A FÊ EM FENOMENO QUEE GERA UMA AÇÂO PARA OS MILAGRES .
TEXTO BÁSICO: Hebreus.
11-1.............. o que a Fé bem a fé não só é uma crença ou uma atitude de confiar
totalmente em Deus, isso é entender que o envolvimento de pessoas um compromisso de Alguém com a vontade de Deus, de
acordo com as narrativa do livro Hebreus 11 a Fé já estava presente na experiência de
muitas pessoas do antigo testamento como elemento essencial de sua vida
espiritual, Nesse capitulo, os vários heróis do
antigo testamento, {Abel,
Enoque, Noé, Abraão, Sara,
Isaque, Jacó, José, e Moises}, esses e outros foram pessoas descrito na
Bíblia como pessoas que viveram pela fé, alem disso, o próprio Antigo
Testamento e classificado como elemento no mesmo aspecto tocando que Abraão
“creu em Deus, pela fé” {Genesis. 15-6},
os Israelita confiaram em Deus,pela fé ,{ Êxodo. 4-31
e14-31}, já o profeta Habacuque
ensinou em sua escrituras que “o justo viverá pela sua fé. { Hc. 2-4},
No novo testamento, afirma que a “fé enquadra vários níveis de compromisso
pessoal uma mera concordância Intelectual a uma verdade pois é ilustrada no
livro de Tiago{Tiago.2-19, o qual atesta que até os demônio acreditam que há um
Deus, no entanto precisamos declarar que
mesmo eles tendo essa certeza que há um Deus, eles não são salvo por esse tipo
de crença.
A fé salvífica genuína é uma união intima do
homem com Cristo Jesus, quando melhor entendida com uma combinação de duas ideias, a esperança em Cristo e entrega-se a ele totalmente, e esse tipo de fé
que envolve dependência pessoal na obra de Deus, como a única base para o
perdão de pecados e para entrada no céu.
Mais a fé redentora é também um
compromisso pessoal de vida, no sentido de que alguém segue a Cristo como
salvador pela fé, e obedece aos seus mandamentos: “ porque sei em quem tenho
crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu deposito de fé ate
aquele dia” {II tm 1-12},
A fé faz parte da vida Cristã desde o inicio
ate o fim, como instrumento pela qual o dom da salvação em Cristo e recebido, { efésio.2-8 e 9}, embora a fé seja distinta da base
da salvação que é a graça gratuita de Deus, que nos aperfeiçoa a nossa esperança em
cristo Jesus, é também um trabalho extenso das boas obras executada ao logo de
sua jornada Cristã, depositando sua fé e esperança em Cristo, que por meio de
sua fé cumpriu sua promessa de salvação por meio de sua existência genuína, e
não pelo comprimento da lei,{ Genesis.2-16}.
Finalmente
no novo testamento a fé pode referi-se aos ensinos da Bíblia a fé que foi por
sua vez entregue aos santos, {Jd.3},
já nos tempos modernos a fé tem tido o seu significado enfraquecido, de modo
que alguns a usam para indicar sua autoconfiança, mais na Bíblia a fé
verdadeira é depositada toda confiança em Deus, e não em si mesmo.
O que a FÉ: A fé é a expressão máxima da natureza religiosa do homem. Quando recebemos a Cristo como Salvador Deus pôs em nós uma fé centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Não se trata de uma confiança cega ou sem fundamento. É a confiança plena na Palavra de Deus, pois ela é inteiramente verdadeira e infalível. É o reconhecimento da obra de Cristo, de seu poder e do seu ensino para nossa vida. É o Espírito Santo que opera a fé, e, diga-se de passagem: Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo. {Em João 14.17} lemos assim: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”
1.A FÉ QUE NOS FOI DADA
Em {
Judas 3 }, lemos: “Amados, procurando eu
escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por
necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos
santos.” Esta fé deve ser preservada e fortalecida a cada dia. Em {Colossenses
2.6-8} lemos: “como, pois, recebestes o
Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele,
e confirmados na fé assim como fostes ensinados, nela
abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa
sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens.”
2.A FÉ É PROVISÓRIA Após o arrebatamento da igreja não
necessitaremos mais de fé, tendo em vista que estaremos pessoalmente com
Cristo. O que devemos fazer até a chegada desse dia glorioso? Confiar a cada
dia nas promessas de Deus crendo para contemplar a sua glória Jesus disse a
Marta: “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (João
11.40) Em Hebreus
11.6 lemos assim: “ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é
necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é
galardoador dos que o buscam.”
3.SEM
FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS. POR QUE?
Quando duvidamos da Palavra de Deus insinuamos que ela não é
verdade e toda dúvida acerca da Palavra procede diretamente do diabo. O
diabo pretende minar o fundamento de nossa fé que é a Palavra. Tenhamos cuidado
com pensamentos dessa natureza! Desde o início do mundo ele tem usado esta
estratégia. Quando estávamos no mundo, o diabo nos enganava sussurrando que
poderíamos viver de qualquer maneira sem ser necessário obedecer a Palavra de
Deus, e que no final tudo sairia muito bem. Entretanto Cristo diz diferente.
Ele orou por nós assim: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os
odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os
tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo
não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.14-17) Deus nos quer afastado
do sistema deste mundo perverso. Essa é a prova do novo nascimento. Em 1 João
5.4 está escrito: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é
a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”
4. A
IMPORTÂNCIA DA FÉ
A fé é a nossa condição de vida! Está escrito: “o justo viverá
da fé.” (Gálatas 3.11b) Sem ela seremos como um barco à deriva. Em {1 Timóteo 1.19} lemos assim:
“Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram
naufrágio na fé.” Veja em sua Bíblia outras considerações acerca da
importância da fé:
Somos salvos pela graça por meio da fé. (Ef 2.8,9)
Temos acesso a Cristo pela fé. (Ef 3.12)
Cristo habita em nossos corações pela fé. (Ef 3.17)
A fé é um escudo para proteção da alma. (Ef 6.16;
Somos guardados pela fé. (1 Pe 1.5; 1 Co 1.24)
As promessas de Deus são recebidas paciência e fé. (Hb 6.12,15; 11.33)
Temos acesso a Cristo pela fé. (Ef 3.12)
Cristo habita em nossos corações pela fé. (Ef 3.17)
A fé é um escudo para proteção da alma. (Ef 6.16;
Somos guardados pela fé. (1 Pe 1.5; 1 Co 1.24)
As promessas de Deus são recebidas paciência e fé. (Hb 6.12,15; 11.33)
5. as CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE FÉ a fé é o princípio da obediência. Só obedece quem tem fé e só
tem fé quem obedece. Portanto não praticar a Palavra de Deus significa não ter
fé nele. Se alguém não crê na eficiência da Palavra de Deus tal pessoa viverá
segundo o seu próprio pensamento ou viverá enganada, daí a desobediência e o
fracasso espiritual. Por isso Cristo falou: “Todo aquele, pois, que escuta
estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que
edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e
assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava
edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre,
compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E
desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa,
e caiu, e foi grande a sua queda.”
6. COMO SE EXPRESSA A FALTA DE FÉ NA PALAVRA DE
DEUS
Viver de forma materialista
(avarenta) Em {1 Tm 6.10} lemos: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de
males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos
com muitas dores.” Cristo nos ensinou a combater a avareza. Em {Lucas 12.31} lemos: “Buscai antes o
reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Em {Hebreus 10.38,39} lemos também: “Mas o
justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós,
porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.”
7. UM ALERTA SOBRE NOSSOS SENTIMENTOS de Fè
Fiquemos certo que enfrentaremos muitas lutas e obstáculos.
Cristo não escondeu isto de ninguém. Ele falou assim: “Tenho-vos dito isto,
para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu
venci o mundo.” (João 16.33) O mandamento de Cristo é ter bom ânimo, ou seja, manter-se
animado apesar das circunstâncias. Não podemos servir a Deus com base em nossos
sentimentos, pois eles mudam! Vejamos o exemplo do apóstolo Paulo quando
enfrentou algumas dificuldades:
“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a
excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas
não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não
desamparados; abatidos, mas não destruídos, trazendo sempre por toda a parte a
mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se
manifeste também nos nossos corpos” (2 Coríntios 4.7-10) Já pensou se ele se
deixasse ler levado pelas emoções?
8. DEUS JÁ GARANTIU A
NOSSA VITÓRIA pela fé
Como dissemos, em nossa jornada cristã surgirão muitos
obstáculos que desafiarão a nossa fé. Nestes momentos tenhamos plena confiança
nas promessas de Deus e aprendamos a descansar nele. Ter fé significa
colocar-se inteiramente na dependência de Deus sabendo que Ele cuidará de nós.
Disse o Pr. Charles Stanley: “Desânimo e entusiasmo são questões de escolha.”
De fato, quando mudamos a nossa mente sabendo que Deus está no controle de
qualquer situação somos vitoriosos. Nos dias do profeta Habacuque a escassez de
alimentos era um grande problema.
O profeta poderia ter ficado triste e abatido, mas como ele se
comportou? Ele escolheu descansar na soberania de Deus! Habacuque se expressou
assim: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda
que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento;
ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Hc
3.17,18) Esta é a escolha certa que devemos aprender em nosso caminhar com
Cristo.
9. PROMESSAS DE DEUS PARA o FORTALECIMENTO dA FÉ
Aprendemos com o profeta Habacuque que devemos deleitar-nos no
Senhor. Há centenas de promessas de Deus para o seu povo. Vamos citar aqui
apenas algumas para não alongar muito o nosso estudo:
“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração;
espera, pois, no Senhor.” (Salmos 27.14)
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do
seu poder.” (Efésios 6.10)
“A alegria do Senhor é a vossa força.” (Neemias 8.10b)
“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha
fortaleza, e nele confiarei.” (Salmos 91.2)
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu
sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha
justiça.” (Isaias 41.10)
“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será
contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.” (Deuteronômio 31.8)
“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os
livra.” (Salmos 34.7)
“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não
serás atingido.” (Salmos 91.7)
“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos
pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.” (Romanos 16.20)
10. CONCLUSÃO
Após
considerar o cuidado especial de Deus por nós, resta-nos alegar-nos diariamente
por esse grande privilégio. De tudo que aprendemos neste estudo, veja os 5
passos fundamentais para manter a fé fortalecida:
Meditar
na Palavra. (Leia Josué 1.8; Sl 19.8; Jr 15.16; Sl 119.133)
Separarmos
tempo para a oração. (Lucas 6.12; 18.7,8)
Congregar-nos regularmente. (Hebreus 10.25)
Trabalhar
na evangelização. (1 Tessalonicenses 1.8)
Sermos
agradecidos (Romanos 4.20; Fp 2.14)
Que
vivamos por fé, e não por vista. (2 Coríntios 5.7)
Este é o plano de Deus para a vida de seus fiéis. “Tendo
por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará
até ao dia de Jesus Cristo.” (Fp 1.6)
“Por esta
razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há
em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1.6)
O Brasil é um país de multiforme cultura e religiosidade, onde se prega “fé como um assunto que não se discute”. Esse fato reforça a necessidade de repensarmos e discutirmos o valor da genuína fé salvadora, à luz da Bíblia. A doutrina da salvação bíblica não acomoda uma fé pluralista, cujas diferentes expressões populares, sofisticadas, intelectualizadas ou místicas, servem como diferentes maneiras de se falar a mesma coisa ou chegar ao mesmo fim.
A fé e o arrependimento desempenham
papel de cooperação no processo de salvação. O arrependimento sem a fé não tem
efeito, entretanto, a fé salvadora por si é suficiente. Fé em Cristo
corresponde ao abandono do pecado, e abandono do pecado revela fé em Cristo. Ou
seja, fé e arrependimento apontam para Cristo como Salvador e Senhor!
Abordaremos a verdadeira fé,
trabalhando seu significado original, discorrendo sobre falácias e verdades,
levantando suas evidências e definindo o que vem a ser crer em Cristo.Fé
e seu
l- significado
original
O conceito de
fé no Antigo Testamento surge da raiz de alguns termos hebraicos que indicam
“confiança digna, lealdade e fidelidade”, “confiante descanso numa pessoa, coisa
ou testemunho”, “aceitação da veracidade de um testemunho”, ”entrega
confiante”, “esperança em Deus quanto ao presente e futuro”.
No Novo
Testamento, fé é altamente preeminente. O substantivo no grego (fé, fidelidade,
confiança, lealdade) e o verbo cognato (crer, estar convencido, confiar, dar
crédito) ocorrem ambos mais de 240 vezes, e o adjetivo (fiel, confiável, digno
de confiança) ocorre 66 vezes. Sua aplicação mais comum é de crença ou
convicção intelectual apoiada em testemunho (2Co 4.13; Fp 1.27) e completa confiança
em Deus e em Cristo para redenção (Rm 3.22,25; Ef 2.8).
No Evangelho
de João, o verbo crer ocorre quase 100 vezes, e seu uso mais forte focaliza a
pessoa de Jesus Cristo, a partir do propósito do livro em João 20.30. Para
João, a fé revela a atitude mediante a qual o homem abandona toda a confiança
em seus próprios esforços para obter a salvação. A fé não consiste em aceitar
meramente as coisas como sendo verdadeiras, mas confiar numa Pessoa, em Jesus
Cristo.
II. Falácias sobre a fé bíblica
Há alguns conceitos distintos que
precisamos registrar, pois não dizem respeito à fé salvadora.
1. Fé intelectual:
É necessário que o homem tenha conhecimento sobre a pessoa e obra de
Cristo: “como
crerão naquele de quem nada ouviram?” (Rm 10.14). Mas conhecimento de fatos sobre
Deus ou Cristo não é suficiente porque os pecadores têm conhecimento de Deus (Sl
19.1-4; Rm 1.18-21,32) e os próprios demônios têm conhecimento da pessoa e das obras de Deus (Tg
2.19).
2. Fé histórica:
Concordar com ou aprovar
determinados fatos também não basta. A fé salvadora vai muito além. Nicodemos
parecia concordar com fatos sobre a identidade e missão de Jesus, porém, isso
não lhe garantia a entrada no reino dos Céus ( Jo
3.1-3). O Rei Agripa acreditava nos profetas, mas não tinha a fé salvadora (At
26.26-28). A fé histórica resulta da tradição ou educação religiosa.
3. Fé miraculosa:
Muita gente acreditou no poder de
Jesus após a multiplicação dos pães e peixes, a ponto de desejarem torná-Lo seu
rei ( Jo 6.14-15), porém, isso não isentou que Jesus identificasse sua incredulidade ( Jo
6.26,64). O interesse das pessoas dizia respeito somente àquilo que Ele poderia
oferecer.
4.
Fé temporal
Por ser passageira e momentânea essa
fé “se baseia na vida emocional e busca a satisfação pessoal” (Louis
Berkhof). A parábola do semeador ilustra muito bem a fé temporal que sucumbe às
tribulações e provações da vida (Mt 13.20-22).
Aplicação
Pessoal
Tem fundamentado sua salvação ou
vida cristã num destes tipos de fé? Por acaso algumas destas falácias têm
contaminado sua “fé”?
III. Verdades sobre a fé bíblica
A partir da Bíblia, a fé salvadora é
apresentada como confiança dos que crerem.
1.Confiança
individual: A fé salvadora é apresentada em termos individuais ( Jo
3.16,36; 6.47; At 16.31; Rm 1.16; Gl 2.20). Seu modo de operação não se dá
coletivamente, mas individualmente. Assim, como na experiência da vida cada
pessoa “nasce
e morre sozinho”, o mesmo acontece com a fé salvadora.
2. Confiança pessoal
A fé salvadora não é mística, imaginária, psicológica ou
relativa; porém, real e pessoal (Rm 8.16), e atinge integralmente o âmago do ser.
a) Esfera intelectual: Reconhecimento real e positivo do
evangelho;
b) Esfera emocional: Atração pela verdade e pessoa de Cristo;
c) Esfera
volitiva: Apropriação da verdade e da pessoa de Cristo.
3. Confiança relacional
Por ser pessoal, a fé salvadora também se caracteriza como uma experiência
relacional. Através da fé salvadora o pecador justificado entra na esfera da
eterna comunhão e filiação com Deus: “a
todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” ( Jo
1.12; ver também Jo
6.37; 7.37; 14.16, 23; Mt 11.28-30).
IV. As evidências da fé
A
Bíblia ensina que a fé salvadora apresenta evidências internas e externas.
1. Internamente: Ministério do Espírito Santo,
habitando cada salvo (Rm 8.9; 1Jo 4.13) e testificando o seu relacionamento
com Deus (Rm 8.16; Gl 4.6).
2.
Externamente: Sinais da nova vida refletindo a
transformação em Cristo, a qual, entre outras evidências, manifesta:
a) Fome e obediência à palavra de Deus (Jo 5.4; 14.21; 1Pe 2.2-3)
b) Desejo de orar (Rm 12.12; Cl 4.2; 1Ts 5.17-18)
c) Amor pelo povo de Deus (Jo
13.34-35; Hb 10.24-25)
d) Abandono do pecado (Tt
2.11-12; 1Co 6.9-11; 1Pe 1.14-16)
e) Repúdio ao ocultismo e à
idolatria (At 19.18-20; 1Ts 1.9)
f) Testemunho espontâneo do amor
de Deus (At 1.8; 4.20; 1Pe 3.15)
V. O significado do crer em Jesus Cristo;
O exclusivo objeto da fé salvadora é
Jesus Cristo. Crer em Cristo implica não depender nem confiar mais na
religiosidade, cerimonialismo, rituais, misticismo, boas obras, piedade,
instituições religiosas, pessoas ou ética pessoal com vistas a algum merecimento
eterno. Mas depender e confiar unicamente na graça de Deus estendida aos
pecadores através da pessoa e obra de Cristo, o Filho de Deus ( Jo
20.31), que foi morto em lugar dos pecadores e ressuscitou ao terceiro dia (Rm
10.8-9; 1Co 15.3-4), e é o único meio de Deus para oferecer gratuitamente a salvação ( Jo
3.16, 6.47; 14.6; 2Co 5.17; Ef 2.8-10; 1Tm 2.5-6).
Aplicação
Pessoal: Posso afirmar que um dia, minha vida
depositou fé em Cristo? Posso afirmar que, hoje, a minha fé em Cristo pode ser
vista através da minha vida
Conclusão
A fé em Cristo não apenas é a base de nossa salvação, mas a provisão para
a vida cristã, santificação, crescimento e amadurecimento. Que você, como
salvo, possa a cada dia reafirmar as palavras de Paulo: “já não sou eu quem vive, mas
Cristo vive em mim; e esse viver
que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si
mesmo se
entregou por mim” (Gl 2.20)!
Porém, faço uma outra
pergunta: Tenho que ter fé em quê?, Em que deve se
basear a sua fé? Muitas vezes deixamos que a superstição influencie a nossa
maneira de ver e esperar a realização de nossos objetivos. Algumas pessoas
acreditam em trevo de quatro folhas e pé-de-coelho, tomam sopa de lentilha no
final do ano, pulam não sei quantas ondas ou tomam qualquer outra ação com o
objetivo de conquistar algo. Porém, Deus nos ensinou em que deve se basear a
nossa fé.
Jesus
disse que devemos crer em Deus e Nele: João 14:1
Não se turbe o
vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. porque Deus nos ordena ainda que
não devemos basear a nossa fé em imagens de escultura ou qualquer outro
símbolo, pois Ele é o único Deus e detém todo o poder. Uma das passagens em que
Deus ordenou isso está no livro de Levítico,
Se já entendemos o que é fé e em que
ela deve se basear, vale acrescentar mais uma pergunta: Quando tenho que ter
fé? A resposta é: em todo o tempo.
Uma nova pergunta cabe a nós neste momento: E se eu não tiver fé?A
Bíblia diz em Romanos 14:23 que "tudo o que
não é de fé é pecado".
Romanos 14:23
Mas aquele que
tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não
é de fé é pecado, Isto é, tudo que você faz sem fé, duvidando em seu coração, é
pecado, pois significa que você não crê totalmente em Deus, que criou os céus e
a terra e também nos criou, Pois Existem pessoas nas igrejas que não sabem como
agradar a Deus, porém Ele mesmo nos ensina por meio da Sua Palavra:
Deus É Tão Maravilhoso
Que Também Nos Ensina O Que A Fé Permite Alcançar. Lendo Essa Frase Você Pode
Pensar Que Existe Um Limite, Mas Você Verá Nas Passagens Seguintes Que Não Há
Limites Para Aquele Que nele crê através da Fé.
FÉ
pEla PALAVRA “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela
palavra de Deus” (Rm 10.17), Qual seria a
relação entre ouvir a palavra e crer? Sabemos que “a fé é a certeza das coisas
que se esperam e a convicção dos fatos que não se veem” (Hb 11.1).
Esta passagem bíblica define a fé,
seja boa ou má, pois há o risco de alguém crer em algo que espera, mas não
virá, e algo que não vê porque não existe nem existirá., Crer por crer, muita
gente crê, mas isto não significa que a fé dessas pessoas seja boa e útil. Em
muitos casos é uma crença morta, incapaz de salvar, como nos ensinou Tiago (2.14,26).
Precisamos, portanto, de uma
garantia para a fé. Encontramos esta segurança apenas na palavra de Deus.
Portanto, a fé gerada a partir desta Palavra é genuína. O resto é superstição,
presunção ou suposição. Como disse Pedro, “sobre a tua palavra lançaremos as
redes” (Lc 5.5). Isto é
acreditar e fazer como Jesus mandou.
Se esperarmos algo que Deus
prometeu, então, podemos esperar com certeza. É assim que ouvir a palavra
alimenta a nossa fé. Não podemos crer naquilo que desconhecemos. O conhecimento
vem antes da verdadeira fé. Não podemos acreditar em tudo e em todos.
João escreveu “Não creiais a todo espírito” (1Jo
4.1).
Colocar a nossa fé em algo é como
preencher um cheque. Antes disso, deve existir o conhecimento do emitente e do
saldo, ou seja, de tudo o que Deus nos prometeu e garantiu. Tem gente por aí
esperando riqueza material sem que Deus tenha lhes feito tal promessa (isso não
impede que a pessoa trabalhe para crescer, mas esta já é outra história). Aqueles que mesmo possuindo uma
bíblia, e não a lêem, estão se abstendo do alimento de sua fé. É possível que
suas dúvidas cresçam e comecem a causar problemas. Eis um dos motivos pelos
quais precisamos freqüentar os cultos e, especialmente, as reuniões de estudo
bíblicas. O abandono da igreja pode ser o suicídio da fé.
Quando Paulo diz que a fé vem pelo
ouvir, ele está mostrando que a fonte da fé não pode ser o próprio indivíduo.
Eu preciso ouvir, e não é ouvir qualquer coisa, mas a palavra de Deus. Se
eu emprestar os meus ouvidos à heresia, é possível que ela venha gerar uma fé
maligna no meu coração. Então, preciso ser seletivo, evitando as fontes sujas.
“Não escutes a todas as palavras que
te disserem, para que não venhas a ouvir que o teu servo te amaldiçoa” (Ec 7.21).Os sentidos físicos são as portas e
janelas da alma. Precisamos ser cuidadosos com o que recebemos por meio deles.
Por isto também está escrito: “As más conversações corrompem os bons costumes” (1Co 15.33).
A audição costuma se antecipar em
algumas situações em relação aos outros sentidos. O olho não viu as mãos não tocaram
o nariz não sentiu a boca não saboreou, mas o ouvido já ouviu. Assim aconteceu
na tentação de Eva. O que foi ouvido pode afetar a alma e mudar o comportamento
para o bem ou para o mal. É assim que recebemos as influências que usam a
música como veículo.
No texto de Romanos {10},Paulo estava preocupado com a
salvação, e não com resultados materiais alcançados pela fé. A salvação
vem por intermédio da fé em Jesus, mas como creriam naquele do qual nada
ouviram? E como ouviriam sem que houvesse pregação? E como haveria pregadores
se não fossem enviados? Ele estava juntando elementos que nos levam a concluir
pela importância do ministério evangelístico e das missões que devem ocupar
lugar especial nos projetos e ações das igrejas cristãs.
TESTEMUNHOS DE FÉ Gostaríamos de levar aos amados, uma mensagem de
exortação e encorajamento a uma maior interação e crescimento na Fé. É evidente
que não estamos referindo a Fé popular só de saber a existência de Deus, e do
seu amado Filho Jesus Cristo, que Ele gerou pela sua plenitude. Isso todos
sabem e não produz fruto algum.
Porque a Fé que o mundo conhece, é lembrada somente
na hora do desespero, é apercebida apenas pelos gritos de socorro no momento de
angústia. Nessa ocasião, se reverenciam a Deus, mas nada mais pode ser feito,
porque é uma Fé confessada por força de expressão. É uma Fé falsa, vazia e sem
consistência, não há inspiração divina no seu conteúdo. E a palavra diz que
Deus não houve a pecadores.
Mas queremos levar aos amados, uma FÉ viva, nascida
do coração de Deus, que pode curar libertar e ainda nos dá a certeza da
salvação da vida eterna. Aquela Fé que arde o coração quando falamos do
infinito amor do Senhor Jesus, porque essa Fé é um dom celestial, produzida
pelo trabalho íntimo do Espírito Santo de Deus na alma humana.
Vamos lhe apresentar uma Fé semelhante a do
Centurião de Cafarnaum, quando esse suplicava a Jesus pelo seu servo, e Cristo propuseram
ir a sua casa e ele recusou dizendo: Senhor, não sou digno de que entres
debaixo do meu telhado, mas diz somente uma palavra, e o meu criado sarará.
Aquele Centurião não fazia parte da linhagem do povo judeu, mas tamanha era a
sua Fé, que até Jesus ficou surpreso, e maravilhado disse: Em verdade vos digo
que nem mesmo em Israel encontrei tanta Fé (Mateus 8:8).
Centurião: Oficial do Exército Romano, comandante
de uma tropa de cem homens, era dotado de uma Fé impar, e pelos olhos do
Espírito, havia nele a certeza estar diante da grandeza do Filho de Deus. Não
se sentiu merecedor de receber Jesus sob o seu teto, mas confiou que, pela sua
palavra as maravilhas aconteceriam na vida do seu servo.
Fé exemplificada pelo servo Estevão, o qual viu o
céu aberto e o Salvador a Destra do Pai. Sendo apedrejado até a morte
permaneceu fiel. E ao entregar o seu espírito a Deus, não pediu vingança para
os seus agressores, mas pediu ao Pai que lhes perdoassem.
Fé como a do Apóstolo Paulo que, mesmo sabendo das
aflições que lhe esperavam em Jerusalém não temeu e nem recuou, mas disse: Que
fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a
ser preso, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
Não poderíamos deixar de exaltar aqui a Fé viva e
consistente nas pessoas dos demais apóstolos e discípulos do Senhor Jesus
Cristo, os quais viveram sob perseguições, açoites, prisões, fome, frio,
flagelo, mortes violentas. Realizaram a maior obra evangélica sobre a face da
terra, suportaram tudo, pela Fé em Cristo e pelo júbilo que lhes estava
proposto. Submeteram-se a servidão, fazendo sempre a vontade do nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo.
Deixaram ao alcance dos nossos olhos, o maior
exemplo e testemunho de Fé, dedicação e coragem para refletirmos nos momentos
de aflição e angústia, para aprendermos a confiar em Cristo e conhecer, que por
mais difícil que as situações sejam não desfaleçamos, mas sejamos fortalecidos
na Fé e tenhamos a confiança e certeza que não estamos sós, porque o Senhor
será conosco, onde quer que estejamos se fizermos a sua vontade.
A FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA
No Evangelho
de Mateus [17.20}, Jesus, exorta os seus discípulos por causa da pequena Fé;
dizendo: Se tiverdes Fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa
daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
O Senhor
Jesus, numa linguagem figurada, comprova o poder da confiança que precisamos
alcançar. Compara um grão de mostarda, a menor semente, para transluzir a
grandeza dos feitos dessa obra que, pela Fé, seremos capazes de realizar.
É evidente
que a transposição dos montes é uma demonstração alegórica, porque se assim
fosse, estaríamos alterando o curso da natureza. Mas o Senhor nos encoraja a
enfrentar as montanhas de problemas que se surgem diante de nós no cotidiano, e
transmite a confiança que, estando revestidos de Fé, não haverá barreira
intransponível para o servo de Deus, porque em Cristo, somos mais que
vencedores.
A FÉ SOBRE A PALAVRA DE CRISTO No Evangelho de Lucas { 5:1 a 5}, Jesus, após
ter usado o barco de Pedro para anunciar a multidão que o seguia, e sabendo Ele
que os pescadores não haviam apanhado nada durante toda a noite, mandou Pedro,
que novamente lançasse a rede ao mar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre,
havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra,
lançarei a rede. Observem que Pedro já estava lavando as redes,
sendo ele exímio pescador, sabia que não havia mais razão nenhuma para
persistência, pois havia encerrado a sua jornada de uma exaustiva e frustrante
noite de trabalho, sem nada apanhar. Mas quando o Senhor Jesus mandou que
novamente lançasse a rede, não hesitou, e pelos olhos da Fé, em viu em Cristo o
poder para fazer o impossível.
Creu incondicionalmente na palavra do Senhor, e deu
prova disso dizendo: Senhor eu já trabalhei a noite toda sem nada apanhar, mas
sobre a tua palavra, lançarei a rede. E assim procedeu e a rede se encheu de
tal forma que não conseguira retira-la sozinho.
Essa é a medida da Fé que nós também precisamos
atingir. Crer na palavra do Senhor incondicionalmente, sem hesitar e sem nada
duvidar. Precisamos crer ter a certeza e confiar que Deus é conosco e a sua
palavra não voltará para si vazia, antes faz tudo o que lhe agrada, segundo a
sua vontade.
Em Lucas {8.43
– 48,} diz: E uma mulher que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e
gastara todos os seus bens com os médicos e por nenhum pudera ser curada;
Chegando por de trás de Jesus, tocou na orla de suas vestes e o fluxo de sangue
estancou imediatamente.
E disse Jesus:
Quem é que me tocou? E negando todos, disse Pedro e os que estavam com Ele:
Mestre a multidão te aperta e te oprime, e dizes tu quem é que te tocou?
Disse Jesus:
Alguém me tocou, porque bem sei que de mim saiu virtude. Então, vendo a mulher
que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo, e, prostrando-se ante Ele,
declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como
logo sarara. E Ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em
paz.
Considerem
quantos da multidão apertavam e oprimiam a Jesus sem receber nenhuma dádiva.
Agora imaginem a Fé, dessa irmã. No meio da multidão, ela conseguiu apenas
tocar nas vestes de Cristo e imediatamente foi curada. Jesus sentiu sair dele
virtude e perguntava quem havia tocado nele com fé, e Pedro lhe disse: Mestre a
multidão te aperta e te oprime, e dizes tu quem é que te tocou?
Portanto
amados, não seja você só mais um na multidão dos que apertam e oprimem a Jesus
sem nada receber, mas seja revestido de fé, não busque em Cristo a prosperidade
só para as coisas materiais, mas creia verdadeiramente que a sua fé vai tocar
não nas vestes, mas no coração de Jesus. E Cristo vai lhe prosperar tanto
quanto prosperou aquela mulher, as quais além de receber o milagre da cura,
ainda foi agraciada com a paz do Senhor Jesus e a oferta da vida eterna.
Você poderá
avaliar o imensurável poder da fé? Num simples gesto, quantas obras e
maravilhas aconteceram na vida daquela senhora, foi uma verdadeira revolução.
Assim também, Cristo quer fazer em sua vida, uma obra completa através da sua
fé.
São inúmeros
os testemunhos de libertações, curas e milagres, pela Fé, no Evangelho do
Senhor Jesus. É importante observar, quando Ele curava, e libertava os
oprimidos, deixava evidente a vinculação da cura, segundo a Fé, ou melhor, o
Senhor Jesus condicionou que só receberemos benções conforme a medida da nossa
Fé. Ele mesmo disse que não seremos ouvidos pelo muito falar, porque o Pai
conhece as nossas necessidades, antes mesmo de suplicarmos suas misericórdias.
O
grande problema da fé sem as obras?
“Meus irmãos, qual é o proveito, se
alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?, Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tiago 2.14)
Esse versículo, que é uma pergunta,
leva-nos ao ponto central desta lição. Tiago quer saber como uma pessoa sem
obras pode dizer que está salva. Antes que você pense errado, acompanhe comigo
algumas observações.
1.1 Tiago inicia o parágrafo
fazendo uma pergunta, Uma pergunta não é uma afirmação. Uma pergunta chama ou
espera uma resposta. Então, o autor está apenas iniciando o diálogo com seus
leitores. A palavra “proveito”, no grego, significa “lucro ou vantagem”. Não
pense que Tiago pregou a salvação pelas obras, contradizendo o apóstolo Paulo.
Analise as três afirmações a seguir.
a. Tiago dirige suas perguntas a alguém que defende a “fé
somente”.
b. Tiago não afirma
que a fé não pode salvar; ele está dizendo que a fé que essa pessoa afirma ter,
ou seja, uma fé sem obras, não pode salvar.
c. Paulo e Tiago
querem dizer a mesma coisa com a palavra “obras”: atos praticados em obediência
à palavra de Deus. A diferença entre eles é o contexto em que essas obras são
praticadas. Paulo nega que as obras possam ter algum valor em nos colocar num
relacionamento com Deus; Tiago insiste em que, uma vez estabelecido o
relacionamento, as obras são essenciais (Douglas Moo, Tiago. Introdução e
Comentário, p.100).
1.2 Tiago ilustra de cinco
maneiras o ensino que quer transmitir (Tg 2.15-25), a. Indiferença em
face dos irmãos necessitados (Tg 2.15-17). Como reage o crente?
Ele se despede das pessoas necessitadas usando palavras evasivas e piedosas.
“Vá em paz, irmão”, ou “orarei por você”. Mas o necessitado não está precisando
de oração, e sim de auxílio material.
Observe que Tiago não
está falando de alguém na igreja que está querendo um carro mais novo, ou uma
casa na praia ou no campo. Ele está falando de gente na igreja que não tem o
pão de cada dia, nem roupa suficiente para se cobrir ou se proteger do frio. Um
prefeito, não evangélico, de uma cidade do interior de São Paulo, fez a
seguinte afirmação: “Quando vejo um mendigo na rua, tenho certeza de que não é
evangélico”. Que testemunho bonito, demonstrando que os crentes estão cuidando
dos seus (1Tm 5.9)!
b. Pergunta retórica (Tg 2.18). É o que os gregos
chamavam de diatribe, isto é, “questões e objeções que são postas na boca de um
crítico imaginário” (F.F. Bruce); recurso literário que Paulo muito usou na
carta aos Romanos. Leia este versículo em outra versão. “Mas alguém poderá
dizer: ‘Você tem fé, e eu tenho ações.’ E eu respondo: ‘Então me mostre como é
possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a
minha fé por meio das minhas ações’” (NTLH). Tiago não está simplesmente
desafiando alguém de maneira inconsequente, ele só declara que a fé sem obras
não é uma fé genuína e não pode ser provada.
c. Demônios (Tg 2.19). Pode soar estranho afirmar que demônios creem! Todavia,
observe duas coisas. Primeiro, o autor pergunta: “Crês tu que Deus é um só?” A
confissão da unidade de Deus (Dt 6.4) fazia parte da
doutrina básica recitada duas vezes ao dia pelo judeu piedoso. Jesus confirmou
isso, conforme Marcos 12.28-29.
O segundo fato a
observar é a natureza da “fé” dos demônios, que é mera apreensão intelectual.
Aceitar certas coisas como verdadeiras não significa envolvimento ou entrega
pessoal. Na época de Jesus (assim como em nossos dias), muitos acreditaram que
Ele era quem dizia ser, mas nem por isso se tornaram Seus discípulos (Jo 6.14-15).
O próprio Pilatos
declarou, duas vezes, a inocência de Jesus Cristo (Jo 18.38; 19.4). Tiago afirma que essa
espécie de “fé demoníaca” é um simples reconhecimento de uma verdade. Eles
chegam a tremer (literalmente, “eriçar os cabelos”), mas sabemos que não são
salvos. A fé salvadora vai além do intelecto, pois atinge nossa vontade e
nossas ações.
d. Abraão (Tg 2.20-24).
Tiago volta ao passado
e vai buscar o personagem do Antigo Testamento que ficou conhecido como o “pai
de todos os que creem” (Rm 4.11), Abraão. Interessante
notar que é o mesmo homem de quem o apóstolo Paulo lança mão quando quer
ensinar a doutrina da justificação pela fé, em Romanos 4. Todavia, existe uma
diferença crucial que precisa ser feita. Quando Paulo se refere a Abraão,
mencionado em Gênesis 15.1-6; quando Deus fez a
promessa e Abraão “creu no Senhor, e isso lhe foi imputado (“creditado” – NVI)
para justiça” (Gn 15.6). Quando Tiago cita
Abraão como parte do seu argumento, ele menciona o homem que estava sendo
provado por Deus, conforme Gênesis 22, e conclui: “Vês como a fé operava
juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou”
(Tg 2.22).
Os dois escritores do
Novo Testamento citam o mesmo Abraão, mas Paulo está em Gênesis 15, na
promessa; enquanto Tiago está em Gênesis 22, quando Isaque já era
um cumprimento vivo e palpável. Em outras palavras, quando Abraão ofereceu seu
filho Isaque, mostrou com essa obra a sua fé.
e. Raabe (Tg 2.25). A história de Raabe é descrita em Josué 2.1-21, e também é citada em Hebreus 11.31. Ela havia se
convencido de que “o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na
terra” (Js 2.11). Baseada nessa “fé”,
ela “acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho” (Tg 2.25). O autor aos Hebreus enfatiza a fé de Raabe, enquanto Tiago
assinala as obras de Raabe.
1.3
As conclusões de Tiago (Tg 2.17,24,26)
Observe
como estes versículos começam.
Tiago 2.17 – “Assim,
também…”Tiago 2.24 – “Verificais que…”Tiago 2.26 –
“Porque, assim como…”São palavras
que exprimem conclusão. Significam que Tiago apresenta um relato racional da
sua tese doutrinária: a fé sem obras é falsa, inoperante, estéril e morta.
Como você vive a sua fé? Se a sua fé é só de palavras,
servindo apenas como justificativas e títulos, é hora de começar a agir. O
primeiro passo é fazer como Abraão e Raabe: sair de sua zona de conforto e
entregar nas mãos de Deus o que você tem de mais valioso. Lembre-se de que a
indiferença é marca da fé morta.
2.
Que significa? A fé sem as obras
Podemos responder à pergunta acima
com as seguintes afirmações:
•
Obras não produzem fé, mas a fé produz obras, e as obras confirmam a fé.
•
O contraste é entre fé sem obras e obras sem fé, e não entre fé e obras.
•
A questão não é opção entre fé e obras, mas entre a fé viva e a morta.
•
Tiago nunca afirma que as obras podem salvar, mas sim que a fé genuína e viva
sempre redundará em boas obras.
Alguns acham que o ensino de Tiago
contradiz o ensino de Paulo acerca da justificação pela fé. Todavia, o quadro
comparativo a seguir procura esclarecer a questão.
Conclusão:
Por toda
a epístola de Tiago, fica claro que o problema dos irmãos destinatários não era
a ortodoxia (doutrina correta), mas a ortopraxia (prática correta). Eles não tinham problemas com o “crer”, mas com o “fazer”. É um
desafio para todos nós, que enfatizamos tanto a salvação pela fé em Cristo
Jesus, e constantemente nos esquecemos de que nossas obras serão julgadas. No
encerramento desta lição, vale apena refletir e reler {2Coríntios 5.10:} “Porque importa que
todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba
segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.
Saudações finais: Aos Amigos leitores
dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que
tenho colocado em publicação para que vocês possam usufruir de uma leitura
clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma espiritual que através
do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho
escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo
dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através das
Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate
meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que cada um
possa ser agraciado por Deus, através palavra, hora revelada pelo espírito Santo para
o fortalecimento da Igreja.
visite-nos e deixe seus comentário ou fale
conosco nos endereços abaixo.
FONTES DE
APOIO E PESQUISA ACADÊMICA:
Faculdade Teológica da UNINTER
Instituto Cristã de Teologia I.C.P
Centro Treinamento Teológico Metodista: C.T.T.M
Universidade paulista de Teologia da Unip
AGRADE. Academia Teológica da Graça de Deus
AGRADE. Academia Teológica da Graça de Deus
Finte de Apoio e Pesquisa Bíblica:
Dicionário Bíblico o Ilustrado da
Bíblia
Panorama do Novo Testamento –
Editora Vida
Bíblia de Estudo Palavra
Chaves
Bíblia de Estudo Anotada {Expandida}
Mundo
Cristão
Bíblia de estudo Plenitude Editora
Vida
Bíblia de Estudo de Genebra -
Editora Cultura Cristã
Pequena Enciclopédia
Bíblica – Orlando Boyer.
Elaboração
desse Trabalho: {Pr. Alrimar Dantas, { Ary }
Elaboração técnica: .............Alrimar
Junior.
Elaboração Biográfica:........{ Pr. Alrimar Dantas {Ary }
Colaboração Biográfica:......Alrimar Junior e Jordana Benigno
Coordenação Espiritual:......Pra Sandra
Fale conosco pergunta sobre a bíblia
Pr.Arydantas@gmail.com
Contatos: 84-9-9929-2220 - Natal RN
84-9-87383097 - Natal -RN
84-9-9618-7656 - Natal RN
84-9-9601-8437 - Natal RN
Perfil: Teólogo e palestrante com
conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo,
têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo
da obra de Deus, para o crescimento do Reino
Comentários
Postar um comentário