura notável do Antigo Testamento. Ele foi o primeiro de uma tradição profética em Israel, o último dos juízes e aquele que ungiu os primeiros reis da nação Santa. Seu exemplo de fé atravessou os séculos, e por isso ele é mencionado pelo escritor de Hebreus entre os heróis da fé Assim como Abraão cf.(Hebreus 11 - 32).
Os livros foram completados por um escritor desconhecido, talvez abitar, sacerdote que serviu durante o reinado de Davi, Samuel foi enterrado em Ramá onde morava, e toda nação lamentou sua morte cf. (1 sm 25.1: 28.3).
Porém ele ainda tinha mais uma mensagem a entregar. Após sua morte, Saul foi consultar uma médium conhecida como pitonisa em-dor cf. (1 sm 28)
Tanto o primeiro como o Segundo Samuel são de Autoria desconhecida, segundo uma tradição rabínica, os livros de Samuel são de Autoria do próprio Profeta Samuel, sendo completados pelos profetas Natã e Gade, por serem mencionados juntamente com Samuel conforme os relato em I Crônicas cf . {l Cr.29-29} e confirmado por escritor e tradutor da { FTB, 2014, p. 153
Samuel foi um patriota e Juiz de coração humilde e consagrado que servia a Deus, obstinado pela obediência, já no caso de Sal era um Rei egoísta, prodigo ciumento e obstinado, faltoso e infiel na lealdade ao seu Deus, Davi um Homem segundo o coração de Jeová, Assim Davi tornou-se um doce cantor de Israel, e um varão de coração voltado para louvar a Deus, Aprovado disciplinado perseguido e finalmente coroado como o maior monarca de todo Israel.
O Conteúdo e Abrangência dos Temas:
As narrativa compreende um período de cerca de 115 a 116 anos aproximadamente entre os período de 1171 a.C a 1056 a.C iniciando com o Nascimento de Samuel e Terminando com a Morte de Saul. Embora Essa Data tenha sido contestado por outros Eruditos que Se aproxima esta Data para o ano 1005 a.C o que parece pouco provável, por causa da referencia á Cidade de Ziclaque que “Pertence aos Reis de Judá ate aos dias de hoje” cf.{I Sm 27-6}, e por outras referencias a Judá e a Israel, sabemos que em I Sm foi escrito depois da divisão da nação em 934 Anos a.C
Além disso, como não há menção á queda de Samaria por volta do Ano 722 a 725 a.C deve ser datado antes desse evento, Já que o Livro de I Samuel cobre um período de cerca de 140 anos começando com o nascimento de Samuel em redor de 1150 a.C e terminando com a morte de Saul cerca de 1010 a 1015 a.c, o que não converge com as data relatada por Pearlman e pela FTB, portanto Até o presenta esta data são motivo para comentários dos estudiosos da Bíblia.
O Segundo Livro de Samuel:
Como no primeiro o Segundo livro também tem a Autoria desconhecida, embora uma tradição Rabínica Judaica tenha afirmado que esta autoria seria do Profeta Samuel, sendo completado por outros Profeta conforme Relatamos no primeiro Livro.
Os dois Livro hoje conhecido como I Samuel e II Samuel são originalmente, um só Livro, já que um completa e dão prosseguimento do outro, Assim o II Livro de Samuel são de autoria desconhecida conforme já mencionamos anteriormente.
A síntese dos Livros de Samuel:
A Síntese de 1 e 2 Samuel mostra um conteúdo dos dois livros que pode ser dividido em três partes, tendo como base as pessoas que sucessivamente governaram Israel iniciando com o profeta Samuel, e os reinado de Saul e Davi. Falam dos últimos anos da época dos juízes conforme relato em (1Sm 1 - 7),
Porque dão origens da monarquia com Saul e sua rejeição por parte de Deus e do povo, o que fez Deus escolher de outro governador para Reinar sobre seu povo, cf.(1Sm 8-15), a escolha de Davi Sucessor de Saul ao trono de Israel nos dá uma nova esperança para a Nação santa cf.(1Sm 16- 2Sm 7)
Essa história da sucessão de Davi, fez com que Saul prosseguisse não sô a Davi mais Aqueles que si opões a seu reinado cf.(2Sm 9-20).
Podemos notar a influência deuteronomista conforme os relato em {1Sm 12.6-16} onde a garantia do êxito estará na obediência a Deus e na observância de seus mandamentos hora estabelecido por toda Lei torá.
O livro de Deuteronômio desempenha um papel especifico no Livro de Samuel que prometia a constituição de um Rei sobre Israel, o que já alertava um dia Israel terá um Rei (Dt 17. 14-20),E Assim Um dia a nação de Israel teria descanso das perseguições dos inimigos porque o Senhor seria o grande Rei sobro Israel cf.(l Sm 12 - 12)
Porque Um dia Israel teria de colher entre as bênçãos ou maldições do Pacto estabelecido por Deus (Dt- 28),Deus exige obediência de todos e adoração exclusiva a Ele conforme os relato em (1 Sm 7.3-4).
Como o nome do profeta Samuel aparece nos títulos desse livro, é logico supor que ele os tenha escrito porem a muita contra a veridicidade desta, o fato é que esta teoria e que todo o livro de l Samuel e grande parte de ll Samuel tratam de fatos que aconteceram depois da morte de Samuel, entretanto há forte Evidencia que o profeta tenha escrito boa parte do texto, já que o livro de l Crônicas refere-se às Crônicas de Samuel o vidente e famoso profeta cf. l Crônicas { 29-29 ARC}.
A verdade é que antes de sua morte, isso por volta do mil a.C Aproximadamente, o profeta Samuel deve ter escrito os relatos de fatos ligados ao reinado de Saul e á juventude de Davi, que fazem parte de l Samuel, embora muitos eruditos acreditam que o sacerdote Abiatar tenha escrito as parte que tratam a vida de Davi já na corte, sendo Sacerdote durante o reinado de Davi, e certo que deve ter tido Acesso ás Crônicas reais que forneceram os dados Históricos para as confecções dessa coleção desses Relatos.
A Temática do II Livro: O tema do ll Livro de Samuel apresenta Davi como o Homem segundo o coração de Deus, Isso é enfocando a pessoa de Davi, trata desde a ascendência de Davi ao trono de Israel até os 40 anos de seu reinado, porque por meio do reinado de Davi, Deus, consolidou o reino unificado tanto a vida religiosa quanto a vida politica da nação, segundo as narrativa do Dr. Ellisen 1999 na P.92 o motivo dominante é a Gloria e o poder de uma nação que corresponde ao um Senhor soberano sobre todas as coisas.
A Abrangência dos Temas: A abrangência desses temas compreende “desde a morte de Saul até a compra do Local do Templo á beira de Araúna, Abrangendo um Período de 37 a 40 Anos Aproximadamente conforme relato de {FTB, 2014 P.153}
A Monarquia em Israel A Monarquia israelita abrangeu quatro séculos. Os três primeiros reis exerceram seu governo sob uma nação unida. Essa monarquia unida durou pouca coisa mais do que um século, iniciando-se por volta de 1020 a.C. Sua origem está centrada no fato de que os filisteus estavam se tornando uma ameaça militar muito forte, fazendo com que os israelitas desejassem ter as mesmas condições para enfrentá-los, Para que atingisse Ate o fim, o fato é que Israel precisa deixar de ser tribal, Antes mesmo da Monarquia, já que não havia Estado. As decisões eram isoladas, ocorrendo nas tribos, clãs, Cidade-estados e outras subdivisões que mostram bem a diversidade entre as relações de Israel pré-monárquico.
As tribos se uniam na eventualidade de acordos com os ataques inimigos. Os estudiosos falavam de uma Confederação de Tribos (Anfictionia), que se reunia para deliberar atividades conjuntas, o que possibilitava uma liderança flutuante entre Outros o trabalham a hipótese de não haver tal confederação, mas uma união entre duas ou mais tribos ou cidades-estado, para fazer frente a algum perigo comum. O certo é que não havia estado constituído. As funções de natureza religiosa e ritual eram executadas, via regra, pelos pais de família ou chefes de clãs, em santuários locais.
O conteúdo dos Temas: Como já frisemos Israel havia sido governado por Juízes que Deus, havia levantado em momento crucial da Historia da nação, no entanto a nação havia se degenerado moralmente e politicamente, nessa época estava sob as investidas violentas e desalmada dos filisteus o templo de silo havia profanado e os sacerdócios se mostram corruptos e imorais, em a essa confusão politica e Religiosa surgem Samuel, o Milagroso filho de Ana.
O fato e que de uma forma notável a renovação e a Alegria que esse nascimento trouxe a sua mãe prefiguram o mesmo para a nação, já que os próprios filhos de Samuel não eram reflexos do seu caráter piedoso o povo não tinha confiança nos seus filhos na medida em que Samuel envelhecia pressionavam-no para que lhes desse um rei.
Com relutância ele acaba cedendo, e Saul como era Homem vistoso e carismático e escolhido para torna-se o primeiro Rei de Israel, mais o seu ego foi tão grande quanto a sua estatura, o que pela sua impaciência exerceu fonações Sacerdotais, em vez de esperar por Samuel, depois de desprezar os mandamentos de Deus, foi rejeitado por ele depois dessa rejeição Saul tornou-se uma figura trágica consumida por ciúme e medo perdendo gradualmente a sua sanidade, e gastou os seus últimos anos com uma incansável perseguição a Davi através das regiões montanhosas e desérticas do seu reino num desesperado esforço para elimina-lo.
No entanto Davi encontrou um aliado em sua família o próprio filho de Saul, por nome de Jonatas ele advertiu Davi sobre os planos de seu pai para mata-lo finalmente depois que Saul foi Avisado pelo espírito do profeta Samuel, que a família de Saul seria morto, o que deve te perturbado ainda mais a Saul o que veio acontecer poucos dias depois, na morte de Jônatas na batalha contra os aliados dos filisteus, Saul ficou sem saída e tirando sua própria vida, matando-se com sua própria espada para que se compre a profecia do espírito de Samuel, dessa forma o cenário ficou livre para Davi, o que veio por parte de Deus, para que Davi fosse confirmado como Rei sobre Israel já que estava pronto e Assim Davi tornou-se o Segundo Rei de Israel.
A Aplicação Pessoal:
Fica claro que em l Samuel que Deus age na Historia até mesmo as situações de maior rebeldia e pecaminosidades podem ser usadas por ele para executar o seu plano divino, já que a corrupção dos filhos de Eli e a sua família mostra a falta de vontade de lidar com seu compromissos transformam-se no ambiente em que o pequeno Samuel, é preparado para o ministério, já que a rejeição de Deus e a Exigência de um rei por Israel tornam-se a base para o estabelecimento de uma linhagem real terrena que propiciará a entrada de Deus na Historia Humana através da pessoa do Messias, o que finalmente veio acontecer com Saul que teve um começo tão maravilhoso.
O fato é que Saul não aproveitou da oportunidade de ser o escolhido de Deus, como o Primeiro rei de Israel, jogando tudo fora pela sua desobediência e falta de caráter em deslealdade ao compromisso em cumprimentos aos mandamentos de Deus, Assim Saul teve um fim que terminou sua vida em tragédia e suicídio.
Assim termina então a Historia de Saul por causa da Insanidade com seus compromissos, dessa forma Davi e trazido do curral de ovelhas para as cortes do rei, já que o ciúme insensato de Saul com toda sua fúria perseguidora a Davi fornece o pano de fundo em que chega ao trono o que tornou a Davi se o maior Rei de Israel, um Homem segundo o coração de Deus.
Observe que não é apenas nos grandes momentos da historia que a mão de Deus é obvia que as seguintes lições também são evidente em l Samuel, já que Deus intervém na dor e na miséria de Ana para dar a ela não apenas um filho mais três filhos e duas filhas, conforme relato em l Sm 2-2.
Mostrando todo seu poder para os que seguem seu proposito em mantem os seus mandamentos, e valoriza os seus ofícios, vimos que Deus enxerga de outra maneira e não o Homem que valoriza as coisas com as aparência externa, Deus olha para as coisas internas no fundo do coração, cf. l Samuel 16-7.
Deus mostra que a obediência é melhor do que sacrifício conforme os relatos em l Samuel {15. 22 e 23}, Isso mostra que Deus se preocupa tanto com o coração do Homem quanto com suas ações Deus não poupa nem mesmo aqueles que mesmo estando em alta posição, e por um motivo venha pecar, Deus não rejeita oração para o arrependimento ele continua sendo um Deus amoroso de paciência em perdoar parque ele ti ama.
Cristo Revelado:
As semelhanças entre JESUS e o Pequeno Samuel são surpreendentes, Ambos são filhos de promessa Ambos foram dedicados a Deus antes do nascimento, Ambos foram pontes de transição de um estagio da historia da nação para outro, Assim Samuel acumulou os ofícios de profeta e sacerdote, serviu também como um rei e Juiz para aquela nação, Cristo também e profeta e sacerdote e Rei o grande Juiz de todas as nações, mais enquanto Saul, não aproveitou dos beneficio dado por Deus, se rebelando em não cumprir os mandamento estabelecido por Deus, todos viram o seu fim trágico pela sua desobediência ilustrando o destino de todos reino terreno que não segue os princípios de Deus.
O Espírito Santo em ação:
Os livros de Samuel contem notáveis exemplos da vinda do espirito santo sobre os profetas, bem como sobre Saul e seu servos, veja que por diversas vesses Deus falava que o espirito Santo se ponderável e Saul deveria falar tudo que Deus revelasse, profetizando e transformando em outro Homem. Cf. {l Samuel 10-6},veja que o Espirito Santo ao se manifestara sobre Saul, para que ele profetizasse e se transformasse em outro Homem, isto significa que ele estava equipado pelo o Espirito Santo de Deus, para cumprir o chamado de Deus em sua vida.
Depois de ser ungido por Samuel desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se A ponderou de Davi, com se um filho que abraça o pai no pescoço e não solta mais, cf.{l Samuel 16-13}, esse fenômeno do espirito Santo inspirado de Adoração ocorreu por algumas vezes confira em l Samuel capitulo 10 e em {l Samuel 19-20}.
Veja que esse fenômeno não é como frenesi impregnando de emotividade dos pagãos, mais verdadeiramente a Adoração e louvor a Deus, pela inspiração do espirito de Deus em ação isso é semelhança ao ocorrido no dia de pentecoste conforme relato em atos dos apostolo cf. {At. 2-1}.
O fato é que Mesmo nos Múltiplos o uso do Éfode, Urim e Turim, faz com que esperamos ansiosamente pelo momento em que o Espirito da verdade nos irar guiar em toda a verdade, ele nos falará sobre o que há de fazer para receber o que e meu da parte de Jesus, porque ele no-lo há de anunciar tudo Isso e muito Mais cf. {João 16. 13 e 14}
O Senhor e a única esperança de um reina imutável na terra cuja seu nome e Jesus Cristo o santo de Israel, sua sabedoria e própria nada faz mudar não há outro sobre o universo, e Assim Davi começa a se afirmar como rei e sua linhagem terrena se fortalece dias após dias, como um escolhido de Deus para governa a nação de Israel, Assim como Davi devemos se afirmar em Cristo Jesus um Rei eterno que virar novamente para triunfar entre nos no grande dia do Senhor, como pastor e seguidor de Cristo esse Humilde servo de Deus que nos escreve essa matéria, prefiguro a Cristo para todas as nações que Jesus Cristo e o Bom Pastor eternamente e não há quem possa mudar porque ele é.
O Histórico dos Livros de Samuel:
Os livros Histórico de Samuel faz parte da grande coleção de Livro do Antigo Testamento em que cobrem o período em que a nação de Israel abandona a forma de governo constituída por tribos semi-independentes e passa a ser um reino unido inicialmente sob a Liderança de Saul e depois sob a liderança de Davi.
Os Livros recebem o nome do profeta Samuel que Ungiu esses dois reis que deram o inicio de uma grande Historia sobre a nação de Israel uma nação escolhida por Deus.
A Estrutura:
Na Bíblia usada pelo povo Hebreu na Época do antigo Testamento, os Livros de Samuel constituem a uma Única narrativa e continua, Este Extenso livro foi dividido em {2}, Duas parte, sendo l Samuel e 2 Samuel quando a Bíblia Hebraica foi Traduzida para o Grego no segundo Século a.C Desde então todas as Bíblias seguem o mesmo Padrão.
O Primeiro Livro de Samuel narra a vida do próprio Profeta e do Rei Saul, Apresentando Davi como um Guerreiro e Sucessor de Saul no trono, em relato do Segundo livro de Samuel focaliza a carreira de Davi como o maior rei de Israel.
Estes dois Livros do Antigo testamento contem algumas das mais dramáticas historias da Bíblia, primeiro que Samuel registra a experiência pessoal do profeta quando ainda menino, foi chamado por Deus, para o ministério profético conforme relata em {l Sm capitulo 2}, Ele revela também que Davi era um jovem pastor de Ovelha destinado a grandes feitos quando derrotou a Golias, o Gigante filisteu, usando apenas uma funda de lançar pedras, em nossa linguagem um estilingue ou Baliadeira como chamamos no interior, conforme o relato em l Sm {17. 17 a 51},
Esse momento triunfante de Deus na vida de Davi, contrasta de Alguma tristeza veja que Davi por ter cometido o seu grande pecado, quando resolveu a adulterar a confiança de Deus, no Adultério com Bete-Seba, mulher de seu soldado Urias, depois que arranjou tudo isso planejou que o marido daquela mulher fosse morto colocando-o na frente de Batalha e desguarnecendo de proteção com a finalidade de provocar sua morte, como de fato aconteceu, naquela grande Batalha com os Amonitas, cf. 2 Sm no capitulo 11,
Embora Davi tenha se Arrependido de seu pecado, suplicando a Deus para que Poupasse sua vida, pedindo perdão pelos seus atos desastroso, o fato é que a partir daquele dia Em diante ele jamais teve paz em sua vida Familiar para que se cumprisse a profecia do profeta Natã, e Assim Davi passou a enfrentar vários problemas familiares debaixo e fora do seu teto.
Contexto Histórico do Livro:
Os livros l e ll Samuel descrevem um ponto critico na Historia de Israel, porque foi nessa Época que o povo ficou insatisfeito com sua fraca organização tribal e insistiu em ter um reino único, sob a autoridade de um único rei durante centenas de anos Israel fora uma sociedade tribal, com cada tribo vivendo em sua própria região e cuidando de sua própria vida.
Quando um inimigo forte ameaçava a nação como um todo o socorria como um livramento uniformizado demostrando a importância de sua união, livrando sua vinha pelas mãos dos Juízes lideres militares descritos no livro dos Juízes, que tinham o poder de organizar um Exercito de voluntários para guardar as fronteiras, entretanto este sistema defensivo mostrou-se ineficaz a uma proteção em caso de uma invasão estrangeira.
O fato e que os filisteus começaram a fustigar a Israel com mais intensidade e por volta do ano 1,100 a.C Esse povo beligerante gabava-se de ter carros de ferro um Exercito bem organizado e armas em abundância formando Assim um Exercito bem mais poderoso que Assombrava Israel, pois eles sabiam utilizar com precisão militar contra os desorganizados Israelitas.
Assim as ameaça deste Exercito superior levou a nação a clamar por um rei um governante que pudesse unir todas as tribos contra um inimigo comum, então foi encontrado Saul e ungido por Samuel como rei de Israel em torno do ano 1050 a.C para ser o primeiro rei de Israel, o jovem talentoso e promissor Saul passou a Reinar durante 40 anos conforme relato em Atos de apóstolos cf.{At.13-21},
Ate dar cabo de sua própria vida, atirando-se sobre sua espada quando os filisteus e Amonitas, assim os filisteus prevaleceram sobre ele numa batalha decisiva conforme relato em l Samuel cf.{ l Sm 31.1 -7},
Então o Senhor confirmou a Davi como seu Sucessor que também reinou por 40 anos conforme descrita em { ll Samuel 5- 4 e l Crônicas 29-27}, no ano 1010 a 970 a.C Assim os inimigos continuavam as campanhas iniciada por Saul, tendo tomado um outra direção no governo de Davi, que conseguiu expulsar os filisteus e seus aliados, então Davi unificou o povo e estabeleceu relações pacificas com as nações vizinhas e a paz reinou sobre Israel por um tempo.
Contribuição Teológica:
A maior contribuição teológica de l e ll Samuel é o contraste entre duas visões da monarquia um positivo e outra negativa, que esse livro apresenta no aspecto negativo os livros deixam claro que ao pedir um rei, o povo estava rejeitando o governo de Deus, como Israel não conseguiu viver debaixo do governo de Deus, sendo exercido por meio dos Juízes, Ele cedeu ás suas demandas e deu-lhes um rei, porem, ele os Adverte também sobre os perigos da monarquia conforme relata o livro em l Samuel cf. l Sm {8 - 9 a 21}
Já do lado positivo as narrativas em l e ll Samuel retratam o reino estabelecido por Davi como uma imagem da vontade de Deus, para seu povo, A Aliança que Deus fez com Davi demostrava o proposito de Deus, através de sua linhagem familiar, já que os descendente de Davi seriam adotados como filhos de Deus, num sentido especial cf.ll { Sm 7-13},na pessoa de Jesus Cristo, o Messias esta grande aliança se cumpriu.
Considerações Especiais:
A historia de Davi e Golias relatada em l Samuel cf. l Sm cap. 17, não e apenas o confronto dramático de dois guerreiros, Ela ressalta o contraste entre Davi e Saul sendo um homem alto Saul deveria ter enfrentado o gigante conforme relato em l Samuel cf. {l Sm 9-2}, mais sua timidez diante de Golias demostrou sua falta de firmeza e sua incapacidade para governar, ao aceitar o desafio, Davi demostrou sabedoria e fé provando ser o homem indicado por Deus para o trono de Israel.
Além das narrativas em l e ll Samuel contem vários poemas ou salmos de louvor e lamento, Um desses poemas é a fascinante oração de Ana em {l Sm 2}, em que a mãe de Samuel se regozija pela bondade de Deus, em permitir que ela concebesse, O dramático Hino ao Arco conforme ll Samuel 1, em que Davi lamenta a morte de Saul e Jonatãs, é outro Exemplo.
Davi e Ungido a Rei sobre Israel.
Depois da separação, entre Samuel e Saul nunca mais se viram, Samuel, porém, passou a prantear por Saul, e Por causa desses sentimentos controversos de Samuel, Deus o repreendeu a Samuel dizendo Até quando terás dó de Saul, ou-seja Ate quando vai protege Saul, havendo-o Eu rejeitado, para que não reine mais sobre Israel?. cf.{I Samuel 16 - 1}. Deus mandou Samuel encher um vaso de azeite e comissionou a ir a Belém, ao sul de Jerusalém, na casa de Jessé com a finalidade de ungir um dos filhos de Jessé como futuro rei de Israel, no lugar de Saul.
{ a) Arão e seus descendentes, a quem Deus selecionou para o sacerdócio de Israel,
{b) encontra-se os não descendentes de Arão que serviam de auxiliares aos sacerdotes, e desempenhavam diversos ofícios menores do santuário. Samuel fazia parte desta classe, pois ele era levita, mas não descendente de Arão. É oportuno esclarecer que todo o sacerdote era levita, mas nem todo levita era sacerdote.
Nada mais é dito sobre Samuel até a fuga de David para Naiot. Uma comunidade Católica em Ramá, quando ele acompanhou seu amigo fugitivo para aquela comunidade chamada de Naiot. Lá, através da intervenção de Samuel, os mensageiros de Saul, como fez mais tarde o próprio Saul, tornaram os profetas antes de Samuel conforme narrativa em {lSm 19 .18-19 e 22-23).
O final de Samuel é contado em uma nota muito breve em que «Samuel morreu, e ajuntou-se todo o Israel, e lamentou-o, e sepultou-o em sua casa em Ramá”. David levantou-se e desceu ao deserto de Parã, para se livrar das perseguições de Saul, cf.(I Samuel 25 -1).
Mas após sua morte, Saul, através da bruxa de En-Dor, quando invocou a chamou Samuel de seu túmulo, apenas para ouvir dele uma previsão de seu destino iminente cf.(I Samuel 28 - 3 e segs.).
Nos livros das Crônicas Samuel o vidente também e mencionado por varias vezes conforme relato Em {I Crônicas 26 – 28} Samuel, o vidente, é mencionado como o Homem dos dons que foram dedicados ao Santuário de Deus, Ele é novamente representado como YHWH, conforme relato em { I Crônicas 11 – 3}, veja que ele tendo recebido esse nome não se envaideceu mantendo-se firme na presença de Deus, como um profeta obediente as obras do Senhor, como temos, anunciado a subida de David ao trono. Acredita-se ainda que ele tenha ordenado os porteiros na constituição dos cargos quando convocaram os porteiros a vigia dos portões das aldeias em sua genealogia de Samuel e de Davi cf. (I Crônicas 9 - 22).
Já Nos relatos bíblicos e extra Bíblico, Samuel aparece como fundador do reino e o legítimo ofertante de sacrifícios nos altares Isso de fato, foi Registrado nos livros das Crônicas cf.{I Crônica 6 - 28 }, essa menção faz dele um descendente levita já que houve um acordo veja relato em I Samuel 9 - 9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta, o que confirmava que ele era um verdadeiro homem de Deus cf.(I Samuel 9.7- 8).
Foi aceito pelo povo por ser capaz de revelar o paradeiro de animais perdidos, embora naquela Época Já havia escola de profetas ou, mais propriamente dito, bando de profetas como eram conhecido, Isso Pelo fato de que esses bandos são mencionadas em conexão com Gibeá conforme relato no próprio livro de Samuel cf. (I Samuel 10.5-10), e também em Jericó na Revelação dos filhos dos profetas a Elizeu,cf.(II Reis 2 - 5) e também em Ramá cf. (I Samuel 19 -18 e segs.), Bet'el conforme relato em (II Reis 2 - 3) e também em Gilgal (II Reis 4 - 38), Esses relatos marcaram os pontos centrais da trajetória de Samuel, o que parece uma conclusão bem assegurada de que o personagem Samuel foi quem os convocou.
Os Relatos de Samuel no Novo Testamento:
Já nos Relatos em Atos dos Apóstolos está registrado que Samuel foi de Fato e Direito o Ultimo dos Juízes e também o primeiro profeta verdadeiramente falando sobre o Exercício Profético. Cf. (Atos 13 - 20),
Outro grande Legado de Samuel aparece como profeta em Israel (Atos 3:24; Assim também no Livro dos Hebreus cf.{ Hb 11 - 32), enquanto uma interpretação em II Crônicas 35 -18 comenta a conexão do seu tempo com uma das mais memoráveis celebrações da Páscoa.
No Antigo Testamento embora não forneça dados cronológicos sobre sua vida. Se o relato de Josefo ao traduzir o artigo cf. (Ant. Vi. 13, § 5) comprova que Samuel oficializou os Ofícios que Eram considerado, aos doze anos como juiz antes da coroação de Saul. E o ano era 1095 a.C.; o que é comumente foi pela suprema coute que aceitaram o Veredito da ascensão de Saul ao trono.
Samuel no Judaísmo (século III)
Exceto pela tradição judaica e pela os Relatos na Bíblia, não há muitas fontes disponíveis sobre a sua existência, Mais é a partir dos livros que levam seu nome que se conhece sobre sua vida e sua importância na história de Israel.
Considerações finais:
O velho e sábio Samuel, o famoso Juiz e profeta que ungiu tanto Saul quanto Davi, e que dá seu nome a este e ao próximo livro da Bíblia vem a falecer,O luto nacional foi declarado, ele foi sepultado em sua casa, em Ramá, Dessa forma Samuel Tornou-se o último dos juízes e o primeiro dos profetas.
Samuel é o personagem mais importante entre Moisés e Davi. Ele foi o Lutero ou o João Batista de seu tempo, um Homem de profunda piedade e discernimento espiritual dedicava-se totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem de Israel.
Mesmo não sendo ele descendente da linhagem de Aarão, sucedeu a Eli no cargo sacerdotal, o que faz parecer, que foi o primeiro a estabelecer uma instituição para o preparo dos jovens que desejavam abraçar a vocação profética.
Samuel
teve um começo promissor, ungiu dois reis, e foi influente no início do reino
de um deles, Quando
estava no auge, Deus lhe revela que rejeitava Saul como rei, Ele
apenas passou o recado adiante, mas mesmo assim caiu em desgraça perante Saul, Samuel
foi o último juiz a governar Israel e grande articulador da transição para a
monarquia.
O profeta Samuel foi um dos personagens mais importantes da história de Israel, e uma figura notável do Antigo Testamento. Ele foi o primeiro de uma tradição profética em Israel, o último dos juízes e aquele que ungiu os primeiros reis da nação. Seu exemplo de fé atravessou os séculos, e por isso ele é mencionado pelo escritor de Hebreus entre os heróis da fé cf.(Hebreus 11:32).
Um dos maiores líderes do povo de Israel. Ele foi o último e o mais importante dos juízes, como também o primeiro da escola profética cf.(Atos 3:24; 13:20), e certamente é uma das figuras mais notáveis da Bíblia, A história de Samuel revela que ele era considerado a pessoa mais proeminente desde Moisés nos tempos do Antigo Testamento (cf. Jeremias 15:1).
O significado exato do nome “Samuel” é incerto, mas várias alternativas têm sido sugeridas pelos intérpretes. As principais são: “ouvido por Deus”, “aquele que provém de Deus”, “nome de Deus” e “prometido ou dado por Deus”.
A vocalização do nome Samuel em hebraico sugere o significado de “ouvido por Deus”, mas isso é inconclusivo.
O Rei Davi juntamente com muitos outros israelitas, vão para a casa de Samuel em Ramá, onde ele chora por este grande homem de Deus, Após este período de luto, Davi mais uma vez vai para o esconderijo no deserto de Pará e Assim termina uma Grande Historia desse Personagem marcante do velho testamento com um Legado incomparável para todas as Gerações futuras.
A morte de Samuel:
Depois da menção em Ramá entre os profetas, nada mais é dito sobre a vida de Samuel. Apenas dois versículos falam de sua morte (1 Samuel 25 – 1} e em 28 - 3). Samuel morreu e foi sepultado em Ramá, e houve grande lamento entre o povo. Isso demonstra que a reputação de Samuel permaneceu limpa até o fim de sua vida.
Samuel morreu antes mesmo de ver Davi, a quem ungira como rei, assumir oficialmente o trono de Israel, Depois dessas Coisas Bíblia relata a tentativa patética e pecaminosa de Saul em tentar consultar a Samuel após a sua morte com ajuda de uma feiticeira de En-Dor (1 Samuel 28 -15). Numa passagem de difícil interpretação, Saul escutou naquela ocasião uma predição de sua derrota contra os filisteus e ascensão de Davi ao trono.
Sendo O profeta Samuel uma das pessoas mais importantes da história de Israel, e uma figura notável do Antigo Testamento Ele também foi o primeiro de uma tradição profética em Israel, o último dos juízes e aquele que ungiu os primeiros reis da nação de Israel o Seu exemplo de fé atravessou os séculos, e por isso ele é mencionado pelo o escritor de Hebreus entre os heróis da fé cf. (Hebreus 11 - 32).
O esboço Didático de l Samuel
Parte 1
Narra Samuel como o ultimo Juiz.........................................{1.1-7 e 17}
I - A primeira Transição da Liderança Nacional:
Eu Samuel..............................................................................{1.1-3 e 21}
A o nascimento do novo Líder...............................................{1.1-2 e 11}
B A necessidade de um novo Líder ......................................{2.12-36}
C A transição de Eli par Samuel:...........................................{3.1-18}
D Samuel e conhecido como novo líder de Israel:................{3.19-21}
II - Samuel como Juiz em Israel:..........................................{4.1-7 e 17}
A necessidade da Liderança de Samuel:.............................{4.1-6 e 21}
B As vitorias sob as Lideranças de Samuel:........................{7.1-17}
Parte - 2
Saul o Primeiro Rei de Israel:.........................................{8.1-31 e 13}
I -A Segunda transição da Liderança Nacional:
Samuel e Saul:...............................................................{8.1-12 e 25}
A as causas da transição:..............................................{8.1-9}
B A transição de Samuel para Saul:..............................{8.10-12 e 25}
II -O Reinado de Saul:...................................................{13.1-16 e13}
A o Sucesso inicial do Reinado de Saul:.......................{13.1-4}
B Os Fracassos do Reinado de Saul:...........................{13.5-16 e 13}
III -A terceira Transição da Liderança Nacional:
Saul – Davi:.................................................................{16.14-31 e 13}
A Transição do Reinado de Saul para Davi:...............{16.14-18 9}
B Saul tenta Matar Davi:.............................................{18.10-20 e 42}
C A ascensão de Davi no Exilio:.................................{21.1-28 e 2}
D o declínio final de Saul:...........................................{28.3-31 e 13}
O esboço Didático de {lI Samuel}
Parte - I
Marca as Tribos de Davi:............................................................{1.1-10 e 19}
I – os Triunfos Políticos de Davi: ...............................................{1.1-5 e 25}
A – o Reinado de Davi sobre Judá em Hebron:.........................{1.1-4 e 12}
B – o Reinado de Davi sobre todo Israel e em Jerusalém : ......{5.1-25}
II – os Triunfos espirituais de Davi: ............................................{6.1-7 e 29}
A- Transferência da Arca da Aliança: ...................................{6.1-23}
B- A instituição da Aliança Davidica: ....................................{7.1-29}
III – os Triunfos Militares de Davi: ..............................................{8.1-10 e 19}
A- Os Triunfos de Davi sobre seus Inimigos: .......................{8.1-12}
B- O Governo Justo de Davi: ................................................{8.13-9 e 13}
C- Os triunfos de Davi sobre Amom e Síria: ..........................{10.1-19}
Parte - 2
Revela as Transgressões de Davi: .............................................{11.1-27}
I – O pecado do Adultério de Davi: .............................................{11.1-5}
II – O pecado do Assassinato: ....................................................{11.6-27}
A- Urias não dorme com Bate-Seba:.....................................{11.6-13}
B- Davi ordena a morte de Urias: .........................................{11.14-25}
C- Davi se Casa com Bate-Seba: ........................................{11.26-27}
Parte - 3
Narra os problemas de Davi: ...................................................{12.1-24 e 25}
I – Inicia os problemas na casa de Davi: .................................{12.1-13 e 36}
A- Profecia de Natã: ...........................................................{12.1-14}
B- A morte do filho de Davi: ................................................{12.15-25}
C- A Lealdade de Joabe a Davi: ..........................................{12.26-31}
D- O incesto na casa de Davi: .............................................{13.1-20}
E- O assassinato de Amnom: ..............................................{13.21-36}
II – Os Problemas no Reinado de Davi: ....................................{13.37-24 e 25}
A- A rebelião de Absalão: ....................................................{13.37-17 e 29}
B- Absalão e Assassinado: .................................................{18.1-33}
C- Davi e Restaurado no Trono: ..........................................{19.1-20 e26}
D- Os comentários sobre o Reinado de Davi: .....................{21.1-24 e 25}
Saudações finais:
Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que os amados leitores possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado diante de Deus, de uma forma espiritual que através do espírito santo, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através das Pesquisas e consultas as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que todos possam serem agraciado por Deus, que através de sua palavra, hora revelada pelo espirito santo para o fortalecimento de sua Igreja.
Referencia Biográfica e Pesquisa:
Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus cristo, São Paulo: Loyola. 19
Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.
Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida
Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e Corrigida
Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD
Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revidada {2015}
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer
Fontes de apoio e pesquisa Acadêmicas:
Centro de Treinamento Teológico Metodista C.T.T.M
Faculdade Teológica da UNINTER
Instituto Cristã de Teologia e Pesquisa I.C.T.P
Faculdade Paulista de Teologia Unip
AGRADE Academia Teológica da Graça de Deus.
Autoria: Pr. Ary
Elaboração Textual: Pr. Alrimar Dantas
Colaboração Textual: Jordana Benigno
Elaboração Técnica: Pr. Alrimar Dantas
Colaboração técnica: Alrimar Junior.
Elaboração Biográfica: Pr. Alrimar Dantas
Colaboração Biográfica: Jordana Benigno e Vitor Vieira
Elaboração Teológica: Pr. Alrimar Dantas
Colaboração Teológica: Pra Sandra
Colaboração biográfica: Vitor Viera e Jordana Benigno
Revisão Biográfica Vitor Viera e Jordana Benigno
Colaboração Espiritual: Pra Sandra Benigno
Departamento de Intercessão Espiritual:
Pra Sandra Benigno
Alrimar Junior
Jordana Benigno
Vitor Vieira
Alberto Vieira
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Perfil: Teólogo e palestrante com conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo, têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo da obra de Deus, para o crescimento do Reino.
que Deus Abençoe a todos amem
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