JONAS O PROFETA DE DEUS QUE SALVOU UMA NAÇÂO:

Jonas um Profetá de Deus,que salvou uma nação na oração
Afina quem foi o Profeta Jonas e qual sua  história  Real na Bíblia: Bem Jonas foi um profeta do antigo testamento, conhecido como o profeta que salvou uma nação com sua oração em obediência a Deus, ficou registrada nas escrituras sagrada cuja o livro traz seu nome.
embora pouco se sabe que de sua infância ou de sua vida, apenas sabemos que Jonas foi um profeta do antigo testamento com base no episódio narrado no livro que traz seu nome, Jonas foi um grande personagem para a História de Israel.

A história de Jonas esta Registrada no livro de sua autoria que aparece uma Historia trágica durante sua jornada, embora sabemos que ele foi um marco dá integridade e de confiança na Bíblia que um profeta como Jonas seja descrito de modo tão brando, A tendência natural dos escritores humanos seria obscurecer e esconder tal personalidade, mas o Espirito de Deus Apresenta heróis valiosos ao lado de pessoas comuns para ilustrar a verdade, não importam quão frágeis e desagradáveis tais pessoas possam ser, pois não se sabe nada sobre a vida pessoal de Jonas quando ele voltou para Israel após sua aventura missionaria em Nínive. Veja outros atributos da trajetória de Jonas no seu Livro.  

QUEM FOI JONAS?
Jonas foi um profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II, em meados do século 8 a.C. Jonas era filho de Amitai, e veio de Gade-Hefer, uma aldeia de Zebulom, situada nas vizinhanças de Nazaré. Ele também é o herói do livro que traz o seu nome, o quinto dos doze Profetas Menores.

O QUE SIGNIFICA JONAS?
O nome Jonas significa “pomba”, e a forma neotestamentária do desse nome é Ionas. Algo interessante com o nome “Jonas” ocorre no Novo Testamento, quando comparamos passagens dos Evangelhos de Mateus e João. No Evangelho de Mateus (16:17), Jesus chamou Pedro de Simão Barjonas, que em aramaico seria “filho de Jonas”. Entretanto, no Evangelho de João (1:42; 21:15,17), o pai de Simão Pedro é chamado de João, embora em alguns manuscritos ele também apareça em ambas as passagens como “Jonas”. Diante disso, não se sabe exatamente se os nomes “Jonas” e “João” (heb. yonah e yohanan) são dois nomes diferentes do pai de Pedro (algo comum na época), ou se representam duas forma gregas do mesmo nome hebraico.

A HISTÓRIA DE JONAS:
O Profeta Jonas profetizou a restauração das fronteiras de Israel, o que foi conseguido por Jeroboão II por volta de 782-753 a.C., conforme o texto encontrado no livro de {II Reis:
Também este restituiu as fronteiras de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer. (2 Reis 14:25)

Considerando que Jonas profetizou acerca do reinado de Jeroboão em aproximadamente 790 a.C., durante a co-regência deste com seu pai Jeoás, é muito provável que Jonas tenha conhecido o Profeta Eliseu, que faleceu por volta de 797 a.C. Existe ainda a possibilidade de o Profeta Jonas ter sido um dos “filhos dos profetas” instruídos por Eliseu (2Rs 6:1-7).

O CHAMADO COMO PROFETA
A maior parte do que sabemos sobre a história de Jonas é o que está narrado no livro a qual tem seu nome. De acordo com o livro de Jonas, Deus ordenou que o profeta fosse à cidade de Nínive para clamar contra ela (Jn 1:1,2).

A Desobediência de Jonas a Ordem de Deus:
Jonas Desobedecendo a ordem de Deus, o Profeta Jonas foi para Jope, embarcando ali em um navio com destino a Társis, a oeste de Israel, que talvez fosse a Córsega ou parte da Espanha, enquanto Nínive, o destino a qual Deus havia lhe enviado, ficava no estremo leste (Jn 1:3).

No meio da navegação, Deus enviou uma grande tempestade que castigou a embarcação a qual o Profeta Jonas viajava (Jn 1:4).
Após os marinheiros clamarem cada um ao seu deus, e realizarem uma série de procedimentos para tentar salvar o navio, o capitão da embarcação encontrou o Profeta Jonas dormindo no porão do barco (Jn 1:5,6).

O capitão então ordenou que Jonas invocasse o seu Deus na tentativa de que pudessem ser poupados (Jn 1:6).
Os marinheiros resolveram lançar sorte, e a sorte caiu sobre o Profeta Jonas que foi declarado culpado. Interrogado pelos tripulantes daquele navio, Jonas mandou que eles o lançassem ao mar, para que a tempestade se acalmasse. Num primeiro momento os homens ainda tentaram resistir à ideia do Profeta Jonas, mas ao perceberem que não teria jeito, lançaram Jonas no mar e a tempestade finalmente cessou (Jn 1:13-15).

O PROFETA JONAS E O GRANDE PEIXE:
Após ser lançado ao mar pelos marinheiros da embarcação em que estava viajando, o Profeta Jonas foi engolido por um grande peixe que o Senhor providenciou. Jonas ficou no ventre do peixe durante três dias e três noites (Jn 1:17). Jonas então orou a Deus em forma de um cântico de ação de graças, e Deus ordenou que o peixe o vomitasse em terra firme, talvez em uma praia distante da costa da Síria, Muito têm se discutido acerca desse grande peixe que engoliu o Profeta Jonas. 

Alguns defendem a ideia de ter sido uma baleia, enquanto outros reprovam essa possibilidade. Na verdade, de fato não precisa necessariamente ter sido uma baleia. Poderia ter sido um grande tubarão, como o próprio tubarão-baleia que atinge um tamanho enorme e não possui os dentes terríveis de outras espécies de tubarão.

O termo original em hebraico significa apenas “grande peixe” e o termo usado em grego na Septuaginta é um termo genérico para “mostro do mar”, “criatura marítima” ou “peixes de grande tamanho”. Seja como for, o correto é que esse episódio se refere a algo sobrenatural que ocorreu para que o propósito de Deus fosse cumprido.

O PROFETA JONAS CHEGA A NÍNIVE:
Depois de ter sido vomitado pelo grande peixe, Jonas obedeceu à ordem de Deus e foi tratado Espiritualmente se Redimindo dos seus erros para que tivesse uma nova oportunidade diante de Deus, o fato e que após uma longa jornada de tratamento Jonas Recebe uma nova Chance de Deus, para voltar a Nínive e pregar conforme a ordenança de Deus ou-seja a pregação que Deus mandar, (Jn 3: 1 a 4).
Jonas pregou conforme Deus havia ordenado, e a cidade naquele momento se arrependeu de seu pecado, sendo poupada por Deus de ser Destruída (Jn 3:4-10).
O fato de Deus ter poupado Nínive deixou Jonas profundamente irritado (Jn 4:1). Muitos sugerem que o motivo da irritação de Jonas foi uma espécie de mistura entre ciúmes e antipatia em relação aquele povo pagão que era inimigo de seu próprio povo.

O descontentamento foi tamanho que o Profeta Jonas pediu que Deus tirasse a sua vida (Jn 4:3).
Deus então mais uma vez deu uma lição em Jonas. Ele fez crescer uma planta que deu sombra a Jonas, deixando-o muito feliz. No dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e rapidamente ela ficou destruída. Mais uma vez o Profeta Jonas ficou irritado e pediu para morrer. 

Usando esse exemplo da planta, e da piedade demonstrada por Jonas a ela, Deus ensinou ao Profeta que era moralmente correto que Ele manifestasse piedade pelo povo de Nínive (Jn 4:6-11).
O Termino da história do profeta Jonas termina repentinamente (Jn 4:11) e o Antigo Testamento não faz qualquer outra referência sobre ele.

O PROFETA JONAS NO NOVO TESTAMENTO:
Jonas é citado no Novo Testamento pelo próprio Jesus, onde Ele faz referência ao período em que Jonas permaneceu no ventre do peixe e ao arrependimento da cidade de Nínive através da pregação do profeta (Mt 12:39-41; 16:4; Lc 11:29-32).
 
Essa referência sobre a história do Profeta Jonas no Novo Testamento é muito significativa, pois confere a garantia de que os relatos descritos no livro de Jonas são fatos históricos e literais, e não apenas uma fábula com propósitos nacionalistas como alguns comentaristas céticos sugerem.

O PROFETA JONAS NOS RELATOS EXTRABÍBLICO:
Alguns estudiosos defendem que Beroso, um sacerdote e historiador caldeu da Babilônia que viveu no século 3 a.C., teria escrito sobre o episódio envolvendo Jonas. Beroso escreveu em grego uma obra sobre a História da Babilônia, onde em um de seus relatos ele se refere a uma criatura que emergiu do mar para conceder sabedoria divina aos homens chamada Oannes. Seria um tipo de homem-peixe.

Os babilônicos cultuavam diversas divindades com perfis curiosos, incluindo um deus das águas (Enki ou Ea). Mas o que chama atenção nessa história é o fato do nome “Oannes” ser muito semelhante ao nome grego Ioannes, que, junto com o também grego Ionas, é utilizado para representar o hebraico Yonah, ou seja, “Jonas”. 

Portanto, alguns acreditam que existe a possibilidade da descrição de Beroso ter alguma relação com a história de Jonas, já que a fama de um evento miraculoso como esse facilmente pode ter o corrido entre muitos povos, e originado até mesmo algumas lendas. O problema com essa sugestão parece ser cronológico, já que para alguns o mito sobre Oannes remonta o período de + ou - 4.000 a.C.
 
I - O MUNDO CLAMA POR PROFETAS.
Nossa cidade, nosso país e o mundo clamam por pessoas que estejam dispostas a anunciar a Palavra e Deus quer levantar pregadores. Foi isso que ocorreu com Jonas.
 
II - UM MUNDO CLAMANDO POR MISSÕES
A segunda parte do livro mostra um novo Jonas, arrependido e disposto a cumprir o mandado missionário.
 
a) O missionário obediente, 3: 3-4 - Nínive era importante por abrigar mais de 120 mil almas; essa era a preocupação e o seu valor para Deus, {4: 11. }A submissão de Jonas pode ser vista por expressões significativas, tais como:  “Levantou-se, ... e foi” , 3: 3; “começou Jonas a percorrer a cidade... e pregava a palavra de Deus”, 3: 4.
 
b) Consequências da obediência, 3: 5-10 - A pregação de Jonas produziu resultados e os moradores de Nínive arrependeram-se de seus pecados. Houve, por um certo período, um retorno ao monoteísmo.
Nessa fase aconteceram duas grandes pragas, nos anos 765 e 759 a.C., e um eclipse solar, em 763 a.C. Esses acontecimentos podem ter sido interpretados como sinais de julgamento divino e, portanto, preparado a cidade para receber a mensagem profética de Jonas. Como expressão visível de seu verdadeiro arrependimento, “eles jejuaram, vestiram-se de pano de saco”, 3: 5.

c) Lição e censura a Jonas, 4: 4-11 - Quando Deus agiu, salvando ninivitas, Jonas ficou contrariado, v. 8, porque pensou na segurança política de Israel. É como se o pregador colocasse seus interesses pessoais à frente dos interesses do reino de Deus. Foi preciso que Deus o levasse a sentir o valor de uma alma. Se Jonas creu ser razoável irar-se por uma planta com a qual não contribuiu em nada para sua existência, como não dar lado para compreender o tão grande e poderoso amor de um Deus criador, que fizera com carinho e doçura cada criatura que estava naquela metrópole?

III: DEUS EXPRESSA SEU AMOR POR NÍNIVE:
1) O amor do Criador por seus filhos, embora tenham eles vivido em pecado e rebelião contra suas Leis, vai além de qualquer amor ou sentimento humano, Rm {5: 8}.

2) O amor de Deus pela humanidade estende-se para além de qualquer fronteira, até às pessoas perdidas em qualquer lugar. Esta verdade foi plenamente vista:  a) quando Deus enviou seu Filho Jesus para morrer por todas as pessoas, Jo 3: 16; e b) quando Jesus enviou os discípulos a todo o mundo para pregar o Evangelho e fazer discípulos de todas as nações, {Mt 28: 18-20}.

INTRODUÇÃO
O livro do referido profeta narra sua historio, um pequeno livro do antigo testamento que enfatiza o amor de Deus por todos os povos pagãos e gentios, assim como seu povo escolhido, que era os Israelitas, o livro recebe o nome de sua figura central, o profeta Jonas que aprendeu sobre o amor universal de Deus ao lutar contra o chamado de Deus em sua vida.

A ESTRUTURA DO SEU LIVRO
O livro inicia com o chamado de Jonas para pregar na grande Cidade Nínive, capital do Império Assírio, como inimigos políticos leais dos Israelitas e adoradores de falsos deuses, os assírios também eram rejeitados como pagãos. Mais o chamado de Deus na vida de Jonas, mostrou claramente que ele não havia desistido dos Assírios.

O profeta devia clamar pela nação ninivita levando ao Arrependimento advertindo a nação de julgamento futuro caso eles não se voltasse para Deus, em vez de obedecer a ordem e direção de Deus para ir a Nínive.

Observe que Deus deu uma lição a Jonas porque Deus tinha um plano elaborado pelo espirito santo para o ministério profético de Jonas, tendo compaixão não só da vida de Jonas mais também do povo rebelde de Nínive. Jonas começou a lembra-se da bondade de Deus por causa da Planta enquanto Deus, voltou sua atenção a algo muito mais importante que era o valor que aquela nação tinha para Deus Salvando assim toda aquelas pessoas.

A AUTORIA E DATA DE SUA ABRANGÊNCIA
A visão tradicional que o profeta escreveu o livro Isto situaria seu texto em que foi aproximadamente 760 Ac. Visto que o profeta filho de Amitai cf.1-1 e o mesmo Jonas que profetizou durante o reinado de Jeroboão ll de Israel no período de 793 a 753 Ac. Cf. {ll Reis 14-25 }, a única informação adicional que se tem a respeito do profeta é que era natural do vilarejo de Gate-Hefer em Israel.

Alguns estudiosos insistem em afirmar que o livro não foi escrito nesta data afirmando que foi cerca de ate três séculos depois por outro autor. De acordo com essa teoria o escritor compôs a narrativa de Jonas e de suas profecias para combater perspectiva reduzida do povo Judeu depois que retornaram a Jerusalém após o cativeiro Babilônico é verdade que os Israelitas chegaram aos extremos durante esses anos quando tentaram banir todo tipo de influencia estrangeira e preservar a herança de sua fé

Jonas certamente e um livro que enfatiza o Amor universal de Deus por aquele povo mais as evidencia que confirmam essa teoria são frágil e inconsequente, desse modo a visão tradicional de que o próprio profeta Jonas escreveu o livro após sua visita a Nínive em aproximadamente 760 Ac. Sendo aceita pelos teólogos e fontes de apoios tradicionais.

contextualização Histórica do profeta:
O profeta Jonas visitou Ninive durante os dias Gloriosos do Império assírio. No período abrangente de 885 a 625 A.c aproximadamente, nessa época os Assírios dominaram o mundo Antigo numerosas passagem do Antigo testamento relatam avanços das forças militares assírias contra os reino vizinhos de Judá em Israel durante o período, já 841 A.c Jeú Rei de Israel foi forçado a pagar tributos aos influentes governador assírios Salmonenser lll.

Esse tipo de Aborrecimento continuou por mais de um século ate Israel finalmente caiu diante dos Assírios em 722 A.c não é de se admirar que Jonas tenha relatado em ir para Nínive: Deus o Havia chamado para visitar a área central do território inimigo e dar aos Assírios a chance de se Arrependerem. Foi uma ordem radical que teria exigido a obediência de qualquer outro  profeta. A atitude relutante de Jonas não deve cegar ao leitor para o fato de que o profeta cumprisse a ordem de Deus.

CONTRIBUIÇÃO TEOLÓGICA:  
Uma das grandes verdades enfatizadas na bíblia e que deus pode usar pessoas que não querem ser usadas. Jonas foi conduzido a Nínive praticamente contra sua vontade, mas sua mensagem relutante ainda faz ecoar a resposta afirmativa dos assírios. O que mostra que o despertar e o arrependimento são obras do espírito de deus. Nossa tarefa é proclamar sua mensagem.

No entanto, a grande revelação do livro é que deus é que deus deseja mostrar compaixão e graça a todos os povos do mundo. Nenhum povo ou nação deve reivindicar direitos exclusivos ao seu amor. A tarefa do povo hebreu era pregar a mensagem a respeito do amor universal deus ao mundo todo. Cf. (GN 12.1-3). Esqueceram-se, entretanto, desse propósito missionário e, finalmente reclamaram deus e suas bênçãos somente para si mesmos.

O livro de Jonas é uma proclamação contra a interpretação equivocada sobre deus e seu propósito. No último versículo do livro, deus torna claro a Jonas que sua misericórdia e compaixão são tão profundas quanto o próprio mundo: “e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que a mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?” (4.11).

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS:
Muita atenção tem sido dada ao “grande peixe” cf.(1.17) que engoliu Jonas e o que depois vomitou na praia. Não se chega a nenhuma solução debater a respeito do que peixe seria capaz de engolir um homem ou se uma pessoa poderia permanecer viva no estômago de tamanha criatura. A ênfase dessa parte da narrativa é que Deus fez um milagre para preservar a vida do profeta, a fim de que ele fosse a Nínive cumprir as suas ordens. 

O texto afirma que deus preparou esse peixe especificamente com esse propósito cf. (1.17). Outros milagres de deus para “preparar” Jonas feriu a planta cf (4.6), o verme que feriu a planta cf. (4.7) e o vento quente oriental que aumentou a miséria do profeta cf. (4.8).

Alguns leitores da Bíblia insistem na interpretação desse livro insistem na interpretação desse livro desse livro como alegoria ou parábola. No entanto, tais abordagens ignoram a interpretação literal de Jesus sobre a narrativa bíblica.    Ao falar de sua morte e ressureição, Jesus declarou: “Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites no ventre de um peixe, o filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra” cf.(MT 12.40). e também em Lucas { 11.29 a 32},

Sendo assim, o livro de Jonas é muito mais do que uma história exagerada. Trata-se de um belo relato da graça de Deus que amplia nossa compreensão para a maior história de amor de todos os tempos- a morte de seu filho Jesus Cristo pelos pecadores desse mundo.

COMENTÁRIO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DE JONAS
Por que às vezes não conseguimos sentir, nos preocupar, a amar? Frequentemente, a insensibilidade é fruto do nosso afastamento de Deus e da missão. O naufrágio espiritual está ligado à resistência em obedecer, em conhecer mais o caráter de Deus, em construir com Ele os projetos novos que desafiam nossa visão de nós mesmos, do mundo, das pessoas e do reino de Deus.

Quão cegos é possível nos tornarmos por causa de nossas defesas psicológicas, sem admitir nossas nínives interiores, a nossas crises e  existenciais, nossos abismos, que nos distanciam dos outros e de Deus! Construímos muros de indiferença, que nos tornam quase impenetráveis; porque Deus não desiste de nós. Se preciso for, usará tempestades, abismos, mestres, monstro marinho ou vento tempestuoso do oriental para nos sacudir, nos ensinar, nos redirecionar e nos convencer a obedecer e a amar. Pois Essa é a misericórdia de Deus em ação.

A missão de Jonas era colocará muito do seu espírito nacionalista exacerbado, seu temperamento destemperado e sua visão distorcida das ações de Deus para com os gentios. Por isso ele via a fuga como única saída e a cidade de Társis como ótima opção. Ao sul da Espanha, o fim do mundo de então lhe dará a impressão de que estará longe de Deus e de seu equivocado chamado resolveria o problema.

O maior medo do profeta é que a misericórdia de Deus seja acionada ao menor sinal de arrependimento de Nínive, podendo a Assíria vir a tornar-se carrasco de Israel cf. (Is 7.17;  e Oseias 9.3; 10.6-7.
Então ele mergulha não no cumprimento de sua missão, e sim na fuga. Mas Deus não desiste do profeta desistente. A grande tempestade faz parte do seu plano para resgatá-lo em sua fuga.
Então Deus usa o mestre do navio para questionar o profeta a respeito de seu estado letárgico. Neste momento, o gentio crê mais firmemente do que o próprio profeta de Deus e o chama a uma atitude espiritual de oração.

1. O mergulho na missão envolve cinco {5}, aspectos comprometedores de toda a nossa vida: a missão precisa ser forjada pela reflexão de nossas mentes, mediada pelos nossos corações e, finalmente, executada pelo labor de nossas mãos.

2. “Temos dificuldade de tirar a cera, a máscara”. Com isso, não conhecemos e não somos conhecidos. Chegamos ao ponto de chamar a pessoa que se senta ao nosso lado, no culto, de “amado irmão” porque não sabemos o seu nome! Como pode ser amado, se não sabemos nada sobre ele?
Vimos que O chamado de Jonas, a princípio, foi um chamado para realizar algo. Porém, ele precisava compreender que o seu principal chamado não era para realizar, mas para ser. Quais os sentimentos e pensamentos que lhe ocorrem quando se apercebe do chamado de Deus para ser a pessoa que Ele quer que você seja?
3. Você se lembra de alguma situação em que você tenha sido tentado a fugir para não ter que cumprir o que sabia ser necessário?

4. Os seus relacionamentos pessoais e o labor de suas mãos expressam compromisso com a missão?

5. Existe algo dentro de você prejudicando a sua relação com Deus e com os outros? Que atitudes você precisa tomar em relação a essa circunstância? Lembre-se que As Igrejas Cristãs Estão Abrindo as Portas Para o Anticristo e não se dão conta da realidade.

As congregações cristãs não estão impressionadas com popularidade ou com os números. Aqueles que deixam de declarar todo o desígnio de Deus estão no caminho de Jope, percebam ou não, o fato que estão cometendo um grande erro. É muito mais fácil pregar sobre o amor de Deus e sobre o fruto do espírito do que "tosquiam as ovelhas",

Quando falando sobre os pecados da carne, mas algumas vezes Deus insiste que façamos nosso trabalho de redarguir, repreender e exortar! cf. [2 Timóteo 4]

Se houve um tempo na história desta nação quando o arrependimento e o reaviva mento são desesperadamente necessários, esse tempo é agora! Somos uma civilização decadente e paganizada, a despeito de todas as afirmações em contrário, vimos que qualquer analfabeto pode discernir a rápida deterioração da nossa fibra moral e espiritual. Eticamente falando, os Nossos adolescentes estão se matando uns aos outros, os governante estão falido moralmente falando sem conhecimento e sem tenor a Deus, — mas os analistas com óculos de lentes cor-de-rosa insistem em dizer que tudo está bem, pois a economia continua prosperando. Que Deus tenha misericórdia de nos e ajude-nos! Vimos que"Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos."cf. [Jeremias 8:20].

Vejamos que mensagem Deus deu a Jonas para pregar. Era uma mensagem duradora, com rimas para dar maior ênfase e terminava com um poema. Certo? Não, ela consistia de apenas sete ou oito palavras na nossa tradução portuguesa e foi "pregada" por um homem que certamente não tinha no seu coração aquilo que estava dizendo. Ele foi forçado a pregar aquela mensagem. Na nossa mente, podemos imaginar Jonas entrando na grande cidade, olhando temerosamente para os lados, esperando a qualquer momento ser reconhecido como judeu e atacado — somente seu medo excedia seu ódio por aquele povo.

Após caminhar aproximadamente um terço da distância, percorrendo a grande cidade, ele tomou coragem e começou a clamar: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida." Você pode imaginar alguns dos comentários que uma mensagem como essa receberia em nosso país hoje? "Rapaz, que sermão sem graça! É curto demais, não tem assunto nem estilo! Ouvi-lo é uma perda de tempo!"

No entanto, aqueles que fizessem esses comentários estariam deixando de reconhecer o aspecto sobrenatural da mensagem. Era a Palavra de Deus para Nínive e para o Império Assírio, e a Palavra de Deus nunca volta vazia, ela sempre realiza seu trabalho!

Nós, pregadores, precisamos nos preocupar mais com o que Deus diz, em vez de como moveremos o coração dos homens. Um pregador desconhecido da mídia sempre faz  comentário que não podemos nem mesmo criar ansiedade na mente dos nossos ouvintes.

Jonas continuou percorrendo aquela grande cidade proclamando a simples mensagem de arrependimento e o resultado foi sem paralelos em toda a história humana! A Palavra de Deus diz que do maior ouse-já (o rei) até o menor, dos ninivitas creram na mensagem pregada por Jonas, arrependeram-se da sua impiedade e humilharam-se diante de Deus! Por causa do arrependimento genuíno deles, Deus reteve sua mão de julgamento até um tempo posterior.

A história registra que muitos anos mais tarde, os ninivitas voltaram aos seus caminhos pecaminosos e Deus acabou destruindo o império assírio, mas isto mostra o que Deus pode fazer nos corações dos homens. Mesmo nas mãos de um indivíduo relutante e sem entusiasmo, a mensagem de Deus alcançou o resultado desejado. Por outro lado, a Palavra de Deus pregada pelo mais eloquente e dinâmico pregadores do mundo não alcança nada similar, se o Espírito Santo não atuar. A pregação sem o poder pode e, rotineiramente, enche os bancos das igrejas e as vasilhas de recolher as ofertas, pode ate encher, mas vimos que e o Tribunal de Contas de Cristo é que será o padrão de avaliação — não o sucesso relativo conforme visto pelo homem.

Finalmente, no capítulo 4, do referido Jonas vimos fora de Nínive, olhando para a cidade e achando que aquela demonstração de conversão fosse apenas fingimento da parte dos ninivitas. Talvez Deus descubra que eles estão apenas fingindo e os destrua. Apesar de ter testemunhado um tremendo milagre, a raiva de Jonas por aquele povo continuava a ofuscar qualquer vestígio de compaixão. Agora que seus piores temores se concretizaram e Deus realmente poupara aquele povo, Jonas fica irado! No entanto, Deus trata esse pregador petulante como se fosse uma criança. 

Começando no verso 1 do capítulo 4, temos: um Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Jonas estava agindo como uma criança teimosa, de modo que Deus o trata da forma apropriada! Quase podemos ouvir Deus usando "linguagem infantil" em suas respostas a Jonas — "Pobrezinho, está magoado comigo? Venha, sente-se aqui debaixo da sombra desta planta. Epa, o verme malvado comeu a planta e o sol e o vento quente está fazendo meu menino desmaiar?" Esta maneira condescendente tem o objetivo de deixar Jonas constrangido por sua atitude infantil e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe a grandeza da graça de Deus para um povo que não merecia Sua misericórdia.

O ódio de Jonas pelos ninivitas era compreensível, considerando-se toda a maldade que eles perpetraram, mas e as 120.000 Mil pessoas, sem mencionar os animais, que sofreriam se Deus destruísse a cidade?  Depravada pela natureza humana raramente vê o "quadro grande", pois somos egoístas e queremos que tudo seja feito da nossa maneira. Deus não devia dá explicações a Jonas, mas graciosa e pacientemente explicou Sua vontade soberana a ele. Sim, Deus preparou um pregador, providenciou um grande peixe, uma planta, um verme e um vento quente para realizar sua boa e perfeita vontade.

O peixe era tudo o que era necessário para que o trabalho do pregador fosse realizado — a planta, o verme e o vento foram para a instrução de Jonas! Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diariamente devocional com Deus tendo comunhão, com oração e estudando a Bíblia se afirmando em Jesus Cristo como Salvador,

E preciso entender que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer e necessário receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, você pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confie em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente falando e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente, saiba que o Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para o caminho da salvação. Que Deus vos abençoe.


Saudações finais: 
Aos Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que vocês possam curtir através de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma especial que através do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, através das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor usufruir de uma mensagem poderosos através da palavra ora Revelada pelo Espirito Santo para o fortalecimento da Igreja.
 
Fonte de Apoio é Pesquisa  Academica:
Faculdade Teológica da  UNINTER              
Instituto Teológico Cristã I.C.P
Universidade Paulista de Teologia UNiP  
Centro Treinamento Teológico Metodista: C.T.T.M
Agrade Academia de Teologia da Graça de Deus.
                                     
Fonte de Apoio de Pesquisa Bíblica:
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia                                                     
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida                                          
Bíblia de Estudo Palavra  Chaves                                                                 
Bíblia de Estudo Anotada { Expandida } Mundo Cristão                           
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida                                                       
Bíblia de Estudo de Genebra - Editora Cultura Cristã

Elaboração Biográfica> { o Pr. Ary }
Colaboração Biográfica: Jordana Benigno e Vitor Veira
Elaboração Técnica: { Pr. Ary }
Colaboração Técnica: Alrimar Junir e Jordana Benigno
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