Elias o Profeta que Abalou o Mundo

Elias um Profeta que abalou o Mundo:

Elias quem foi esse profeta  tão marcante na História da Bíblia, Elias foi um personagem que abalou o mundo com suas mensagens poderosas, destruiu as Erar-quias monocrática que governavam o povo santo combatendo a idolatria e a corrupção estabelecida pelo Rei Acabe. e as autoridades daquela época a História do profeta Elias está relacionada nos livros de Reis e das Crônicas, Elias nasceu na cidade de Tisbe, ele foi levantado por Deus como um profeta para confrontar a idolatria em que vivia o povo de Israel.


naquela época Israel era Governado pelo rei Acabe e tinha tomado como  esposa Jezabel, uma mulher totalmente idolatra que veio da fenícia região territorial do Líbano ao sua da Síria Criada pelo pai Eta baal, Elias foi um famoso profeta do antigo testamento, o seu nome provem do termo  hebraico que significa: אֱלִיָּהוּ, transl. Elliyahu, lit. "Meu Eloá é Yahuah"; em grego: Ηλίας, transl. Elías; em árabe: إلياس,Tem como significado { o Senhor e Deus}

Assim o profeta Elias tornou-se um dos homens mais conhecidos da Historia da  Bíblia, sendo citado tanto no Antigo Testamento quanto no Novo testamento, A História de Elias possui um papel muito ativo nas narrativa bíblica e extra Bíblicas. Neste trabalho,conheceremos um pouco mais sobre a vida do personagem Elias, vejamos o que a Bíblia nos diz acerca desse profeta tão marcante na História Cristã tanto no Judaísmo quanto no Cristianismo Elias foi e sempre será um personagem marcante pois deixou o seu legado para sempre, vejamos abaixo a sua Historia.

A História do Profeta Elias
Elias foi um profeta que viveu no século nove {9} antes de Cristo, durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do norte. De Israel, Elias narra a Historia do seu tempo e modelou o pensamento Israelita pelos os séculos vindouro, Lembrando que em sua época o povo de Israel havia se divido em dois reinos. Judá era o reino do sul com capital em Jerusalém, e Israel era o reino do norte com capital em Samaria. 

A Bíblia não revela nada sobre a vida pessoal e familiar do profeta Elias. Sabemos apenas que ele era um tisbita que morava na terra de Gileade, ao leste do Rio Jordão. O nome Elias significa Jeová é Deus”.

A Atuação profética de Elias enfatizou sua fidelidade diate de Deus, Elias exigia a nação de Israel, suas veste e aparência estranhas foram fatos marcantes para aquela nação que vivenciou durante seu ministério, { 2º Reis 1-8},sua ligeireza nos pês era incomparável a qualquer outro,{ 1º Reis 18-46 }, sua constituição rude que resistiu á fome {1º Reis 17-3},em seus hábitos de viver em cavernas, {1º Reis 17-3 e 19-1}, vimos que se tratava de uma pessoa robusta e que vivia em ambiente extremo.

Elias opunha-se aos padrões aceitos de sua época quanto a sua crença em Deus, era inabalável, pois muitos daquela época eram amantes de deuses que se tratava de normalidade as idolatria eram bastantes comuns em seguir  a deuses, estranhos, dessa forma Elias surgem na função de instrumento do Juízo de Deus, sobre a rebeldia de Israel por causa da idolatria difundida na nação.

Os Milagres Realizados por Elias.
Os milagres realizados por Elias ocorreram durante o período de Decaída
do povo Israelita que eram obrigados a adorar a Baal, nesse período surgem um profeta corajoso por nome de Elias que reprendeu o Rei Acabe sobre aquela idolatria que tinha sido implantada em Israel, começando Assim uma grande perseguição e luta pela subsistência que prevalecia entre a Religião que Adorava ao Senhor e a que adorava a Baal, no ponto de vista de Elias estavam em conflito com os do Rei Acabe, que havia tentado cultivar alianças econômicas com os vizinhos de Israel especialmente com Tiro.

Acabe não viu mal nenhum em participar da Religião de seus vizinhos particularmente falando em relação a da sua esposa, dessa forma acabe estabeleceu um centro de adoração a Baal em Samaria sendo influenciado por Jezabel, assim Acabe dedicou-se pessoalmente a essa adoração contraditando a lei de Deus, assim surgem Elias.

Grande foi sua notoriedade em toda sua historia Profetisa mesmo sem ter deixado um livro de sua autoria na bíblia, porém escreveu quatro versículos marcante na historia das escrituras sagradas cf. (2 Cr 21:12-15). Um dos maiores profetas de Israel, Sendo ainda um dos profetas que farão parte dos eventos escatológicos que virão sobre a terra. Antes da Segunda vinda de Cristo.

Será uma das duas testemunhas do Apocalipse, que acontecerá durante a Grande Tribulação. Acompanhe abaixo os fatos marcantes deste grande homem de Deus, a quem o Senhor usava para profetizar ao povo.

O ministério Profético de Elias
O ministério do profeta Elias está registrado nos livros de 1 e 2 Reis no capitulo de (1 Reis 17- e 2 Reis 2). Seu ministério começa sem muita introdução, e termina com a descrição de sua ascensão ao céu.

Elias profetizou numa época muito difícil da História do povo de Israel do ponto de vista religioso. No tempo de Elias, o reino do norte havia alcançado sua melhor posição econômica desde que havia ocorrido a separação do reino passando a cer. composto pela o reino do norte e reino do Sul após a morte de Salomão.

O rei Onri, no seculo (885-874  a.C.) procurou estabelecer boas relações com as nações vizinhas. Ele casou seu filho, Acabe, com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônicos. Esse casal introduziu em Israel a adoração ao deus Baal de Tiro e Sidom. Acabe se encarregou até de construir um templo para Baal em Samaria (1 Reis 16:32)

Nesse contexto turbulento de idolatria e paganismo, Elias foi chamado para servir como porta voz de Deus. Ele recebeu a responsabilidade de lembrar aos israelitas que eles eram o povo do Senhor.

Os 6 {Seis} importantes episódios ocorrido na vida de Elias, vejamos abaixo quais são eles:
1- O aviso acerca da seca eminente e seu isolamento 
2- A luta no Monte Carmelo onde enfrentou os profetas de Baal;
3- A fuga para Horebe;
4- O episódio envolvendo Nabote;
5- A profecia acerca de Acazias;
6- Sua translação ao céu.

A seguir, conheceremos os detalhes mais importantes de cada um destes seis episódios que marcaram o ministério do profeta Elias.
Elias profetiza uma grande seca

A profecia da seca
Como punição a Acabe por edificar um Templo de Adoração a Baal em Samaria, Elias profetizou que uma seca adviria sobre  a terra, o que em seguida Elias fugiu para o Oriente do Rio Jordão e depois para sarepta, na costa do mediterrâneo a fim de escapar da ira de acabe, nos dois lugares Elias foi mantido vivo por meio de milagres, enquanto estava na casa de uma viúva Realizou um milagre da ressurreição do filho dessa viúva.

Em 1 Reis 17, temos o registro, sem qualquer introdução, das atividades do ministério do profeta Elias. Na ocasião, o profeta Elias anunciou que haveria uma grande seca. Devemos lembrar que Baal era o deus da vida e da fertilidade. Logo, tal seca representava um ataque direto à suposta capacidade desse ídolo de controlar as condições do tempo.

Após essa profecia, Elias recebeu recomendações divinas para que se retirasse para o oriente, escondendo-se junto ao ribeiro de Querite. Nesse lugar, Elias foi sustentado milagrosamente, Segundo a palavra do Senhor, que disse que Lá ele seria alimentado por corvos que trazia pão e carne e beberia a água do riacho. Elias fez como o Senhor lhe ordenou e sobreviveu nas margens do riacho por algum tempo, até que este secou porque não chovia mais sobre a terra. Deus ordenou que Elias fosse para Serepta para encontrar-se com uma viúva, ela haveria de alimentá-lo. (1 Reis 17:2-6).

A viúva de Sarepta
Após o ribeiro secar por conta da severa seca, Elias foi instruído a ir até Sarepta, que é de Sidom. Lá ele seria sustentado por uma viúva (1 Reis 17:9). Num primeiro instante imagina-se que a viúva que sustentaria o profeta seria uma mulher de pose. Entretanto, a sequência do texto bíblico nos revela a situação precária em que aquela mulher vivia era muito pobre (1 Reis 17:10-12),De forma milagrosa e providencia de  Deus multiplicou a reserva de farinha e azeite da viúva até que a chuva voltasse a cair sobre a terra (1 Reis 17:14).

Ainda no mesmo capítulo, temos o registro da enfermidade que acometeu com o filho da viúva que o acabou morrendo, A expressão “Que tenho eu contigo, homem de Deus?“, demonstra que aquela mulher associou a visita do profeta Elias com a enfermidade do seu filho. Ela pensava que a presença do profeta como um homem de Deus, havia atraído à atenção divina para o seu pecado (1 Reis 17:18).

Aquele acontecimento serviria como uma grande prova da identidade de Elias como profeta do Senhor. Elias orou a Deus e o filho da viúva foi restaurado à vida novamente (1 Reis 17:19-22).

O fato e que Quando Elias chegou a Sarepta encontrou aquela viúva e lhe pediu, Você pode me trazer um pouco de água e um pedaço de pão? Mas ela respondeu dizendo, Meu senhor, eu tenho apenas um pouco de farinha e óleo em meu jarro. Eu estava aqui recolhendo alguns gravetos para preparar uma refeição para mim e para meu filho, iríamos comer e depois morrer, pois não temos mais comida,

Elias então disse a viúva: Não tenha medo. Vá para casa e faça um pequeno bolo com o que você tem e traga pra mim e depois cozinhe para si e para seu filho. Porque assim diz o Senhor, A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. ( I reis 17:14)

Ela fez conforme tudo que Elias tinha orientado e de fato, seu azeite e sua farinha não acabaram, Algum tempo depois, o filho da viúva ficou muito doente e veio a morrer. A viúva muito triste falou ao profeta dizendo,O que foi que eu fiz homem de Deus? Você veio a minha casa para lembrar-se dos meus pecados e matar meu filho?

Elias levou o menino morto para o quarto onde estava hospedado e o deitou na cama. Então clamou ao Senhor dizendo,Ó Senhor meu Deus, também até a esta viúva, em cuja casa estou, afligiste, matando-lhe seu filho? ( I reis 17: 20)

Então ele se deitou sobre o menino três vezes e pediu que Deus lhe restaurasse a vida. Deus ouviu a oração de Elias e reviveu o menino. Elias devolveu o filho à mãe e está declarou dizendo, Agora sei que tu és de fato homem de Deus!

Abadias Alimenta os 100 profetas de Deus sem que Acabe soubesse
Passaram-se  {3} três anos e seis meses de seca, então Deus envia Elias até Samaria, na capital do reino de Israel, para encontrar-se com o Rei Acabe, para fazer um Desafio confrontando aos sacerdotes de Baal no Monte Carmelo. Assim que o profeta Elias penetra no território de Israel, encontra-se com Obadias, servo de Deus, estando longe das atrocidades e pecados de Acabe e de Jezabel. Obadias tinha saído para socorreu a 100 profetas, de Deus,dividindo-os em 50 cada grupo, e alimentou-os com pão e água durante a seca. Obadias sabia do perigo, pois o rei de Israel Acabe influenciado por Jezabel, sua esposa e mulher má, ordenou a morte de todos os profetas do Deus de Israel.(1 Rs. 18,12-13)
 
Disse-lhe Obadias ao Profeta Elias “Porventura não foi contado a meu Senhor o que fiz quando Jezabel massacrou os profetas de Iahweh? Escondi cem profetas de Iahweh, em grupos de cinquenta, numa gruta e lhes forneci pão e água.”1 Rs 18,3) ,Obadias era um homem muito temente a Deus, ele conseguiu esconder os 100 dos profetas do senhor em cavernas, pois Jezabel que tinha dado ordem  para extermínio de todos os profetas.1 Rs 18,13:

Elias e os profetas de Baal no Monte Carmelo
Durante o período da seca profetizada por Elias, a fome castigou Samaria. Nesse período Jezabel mandou matar os profetas do Senhor. Porém, havia um homem chamado Obadias, oficial de Acabe, que consegui esconder alguns profetas. Obadias também foi o responsável em intermediar um encontro entre Elias e Acabe.

Acabe culpava Elias da miséria em Israel, mas o profeta deixou claro que ele e sua família é que eram os verdadeiros culpados, segundo a palavra de Elias Eles eram quem  tinham pecado contra o Senhor, especialmente por causa da idolatria (1 Reis 18:17,18). Então o profeta Elias convocou todo Israel a comparecer no Monte Carmelo. Naquele lugar confrontaria os profetas de Baal sustentados por Jezabel. Saibam quem eram os profetas de Baal.

Os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Azerá foram até o monte. Ali, dois sacrifícios seriam apresentados, um pelos pagãos e outro pelo profeta do Senhor. Ninguém poderia queimar os sacrifícios, pois o fogo deveria surgir de forma sobrenatural. O verdadeiro Deus seria aquele que queimasse o sacrifício.

Os dois altares e a resposta de Deus
Os profetas de Baal fizeram tudo o que puderam, mas nada aconteceu. Elias então consertou o altar do Senhor que estava quebrado, e pediu que derramassem água sob o holocausto. Assim O profeta Elias clamou ao Senhor, e Deus respondeu com fogo que consumiu o holocausto (1 Reis 18:23-38).

Todo povo de Israel reconheceu que “Jeová é Deus”. Naquele dia os profetas de Baal foram mortos e uma grande chuva caiu sobre Israel. Havia chegado ao fim o período de seca conforme Elias havia anunciado (1 Reis 18:40,41).
Nesse episódio também encontramos mais uma demonstração do poder de Deus na vida do profeta Elias. Ele foi capaz de correr à frente da carruagem de Acabe por todo o caminho até Jezreel. Isto representava uma distância de 30 a 35 quilômetros do local onde estavam.

A fuga para o monte Horebe
Após ser ameaçado por Jezabel, Elias fugiu em direção ao sul. Esse foi um momento de profundo desamino na vida do profeta. Inclusive, ele chegou a desejar a morte (1 Reis 19:1-4). Entretanto, ele foi divinamente alimentado com pão e água e instruído a seguir em direção a Horebe, o monte de Deus. A caminhada durou quarenta dias e quarenta noites, e o profeta foi sustentado apenas pela refeição que havia comido.

Nesse monte conhecido como Monte Horebe foi o local onde o Deus fez aliança de Moisés para receber os dez mandamentos, assim como Moises , Elias foi sustentado por 40 dias e 40 noites no Deserto, enquanto Elias estava no Deserto no monte Horebe o Senhor se Revelou por meio de um som calmo e tranquilo, sobre a condenação futura de acabe e de Israel. cf { 1ºReis 19-14}  se fizera conhecido. Isto indica que a volta de um profeta leal a Deus àquele lugar era muito significativa. No Monte Horebe Deus deu nova visão e novas instruções ao profeta Elias. Ali ele recebeu três incumbências importante:

Ungir Hazael como rei da Síria;
Ungir Jeú como rei de Israel;
Ungir Eliseu como seu sucessor.

Vale mencionar que a comissão acerca de Hazael e Jeú foi complementada por Eliseu, já que a ascensão de ambos aos tronos da Síria e de Israel, respectivamente, é registrada no ministério de Eliseu.

O profeta Elias e a vinha de Nabote
No livro de 1 Reis 21, encontramos mais um grande confronto entre o Profeta Elias e a família real. Jezabel havia planejado a execução de Nabote que não queria abrir mão de sua vinha em favor de Acabe. Além disso, eles haviam ignorado o direito à herança da terra que era garantido na nação de Israel.

O Profeta Elias anunciou o juízo divino sobre Acabe e Jezabel, dando detalhes sobre suas mortes e avisando que sua casa seria destruída. Como Acabe se arrependeu, o Senhor adiou por uma geração a destruição da sua dinastia (1 Reis 21:29), mas Acabe e Jezabel tive uma mortes desonrosas conforme a profecia hora feita por Elias. (1 Reis 22:37,38; 2 Reis 9:10,34-37).

Encontramos esta passagem bíblica no livro de 1 Rs 18,13:
“Porventura não foi contado a meu Senhor o que fiz quando Jezabel massacrou os profetas de Iahweh? Escondi cem profetas de Iahweh, em grupos de cinquenta, numa gruta e lhes forneci pão e água.”1 Rs 18,3) afirmação hora feita por um grande homem de Deus, que arriscou sua própria vida para proteger os profeta de Deus, esse Homem chamado de Obadias merece Destaque nesse trabalho porque foi realmente um grande personagem na História da Bíblia sagrada, e que outros Obadias possa se levantar no meio de nos, diz a palavra do Senhor, conforme as narrativas da  Bíblia de Jerusalém.

Elias no Antigo Testamento
Além dos livros de 1 e 2 Reis onde sua história está registrada, o profeta Elias aparece em outras duas referências no Antigo Testamento. Em 2 Crônicas 21:12-15 temos notícias de que Elias enviou uma carta ao rei de Judá, Jeorão. Vale lembrar que o ministério de Elias se concentrou principalmente no reino do norte
.
Jeorão havia sucedido seu pai, o rei Josafá, e foi repreendido por ter decidido seguir o padrão idólatra dos reis do reino do norte (Israel), ignorando o caminho do temor e da obediência a Deus, e se distanciando do que fora feito por Asa e por Josafá.

Há também uma referência a Elias no livro Malaquias cap.{4:5}. O profeta é mencionado como precursor do “grande e terrível Dia do Senhor“. Alguns acreditam que essa profecia conecta Elias as duas testemunhas do Apocalipse. Porém, o próprio Jesus indicou que se trata de uma referência ao ministério de João Batista (cf. Mateus 17:10-13; e Marcos 9:11-13; e Lucas 1:13,17).

Particularmente creio que a última interpretação é a mais coerente com o texto bíblico revela pois no Antigo Testamento menciona três outros homens com o mesmo nome de Elias. O primeiro foi um benjamita (1 Crônicas 8:27,28). Os outros dois foram um sacerdote e um filho de um sacerdote que casaram com mulheres gentílicas (Esdras 10:21,26).

A contribuição de Elias.
O profeta Elias entendia que a nação de Israel tinha a missão de preservar seu sistema Religioso á adoração ao único Deus, verdadeiro, ou seja, de forma pura sem qualquer sincretismo com a idolatria.

as narrativas de Elias  no Novo Testamento
Elias é mencionado várias vezes nos livros do Novo Testamento, principalmente em relação à identificação de seu ministério com o de João Batista. Entretanto, a menção mais extraordinária de Elias no Novo Testamento é no episódio da transfiguração de Jesus. O profeta apareceu junto de Moisés ao lado de nosso Senhor (Mateus 17:1-3 e Marcos 9:4).

Ainda no Novo Testamento, o apóstolo Paulo citou o profeta Elias em (Romanos 11:2-4), e Tiago, em sua epístola, também mencionou o profeta ao fazer uma exposição sobre a importância da oração (Tiago 5:17,18).

A Jornada de Acabe a Procura por Alimento.
O rei Acabe e Obadias se dividiram em uma jornada para procurar o que restou de comida nos territórios do reino. Quando Obadias estava em sua jornada ele encontrou Elias, ajoelhou-se diante dele e disse, És tu mesmo o meu Senhor Elias? Elias respondeu dizendo eu Sou. Vá dizer ao seu senhor Acabe que eu estou aqui e desejo falar com ele.

Assim Obadias dirigiu-se a Acabe e passou a informação, que tinha achado Elias, Quando Acabe encontrou a Elias lhe disse, É você mesmo? O perturbador de Israel.

Elias se Apresenta para Acabe e Avisa que vai chover
Acho melhor você ir comer e beber, pois já ouço o barulho da chuva Elias subiu ao monte Carmelo com seu ajudante, se ajoelhou e ordenou que o ajudante olhasse em direção ao mar, Não há nada lá – disse o ajudante, Disse-lhe porem Elias ao Ajudante e Sete vezes mandou “Volte para ver”

O fato e que Na sétima vez o ajudante disse, Vejo uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, Vá avisar a Acabe que prepare o seu carro e desça para Jezreel antes que a chuva o impeça.

Pouco depois disso, nuvens escuras apareceram no céu e começou a chover fortemente e Acabe partiu para Jezreel,o poder de Deus veio sobre Elias e este correu à frente da carruagem de Acabe até chegar a Jezreel, calcula-se que a distância que Elias percorreu era de mais ou menos 30 quilômetros.
A perseguição

Elias pede a Morte ao Senhor, mais e alimentado pelo um anjo 
Chega, não aguento mais. Senhor tira a minha vida, hora o profeta dormiu embaixo da árvore e um anjo o acordou e tocou nele dizendo?:, Levanta e come Elias, Ele se levantou e encontrou uma porção de pães assados e uma jarra de água que estava a seus pés, comeu e voltou a dormir.

Então o anjo apareceu novamente dizendo, Come e bebe porque tua viagem será muito comprida, Elias comeu novamente e fortalecido e viajou quarenta dias e quarenta noites até chegar no monte Horebe e entrar em uma caverna para passar a noite.

Deus fala com Elias novamente
Quando estava ali Deus falou com ele dizendo, o que você está fazendo aqui Elias, Ele respondeu,Senhor eu tenho sido muito dedicado por ti e pela tua casa. Mas os Israelitas quebraram os teus altares e a tua aliança e mataram os teus profetas. Somente eu sobrei e agora procuram também tirar-me a vida.

A ordem de Deus para com Elias, veja o que Disse Deus.
Elias fique no monte, na minha presença, porque vou passar diante de ti,Então veio um vento forte e despedaçou muitas rochas, mas Deus não estava nesse vento, Depois veio um terremoto, mas Deus não estava no terremoto, Depois do terremoto surgiu um fogo, mas Deus não estava no fogo.

E depois do fogo veio um suspiro em uma brisa suave. Quando Elias ouviu a brisa saiu da caverna e tapou o rosto com suas vestes e uma voz lhe perguntou, O que você está fazendo aqui Elias, iria volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. (1 Reis 19:15-18) 

O chamado de Eliseu
Elias encontrou Eliseu arando um campo e jogou sua capa sobre ele. Eliseu pediu para que o profeta apenas o deixasse despedir-se de sua parentela. Elias permitiu e Eliseu se tornou seu auxiliar a partir daquele momento.

O Reinado de Acazias.
Depois da morte de Acabe, seu filho, Acazias passou a reinar sobre Israel. Certo dia, Acazias caiu da sacada de seu palácio e ficou muito ferido, então mandou os mensageiros consultarem Baal-Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele se recuperaria.

O anjo de Deus falou com o profeta Elias dizendo:
Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?

A ordem de Deus manda Elias Ameaçar o Rei Acazias
Acazias subiu ao trono de Israel, sucedendo a Acabe, seu pai (1 Reis 22:52). Em uma determinada ocasião, Acazias sofreu um acidente que o deixou aleijado. Prontamente ele tentou buscar auxílio no deus pagão, ironicamente chamado de Baal-Zebude, que significa “Senhor das Moscas”. Esse era um trocadilho que ridicularizava o nome Baal-Zebul, que significa “Senhor, o Príncipe”.

Acazias desejava saber se poderia se recuperar de seu problema. Mas Elias interceptou os mensageiros de Acazias, e ordenou que voltassem ao rei avisando-o que ele havia ignorado o Deus de Israel e que certamente morreria, conforme a palavra do Senhor.

Então veio a palavra do Senhor dizendo, Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. 2 Reis 1:3,4}, Então Elias partiu e informou os mensageiros sobre a palavra que havia ouvido do Senhor. Ao chegar essa notícia aos ouvidos do rei Acazias este mandou 50 soldados irem buscar a Elias.

Elias se encontrava no alto de um monte quando os soldados o chamaram:
Homem de Deus! O rei ordena que tu desças, Respondeu Elias dizendo Se eu sou homem de Deus que desça fogo dos céus e consuma você e seus cinquenta soldados, E nesse momento fogo desceu dos céus e consumiu os soldados.

O rei Acazias ao saber disso mandou mais cinquenta soldados e de novo fogo dos céus desceu e consumiu os soldados. Um terceiro grupo foi enviado, mas desta vez o oficial responsável se ajoelhou ao se aproximar de Elias e clamou pela própria vida, Homem de Deus tem piedade de mim e dos meus cinquenta homens!

Um anjo falou a Elias “Acompanhe-o não tenha medo dele!” E Elias foi encontrar-se com o rei e anunciou o que já havia profetizado antes de Acazias morrer exatamente segundo a palavra de Elias entes que foi elevado aos céus, Então Acazias se Revoltou e  deu ordens para que o profeta Elias fosse preso assim Ele enviou um capitão com cinquenta {50}, soldados ao encontro de Elias que estava no cume do monte. No entanto, todos eles acabaram sendo  consumidos pelo fogo que desceu do céu.

Acazias enviou outro capitão com cinquenta {50} soldados, que também foram consumidos com fogo dessa forma Insistiu, Acazias enviando mais um capitão com seus soldados. Este último capitão subiu ao encontro de Elias e suplicou por sua vida e pela vida seus soldados.

Um anjo falou a Elias “Acompanhe-o não tenha medo dele!” E Elias foi encontrar-se com o rei e anunciou pessoalmente a sua mensagem  o que já havia profetizado antes, a  Acazias assim morreu exatamente segundo a palavra de Elias.

Elias caminha para sua ultima jornada com Eliseu.
O final do ministério de Elias está registrado em 2 Reis 2. Eliseu, e alguns outros profetas, perceberam que o ministério do profeta Elias estava chegando ao fim, e que ele os deixaria. Por algumas vezes Elias tentou se distanciar, mas Eliseu insistiu em acompanhá-lo, É importante lembrar que Eliseu já havia sido vocacionado para suceder o profeta Elias (1Reis 19:16,19-21).

Elias e Eliseu foram a vários lugares juntos. Depois de um milagre realizado no Jordão o qual teve suas águas divididas, Eliseu pediu uma porção dobrada do espírito do seu mestre, Essa era uma referência ao direito de primogenitura praticado nas famílias israelitas. Em Israel, o filho primogênito recebia a porção dobrada da herança da família. Além disso, ele tinha o direito de suceder o patriarca da casa (Gênesis 25:31} e em Deuteronômio 21:17). Em outras palavras, Eliseu estava desejando se tornar o principal herdeiro espiritual de Elias. Ele não queria ser exatamente duas vezes mais “poderoso” do que o profeta, como muitas pessoas imaginam..

Elias é levado ao céu
Assim Elias e Eliseu pararam as margens do rio Jordão. Então Elias tirou seu manto enrolou ele e bateu na água duas vezes. As águas se dividiram e eles passaram pelo meio do rio, em terra seca. Ao chegar do outro lado Elias disse a Eliseu, Ó que eu posso fazer por você antes que eu seja levado, assim Eliseu fez um pedido muito ousado. Elias lhe respondeu que não cabia a ele, e sim a Deus, decidir se o pedido de Eliseu seria atendido.

Assim Elias e Eliseu pararam as margens do rio Jordão. Então Elias tirou seu manto enrolou ele e bateu na água duas vezes. As águas se dividiram e eles passaram pelo meio do rio, em terra seca. Ao chegar do outro lado Elias disse a Eliseu, Ó que eu posso fazer por você antes que eu seja levado, assim Eliseu fez um pedido muito ousado. Elias lhe respondeu que não cabia a ele, e sim a Deus, decidir se o pedido de Eliseu seria atendido.

A sequência do texto bíblico nos informa que a concessão desse pedido de Eliseu foi garantida. Eliseu viu Elias ascender ao céu em um rodamoinho escoltado num “carro de fogo com cavalos de fogo” (2 Reis 2:11).

Assim Elias Faz Eliseu  o principal herdeiro do teu espírito, dando-o uma porção dobrada do teu espírito profético – respondeu Eliseu, Elias afirmou que se Eliseu visse o seu arrebatamento o seu pedido seria atendido, caso o contrário, não seria, o fato que de repente enquanto caminhavam apareceu um carro de fogo puxado por cavalos de fogo e levou a Elias. Eliseu observou todas essas coisas e disse Meu pai, meu pai, tu eras como os carros de Israel, e os seus cavaleiros! (2 Reis 2:12), A unção de Elias repousou sobre Eliseu. E nunca mais se falou sobre que alguém encontrou Elias, assim termina a História desse grande Homem de Deus.

Comentários complementares sobre o personagem Elias,
Vimos que o profeta Elias era um profeta da verdade a sua palavra era verdade. “A palavra de Deus, está em sua boca”, está escrito na Torá. Sua palavra podia parar ou trazer a chuva. Todas suas profecias se cumpriram, inexoravelmente. Trouxe para a terra o fogo do céu. Ressuscitou um jovem. Dedicou sua vida ao Eterno lutando contra a idolatria e as injustiças cometidas por poderosos. Sua principal missão era assegurar o futuro de Israel como nação monoteísta.

Vejamos que Tanto como o nascimento como o fim da vida de Elias está envoltos em mistério. Segundo a Torá, ao deixar o mundo dos vivos, o profeta não desaparece como um comum mortal, mas sim numa carruagem de fogo que o leva aos céus. Mesmo depois de seu desaparecimento, suas missões continuam tanto nos Céus, onde se torna o eterno e incansável defensor do povo de Israel, como na terra, para onde volta para socorrer os necessitados. O fato e que Deus nos faz lembrar que sempre temos direito à esperança, sendo Conhecedor dos segredos místicos mais profundos, 

Deus, aparece perante uns poucos escolhidos e a eles se revela. Foi ele que transmitiu para Rabbi Shimon Bar Yochai e para seu filho a sabedoria revelada no Zohar. Segundo nossa tradição, Elias aparecia na caverna onde estavam escondidos dos romanos e lhes revelava as mais profundas verdades espirituais, os segredos da Criação.
 
O profeta Elias, que surge no Livro dos Reis, parece diferente daquele primeiro, lugar ele é o vingador zeloso; no segundo é terno, doce, compreensivo, amigo dos necessitados, dos aflitos, dos que correm perigo. Amado pelo povo de Israel, tornou-se com o passar dos séculos personagem de inúmeras lendas e contos sobre sua coragem e compaixão. Neles aparece milagrosamente, assumindo os mais incríveis disfarces para salvar alguém, para transmitir ensinamentos ou para ajudar quem precisa. Tornou-se para o povo de Israel o símbolo da Redenção futura.

Segundo a tradição Judaica ele está presente em cada circuncisão para testemunhar o cumprimento pelos filhos de Israel da Aliança Sagrada. O fato e que a porta é deixada aberta para ele e uma taça de vinho, dessa forma Elias, e especialmente dedicada. Gerações de crianças passando a noite na expectativa de que o profeta Elias apareça

Vejamos que As primeiras palavras do profeta na Torá são devastadoras. O rei e a nação que o seguiu, afastando-se de Deus, serão punidas severamente. Elias declara: “Viva o Eterno, Deus, de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá se não segundo a Minha palavra” (Reis 1 17:1). Uma seca se abateria sobre o Reino de Israel e duraria até o povo voltar ao Deus de Israel.

Segundo o Talmud, Deus, havia enviado Elias  para receber o poder de ressuscitar os mortos e a pobre viúva e seu filho eram o profeta Jonas e sua mãe. Algum tempo mais tarde, após Elias ter-se instalado no pequeno ático cedido pela viúva, Jonas adoece e morre. Sua mãe, desesperada, apela para o profeta que toma o menino em seus braços e o leva para o ático onde vivia. Lá implora a Deus, pela vida de Jonas e o ressuscita. Ao voltar para a viúva, Elias lhe diz: “Vê, teu filho vive” (Reis I 17:23). Ela então responde: “Tu és homem de Deus, a palavra do todo poderoso em tua boca é verdade”. Jonas tornara-se a prova viva do poder de Deus, através de seu profeta.

Após sua ascensão aos Céus, o profeta Elias tornou-se o protetor e guardião de Israel. Sendo Amado por todo o povo, com o passar dos séculos tornou-se o personagem de inúmeras lendas e contos sobre sua coragem e compaixão. Dominando o tempo, o espaço e a própria natureza, aparece milagrosamente para os sábios mortais sob as mais diferentes fisionomias, sempre a socorrer os que estão em perigo, ajudar os necessitados ou ensinar uma simples lição de vida. No entanto, para ter a chance de ver o profeta Elias, é preciso se espelhar em Deus e buscar merecimento da parte do Senhor.

Muitas são as histórias contadas, cada uma delas, uma lição. A escolhida em seguida mostra Elias como sendo o profeta da Verdade, assim termina a Historia desse grande personagem da Bíblia chamado de Elias.

Saudações Finais:                                                                                                 
Aos Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que vocês possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma espiritual que através do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através  das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que cada um possa ser agraciado por Deus,  através  de sua palavra, hora revelada nesses últimos  dias divinamente através do seu espirito para o fortalecimento da Igreja. 
                                                                               

Referências bibliográficas e Pesquisas.                                               
Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus cristo, São Paulo: Loyola. 19
Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.
Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}                                                    
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida
Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e Corrigida
Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD}
Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revidada {2015}                          Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer

Fontes de apoio e pesquisa acadêmica:
Centro Treinamento Teológico Metodista C.T.T.M
Faculdade Teológica da UNINTER         
Instituto de Teologia Cristã I.C.P
Faculdade paulista de Teologia Unip                                 
AGRADE Academia Teológica da Graça de Deus.

Organização Biográfica:
Elaboração Textual Pr. Ary
Colaboração Textual Jordana Benigno e Vitor Vieira
Elaboração Técnica: Pr. Ary
Colaboração técnica: Alrimar Junior. e Vitor Vieira
Elaboração Biográfica: Jordana Benigno E Vitor Vieira
Colaboração Espiritual: Pra Sandra e Jordana Benigno
Intercessão e Orações: Alrimar Junior, Pra Sandra, Jordana Benigno e Vitor 

Fale conosco e pergunta sobre a bíblia.
                    Pr.Arydantas@gmail.com   
Contatos:.    84-9-9929-2220 - Natal – RN
                    84-9-6301-8437 – Natal - RN
                    84 -9-9600-7248 - Natal - RN

Perfil: Teólogo e palestrante com conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo, têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo da obra de Deus, para o crescimento do Reino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaso Escolhido

Ageu e sua História Profética na Bíblia?

O ÊXODO E SEUS ACONTECIMENTOS