O Batismo nas Águas

O Batismo nas Águas  qual sua Importância para o Cristianismo:

Batismo nas Águas tem uma grande importância para o Cristianismo: pelo mover da obra Redentora em Cristo, Realizada na cruz do calvário: Essa obra foi a graça imerecida de Deus, em nossas vidas, como um sacrifício de oferta pela Remissão de nossos pecados. 

O que entendemos por Batismo nas Águas: bem o batismo nas Águas é um novo nascimento, porque quando confessamos Jesus Cristo como Salvador de nossas vidas, somos transformados em uma nova Criatura, isso é um novo nascimento, em Cristo Jesus, porque o nascer nas águas significa uma afirmação de aliança firmada em Cristo Jesus. 

assim somos transformação pelo mover do Espirito santo, isso não é algo feito por mérito do homem, mais pela graça redentora de Deus, que através da Remissão de nossos pecados somo salvo, 

Essa transformação significa que aqueles que Espiritualmente estávamos mortos, agora foram transformados pela graça Redentora de Deus,  que foi adquirida por meio da fé em Cristo Jesus, assim entendemos que o batismo nas Águas é essencial para os Cristãos, por ter recebido o selo do perdão, mediante o mover do Espirito Santo, que opera em nossas vidas.

Definição da Palavra Batismo nas Aguas: 
bem palavra Batismo deriva do termo grego que significa "submergir  isso e mergulhar nas água" lavar-se" ou "purificar-se". Já que as águas simbolizam o Selo da purificação (muitos rituais de limpeza na Águas envolviam os Judeus na antiguidade), havia uma transformação em libertar você da Escravidão do pecado, para um novo nascimento em Cristo Jesus.

O apóstolo Paulo fez uma colocação muito importante em suas cartas ministrada para a Igreja de Coríntios dizendo:  que se você foi transformado em Cristo Jesus, você é uma nova criatura. Cf. II coríntios 5- 17 “assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram; eis que tudo já se fez novo” Portanto você e uma nova criatura em Cristo.

Agora você faz parte de uma nova nação, a nação de Cristo, já que foi gerada pelo mover do espirito santo, assim a sua vida toma um novo rumo porque seus passos começam a serem guiados pelas veredas de jeová, significa que Deus estar lhes preparando para novos desafios cuja o objetivo é crescer Espiritualmente, é para isso é necessário descer as águas, esse desafio tem como objetivo você receber o selo da purificado.

assim Entendemos que o batizado é morre para o pecado e nascer em Jesus Cristo, através do Batismo, você recebe o Revestimento do Espirito de Deus, para se torna uma vida nova, porque foi gerada em você, algo que chamamos de nova criatura em Cristo Jesus.

Qual é a importância de você receber esse revestimento: 
Isso e você ser transformado porque a origem da palavra transformar, na Etimologia bíblica, significa modificar e, ou alterar, os seus hábitos, é você estar livre das acusações e da condenação do pecado, porque agora você está escrito no livro dos santos, nenhuma condenação cf. Rm 8-1

que diz assim: portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque ele não anda segundo o deseja da carne, mas segundo o Espirito do Senhor

Introdução:
A Igreja Metodista no Brasil estabelece as normativas para celebração de sacramento do Batismal, e as formas conforme o código {canônico} E do colégio Episcopal: Assim a Igreja Metodista apresenta em seus documentos contido no código (Cânones), E do COLEGIO EPISCOPAL: subtende-se que 'o Batismo não é só um sinal de profissão de fé, mas é também uma marca diferenciada, que distingue as pessoas que não são Batizada, por não ter recebido o selo da aliança em Cristãs,

mas é também um sinal de regeneração de um novo nascimento: Assim entendemos que o batismo é Morrer para o pecado é nascer para cristo:  esse novo nascimento deve ser estendido e conservado na aplicação do Ritual do batismo não só das crianças, mas para todos que sejam participante da comunhão com o Espírito Santo, ao se tornar herdeiros da vida eterna”

esse novo nascimento é gerado pela graça do Senhor Jesus cristo, através de sua misericórdia nos tornamos como participantes da comunhão, espedida pelo Espírito Santo, que nos torne membro do corpo de cristo, para um relacionamento íntimo com seu criador, conforme ordenança do (COLÉGIO EPISCOPAL. Em Carta Pastoral vigente ao Sacramentos Batismal– e da Biblioteca geral Vida e Missão. S. Paulo, 2023: Ed. Cedro, pg. 7).

A importância da fé no Batismo para a Igreja Metodista no Brasil
a Igreja Metodista no Brasil: entende que a fé é o elemento mais importante em todos tipo de relacionamento do ser humano com o seu criador, o autor das cartas aos Hebreus, nos diz  que sem fé e impossível agradar a Deus" cf. Hb 11-6

um a vez que a fé  é o elemento básico para todo tipo de relacionamento com Deus, assim também  e no ato Batismal

portanto o batismo, é uma ordenança de Deus, que chamamos de sacramentos: porque o sacramento é um veículo de comunhão do homem com a graça de Deus, esse tal sacramento tem um sentido vital na vida do cristão quem fizer esse vote de fé recebe o selo do revestimento de cristo e por terem se tornaram participante do corpo de cristo ou-seja uma confiança de entrega total.

A celebração do batismo: é um passo fundamental na caminhada já que existe um longo caminho pela frente, mas é uma inspiração desafiadora que nos leva a intimidade com Deus, Assim, nos entendemos que a fé estar presente no batismo, porque a fé é quem nos leva a Crê é “Quem crer e for batizado, será salvo; mas quem não crer, já está condenado” (Mc 16. 16).

Porque a atitude de não crer é não confiar e entregar-se completamente, naquilo que você não vê, mas se você não cré é duvidar da existência de Deus, e isso traz condenação ao indivíduo, mesmo depois de participar do batismo. Nesse caso se você não crê naquilo que participou, é melhor examinar sua decisão antes de afirmar essa aliança,

assim a Igreja Metodista tem o imenso prazer de orienta as pessoas, que só devem se batizar em plena convicção de seus deveres estabelecido pelo código canônico vigente, Porquanto quando alguém estiver apta para receber este sacramento de vital importância que é o Batismo, você está afirmando uma aliança, é Recebendo o selo de Cristo.

pelo fato de o batismo não ser a penas um mergulho nas águas, é sim uma cerimônia de suma importância na vida dos cristãos, um revestimento divino recebido por cristo ao ser batizado por João Batista no Jordão, esse selo deve ser considerado como um anel de fidelidade, uma aliança, recebida do noivo que representa a Igreja, um ato de fidelidade entre o homem e Deus.

Qual a forma Estabelecida pela Igreja Metodista no sacramento Batismal:
Para participarmos do batismo na Igreja Metodista, de forma consciente e desfrutarmos de tudo o que este sacramento oferece, devemos entender, que foi a obra redentora de Deus, por isso é necessário entendermos que o batismo e o primeiro passo na vida do Cristão, são o substituto da circuncisão, pela a nova aliança em Cristo, Jesus, é um sinal do pacto no novo convertido com o seu Criador, já que a circuncisão representava o Antigo Testamento” (cf. Colossense 2. 11-12).

Agora é o Pacto do compromisso de uma fidelidade assumido com Deus, e do seu povo diante de uma comunidade de fé. Assim não podemos definir o batismo como um ato litúrgico de inserção numa comunidade, já que o povo judeu obedecia a circuncisão no antigo testamento, esse ato era a forma de inserção do indivíduo na comunidade judaica.

a forma do batismo com água é o meio de inserção do cristão no corpo de Cristo: que representa a Igreja, isso Porque É ele quem inicia o novo membro no corpo de Cristo. É importante ressaltarmos que, segundo o texto bíblico, o batismo só é realizado com água e não nas águas (cf. João 1. 26:  Lucas 3. 16:  Mt 3.11).

A comunidade cristã Metodista no Brasil: preferiu realizar o batismo com água em lugar independente de quaisquer circuncisão, por vários motivos. Dentre eles, podemos destacar: O uso da água que fazia parte da tradição de purificação dos judeus.

uma vez que a Igreja entende que Cristo veio para nos purificar de todo pecado e da injustiça, nada melhor do que o uso da água para a inserção nesta nova realidade de vida e fé (Nm 19. 9; Ez 36. 25)

A circuncisão excluía as mulheres: uma vez que a mesma em tempo de suas regras se tornava impuras, segundo as leis judaicas nenhuma pessoa impura poderia se batizar para que não contaminasse o que era santo, dessa forma quando alguém se batizava por meio da circuncisão teria que está purificado, até porque a mulher não tinha órgão genital masculino, É assim não podia ser batizado nas águas, porque não podia ser Circuncisa.

Assim a circuncisão exigia o legalismo (observância irrestrita da lei) como meio de salvação. A ênfase da circuncisão era a prática de obras para a justificação. já que o batismo com água exige simplesmente a fé, a confiança na graça de Deus.

Dessa forma a circuncisão limitava o direito dos gentios (pessoas fora da cultura judaica) em relação ao pacto com Deus. Na implantação da nova aliança em Cristo Jesus, O batismo nas águas nivela a todos, deixando-os iguais e com o mesmo direito diante de Deus (Gl 3. 27-29).

veja que no projeto do Reino de Deus não há lugar para legalismos, acepção de pessoas, exclusões, etc. no Reino de Deus, todos têm acesso irrestrito à graça e amor de Deus, seja ele, homem, mulher ou criança. 

O batismo com água foi introduzido na comunidade cristã para que todos(as) tivessem pleno acesso ao Reino de Deus, especialmente os excluídos da sociedade, bem como os estrangeiros, mulheres e a crianças (cf. Lc 18. 15-17; At 10. 45-47).

As ordenanças estabelecidas pela a Igreja Metodista no Sacramento batismal
1º ponto: exigir que o pastor ou pastora Metodista ao celebrar o batismo deve examinar as circunstâncias entre o batismo de Adultos e batismo das crianças, que será normalmente realizado por aspersão

2º ponto: A Igreja Metodista no Brasil, também reconhece como valido o batismo por derramamento de água na cabeça, que chamamos de imersão, conforme as disposições canônicas, embora não devemos sobreporem essas práticas, nem reduzir ou eliminar essa  pratica de aspersão que é realizada pela Igreja wesleyana.

3º ponto: A celebração de batismo por derramamento de água que chamamos imersão se realiza por pedido expresso do{a} interessado{a}, assim o pastor ou pastora, deve estar a tento, pelas as pessoas que vão ser batizadas, no que desrespeito ao reconhecimento da validade plena do batismo por aspersão, estes atos só deverão ser realizados por pastor ou pastora Metodista no pleno exercício Eclésia.

4º ponto: A celebração do Batismo por imersão:  e o modo bastante utilizado pela a Igreja Metodista, imergir nas águas. significa mergulhar com o corpo inteiro

As Regras estabelecida pela Igreja Metodista no Batismo de Crianças
bem sobre esse assunto não existem Restrição sobre o batismo das Crianças, embora exista algumas correntes que não acham de acordo que as Crianças sejam batizada por falta de consciência e de não poderem tomarem essa decisão.

E Claro que devemos pedir a proteção e a bênção de Deus sobre a vida das crianças, ao serem batizadas porque é uma escolha pessoal feita com entendimento e permissão dos pais.

Assim que alguém chega a esse entendimento, pode ser batizado, mas se for muito jovem deve antes orientar aos pais para que siga os padrões da igreja e chegue uma conclusão amigável conforme as orientações das Escrituras.
 
As Exigência da Igreja Metodista antes de celebrar o batismo em Crianças:
1º ponto: O pastor ou pastora Metodista, responsável pela instituição Eclésia, antes de celebrar o batismo das Crianças, deve orientar os pais {ou responsáveis pela criança}, e as testemunhas em cursos para que haja um esclarecimento, cuja a responsabilidade exigidas na ministração, mostrando-o a importância do Sacramento, afim de conscientiza-los o significado daquele ato, e as consequência real dos princípios a serem aplicados ao decorrente realizado:

2º ponto: Quando um pai realiza o ato de apresentação de um bebê, a vinculo cuja o objetivo é a consagração da criança diante de Deus, sendo na primeira vez na Igreja, essa apresentação não substitui o rito do batismo:  Esse ato deve ser ministrado por um pastor ou pastora Metodista, de autoridade Eclésia

3º ponto: O sentido na apresentação de uma criança tem como o objetivo incentivar e orientar, os pais na manutenção da educação cristã: Essa responsabilidade também se estende para os padrinhos e responsáveis na Educação das crianças de um modo geral.

4º ponto: a Igreja Metodista, esclarece que o sentido bíblico no batismo de crianças tem com objetivo a consagração, da criança diante de Deus, porque na apresentação foi inserida a comunhão do Espirito santo é na comunidade de fé.

5º ponto: a Igreja Metodista reafirma que as implicações da Responsabilidade dos pais e das testemunhas, serão assumidas no ato do batismo, assim o pastor e pastora fica isento de tal Responsabilidade.

6º ponto: fica sobre a Responsabilidade do pastor ou pastora metodista, que conferirá o batismo das crianças no decorrer de seus {2}, dois primeiros anos de vida, em casos excepcionais será levado ao conhecimento da CLAM, para que o pastor ou pastora, possa conferir, o batismo da referida criança em até {8} anos de idade.

É de Responsabilidade da instituição Eclésia, a manutenção do batismo das crianças, por se tratar de uma obrigatoriedade, ficando sobre a observância do pastor ou pastora, no penhor de sua conferência é no âmbito do batismo para a manutenção do cumprimento de fé, assim a criança permaneça no convívio cristã em até 8 anos até ser batizada.

7º ponto: o pastor ou pastara metodista, só pode conferir o batismo de crianças, quando pelo menos um, dos pais, ou responsáveis, for membro da Igreja Metodista.

8º ponto: quando for o caso dos pais e Responsáveis não sendo membro da Igreja Metodista, uma das testemunhas sendo membro da Igreja, consequentemente essa pessoa assumira a responsabilidade na Educação cristã da criança:

9º ponto: os pais ou responsáveis não sendo membro da Igreja Metodista, que desejam realizar o batismo infantil de seu filho na Igreja Metodista, tem que levar ao conhecimento do pastor ou pastora, para que se satisfaça as presentes exigências estabelecidas pela Igreja Metodista. 

Sempre avisar com antecedência mínima de 2 meses ao pastor ou pastora, já que a responsabilidade da educação da criança e na manutenção dos princípios estabelecido pela lei regente em vigor é dos pais ou responsáveis pela criança, assim também dos padrinhos, ficando o pastor ou pastora isento dessa responsabilidade.

10 ponto: O pastor ou pastora Metodista, que recebe uma criança para ser batizada, estando essa em perigo de vida, deve orientar aos pais ou o responsáveis, levar também ao conhecimento das testemunhas, sobre a importância do batismo nas Escrituras bíblica, informando que é um sacramento, embora não salve mais, e o passo que anuncia a salvação do qual a criança participa, batizando ou não deve ser levado o conhecimento dos pais, informando sua importância nas escrituras sagradas.

11º ponto Nenhum pastor ou pastora pode recusar uma criança que foi trazida para ser batizada, desde que os pais ou responsáveis, ou testemunhas satisfaça as exigências estabelecidas pelas normativas presentes no código canônico e do COLEGIO EPISCOPAL:

assim os pais ou responsáveis é as testemunhas, presentes devem participarem das reuniões é dos cursos de orientação, cuja o sentido das Escritura bíblica tem como objetivo efetivar a criança na manutenção de fé, ficando essa responsabilidade com os pais, ou responsáveis, ou as testemunhas.

12º ponto: O pastor ou pastora da Igreja Metodista, deve celebrar o batismo de crianças, de acordo com o ritual estabelecida pela a Igreja Metodista, seguindo os padrões e normas vigente no código canônico e do COLEGIO EPISCOPAL:

A Igreja Metodista tem como objetivo mostrar o que significado o batismo, Relatado nas escrituras sagrada, mostrando para as crianças os valores do sacramento Batismal, porque é um mandamento de Deus, esse sacramento tem como objetivo orienta as crianças e esclarecer qual sua importância diante do reino de Deus, assim o Batismo, ao ser realizado mostra o primeiro passo para entrar no ministério de Jesus Cristo, que por sua vez, só começou seu ministério quando foi batizado, isso mostra a importância de ser Batizado, e quais os valores dessa cerimonias.

portanto esse é um dever, uma obrigatoriedade sacramental em anunciar a palavra da salvação para as crianças, e incentivando-as a permanecer na crença e a importância do batismo, conforme as ordenanças de Deus através das Escrituras sagradas.

Recepção de novos membros: Batismo de Adulto por assunção de votos:
1º ponto:  O Batismo de adulto será aplicado as pessoas que se converteram, e não se batizaram na sua infância, e agora como adulto desejam filiar-se a Igreja Metodista, após terem professado publicamente sua fé em Jesus Cristo, como o Senhor e salvador de sua vida.

2º ponto: O Pastor ou Pastora da Igreja Metodista não pode negar o batismo as pessoas por terem sido batizada na Igreja católica, e tem o desejo de se batizarem na Igreja cristã, por questão de consciência serão levados para serem orientado na aplicação do curso batismal, conforme as instruções pastorais na doutrina cristã, ainda que alguém se submeta ao contrário, será aplicado o novo ato de batismo.

3º ponto: As pessoas que desejam filiar-se a Igreja Metodista no Brasil, por profissão de fé, são inseridas numa classe de batismo catecúmenos, e receberão do pastor ou pastora, ou do ministério, especifico previsto no regimento da Igreja Metodista local, para efetuar as orientações doutrinaria de acordo com os princípios Metodista vigente no código canônico.

As Introduções na Aplicação do Regimento para os novos Recebidos pela fé
a}, a instruções recebida nessa fase consistem no ensinamento básico, sobre a nova vida recebida em Cristo Jesus, que representa á luz da justiça do Reino de Deus, seu significado exposto no contexto tem como objetivo inserir na comunidade cristã, assegurando a herança divina. esclarecida pela Igreja Metodista.

B] visando alcançar esses objetivos, exposto pela Igreja Metodista, através do colégio Episcopal, vem estabelecer um conteúdo doutrinário mínimo a ser ministrado a todos {as} quantos {as} desejam pertencerem a Igreja Metodista.

esse conteúdo vem atuar na perspectiva da História doutrinaria da Igreja Metodista, é deve ter a perspectiva do plano de salvação, cuja o objetivo da missão e levar as pessoas a vida eterna, assim a Igreja Metodista expressa sua atualização contextualizada no conteúdo eclesial.

C} após ser acolhidos por profissão de fé e do batismo, os novos membros da Igreja Metodista estão apta para receberem do Pastor ou pastora, e da comunidade cristã o apoio e acompanhamento com o objetivo de promover-lhes: o crescimento na fé é na vivencia cristã, dando testemunho e se fortalecendo no mundo cristã, assim a Igreja Metodista fara a integração plena de uma vida nova, em adoração, nutrição, ao serviço da comunidade cristã: prestando a sã consciência no envolvimento na evangelização para o crescimento espiritual.

D} Confirmação de novo Membro: ao confirmar como um novo membro da Igreja Metodista no Brasil, haverá uma recepção para salda-los como membro da Igreja Metodista, será realizada nos casos em que os candidatos, e as candidatas, tenham sido batizados{as} desde a infância, conforme a apresentação de documento que adestre sua veracidade.

A confirmação só será realizada quando os candidatos, e candidatas, demonstrarem sua sã consciência da dadiva alcançada cuja o seu objetivo e preencher os requisitos da salvação em Cristo Jesus, é para o cumprimento do pacto batismal. 

tornado assim membro da Igreja Metodista, em adquirir a maturidades dos fatos que levam ser membro de um lar cristão, deverão servir ao reino em obedecerem os requisitos exposto pelos pastores, mediante os critérios apresentado para dedicar-se ao aprendizado, assim essa recepção estabelece um vinculo de harmonia entre os novos membros da Igreja Metodista.

E} os candidatos ao serem confirmado receberão do pastor ou pastora, as informações onde serão orientados de acordo a herança estabelecida pela Igreja Metodista, segundo o conteúdo doutrinário mínimo estabelecido pelo colégio Episcopal.

Assim os candidatos serão confirmados segundo o Ritual estabelecido pela a Igreja Metodista, O ato litúrgico da confirmação expressará simbolicamente a experiência do novo nascimento, isso significa a inserção plena na comunidade cristã um ato de fé.

As Regra para Assunção de votos pela Igreja Metodista no Brasil
ponto: todas as pessoas que proclamam sua fé nas Igrejas Evangélicas cristãs, nas quais estavam integradas é demonstram o desejo de se tornarem membros da Igreja Metodista, serão recebidas por assunção de votos, na forma do ritual, que apresentem ou não certidão ou carta de transferência, conforme as disposições descritas no código canônico.

ponto: As pessoas a serem recebidas como novo membro da Igreja Metodista, por Assunção de votos serão previamente orientadas de acordo com a herança expedida pela a Igreja Metodista, segundo o conteúdo doutrinário mínimo estabelecido pelo colégio Episcopal, que serão instruídas quanto aos deveres e direitos do Membro.
 
Reafirmação de Votos de novos Membros da Igreja Metodista:
a reafirmação de voto de um novo membro, é um renovo do sacramento cristã, ao afirmarem o votos do Batismo, renovando um compromissos de membro da Igreja, que tem como objetivo afirmar uma aliança com Cristo, na comunidade de fé e no compromisso com a Igreja, que por sua vez estabelecerá o atos litúrgicos que expressam simbolicamente, um novo nascimento em Cristo Jesus, esse passo estimula a fé na comunhão com os irmãos e na obediência divina.  

Porque a Igreja Metodista Batiza por Aspersão?
Antes de respondermos essa indagação acima, é preciso entender que o batismo na verdade, significa um selo ou sinal de Cristo na vida dos Cristãos: é isso que representa uma aliança entre o homem e a Igreja Cristã. Uma vez esclarecida esta questão, ficará fácil o entendimento que todos (as), as opções contidas na Bíblia são válidas: assim a Igreja Metodista faz o batismo pela aspersão, como forma lega perante o código canônico, preferencial ou impreferencial no âmbito de sua jurisdição.

A Igreja Metodista tem sofrido muitas criticas ao longo dos anos por causa de sua opção quanto à forma de batismo a aspersão. se deve ao fato da má compreensão que muitas denominações e ministros do Evangelho têm acerca do verdadeiro sentido do ato batismal, entendemos que a ênfase dada como forma do batismo como seve como base de fé que leva a salvação, é está dentro dos padrões canônicos, porque tem a mesma validade no âmbito sacramental estabelecida pelo colégio Episcopal e do código canônico vigente. Cf. Ezequiel 36-25

Obs. que o objetivo da Igreja Metodista, era demonstrar os mesmo, valores inserido no contexto que dá ênfase o conteúdo da fé, já que a expressão exigida revela a nossa intenção, contida nesta reflexão, cuja o objetivo era trazer à luz da Palavra de Deus, que foi manifesta no âmbito do Batismo: 

assim  esclarecermos o porquê da nossa opção, como a comunidade Metodista, optou pelo batismo por aspersão, sem querer descriminar as demais formas de batismo, uma vez que a Igreja reconhecem todas elas como válidas diante de Deus, é por não ser só um ato litúrgico é sim uma ordenança enxerida no código canônico.

A comunidade Metodista no Brasil, apresenta as documentações exigida no âmbito do batismo pelos quais serão realizados mediante suas realizações, o batismo com água, deve ser sempre em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, porém o batismo por aspersão, deve usar o método na aplicação de água com a mão sobre a cabeça do batizando.

O Batismo por Imersão:  significa imergir ou levar-se mergulhar com o corpo inteiro dentro da Água: (o batizando é imerso na água). A Igreja Metodista, embora comumente pratique a aspersão, e reconhece como igualmente válido o Batismo por derramamento de Água sobre a cabeça,” conforme o código Cânones ed. 1998, pg. 64) porem em sua maioria usa o método de imergir por ser mais tradicional em todos os ministérios cristã.

Esclarecimento geral sobre o Batismo para a comunidade Metodista no Brasil?
O Batismo é um momento de extrema alegria, algo desejado pelo o impulso é mover do espirito santo, que nos traz ansiedade de receber o selo da aliança oferecido por Cristo, pois ao realizarmos o batismo damos um dos passos, mais importante de nossa vida, porque é Através do batismo, que as pessoas estarão declarando seu amor diante de Deus, Assim os homens, mulheres, crianças e Etc. fizeram sua opção em seguir a Cristo por meio do batismo.
 
Entretanto, a má compreensão de muitos em torno deste ato de fé, tem levado os cristãos à desunião e ao preconceito – dividindo o corpo em vez de unir; derribando em vez de edificar; excluindo em vez de ajuntar o povo para um compromisso real com nosso Deus, A palavra Batismo pode adquirir muitas definições (novo nascimento} regeneração, inserção no Reino de Deus; {lavagem de pecados, etc). 

obs. que Ficar preso a essas coisas e uma definições muito arriscada, pois coloca em risco a profundidade do termo simbólico da união. Nós da Igreja Metodistas, cremos que é a busca por uma total compreensão deste símbolo de fé que garante a sua real interpretação, ficando assim alerta para evitar as constantes discussões, divisões e contendas entre o corpo de Cristo. Vejamos algumas definições sobre o significado do Batismo e sua finalidade:

Em primeiro lugar: Batismo é um símbolo de fé: a palavra símbolo (simbalu) no grego lançar as coisas que foram ordenadas simboliza limpeza: a palavra também pode ser definida como aquilo que une em si”. Símbolos não podem ser definidos. porque definir significa colocar limites, e, quando colocamos limites nos símbolos, eles perdem sua força e não tem sentido.

O Batismo é também um símbolo de unidade do povo de Deus, ou seja, a vida da Igreja gira em torno deste ato de fé e aceitação da graça de Deus:  se você crer na existência de Deus, você é um forte candidato para se batizado, e quem se batiza morre para o mundo e nasce para cristo. assim você recebe o selo da salvação

vale Salientar Que os símbolos que aplicamos no batismo, são interpretados por diversas linhagens de interpretação: é quando se limita numa única interpretação, há uma definição absolutista, ele perde o seu poder de união (simbalu no grego).

Neste caso, se prende o Símbolo do Batismo numa única interpretação, e como se perdesse o poder na fórmula aplicada, isso significa exauri-lo do seu poder e força de ação; significa também correr o risco de limitar e privar a muitos(as) da graça de Deus, essa tradição não é da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã de um modo geral, que ao estabeleceu as 3 formas que representa o Batismo na aplicação da Bíblia cristã:

·    Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando, {pingo ou gotas d’águas}
·   A efusão: a forma derramar água sobrea a cabeça de alguém que  está sendo batizando, utilizando-se as duas mãos como concha:

·  vejamos que nas Igrejas Metodistas no Brasil, entende que a fé, não se aplica somente no seu sentido abstrato, mas principalmente no sentido prático de vida cristã, ou seja, para nós, a fé adquire o sentido de fidelidade prática, já que a Palavra foi projetada no Reino de Deus com o sentido de purificação:

Neste caso, não importa se a pessoa recebeu apenas uma gota de água sobre a cabeça, ou foi imersa dentro do oceano, é a sua pratica foi válida por ter dado um passo de fé. (fé significa fidelidade ao projeto do Reino seja no batismo ou não) a fé é algo que não se compra, é um dom gratuito de Deus, para todos, embora nem todos tem esse entendimento sobre o que é fé.

Em segundo lugar: o Batismo é um ritual de inserção ou pertença, ou seja, é o sinal que me dá a garantia de que eu pertenço à comunidade de fé assim indica que eu faça parte do Reino de Deus. Toda religião, não importa qual seja, tem o seu ritual de inserção, ou batismo. Portanto É esse ritual que garante às pessoas ter o direito e também o dever de ser inseridos pela comunidade Cristã.

Quando Deus firmou o seu pacto com Abraão, Ele estabeleceu um sinal que determinaria que, a partir de então, aquele povo seria de Sua propriedade peculiar – a circuncisão foi criada como um sinal (Gn 17. 10-12). Já que com a ausência deste sinal você não se batizava, significava que aquelas pessoas não pertenciam à comunidade judaica.

Deus muda a lei através das alianças, mas nunca mudará a dimensão que está ao alcance de Sua graça. É por isso que, nós Metodistas entendemos que, uma vez anulado o ritual da circuncisão como sinal de inclusão do selo do povo de Deus, substituindo-o pelo Batismo com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, assim as crianças, como na circuncisão, continua com o seu direito garantido de se tornar integrante do pacto de Deus.

Vejamos que Deus mudou o ritual, mas manteve firme a dimensão inclusiva da graça – sobre esta questão falaremos adiante. No caso do Batismo Cristão, a graça se tornou ainda mais inclusiva, pois nele, homens, mulheres e crianças se tornaram participantes do pacto estabelecido por Deus.

Em terceiro lugar: o Batismo é também um ritual de purificação. Esta compreensão ou amplitude da simbologia do Batismo foi inserida apenas no cristianismo. Antes da obra realizada por Jesus, não havia este entendimento, uma vez que Deus ainda não havia realizado o pleno sacrifício pela purificação dos pecados. do povo judeu,

Portanto o batismo era a circuncisão, já que os rituais de purificação eram feitos constantemente e separados, Neles Época eram utilizados água e sangue (Ex 24. 6-8). O Batismo Cristão incorporou em si, também esta dimensão simbólica. Talvez seja justamente neste ponto que muitos tropeçam na Palavra de Deus, por interpretar de forma errada.

Uma vez entendidas estas questões, podemos responder à indagação deste tópico do nosso estudo: Por que a Igreja Metodista Batiza também por aspersão? Dessa forma nós da Igreja Metodista, entendemos que o Batismo, por ser um ato de tal importância na vida do ser humano, pois, a partir deles as pessoas estarão ingressando, não somente no Reino de Deus, mas na comunhão da Igreja.

Assim toda a comunidade deve participar deste momento, pois nele é assumido o compromisso, da fidelidade entre o homem e Deus. assim subtende-se que, a família ao ser batizando é convidada a estar presente – e esta também é com a oportunidade para o testemunho do poder transformador de Deus na vido do homem, Assim uma vez compreendidas as questões anteriormente mencionadas sobre o significado do Batismo,

Dessa forma a Igreja Metodista no brasil, entende que a aspersão é a forma de Batismo que melhor atende a suas necessidades, uma vez que ela dispensa a locomoção de todos(as) seja em Rios, lagoas ou piscina, etc., porque podemos realizar esse ato batismal na própria igreja dando a oportunidade a todos(as) já que alguns tem dificuldade de se locomover, dessa forma todos devem estar presentes na celebração, e não somente alguns é outros não.

então sugiram algumas pergunta, como fazer em relação ao batismo por imersão, já que muitos radicais tem defendido, a exclusão das demais formas de batizar, e chegamos ao ponto de entender que foi para facilitarem a participação de todos(as), pôs não tinha como construírem tanques nem piscina para batizar nas igrejas?

O que entendemos nesta indagação segundo a tradição judaica e relato bíblica, ao afirmar que uma que uma única pessoa impura, ou seja, cheia de pecados, entrando nas águas, toda aquela água se torna contaminada e impura e, também quem entra em contato com aquela água. Assim a questão era radicalizada, porque o correto seria esvaziar e encher o tanque batismal toda vez que alguém entrasse nele, para que as demais pessoas não se tornassem ainda mais contaminadas ficando, mas impuras do que antes!

Mas entendemos também que nem o povo judeu-cristãos se utilizavam da forma imersão como ritual de Batismo. Geralmente o batismo era feito através da efusão: a pessoa entra na água e a água é derramada sobre a cabeça do batizando com as mãos em forma de concha; ou aspersão: a água era aspergida sobre a cabeça no batizando. Era assim, porque a imersão não faz parte de sua tradição e também porque Israel está localizado numa região onde a água era algo valioso e por ser muito escasso.

o profeta João Batista viveu e cresceu dentro desta tradição e foi ele quem utilizou o batismo do mestre e também do povo, mas ele mudou a tradição no que desrespeito ao Batismo, indo para as margens do Rio Jordão, para comprimente das profecias mencionada pelos profetas em especial {Isaias}.

é muito interessante dizer que a partir desse momento o Batismo por imersão começa ser mencionado nas escrituras, já que o povo judeu sempre batizava com águas é não nas Águas, um outro detalhe importante é que nas pinturas do primeiro século, em nenhuma delas aparece o Batismo de João representado pela imersão, mas pela efusão, o que deixa a entende que João Batista foi Batizar por imersão no Rio Jordão para cumprimento da palavra de Deus, proferida pelos profetas anteriores.

vejamos que em alguns textos bíblico mesmo depois de tudo isso, os batismos voltam a ser realizado por aspersão com na antiguidade dentro dos costumes judaico cf. {At 22-16} este era o Batismo que Paulo e os discípulos faziam.

É por estes e outros motivos que a Igreja Metodista não fez opção somente pelo batismo por aspersão, porque biblicamente todas as formas se adapta a manifestação da graça de Deus, e também mantém viva a tradição bíblica.

Assim o batismo por aspersão com também as demais formas não excluem ninguém de participar da graça, incluindo crianças, homens, mulheres, idosos, e enfermos, todos(as), não importa a situação em que estejam, podem participar e receber o sinal que represento o selo do Reino de Deus. E deve ser feita em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e por ministros e pessoas autorizada no reino de Deus.

O batizado nas Águas faz parte do corpo e a cabeça de Cristo:
A Resposta pode ser simples para alguns: talvez você ficou pensando que o Batismo e num simples mergulho em um deposito de água acumulado: bem para o Reino de Deus, não é apenas um simples mergulho: tem outra finalidade, o Batismo representa a natureza de Deus manifesta no Homem, que ao ser imergido nas águas nos torna livre dos poderes das trevas para receber o selo do reino de Deus.

Notamos que no ato em que recebemos JESUS como nosso SENHOR e SALVADOR, de nossas vidas somos “mergulhados” espiritualmente no corpo de CRISTO, passamos a fazer parte de um CORPO pelo qual Cristo e o CABEÇA.

Portanto o batismo nas águas simboliza a morte e ressurreição espiritual do homem: baseada na obra redentora de cristo na cruz, é um testemunho público da nossa fé ao ser depositado no altar de Cristo.

A partir do momento em que mergulhamos em Cristo, passamos a viver em novidade em uma nova vida triunfante com Deus: cf. Romanos 6:4: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte: para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória de Deus Pai: assim andemos nós também em novidade de vida em Cristo.”


até porque se existissem relato falando sobre esse assunto o povo o seguia Paulo por causa do Batismo: e não pelas obras realizada por Deus através dele, assim entendemos que o batismo não salvo, mas entendemos que faz parte de um mandamento ordenado por Deus, é muito importante, porque serve como uma base de confirmação pública: um sacramento matrimonial, na transformação uma nova vida em Cristo Jesus cf. (Mt 28:18-20).

Esse assunto e paralelo a uma pessoa contratada para um trabalho em uma empresa sem assinar a carteira de trabalho: e quando se trabalha para alguém sem ser registrado seja um contrato ou outro oriundos de comprometimento, você esta sujeito aos perigos acidental, ou-seja você está desacobertado da presença de Deus. 

perante as leis trabalhistas, que chamamos de trabalho avulso ou bico. {desacobertado} mas quando você assina o contrato, fica oficializado perante os órgãos competentes na lei trabalhista.

É por Essa Razão que muitos Ministérios só aceitam uma pessoa como membro da Igreja depois de ser batizado, isso significa que você está apta a participar e assumi um compromisso sério no reino de Deus, exercendo sua atribuição na Igreja.

A Igreja Metodista só Batismo perante a trindade: Deus pai Deus filho e o Espirito
a Igreja Metodista no Brasil informa que todos os batismos tem que ser realizado mediante a Trindade tanto no Deus pai, como Deus, Filho, e Deus, Espirito, porque cada um desses nome representa a trindade: já que O NOME DE JESUS CRISTO: representa a trindade na terra.
 
Isso porque a trindade está por trás deles: o Pai, o Filho e o Espírito Santo: portanto Quando falamos de batizamos, falamos em nome dos três, embora sabendo que Deus pai, é o Criador de todas as coisas, ele estabeleceu seu reino por meio da trindade, quem falar de um desses pilares está falando do próprio Deus.
 
Concluímos Esse trabalho falando sobre a importância da trindade pai, filho, Espirito Santo: Pelo qual e manifesta no Batismo, Esses três pilarem formam a unidade do corpo de Deus (um só Deus em três pessoas), sub-entende-se uma “implicitude da Trindade no nome de Jesus. Daí, a ser “unicista(Deus em uma só pessoa) para que não haja diferença! No entendimento da trindade de Deus.

A Bíblia também fala sobre o batismo no Espirito santo é um ato muito importante na vida de um cristãos: isso acontece de forma esporadicamente, mediante o mover da presença de Deus, o batismo no Espirito santo: e você está cheia da graça de Deus, que faz a pessoa fica em outro nível de intimidade com Deus,

Isso é que nos torna a falar em línguas estranhas e interpretando a própria língua: daí então dizemos que essa pessoa foi batizada no Espírito santo: porque tem discernimento do que está sendo revelado pelo próprio Espirito, que chamamos línguas dos anjos.


Quais as mudanças que alguém recebe após ser batizar nas águas:
a mudança que alguém Recebe no Batismo é o arrependimento uma transformação, ou-seja uma mudança de atitude que as pessoas ao reconhece de seus erros se arrependa e pede perdão aquelas que ele ofendeu, ou-seja, essa é a maior dadiva de um homem e reconhecer de seus erros é refazer seus caminhos de cabeça erguida diante de Deus e dos homens.

Isso significa que a pessoa deve ter consciência que pecou e decidiu mudar de uma vida pecaminosa para uma vida harmoniosa com seus irmãos, mas para isso é preciso confessa Jesus como salvador para entrar no reino dos céus.

nos cristãos entendemos que uma mudança de atitude, uma mudança de caráter uma mudança de pessoalidade, foi estabelecida quando nos se arrependemos de nossos erros, e pedimos perdão a Deus, e aos irmãos que ofendemos, anteriormente, assim o Senhor nos aceita como um membro do seu rebanho pelo Reconhecendo do sacrifício de Cristo feito na cruz por ela. (Atos 2:38).

Em primeiro lugar e preciso Crer porque Muitos ouvem, mas nem todos aceitam que Jesus e o Cristo: quando aceitamos Cristo como nosso salvador, damos o primeiro passo, porque todo aquele que nele cré não será condenado, mais terá a vida eterna.

Obs que quando aceitamos Cristo como nosso guiador pelo mover do espirito de Deus, daí por diante começamos a entender que para servir a Deus, e preciso se arrepender dos nossos velhos conceitos, nossos maus costumes, nossos maus hábitos.

Porque quando isso acontecer fomos beneficiados pela graça Rendera de Deus, por meio de Jesus Cristo, assim estamos prontos para ser batizado através do arrependimento e por entender que Cristo, E o Filho de Deus vivo:

Notamos que a Bíblia não impõe nada ao homem: ela requer do homem os cuidados necessários para ser batizado, isso e o Arrependimento, essa e a forma mais correta pelo fato de você ter tomado uma decisão correta diante de Deus, uma mudança que faz você caminhar em uma nova direção, portanto o arrependimento, nos dá uma oportunidade de nascer de novo, isso porque aqueles que estavam morto em ofensas do pecado agora foi vivificado para servir a Deus, mediante a fé depositada nele cf.(Efésios 2:1),

quais os graus de intimidade entre o Homem e Deus no batismo
I O batismo é a forma do homem se achegar a Deus, porque o Rito do batismo nas Águas foi preenchido pelo mover do Espirito santo, para o alcançar um grau de intimidade pessoal com Deus: assim a natureza divina no âmbito de seu poder  transforma o homem que era pecador para um novo nascimento em Cristo, porque quem não nascer nas águas e no Espirito não entrará no Reino de Deus, cf. Joao 3-5

II O Batismo em geral o que Simboliza o selo da salvação: consiste na promessa de Deus, que iria perdoar e salvar a raça humana, através da regeneração em Cristo ao pagar um preço de cruz, foi assim ele salvou a humanidade: assim podemos  classificamos o batismo como um ato no cumprimenta da aliança divina com sua criação.

Portanto o batismo na liturgia da Igreja cristã e um ritual de submissão: uma ordenança de Deus, que ordenou que fosse feita, para cumprimento de sua missão ao proclamar o símbolo da identificação dos cristãos com Jesus Cristo: não só na morte e na sepultura, porque você passa à enxerga o renascimento na ressureição e do testemunho em vida, porque quando ressuscitamos em cristo testemunhamos de sua ressureição com ele cf. {Rm 6- 3 e 8}

III- O Batismo pela Regeneração de fé: é o batismo realizado após a profissão de fé, um passo para salvação ao produzir o ato da Regeneração Isso é você recebe o selo do valor espiritual de Cristo, você passa a fazer parte na filiação do corpo de Cristo, uma ligação entre a Igreja e seu noivo, Assim é estabelecido os valores da comunhão cristã.
Obs. Quem deve ser Batizado na concepção cristã

o Batismo e universal, basta você cumprir os requisitos necessários, tanto na morte como na ressurreição, o rito deve ser aplicado para aqueles que confessa Jesus Cristo como salvador, e processar sua fé admitindo que Jesus ofereceu um Sacrifício de cruz para salvação da humanidade.

isso mostra a lealdade e a fidelidade de Deus ao cumprimento de sua palavra através dos profetas: Assim também os seus seguidores devem proferir a mesma fé ao ser jugado diante das autoridades porque o objetivo não negar sua fé em Cristo Jesus, é você passa a receber credito diante de Deus, cf. atos 16- 15


O que a bíblia fala sobre a salvação pelo Batismo Existem alguma ligação ou não:
Cremos que precisamos ser batizados para receber o Dom gratuito de Deus pelo Espírito Santo (por meio da ordenança que chamamos de confirmação) para que seja salvo no reino do céu. O Salvador ensinou: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

O Senhor também ensinou que a ordenança do batismo faz parte do mandamento entre todas as outras ordenanças mencionadas nas escrituras sagradas, com vigência nos evangelhos: assim entendemos que precisamos ser batizados para realizar o comprimento do sacramento sacerdotal e ter o direito de ser salvo:

“dessa forma as pessoas que forem chamadas por Deus, para serem batizada nas Águas mediante uma autoridade de Cristo receberá o selo que representa o passaporte da salvação: ao ser imergido nas águas para cumprimento da ordenança sacramental de Deus.

contextualização: embora exista vários comentário, e diversos questionamentos extra bíblico sobre a Salvação pelo Batismo: na realidade entendemos que o batismo por si só não salva ninguém: não há Registro nas Escrituras que fale sobre a salvação pelo Batizo:

porem Jesus disse que todo aquele que nele crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado: notamos que ele não disse “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer” então entendemos que a crença em Jesus Cristo é mais importante do que o Batizo.

embora o batismo segue os passos da fé que nos leva à salvação: mas ele em si não é o único meio de salvação: Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lc 23.39 a 43).

Vejamos que pela força da expressão da crença em Cristo Jesus, ele depositou sua fé: nele e creu, isso foi o bastante, porque  nem foi necessário ser batizado até porque não tinha tempo pra isso: entendemos que pelo fato de não ser batizado, ele não deixou de ser salvo por isto.

Portanto o batismo é importante para os cristãos, mesmo não salvando: ele e sempre importante, e necessário para os padrões do cristianismo: aquele ladrão não tinha condições nenhuma nem de ser batizado e nem tão pouco de ser salvo, mas ele creu que Jesus era o Cristo filho do Deus vivo:

Assim Podemos dizer que o batismo é uma parte do processo que leva o homem a salvação: porque há um processo de renúncia do pecado que leva o homem a ser transformado, isso é você sair de uma vida pecaminosa para uma vida de harmonia com o seu  criador:

Veja que o sentido dessa mudança e levar você para uma lavagem espiritual uma fase preparatória na caminhada Cristã, Por isso Batismo e essencial para a salvação através dos ensinamentos que foram instruídos por Jesus ao ordenar, ele libera poder e autoridade no céu e na terra, dando instruções para que os discípulos pregassem e batizassem muita gente.

vejamos que ele também falou aqueles que cré logo será salvo, porque ele estaria todos os dias com eles, isso significa que Deus tem um compromisso sério com sua Igreja, a pergunta é você está apta a exercer esse compromisso sério com Deus.

analise o que o apóstolo Pedro escreveu as seguintes frases acerca do batismo: “não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressureição em Jesus Cristo” (1 Pe 3.21).


Qual a identificação pessoal entre Jesus Cristo e o homem por meio do batismo:
Em primeiro lugar a identificação entre Cristo e o batismo que chamamos de selo do testemunho e na manifestação do Espirito santos: podemos dizer que o batismo tem um significado primordial na vida do cristão, além de ser um testemunho público ao ser professada pela fé em Cristo: ele fala algo mais profundo, na aplicação da fé pelo qual externamos nele:

Portanto o batismo, significa o testemunho vivo na identificação do homem com o seu Criador: ele não exigem apenas que eu tenho fé, mas que tipo de fé eu tenho nele, não só na morte, mas também na ressureição cf. (Romanos 6.3 e 4).

3- Ou, porventura, não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte.

4- De sorte que fomos sepultados com ele na morte pelo batismo: porque Assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Deus Pai: assim também nos andemos com ele em novidade de vida.

Portanto Quando imergimos alguém nas águas, estamos simbolicamente declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao levantarmos esta pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou com Cristo, para viver uma nova vida.

Definição: assim entendemos que o batismo define o caminho onde reconhecemos o tipo de fé que temos depositado em Cristo, que foi realizada na cruz, essa foi a maior obra que recebemos por meio da fé em Cristo Jesus, dessa forma entendemos que todas as formas aplicada no Batismo são benéficas.

Vejamos outros  argumentos e Definições 
Obs. que os textos fornecidos oferecem uma visão detalhada e abrangente do significado e das práticas relacionadas ao batismo na Igreja Metodista no Brasil. Aqui estão alguns postos-chave que requer observações sobre o conteúdo apresentado: 

Ênfase na fé: O texto destaca a importância da fé no relacionamento humano com Deus e enfatiza que a fé é fundamental no batismo. 

Significado do batismo: O batismo é descrito como uma ordenança de Deus, um sacramento que simboliza a comunhão do ser humano com a graça de Deus e o revestimento em Cristo. 

Celebração do batismo: O batismo é considerado um passo fundamental na jornada espiritual do cristão, representando uma aliança e um compromisso do homem com com Deus. 

Forma estabelecida pela Igreja Metodista: A igreja pratica o batismo por aspersão, com a água sendo aplicada na cabeça ao ser batizando. No entanto, reconhece também a validade do batismo por imersão. 

Batismo de crianças: O texto aborda as práticas e requisitos relacionados ao batismo de crianças, incluindo orientação aos pais e padrinhos, além da necessidade de conferência do batismo até os 8 anos de idade 

Recepção de novos membros: Além do batismo, novos membros podem ser recebidos por assunção de votos ou confirmação, dependendo das circunstâncias individuais 

Reafirmação de votos: Os membros da igreja podem reafirmar seus votos de batismo como um ato simbólico de renovação espiritual. 

Razões para o batismo por aspersão: O texto explica as razões pelas quais a Igreja Metodista opta pelo batismo por aspersão, enfatizando a validade sacramental dessa prática e sua base bíblica. 

O batismo é um símbolo de fé na unidade Cristã: O batismo é visto como um símbolo de unidade do povo de Deus e um ato de aceitação da graça divina. 

Resumo contextual: na visão da Igreja Metodista  as praticas que foram associados ao batismo, tem como o objetivo informar a importância da fé, e na comunhão do homem com Deus, mediante o batismo, isso é uma união da comunidade da fé cristã.

A importância do batismo na tradição cristã, na perspectiva da Igreja Metodista no Brasil. 

Formas de Batismo: O texto menciona três formas principais de batismo: aspersão (água aspergida sobre a cabeça), efusão (água derramada sobre a cabeça) e imersão (o batizando é mergulhado completamente na água). Ele observa que a Igreja Metodista adota a aspersão como forma de batismo, principalmente para facilitar a participação de todos, incluindo aqueles com dificuldades de mobilidade. 

Significado do Batismo: O batismo é visto como um ato de fidelidade e compromisso com Deus e com a comunidade de fé. Ele simboliza a purificação dos pecados e a inclusão na comunidade cristã. 

Tradição e História: O texto destaca a continuidade entre a circuncisão no Antigo Testamento e o batismo no Novo Testamento como sinais de pertencimento ao povo de Deus. Também menciona o papel de João Batista na introdução do batismo, especialmente por imersão, como uma prática simbólica  

Contexto Cultural e Geográfico: O texto considera o contexto geográfico e cultural de Israel ao discutir as práticas de batismo. A escassez de água na região influenciou a preferência por formas de batismo que não exigiam grandes quantidades de água, como a aspersão e a efusão. 

Interpretação das Escrituras: O texto oferece uma interpretação específica das escrituras, argumentando que a prática do batismo por imersão introduzida por João Batista foi uma mudança na tradição judaica e uma realização das profecias do Antigo Testamento. 

O texto abordado destaca a importância do batismo na tradição cristã: sua importância como um sacramento que simboliza a fidelidade a Deus, a purificação dos pecados e a inclusão na comunidade de fé, ao mesmo tempo em que considera questões práticas e históricas relacionadas às diferentes formas de realizar o batismo 

outros recursos estabelecidos pela a Igreja Metodista no Brasil em elação ao Batismo  
Formas de Batismo e sua Validade: O texto destaca que, apesar de diferentes formas de batismo serem praticadas na história da Igreja, Metodista no Brasil, reconhece que todas têm validade e expressam a graça de Deus. Ele menciona que, mesmo após João Batista ter introduzido o batismo por imersão, outras formas, como a aspersão, continuaram a ser praticadas, como evidenciado em textos bíblicos cf. Atos 22:16.

Importância do Batismo: O batismo é descrito como um ato público de testemunho da fé e compromisso com Deus e com a comunidade de fé. Ele simboliza a morte para o pecado e a ressurreição para uma nova vida em Cristo.

Relação com a Salvação: O texto esclarece que o batismo não é o que garante a salvação, mas é parte do mandamento de Deus e tem um significado simbólico profundo na vida do cristão. Ele compara o batismo a assinar um contrato de trabalho, tornando a relação com Deus oficial e pública. 

Batismo na Trindade: A Igreja Metodista enfatiza a importância de realizar o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, reconhecendo a Trindade como a base fundamental da fé cristã.

Batismo no Espírito Santo: O texto também menciona o batismo no Espírito Santo como um evento separado, que traz uma nova dimensão de intimidade com Deus e capacitação espiritual para o cristão.

o Batismo da Transformação: O batismo é descrito como parte de um processo de transformação pessoal que envolve arrependimento, mudança de atitude e aceitação de Cristo como Salvador. É visto como um passo importante na jornada espiritual do indivíduo. 

Aproximação do homem com Deus: O batismo é descrito como uma forma pela qual o homem se aproxima de Deus, preenchido pelo movimento do Espírito Santo. Ele representa uma transformação espiritual que ocorre quando alguém se submete ao batismo, simbolizando o novo nascimento em Cristo e a entrada no Reino de Deus, cf. João 3:5. 

O Batismo e Selo do cumprimento da Salvação: O batismo e uma aliança que simboliza o selo da salvação e a promessa de Deus de perdoar e salvar a humanidade através da regeneração em Cristo. Ele é visto como um ato de submissão e obediência a Deus, que ordenou sua realização para confirmar a identificação dos cristãos com Jesus Cristo, tanto na morte como na ressurreição. 

Regeneração pela Fé: O batismo após a profissão de fé é descrito como um passo para a salvação, produzindo o ato da regeneração espiritual e unindo o indivíduo à comunidade da fé. Aqueles que confessam Jesus como Salvador e processam sua fé nele são considerados aptos para o batismo. 

comentário: Em relação à salvação pelo batismo, o texto reconhece que o batismo não é o único meio de salvação, mas destaca sua importância como parte do processo de fé na transformação pessoal. Ele enfatiza a necessidade de crer em Jesus Cristo como Salvador, sendo o batismo um testemunho público dessa fé, mas não é uma garantia automática de salvação. 

O texto destaca a importância do arrependimento, da mudança de vida e do compromisso com Cristo como aspectos essenciais para a salvação. 

A identificação pessoal entre Jesus Cristo só se dá quando o homem é batizado assim é destacada como um selo do testemunho, e uma manifestação do Espírito Santo. 

O batismo é visto como um ato que declara a união do crente com Cristo, simbolizando a morte e a ressurreição com ele para uma nova vida. 

No geral, os textos apresentados a importância do batismo enfatizando, como um ato de fé diante da obediência a Deus, simbolizando a entrada na comunidade da fé na identificação do homem com Cristo, mas, reconhece que a salvação vem pela fé em Jesus Cristo, não pelo batismo em si.

Saudações finais:
Aos Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que os leitores possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma especial que através do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que escrevi-o e para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através  das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou até meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que cada um possa ser agraciado por Deus,  que  através  de sua palavra hora revelada pelo espirito santo,  e para o fortalecimento da Igreja.
 
Referências bibliográficas e Pesquisas Bíblica.                                            
Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus Cristo, São Paulo: Loyola. 19
Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.
Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}                                                    
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida
Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e corrigida
Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD}
Bíblia de Estudo BKJ King James {1611} com estudo holman
Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revidada {2015} 
pequena Enciclopédia Bíblica -- Orlando Boyer                                                 

Fontes de apoio e pesquisa Acadêmica:
Faculdade Teológica da UNINTER           
Instituto Cristã de Teologia da I.C.P
Universidade Paulista de Teologia Unip
Instituto Teológico Metodista: I.T.M                                
AGRADE Academia Teológica da Graça de Deus.

Autoria:
Elaboração Textual: Pr. Ary.
Elaboração Técnica: Pr. Ary.
Elaboração Biográfica: Jordana Benigno e Vitor Vieira
Colaboração Técnica: ALRIMAR JUNIOR {JR}
Colaboração biográfica: Vitor Vieira e Jordana Benigno
Intercessão. Pra Sandra
Coordenação Geral: Pra Sandra Benigno

Contatos: 84-9-9929-2220 - Natal - RN
                  84-9-9618-7656 - Natal - RN
                  84-9-9601-8437 - Natal - RN

Visite-nos e deixe seus comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaso Escolhido

Ageu e sua História Profética na Bíblia?

O ÊXODO E SEUS ACONTECIMENTOS