Ageu e sua História Profética na Bíblia?

Ageu e Sua História Profética na Bíblia
A final quem foi Ageu e qual a lição que aprendemos na  história de seu livro: Bem a Bíblia diz que o profeta Agem foi um grande personagem na historia do antigo testamento, o seu nome na tradução hebraica significa: festivo” ou “festival” 

Introdução da História profética de Ageu?: 
bem a história do Profeta Ageu e marcada pelas suas mensagem forte, e pelas suas profecias desafiadoras que mudaram os pensamentos do povo israelitas que haviam se dedicado aos trabalho pessoais, e abandonado os trabalhos do obra de Deus, na reconstrução do templo de Zorobabel. 

agora esse grande personagem, começa desafiar ao povo, para que volta-se ao trabalho,  que haviam abandonado por conta dos embargos espedido pelos seus opositores, mas também pelos seus interesses próprios.

Ageu é mencionado na Bíblia, quando foi enxerido na galeria dos  profetas menores do Antigo testamento, e também o autor do Livro que traz seu nome. Ageu foi um profeta pós-exílio, ou seja, ele aparece nas narrativas bíblica no período após o retorno dos exilados Babilônicos. Neste texto, conheceremos um pouco mais sobre a vida do referido Profeta.

Ageu foi uns dos  primeiros profetas que retornaram do cativeiro babilônico, seu ministério só começa após o retorno do povo de Israel do Exílio, as informações sobre a vida e sua  infância, são muito raras nadas se sabe da infância desse profeta, além do livro que traz seu nome. 

O fato e que somente no livro de Esdras traz suas mensagem  cf. Esdras 5-1 6 -14 juntamente com Zacarias que fala sobre a reconstrução do segundo templo. Esse profeta atuou pouco tempo, talvez um ano e quatro meses, no ano 520 a.C., no entanto não podemos falar com exatidão sobre esse período, pôs a própria bíblia se limita em comentar esse assunto, apenas fala que foi no primeiro dia do sexto mês até o 24° do nono mês: Ageu e o único com esse nome no antigo testamento cf, {FTB,2014 p-189}, 

assim Não há outra qualquer referência sobre quem foi Ageu além do que é revelado em seu livro no Antigo Testamento. dessa forma podemos dizer que a única menção sobre a vida do Profeta Ageu encontra-se no livro de Esdras, como já mencionamos anteriormente: onde ele é citado ao lado do Profeta Zacarias como alguém que profetizou em nome do Deus, de Israel aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém.

Já que o seu nome significa  “festivo” ou “festival”, um termo hebraico hag. É possível que este nome tenha lhe sido dado por ele quando nascido em algum dia importante das Festas Judaicas, Se for assim, isto também pode implicar que seus pais também eram religiosos, porem não podemos confirmar.

A história do profeta Ageu
É muito provável que o profeta Ageu tenha nascido ainda na Babilônia, e tenha ido para Jerusalém após o decreto de 538 ou 539 a.C. Emitido por Ciro, Rei da Pérsia, o qual permitiu que os primeiros judeus retornassem à sua terra natal cf. (2Cr 36:22,23; Ed 1:1-4).

o nascimento e a infância de Ageu: Não sabemos muitas sobre a Infância do Profeta Ageu, suas informações são raras, em todo passado, quase nada se sabe de sua genealogia, porque não foram revelada. Assim quase nada  se sabe nem tão pouco o local onde nasceu, provavelmente na Babilônia ainda no Exilio.

porque o profeta Ageu só é citado nas Escritura aproximadamente os anos 520 - 524 a.C., alguns sugerem que ele ainda era Adolescente na época do decreto, expedido por Ciro, quando deu ordem  para que o povo retornassem a sua terra natal, com o seus pais. 

Outros comentários também apontam para a possibilidade do profeta Ageu ter retornado juntamente com um novo grupo de Ex. exilados mais ou menos nessa mesma data, porém neste caso o que sabemos e que ele era um jovem rapaz que tinha vivido sua adolescência no cativeiro.

Ageu só aparece nas Escrituras ,após o retorno dos exilados judeus, em especial nos trabalhos que se dera a reconstrução do templo de Jerusalém que chamamos templo de Zorobabel. em meios a tantas paralizações, Deus agora usa o profeta  Ageu para encorajar o povo judeus a terminarem aquele  trabalho, 

o grande desafios de Ageu na sua História profética:  sabemos que o profeta Ageu recebeu ordem de Deus, para alertar o povo a se dedicavam nas atividades da construção do templo, no intuito de cumprirem com as ordem de Deus, porque havia uma grande resistência dos opositores que tentavam de todas as maneira barra aquela obra. inclusive muitos judeus que não eram submisso as ordem de Deus, por causa de suas luxúrias e se tornaram  inimigos das ordem de Deus.

vale se-alentar que no tempo do profeta Ageu, os judeus estavam debaixo do domínio persa. Anos antes, viviam sobre o domínio de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que tinham conquistado Jerusalém e destruído o templo de Deus. Eles tinham levado muitos judeus para o exílio na Babilônia, onde ficaram lá durante 70 anos.

Depois dessas coisas, a Babilônia foi conquistada pelo império Persa. Como sinal de favor, o rei da Pérsia permitiu que os judeus voltassem a casa e reconstruíssem o templo. Mas havia muitos opositores  naquela região. Os judeus ate que começaram a construção, mas logo desistiram, por causa da pressão dos opositora, muitas outras nações povos haviam invadido a terra santa e tinham tomado as casas dos antigos moradores.

é agora eles se achavam os donos é não queriam sair, outros já tinham se tornado autoridades e não queriam perderem suas patentes, outros desfrutavam de suas luxúrias e não queriam saírem, assim ouve muita resistência por partes daquelas autoridades estavam residindo ali.

Os primeiros problemas enfrentado por Ageu na Histórico do Seu Livro 

Muitos judeus que tinham conseguindo desenvolver carreiras bem sucedidas nas atividades comerciais na Babilônia, estavam relutantes em abandona-las para voltar para Israel.

A Temática:
O tema  da mensagem de Ageu é a reconstrução do templo de Jerusalém que havia sido destruído  pelo os babilônicos, o fato e que por meio de um decreto expedido por Ciro permitiu que os Judeus retornassem a sua terra natal  a terra da promessa, e reconstruir um santuário de adoração a Deus, na cidade de Jerusalém sob a direção de Zorobabel que era o governador, designando por Deus naquela época, e Josué o sumo sacerdote cf, {Esdras 5-3},

Depois de se-estabelecerem na terra de Jerusalém, todo mundo esperava a construção do templo, mais o fato e que o  povo em vês de construir o templo, apenas ergueram  um altar de holocaustos no local  do Templo, só depois de {2},anos foi que Deus falou, por meios de Ageu e Esdras e os grandes lideres religiosos, é que foram lançados os alicerces do novo templo, chamado templo de zorobabel, conforme aponta a FTB{2014, p.189}

Logo se manifestaram os vizinhos hostis, que haviam se apossado daquelas terras ou seja, os samaritanos os amanequinas, os medianias e outros, que se manifestaram empregando seus ardis para interromper a obra. Assim foi apresentando um embargo que foi expedido por decreto imperial, que a obra fosse interrompida, 

Assim um estado de indiferença apoderou-se dos exilados que haviam retornado com o intuito de reconstruir a casa de Deus, mas o que se viu foi ao invés de construírem o templo, foram ocupasse com as construções de suas próprias casas, com esta negligencia foram castigado com seca e esterilidade.

O fato e que durante 16 anos o templo permaneceu inacabado, ate o reinado de Dário Hystaspes, sucessor de Ciro, que publicou uma ordem permitindo a conclusão daquela grande obra.

Sendo fortalecido por Deus, o povo iniciou as obras da casa do Senhor, retornando o projeto pela terceira vezes, o profeta Ageu repete o imperativo “ser forte”{ou inda tenha coragem}, uma vez dirigido a zorobabel e outra a Josué, e também a todo o povo cf. {Ageu 2-4}, em seguida o imperativo plural e dirigido a todos que diz “e trabalhai”, em suma como indica FTB {2014 p189] “os fracassos em outros setores da vida são resultados da negligencia na obra de Deus,

Período e Abrangência do ministério de Ageu
O Período que abrangeu o ministério de Ageu e Incerto, pois não temos com exatidão o período que começou e o que terminou, há muitas datas contraditórias sobre este termo, pois a própria bíblia não se expressa sobre este fato nem os dicionários bíblicos não se expressam a comentar com exatidão, dessa forma eu mi oponho a não fazer qualquer comentário sobre esta fato. 
 
A mensagem de Ageu
bem os relato de Ageu foram de suma importância objetivamente falando da mensagem trazida da parte de Deus, houve uma reação positiva do povo judeu durante os meses vigente de seu trabalho que foram importantes para um encorajamento do povo israelita no ano 520 a.C. 

A mensagem básica do livro de Ageu era fazer com que o povo buscasse  primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6.33). Isso porque o povo tão-somente buscava se beneficiar de suas luxurias e se preocupava com os seus próprios interesses, faltava-lhe o compromisso com as obras de Deus, dessa forma Deus recolheu as bênção cf. 1.6).

isso mostra que Quando, porém, o povo dedicava-se em satisfazer a vontade de Deus, “… as demais coisas eram-lhe acrescentadas”. Verdadeiramente, todas as coisas dependem da bênção de Deus: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

Para apreciar a mensagem deste profeta: vamos primeiramente considerar seu contexto histórico. Por causa da persistência dos judeus em práticas que aborrecia a Deus, principalmente a idolatria que praticavam dessa forma a nação de Judá foi castigada severamente. Por não se esforçar-se para a reconstrução do majestoso templo de Salomão e o resto da cidade de Jerusalém que tinha sido destruído, e os sobreviventes da guerra contra a Babilônia foram levados ao cativeiro. Depois de 70 anos de submissão aos Babilônicos, 

Os judeus receberam sua liberdade de volta quando os medo-persas derrotou o império babilônico. Com a permissão dos persas, quase 50.000 judeus voltaram para Jerusalém com a intenção de reconstruir a cidade e o templo, Conforme os registros do escriba Esdras, 

o que se sabe é que durante 16 anos, o trabalho ficou parado. agora Ageu e Zacarias foram usados por Deus para repreender o povo e animá-lo a retomar as obras de construção do templo (Esdras 5:1-2).  

Em poucas semanas, fizeram o que não haviam conseguido fazer em mais de 15 anos, na cronologia de Ageu, entendemos que o livro e composto de apenas {2} capítulos que apresentam sua história em sequência cronológica, identificando as datas conforme o reinado de Dario na Pérsia.

cf. Capítulo 1 corresponde ao sexto mês do reinado de Dario, e inclui a primeira mensagem de Ageu, na qual Deus repreendeu a inatividade dos judeus e mandou que voltassem ao trabalho do templo, e a reação positiva do povo em recomeçar as obras da edificação do templo. 

cf. Capítulo 2 apresenta mais três mensagens divinas, dadas nos meses 7 e 9 do mesmo ano. Estas mensagens mostram que a glória não estava na estrutura física e sim na presença de Deus com os fieis. Mesmo se a volta das bênçãos demorasse, Deus estava observando com bons olhos o trabalho dos seus servos.

As lições deixadas por Ageu foram de grande importância  artigo.
1) Prioridades. Ageu não falou nada sobre os processos legais dos inimigos que conseguiram embargar as obras. Por crer que Deus é maior do que qualquer poder humano, ele entendeu que o problema não estava nestes processos, e sim na negligência dos próprios judeus. 

2) A verdadeira glória do templo. O segundo templo era bem mais simples do que o primeiro. mas os idosos que se lembraram do primeiro templo tinham como uma conquista gloriosa que havia sido {destruído cerca 70 anos antes) ficaram decepcionados com o novo templo construído porque era muito simples em relação ao primeiro. agora Deus lhes assegurou que a quantidade de ouro e prata não tinha importância, pois a verdadeira glória do templo estava na presença de Deus. 

3) O processo de purificação foi difícil. Depois de décadas de negligência, alguns esperavam respostas imediatas aos seus problemas. Achavam que Deus cuidaria dos seus servos dando abundância imediata. Deus disse que não! Ele prometeu bênçãos, mas somente depois que eles fossem santificados. 

4) Deus protege os fieis e castiga seus inimigos. Ele prometeu habitar com Israel e abalar as nações pagãs que ameaçavam seu povo. assim entendemos que o livro de Ageu é um livro prático e impressionante. Menos de quatro meses depois do profeta começar o seu trabalho, o alicerce do templo já foi colocado e o trabalho continuava. 

Ageu fez sua parte na declaração da mensagem divina, e o povo fez sua parte em obedeça dá palavra pregada. É assim intendemos que a obra de Deus sempre tem sido realizada, queira o inimigo ou não.

Assim, foi nesse o cenário que Ageu foi levantado como profeta do Senhor, a fim de que profetizasse ao povo israelita de maneira que eles fossem estimulados a se esforçarem para reconstruir o Templo (Ag 1:12-15; Ed 5:1,2; 6:13-15).

Certamente a frase mais conhecida dentre as profecias do profeta Ageu está registrada nos versículos 8 e 9 do capítulo 2 de seu livro, onde é dito: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.
 
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos“.
veja que as profecias contidas em seu livro são datadas de 520 a.C., o que corresponde ao segundo ano do reinado de Dario I. Basicamente, as profecias de Ageu podem ser organizadas em quatro mensagens:
  • Ele chamou o povo para reconstruir o Templo, mostrando a importância de receberem as benção, mas mostra também o castigo por eles terem abandonado as obras e negligenciado em que estavam  fazendo(Ag 1:1-15).
  • O profeta Ageu falou sobre as bênçãos de Deus que seriam derramadas, e o potencial de uma glória maior que haveria no novo Templo (Ag 2:1-9).
  • O profeta Ageu ressaltou as bênçãos futuras que Deus daria para o povo que havia se corrompido é precisavam se concertar diante dele,(Ag 2:10-19).
  • Ageu também profetizou sobre a promessa de Deus acerca da vitória de seu povo sobre as nações. Na ocasião, Zorobabel, neto do rei Jeoaquim, era o representante da casa de Davi que juntos com as demais autoridade levaria ao povo a grandes conquistas.
Os Temas e propósito e características do livro de Ageu
O livro de Ageu possui dois temas bem definidos: o Templo e a vitória da casa de Davi, O propósito de Deus no livro declara um poder ordinário sobre natural na retomada dos trabalhos incentivando ao povo para reconstruir o Templo, na esperança de que isso traria grandes bênçãos para Israel nesse período pós-exílio.

Uma característica bem marcante do livro de Ageu é a organização do conteúdo da História do Livro em quatro mensagens. e contem apenas {2} dois capitulo, sua narração encontra-se na terceira pessoa conforme esclarecimento do próprio autor e nas redações finas do obras das crônicas: Isso significa que no livro há quatro profecias que começam com a frase: “Veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu…” (Ageu 1:1; 2:1; 2:10; 2: 10 a 20). que tratam das festas e comemorações da construção do segundo templo, no dia 24 do nono mês (2.18).

As quatro profecias trazem convites ao arrependimento diante da realidade da retenção das bênçãos de Deus. Elas também enfatizam as promessas de grandes bênçãos sobre o Templo e vitórias por intermédio da linhagem de Davi.

As profecias do livro de Ageu
No livro de Ageu, a expressão “Senhor dos Exércitos” é muito marcante e ocorre quatorze vezes. Também fica evidente o descaso do povo com relação à reconstrução do Templo. Os judeus não demonstravam nenhum interesse nisso, refletindo a decadência espiritual daqueles dias. O povo não desejava mais desfrutar da presença especial de Deus.

Diante dessa realidade, o povo estava sob as maldições da aliança (cf. Levítico 26:20; Deuteronômio 11:8-15; 28:29,38-40). Eles estavam experimentando dificuldades porque ainda estavam sofrendo as limitações impostas por Deus sobre a nação durante o exílio. 

Isso estava ocorrendo por causa da falta de arrependimento genuíno (cf. Levítico 26:20; Deuteronômio 11:8-15; 28:29,38-40). As expressões “tendes semeado muito e recolhido pouco” e “fiz vir a seca”, demonstram claramente essa realidade (Ageu 1:6,11).

note que no cap. 1:9 temos a seguinte revelação do ponto principal do problema: “cada um de vós corre por causa de sua própria casa”. Isso significa que enquanto cada pessoa estava preocupada em construir sua própria fortuna, a casa de Deus estava em ruínas. Eles não estavam nenhum pouco preocupados em edificar o reino de Deus.

Através do ministério profético de Ageu, Deus chamou o povo ao arrependimento e os convocou a reconstruir o Templo. Deus garantiu ao povo que sua presença estava ali, assim como estivera na ocasião da libertação do Egito (Ageu 1:13; 2:4,5). 

Vale ressaltar que o propósito de Deus com relação à reconstrução do Templo estava baseado na sua própria soberania e desejo de ser honrado (Ageu 1:8).
As profecias de Ageu são claramente transmitida a expectativa de que Deus renovaria as promessas de sua aliança. 

A própria reconstrução do Templo foi uma parte muito importante dessa renovação. Também é nítida a forma como o profeta Ageu associou o Templo com a renovação da casa de Deus.

Diante das mensagens de Ageu que esta registrado em seu livro também a aprendemos lições de um verdadeiro servos de Deus, a serviço do Reino, assim devemos estar comprometidos com a obra do Senhor. pôs esse comprometimento deve ser de vital importância para o crescimento do reino de Deus, é deve ter prioridades sobre nosso conforto pessoal.

As Referências a Cristo no livro de Ageu
Na profecia de Ageu há grande esperança de que o Ungido de Deus, o descendente de Davi, haveria de trazer sua glória, paz e prosperidade ao povo de Deus (Ageu 2:6-9). Tal profecia foi direcionada a Zorobabel, filho de Salatiel, descendente da linhagem de Davi. Naquele tempo Zorobabel prefigurou o Messias.

Então quando meditamos na profecia feita a Zorobabel à luz do Novo Testamento, entendemos que somente Jesus pôde cumprir a promessa de ser o governante real de Deus na terra. 

A promessa de restauração e vitória da linhagem de Davi encontra seu cumprimento final no Messias, o grande Filho de Davi (Mateus 1:1; Lucas 20:41-44; Romanos 1:3). Com sua morte, ressurreição e ascensão ao céu, Cristo foi coroado e ascendeu ao seu trono celestial. Agora Ele reina “até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés” (1 Coríntios 15:25-27; cf. 1 Pedro 3:22).

A própria reconstrução do Templo também aponta para Cristo e sua Igreja. O Templo na antiga dispensação era o local onde a presença de Deus se revelava de forma especial; ali era onde o santo nome de Deus habitava (1 Reis 8:27-30). O Templo era um local de oração, adoração, perdão e comunhão de Deus com seu povo.
Agora, o Novo Testamento nos revela que Cristo é o Templo final (João 2:21-22). Então é na Igreja, sendo o corpo de Cristo, que hoje essa mesma presença habita, pois a Igreja é o templo do Espírito Santo, identificada pelo Apostolo Paulo como o templo de Deus (1 Coríntios 3:16,17; cf. 1 Coríntios 6:19-20).

Esboço do livro de Ageu para uma boa leitura
O conteúdo do livro de Ageu é dividido em quatro mensagens que são organizadas da seguinte forma:

1},Ageu promove o envolvimento do povo e conclama o arrependimento para que o Templo fosse reconstruído (Ageu 1:1-15). 
2},A glória maior do novo Templo e as bênçãos de Deus (Ageu 2:1-9). 
3},A garantia das bênçãos futuras que Deus derramaria (Ageu 2:10-19). 
4},A promessa de vitória para o povo de Deus (Ageu 2:20-23). 

Encontramos no Antigo Testamento entre os profetas menores que Ageu e também o autor do seu livro que soma dois capítulos uma página e meia da bíblia escrita. Seu nome tem origem no hebraico e significa “nascido em dia de festa” ou ainda “o festivo”. Profeta oriundo de Judá e nesta região exerceu seu ministério, pelos anos de 520 d.C.,. 

Neste momento da história de Israel, retornavam os repatriados da Babilônia, que encontraram a cidade de Jerusalém e seu Templo em ruínas, e ai que o ministério de Ageu toma uma dimensão, mesmo sendo um  pequeno livro que leva seu nome  com apenas Dois {2} capítulos, esse livro narra também detalhes de seu ministério entre os repatriados do cativeiro que não se encontra em outro livro, porque os seus  escritos está entre o grupo dos 10 dez profetas menores,

O Autor do livro de Ageu narra em suas escrituras procurando animar seus contemporâneos judeus a empreenderem a reconstrução do Templo de Jerusalém, em estado de destruição. A não desanimar com a situação presente que viviam. Não compactuarem com os pagãos e manterem na pureza dos costumes que a lei os ensinava.

Aplicação pessoal:
Ageu lançou um chamado claro e objetivo para seu próprio povo e para nos, que devemos nos colocar a fazer as tarefas para a qual Deus, nos designou, não devemos permitir que dificuldades, inimigos ou buscas egoístas nos façam desviar de nossas responsabilidade dadas por Deus,

a natureza nobre dada pelo próprio Deus, ao povo judeus, como promessa, em tomar posse da terra natal, que chamamos de presença gloriosa de Deus, que através do seu Espírito santo, levou ao profeta Ageu a encorajar o povo a cumprir nosso comissionamento , que ao enfatizar os papeis cooperativos do profeta e do sacerdote, e do povo para Reiniciar as atividades, Ageu também demonstra a necessidade de um trabalho em grupo, para realizar os propósito de Deus, com seu povo na terra.

Cristo Revelado na Vida de Ageu 
notamos que existem 2 referencia bíblica a Cristo no livro de Ageu são destacadas:

1}, a primeira e que começa explicando que Deus, ira fazer no novo templo e que um dia ganhara uma atenção internacional mundialmente falando, para que haja  uma transformação entre os povos na terra e as nações que serão levadas ao templo para cultuar, o Deus vivo, para descobrir o que estavam procurando, aqueles que todas as nações desejavam será mostrado em especial um esplendor glorioso da gloria de Deus se manifestará no templo e todos possam contemplar.

Assim a presença de Deus, ira fazer com que a memória gloriosa no templo de Salomão antes decaia agora em Cristo presente para que permaneça junto com a gloria de Deus, e da presença do Senhor, para que se manifeste: e assim  a grandeza  de Deus será revelada com a a manifestação de sua gloria,  trazendo a  paz para todas as nação, um vez que a própria  Raízes resplandecente de Jessé sejam os princípios  para uma paz eterna.

a segunda referencia da vinda do Messias no livro de Ageu é  cf. {Ag 2-23}, o livro finaliza com uma menção de Zorobabel que liga este já final do AT. ao primeiro livro do Nt. Zorobabel e uma das pessoas listadas nas genealogias de Jesus Cristo que diz, Duas coisas fazem Zorobabel significativo e o que ligam a Cristo.

1-1 Zorobabel  e um sinal de um Homem escolhido por Deus, de cuja natureza dedicada  a Deus, e o próprio Deus faz fluir vidas lideranças ministerial, porque no governo de Zorobabel o que ele fez em parte: no ministério de Jesus fez por completo como o servo do Senhor quando permaneceu na terra .

2- Zorobabel está também na linhagem do Messias as listas dos ancestrais de Jesus, escritas nos livros de Mateus e Lucas incluem o nome de Zorobabel, o filho de Salatiel, como príncipe de Judá cuja a própria importância pessoal foi excedida por seu papel como um dos que apontaram a frente para a vinda do Salvador do mundo.
    
Saudações finais: 
Aos Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que os leitores possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma especial que através do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que cada um possam serem agraciado por Deus, que através da palavra, hora revelada pelo espirito santo tem  fortalecido o corpo de sua  Igreja 
 
FONTES DE APOIO E PESQUISA Acadêmica
Universidade paulista de Teologia Unip
Faculdade Teológica da  UNINTER
Centro Treinamento Teológico Metodista: C.T.T.M 
Instituto Cristã de Teologia da I.C.P 
Academia Teológica da Graça de Deus AGRADE             

Fonte de  Apoio e Pesquisa Bíblica:                                      
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia                                                     
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida                                          
Bíblia de Estudo Palavra  Chaves                                                                 
Bíblia de Estudo Anotada { Expandida } Mundo Cristão                           
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida                                                       
Bíblia de Estudo de Genebra - Editora Cultura Cristã


Elaboração  Técnica:..........Pr. Ary 
Colaboração técnica:..........Alrimar Junior. 
Elaboração Biográfica:.......Pr. Ary 
Colaboração Biográfica:....Alrimar Junior
Elaboração Textual:............Pr. ary
Colaboração Textual:........Jordana Benigno e Vitor Vieira
Intercessão E Oração:.......Pra Sandra Benigno, Jordana Benigno e Vitor Vieira

Fale conosco pergunta sobre a bíblia
  Pr. Arymetodista@gmail.com 

Contatos  84-9-9929-2220 - Natal – RN
                    84-9-9600-7227 - Natal - RN
                    84-9-9600-7248 - Natal - RN
                    84-9 9618-7656 - Natal - RN
             

Perfil: Teólogo e palestrante com conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo, têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo da obra de Deus, para o crescimento do Reino










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaso Escolhido

O ÊXODO E SEUS ACONTECIMENTOS