Batismo com Água e Fogo
Batismo com Água Qual sua Importância pelos Critérios Metodista no Cristianismo
o Batismo na Visão da Igreja Metodista no Brasil, tem
uma grande importância para o Cristianismo: pelo fato de ser uma obra redentora
de Cristo: um sinal visível da graça de Deus.
Esse símbolo representa um novo
nascimento em Cristo Jesus, por se tratar de um ato de declaração que o corpo dos Cristãos foi inserido no corpo de cristo, e na comunidade cristã.
Segundo os conceitos da Igreja Metodista do Brasil, quando aceitamos o Senhor Jesus, como salvador de nossas vidas: somos transformados em nova criatura, o Batismo nas Águas significa morrer para o mundo, e nascer em Cristo Jesus.
Essa transformação não é mérito do homem: É um mover sobrenatural de Deus, que redimiu nossos pecados: Assim somos salvos, já que antes estávamos espiritualmente mortos.
A Igreja Metodista do Brasil, Entende que o batismo nas águas, é essencial para os Cristãos: Isso porque ao sermos batizados, recebemos o Selo que representa o perdão de pecados: Significa morrer com Cristo, e ressuscitamos com ele. Assim obtemos o direito de salvação.
A palavra Batismo vem do grego, {baptizo} Significa: imergir, mergulhar, banhar-se, lavar-se, ou purificar-se, Já que as águas simbolizam a purificação.
Muitos rituais de limpeza haviam no judaísmo que envolviam água na antiguidade: Alguns para oferecer algo aos deuses: outros para limpeza espiritual: Porque no Reino espiritual, aqueles que oferecem algo para o inimigo, está sujando-se mais.
Porém quando você é incumbido de oferecer algo para Deus, envolvendo as águas, você está se purificando, já que mergulhar nas águas significava ser transformação.
Assim como Naamã, comandante do exército da Síria: ao obedecer a voz do profeta Eliseu, foi purificado e transformado saindo de um estágio leproso, para uma vida triunfante diante de Deus.
O apóstolo Paulo fez uma colocação muito importante nas cartas ministrada a Igreja de Coríntios dizendo: assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já-se passaram; eis que tudo já se fez novo: Portanto, você é uma nova criatura em Cristo Jesus cf. 2 Coríntios 5- 17
Essa passagem destaca que, quando alguém confessa a Jesus Cristo, como salvador de sua vida, se torna membro do corpo de Cristo: é inserido na comunidade Cristã.
Quando você se Batiza as coisas antigas são lançadas no mundo do esquecimento: Seus erros, seus hábitos, seus vícios, seus maus costumes: o mundo pecaminoso que oprimia sua vida: foi substituída por uma nova aliança em Cristo Jesus, mediante o selo do Espírito Santo.
Agora você faz parte de uma nova nação: um povo eleita por Deus, gerada pelo mover do espírito santo: para desfrutar das maravilha dele:
Isso significa que cada passo de sua vida, está sendo aperfeiçoado por Deus: Ele está-lhes preparando para novos desafios: cuja o objetivo é você alcançar as benção de Deus, que foram prometidas pelos patriarcas: descer às águas significa purificar-se de todos os males: isso significa que você está Apta a desfrutar das maravilhas de Deus.
O Batismo para nós da Igreja Metodista do Brasil: significa morrer para o mundo pecaminoso, e nascer para Cristo: uma jornada de fé, que leva o homem a enfrentar novos desafios:
Assim como os discípulos se revestiram no batismo de Cristo: você se reveste do batismo da nova aliança, deixada pelo espírito santo
Qual é a importância desse revestimento: É você ser transformado, pela obra redentora de Deus: significa que Você está fora das acusações de pecaminosas do inimigo: Paulo fala para a Igreja de Roma dizendo-o: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. cf. Rm 8-1
Para a Igreja Metodista do Brasil: o Batismo pode ser realizado por meio do Evangelho?
Sim a Bíblia por si já responde: Porque é a maneira mais prática de conhecer a palavra de Deus, e através do ensinamento da palavra.
Ao proclamar o Evangelho da salvação, estamos anunciado aquilo que os Apóstolos fizeram na antiguidade, contribuíram para o crescimento do reino: foi Isso que levou muitas pessoas serem batizadas cf. Atos 8- 36 a 40.
Lemos acerca do primeiro batismo Cristã: apresentado na Bíblia: Neste texto, temos um modelo correto na aplicação do batizar: Quando proclamamos o evangelho estamos estimulando alguém para se batizar:
Isso significa: ensinar aos novos convertidos, ao conhecimento da palavra de Deus: mostrando às pessoas a importância de ser Batizada.
Além disso, lemos também que não existem Critérios que impeça de alguém ser batizado. Quando o etíope pergunta a Filipe: Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?
A resposta de Filipe foi imediata: Ele entendeu que os requisitos básicos para o batismo daquele Etíope: tinha sido preenchido: É disse lícito, se crês de todo o coração e de toda a tua alma:
Veja que a única exigência de Filipe: era que ele Creia em Cristo: ele não só creu, mas também teve discernimento, de que Jesus era o filho do Deus vivo” Assim Filipe não perdeu tempo, logo mergulharam nas águas e efetuou o Batismo.
Para A Igreja Metodista do Brasil: o batizado com água representa o corpo de Cristo:
Sim, o batismo nas águas: É a forma de inserção do cristão no corpo de Cristo: hoje representada pela Igreja: a partir daquele momento inicia a jornada de fé, como um novo membro no corpo de Cristo: talvez você fique pensando que o batismo é um simples mergulho nas água:
Para nós da Igreja Metodista do Brasil: Entendemos que o Batismo, não é apenas um mergulho: o batismo representa a natureza de Deus inserida no homem, a partir do momento em que o homem é imergido nas águas: ele recebe o selo do revestimento: para se tornar livres dos poderes das trevas: é desfrutar dos benefícios de Deus.
Isso porque no ato em que recebemos JESUS como o SENHOR e SALVADOR de nossas vidas, somos “mergulhados” espiritualmente no corpo de DELE, passamos a fazer parte de um CORPO pelo qual Cristo é a CABEÇA.
A Igreja Metodista do Brasil: entende que o batismo foi baseado na obra redentora de Cristo: que ao ser crucificado, apagou nossa dívida de todo sistema devedor: e apagou nosso pecado de todo sistema acusador: Isso nos torna livres de todas as acusações.
Obs. que ao mergulharmos nas águas: temos a plena convicção que obtemos salvação em Cristo: porque fomos sepultados na morte dele: e ressuscitamos também com ele, por meio do batismo: passamos a viver uma nova vida triunfante diante de Deus. Cf. Romanos 6- 4
V- 4 De sorte, fomos sepultados com ele na morte: por meio do batismo: a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos: mediante a glória do Pai: nós também andamos em novidade de vida com Cristo
Pelos Critérios da Igreja Metodista do Brasil: o Batismo garante salvação ou não
Não nós da Igreja Metodista, entendemos que o Batismo não traz nenhuma garantia de Salvação, até porque não existem relato bíblico falando sobre esse assunto: Assim também não existe nenhum relato que alguém recebeu poder de salvação por meio de Batismo: os próprios Apóstolos em momento algum se manifestaram sobre esse assunto.
Até porque, se existissem relatos falando sobre esse assunto: o povo seguia os Apóstolos, por causa do batismo: e não pelas obras realizadas por eles, através de Jesus Cristo: dessa forma entendemos que o batismo não salva ninguém, mas faz parte de um mandamento ordenado por Deus.
É importante tornar público o Sacramento batismal, porque é uma cerimônia matrimonial deixada por Cristo. O Batismo é um rito que marca a entrada das pessoas no corpo de Cristo.
A partir deste momento que você é batizado, você é transformado, para seguir uma jornada de fé significa que você está oficializado diante de Deus, para desfrutar das boas obras oferecida por ele, você recebeu o selo do revestimento de Deus. cf. Mt 28: 18 e 19
Essa passagem lembra as pessoas que trabalhavam numa Empresa sem assinar a carteira de trabalho: chamado de bico sem nenhum direito trabalhista: mas quando você assina o contrato trabalhista: você fica oficializado perante os órgãos competentes.
É por essa razão que muitas igrejas só aceitam pessoas como membro da igreja: depois que essa pessoa é batizada: Isso significa que você passa a ter compromisso com o reino de Deus: assim você está apta a desfrutar dos benefícios do reino de Deus.
As escrituras nos ensinam que, o batismo faz parte do mandamento, entre todas as outras ordenanças mencionadas nos evangelhos: assim entendemos que precisamos ser batizados para realizar o cumprimento sacramental.
Entretanto: podemos ver que foi o próprio Jesus que disse: todo aquele que nele crer, e for batizado por crer, será salvo e quem não crer será condenado:
Note bem o que, ele não disse: quem não for batizado será condenado. “Isso é para quem não crer” então entendemos que a crença em Jesus Cristo, é mais importante do que o batismo.
Obs. Que o batismo segue os padrões que alimentam a fé, que nós leva à salvação: mas ele em si não é um meio de salvação: Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Jesus na Cruz, a quem Jesus disse que naquele mesmo dia, ele estaria com ele no paraíso cf. Lucas 23- 39 a 43
Vejamos que a salvação foi pela força da expressão na crença em Jesus Cristo: nesse momento foi depositada em Jesus sua fé por ele crer: subtende-se que isso foi o bastante é necessário para ele ser salvo.
Até porque não tinha como Jesus sair da Cruz, para batizar um ladrão: que também estava na cruz: seria um descumprimento do projeto de Deus: que de modo algum deixaria de se cumprir: mas nem por isso aquele homem deixou de ser salvo, Isso mostra que a crença é mais importante do que o batismo.
Assim entendemos que nos casos extremos: Deus realiza a salvação sem a necessidade do batismo: Isso porque o batismo é apenas uma parte do processo que leva o homem à salvação.
vejamos Que, o apóstolo Pedro também escreveu acerca do Batismo na suas cartas dizendo-o que o batismo: não dá despojamento da imundícia: Isso é remover a imundícia da carne: para uma sã consciência para com Deus: por meio da ressurreição em Jesus Cristo cf. 1 Pe 3- 21
Qual a forma correta de realizar o batismo: pelo código de Direito canônico Cristã CDC:
Segundo as orientações da Igreja Metodista do Brasil, e do código canônicos de Direito Cristã: Vale salientar, que existem três formas de realizar o batismo:
1} Ponto: É o Batismo por aspersão: uma forma onde é borrifada chuviscada d'água sobre a cabeça da Pessoa: Esse modelo era os mesmo ordenados pelos sacerdotes do Velho Testamento: um modelo que relembra o sacrifício quando era aspergidos o sangue para a sua purificação:
Assim os Sacerdotes mantiveram esse método para o Batismo no Novo testamento: em especial as Igrejas católica, e ortodoxa, foram as primeiras a adotar esse modelo de batismo com o mesmo Rito.
Este tipo de Batismo também é praticado por algumas Igrejas protestante reformadas, que adotaram esse método como válido: Exemplo: Igreja presbiterianas, Igreja Batista: é Igreja Assembleia de Deus: e Igreja Metodista do Brasil, etc.
Durante a cerimônia do batismo por aspersão: a pessoa é conduzida ao altar da igreja, onde o padre no caso da Igreja ser católica: ou pastor no caso da Igreja ser Cristã: realiza uma breve oração, em seguida expõe o ofício de sacramento:
É em seguida faz borrifar a água sobre a cabeça da Pessoa, que após ser batizada é recebida como novo membro da igreja, e se torna parte da comunidade cristã.
2} Ponto: E Batismo por Efusão: Derramamento de água sobre a cabeça: utilizando-se as duas mãos por intermédio do ministro do ofício: Seguindo também o mesmo modelo que as Igrejas, Católica e Ortodoxa usavam é usam até o dia de hoje.
Este tipo de Batismo também é praticado por algumas denominações Cristãs protestantes reformadas que adquiram esse método como válido.
3} Ponto: É o Batismo por Imersão: É a forma mais comum utilizada pelas Igrejas protestante nos dias de Hoje: quando uma pessoa imerge o corpo inteiro na água, Essa pessoa está recebendo o selo do revestimento, que simboliza a morte pecaminosa do velho homem.
Porém quando essa pessoa é levantada, ela está ressuscitando também com Cristo: passando a ter direito aos benefícios de Deus em sua vida.
Essa foi a forma de como João Batista, batizou Jesus, no Rio Jordão: e o método mais comum de batismo na igreja primitiva cristã.
John Wesley, fundador da Igreja Metodista: em um de seus comentários, baseado naquilo que Paulo relatou à Igreja de Roma ele disse: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo: Note que Isto se refere a um modelo antigo, mas é considerado como válido.
É bom lembrar que a maneira de como você foi batizado: não significa ter maior ou menor grau de importância: porque todos receberam o mesmo selo que simboliza o Espírito Santo, que serve de revestimento espiritual da parte de Deus.
Paulo também fala para a Igreja de Éfeso: Dizendo que todos estavam unidos para conservar o vínculo da paz. Porque há um só Senhor ´e numa só fé: embora exista as diferentes formas, que foram aplicadas no lapso do batismo. cf. Efésio 4-3 a 7
3- Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4- Há um só corpo e um só Espírito: assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;
5- Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
6- Um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.
7- E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. .
Quais são as Regras Aplicadas no Batismo na Visão da Igreja Metodista do Brasil.
Introdução: No Sacramento Batismal: A Igreja Metodista no Brasil estabelece as seguintes Regras para essa celebração, conforme o código de Direito Canônico{CDC} E do COLÉGIO EPISCOPAL: tendo em vista as condições dos documentos apresentados pelo seu regimento: subtende-se que 'o Batismo não é só um sinal de
A Igreja Metodista do Brasil: entende que o batismo é um elemento de vital importância para os Protestantes: quando uma pessoa declara arrependido diante de Deus; confessando o Senhor Jesus como Salvador de sua vida: Essa pessoa está sendo inserida no projeto de Redenção, passando a fazer parte do Corpo de Cristo.
Obs. que há uma marca diferenciada, que distingue as pessoas que não são batizadas: isso porque não receberam o selo da aliança: que foi recebida por Cristo, ao ser batizado no Jordão por João Batista.
Para a Igreja Metodista do Brasil: o batismo é um novo nascimento, que deve ser aplicada a todos que participam da comunhão cristã: Assim Você se tornará herdeiros do corpo de Cristo: conforme ordenança de Deus, regida pelo COLÉGIO EPISCOPAL. Em Carta Pastoral vigente ao Sacramentos Batismal– e da Biblioteca Geral Vida e Missão. S. Paulo, 2023: Ed. Cedro, pg. 7).
Comentários: Assim entendemos que na execução do Batismo, as igrejas primitivas, têm sido divisor de águas que acabou se tornando num objeto de discussão: por causa de divisão e preconceito entre os irmãos.
O nosso desejo é que neste estudo venha eliminar todo preconceito e ignorância em torno deste sacramento, cuja finalidade é comunicar ao ser humano, a supremacia da graça de Deus, realizada neste ato.
Qual influência da Fé no Batismo segundo os conceitos da Igreja Metodista do Brasil
A fé é o elemento mais importante no que tange, o relacionamento entre Deus e a humanidade: O autor da carta aos Hebreus, nos diz que Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11- 6).
Uma vez que, sem fé não há relacionamento entre Deus e o homem: Tanto no batismo, como na Santa Ceia, são sacramentos ordenados pelo próprio Deus.
A fé é tão importante para nós cristãos: que o Evangelista João Marcos falou dizendo-o “Quem crer e for batizado, será salvo; mas, quem não crer, já está condenado cf. Mc 16- 16,
Isso é uma atitude de confiar entregar-se completamente à Deus: aquele que não crê, e não tem fé, traz consequência grave para sua vida, Porque assim como a salvação é individual: a condenação também é individual, mesmo depois de participar do batismo.
Neste caso, o ponto básico de discussão que deveria haver entre as Igrejas Cristãs, é se você tem fé sigam os princípios de Deus.
Hoje, as igrejas se preocupam muito com a forma do batismo (aspersão, imersão ou efusão), e se esquecem que ambos têm o mesmo valor, e legitimidade {Se ele(a) está preparado ou não? {Se ele(a) tem consciência de sua fé ou não? {Se ele(a) se entregou a Cristo inteiramente, ou apenas em parte?!
Obs. que, as Igrejas antigas: levavam tão sério a aplicação do Rito Batismal, que havia uma preparação com, os novo membros daquela denominação: que no século terceiro, havia uma preparação que durava cerca de três anos
Totalmente diferente do que se vê hoje: onde a ganância de muitos pastores presidentes de Ministério só querem vê sua Igreja cheia, mas esquecendo de fazer o básico. Acolher as pessoas com amor, valorizando os princípios deixado por Deus.
Infelizmente a negligente chegou ao ponto de repúdio, onde a ênfase da verdade, não é levado em consideração: não respeitam a fé, adquirida diante de Deus, mas preferem satisfazer sua própria vontade. Porque o que se vê nas Igrejas hoje é, a falta de interesse de batizar as pessoas, com falta de mobilidade, usando método excludente, preconceituoso, totalmente antibíblico.
Porque eu digo isso? Porque em determinadas formas de batismo eles excluem idosos, crianças e enfermos: como se essas pessoas, não fossem dignas de participarem da graça de Deus? já que você não é contribuinte, no que diz-respeito à dízimo ou oferta, como se, essas pessoas não merecem também herdar o Reino de Deus?
O Batismo Pode ser aplicado em forma de substituição:
Sim Para nós da Igreja Metodista do Brasil: entendemos que o batismo já é o substituto da nova aliança em Cristo, um novo pacto estabelecido por Deus na ressurreição de Jesus Cristo: aquilo que era chamado de circuncisão, utilizado no Antigo Testamento.
Agora esse método foi substituído por uma aliança, que representa o sinal chamado de selo da revestimento, que leva a salvação: cf. Colossense 2: 11 e 12
Para o povo judeus, a circuncisão era a forma de inserção do indivíduo na comunidade judaica. Da mesma forma, o batismo com água, é o meio de inserção dos cristãos no corpo de Cristo, e na comunidade Cristã: que representa a Igreja.
Vale ressaltarmos que, segundo os textos bíblicos, afirma que o batismo só é realizado com água, e não nas águas Obs. que esse textos também se encontra em outros registros das escrituras sagrada
Porque a ênfase do batismo não está na forma, ou no local onde o cristão foi batizado: mas com o quê ele ele foi batizado: e em nome de quem ele está sendo batizado: cf. João 1- 26 e Lucas 3- 16 e Mt 3- 11
Infelizmente muitas denominações aplicam doutrinas que estão fora dos princípios de Deus: e alegam que você não pode ser batizado, alegando algo fora dos padrões de Cristo: isso não passa de Religiosidades que só prejudicam o crescimento do Reino de Deus.
No projeto de salvação é Redenção do reino de Deus: não há lugar para legalismos: nem acepção de pessoas, exclusões, etc. Nesse Reino, todos têm acesso irrestrito à graça é o amor de Deus, seja ele, homem, mulher ou crianças, ou velhos.
O batismo com água foi introduzido na comunidade cristã, para que todos(as) tivessem pleno acesso ao Reino de Deus, especialmente, os excluídos da sociedade: o estrangeiro, as mulheres, as crianças, os idosos, viúvos {as} etc. (cf. Lc 18: 15- 17 e At: 10- 45 a 47
A nossa intenção como membro do corpo de Cristo: é trazer à luz da Palavra de Deus para todos: é esclarecermos o porquê da nossa opção de incluir os irmãos na comunidade cristã.
A Igreja metodista do Brasil, efetua o batismo por cumprimento ao sacramental ordenado por Deus, Baseado no código de Direito canônico Cristã {CDÇ}
Ao Expressar esse esclarecimento, nos assegura que o batismo deve ser aplicada nas três formas: o Batismo por aspersão: E Batismo por Efusão: É o Batismo por Imersão: é deve ser realizado com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
A Igreja Metodista do Brasil: comumente reconhece todos atos litúrgicos como válidos, e todos com a mesma eficácia de valores e efeitos iguais, conforme o código (Cânones ed. 1998, pg. 64).
Primeiro Lugar: A palavra Batismo pode adquirir muitas definições: novo nascimento: regeneração; inserção no reino de Deus, lavagem de pecados, etc.
Nós, como Igreja de Cristo: entendemos que a fé, não é somente dá sentido abstrato, daquilo que pensamos, mas principalmente no que tange o sentido prático de vida, ou seja, para nós, a fé adquire o sentido de fidelidade: isso é praticar palavra que embase o projeto do Reino de Deus.
Neste caso, não importa se a pessoa recebeu apenas uma gota de água sobre a cabeça, ou foi imersa dentro do oceano: isso é uma prática de vida, e também de fé: que tem como objetivo discernir se o Batismo foi verdadeiro ou não.
Quando Deus firmou um pacto com Abraão: Ele estabeleceu um sinal de identificação sobre seu povo, que seriam sua propriedade peculiar: a partir de então o povo Judeu teriam que passar por um processo de circuncisão, para que todos pudessem ser identificado, como povo Judeu ou não: já o Batismo é quem identifica se esse povo está incluso na comunidade Cristã. cf. Gn 17: 10 a 12,
Deus pode mudar leis, mudar alianças, mas nunca mudará a dimensão do alcance de sua graça. É por essa razão que, nós da Igreja metodistas, entendemos que, uma vez anulada o ritual da circuncisão que era o sinal que incluía o povo na comunidade Judaica:
O Batismo substituiu o prepúcio: através de um mergulho nas águas, agora você está incluso não só na comunidade Judaica, mas também na comunidade Cristã.
Na antiguidade os rituais de purificação eram feitos constantemente para o cumprimento da lei de Moisés, nela se utilizava água e sangue (Ex 24: 6- 8),
É muito importante entender que o Profeta Ezequiel: relatou nas escrituras sagradas, que Deus iria aspergir água sobre os cedentes, para purificar os pecados, é estabelecer com ele uma nova aliança. Neste texto estão presentes os dois batismos: o Batismo com água e o Batismo no Espírito Santo cf. Ezequiel 36. 24-27:
Já em I Pe 3- 20-21: Ele fala que o dilúvio foi um símbolo do Batismo, uma grande chuva que caiu sobre a terra (Gn 7- 12). Chuvas são gotas de água que caem, que também simboliza o Batismo por aspersão.
Além disso, na antiguidade existia entre o povo de Deus: muitas contaminações por transferência, ou aglomeração: com isso eles evitavam tocar em objetos ou pessoas consideradas impuras, para não ficarem impuros também, por Essa razão eles usavam os métodos de aspersão e Efusão.
já que a água nessa época era muito escassa, para realizar o batismo por imersão, para isso eles teriam que construírem tanques para realizar este Rito. Nós estamos falando de um povo que via nas águas uma verdadeira fonte de vida: e que não podia ser desperdiçada.
Para eles, encontrar um poço com água boa era sinal da benevolência da parte de Deus. Nem todos tinham acesso ao rio, e não se podia construir tanques batismais por causa da questão da impureza.
A construção de tanques para a realização de batismo só seria viável, porque o mesmo teria que ser esvaziado a cada batismo: isso seria um desperdício de água, o que seria um absurdo para o povo judeu.
Por causa disso, eles encontraram a forma aspersão, que também simboliza o selo da purificação, assim, todos(as) podiam ser purificados, nas água, e não havia desperdício, e também não haveria o contato das pessoas com as águas utilizadas, evitando-o que a mesma se tornasse impura.
João Batista viveu, e cresceu dentro desta tradição: foi este o método que ele utilizou para batizar o povo, por isso ele mencionava que batizava com água: Um detalhe importante é que nas pinturas do primeiro século, em nenhuma delas aparece o Batismo de João, por imersão, mas pela efusão.
Vejamos alguns textos: que nos indicam o batizava através da aspersão:
Confira Atos: 22- 16 este é o batismo de Paulo. Note que ele foi para uma casa
confira Atos: 9- 17 e 18 e lá, colocando-se de pé imediatamente foi batizado. Eu não acho que dentro de uma casa na rua chamada Direita em Damasco, não havia tanque nem rio para o Batismo, visto que este não era o costume do povo naquela época. Até porque Paulo estava sego dentro de uma casa.
Lucas também relata em Atos 2- 38 no Primeiro discurso de Pedro, onde cerca de quase três mil almas se converteram ao Cristianismo, essas pessoas estavam próximas do Templo, comemorando a festa de Pentecostes, certamente os auxiliares de Pedro Batizavam por aspersão.
O Templo ficava a alguns quilômetros do rio mais próximo, neste caso o rio Jordão, ficava alguns quarteirões dos tanques mais próximos (Tanque de Siloé e Betesda).
O texto não relata, que ninguém saiu em direção, a nenhum destes lugares, também seria impossível organizar todas as quase 3000 almas que se converteram nesse dia: certamente foi levado algum lugar para batizá-los às 11:hs da manhã, já que Pedro iniciou, o seu discurso na hora terceira ou-seja às 9 horas da manhã cf. At: 2- 15
O Batismo aqui foi por aspersão visto que Pedro falou de remissão de pecados e a aspersão era a forma que ele conhecia como ritual de purificação cf. Êxodo 24: 6-8 e Lv 16: 15-16
Na Visão da Igreja metodista do Brasil: Quem Pode realizar o Batismo
Vale salientar que além da água é necessário ter alguém capacitado, que ministre o batismo: sabemos que os novos-convertidos devem ser preparados por um ministro para realização deste rito uma vez que, não existe auto batismo na Bíblia.
Aí vem a pergunta: quem pode batizar? Quem tem autoridade estabelecida por Deus, para realizar as obras, para isso é necessário que pessoas se capacitem através dos ensinamentos de Cristo, conforme o código de Direito canônico.
É Por essa razão é que os pastores e ministro do Evangelho, devem estar aptas ao cumprimento do ofício conforme as escrituras regem: foi o próprio Deus, que disse “Ide, portanto por todo o mundo, e fazei discípulos em todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” cf. Mt 28- 19
Entendemos que essa função não é apenas restringe aos pastores, e ministro com cargo superior na igreja, Deus sabe das suas necessidades, e levanta pessoas na hora certa para realizar sua obra, de acordo as necessidades de seu reino.
Paulo fala à Igreja de Coríntios dizendo-o: que não havia batizado quase ninguém, entre eles; entendemos que mesmo ele trabalhando sem medir esforços, a ponto de gerar muitos filhos na fé: ele também passou esta tarefa, a outros cooperadores, que não eram pastores.
Devemos entender que, na Igreja primitiva Cristã, os pastores eram quem conduzia o batismo: isso por uma questão de ordem, mas não porque só os pastores podiam realizar o ofício batismal.
Pelo fato dos pastores pregam a palavra de Deus: isto não quer dizer, que só eles possam pregar. Assim também é com o batismo, numa ocasião carente o batismo pode ser feito por outras pessoas que já desenvolvem um trabalho semelhante.
Obs. que o batismo deve ser realizado em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo: são fórmulas a ser aplicada em qualquer circunstância, por se tratar de uma ordenança, do próprio Deus, uma demonstração da Trindade envolvida no batismo:
Isso porque quando Jesus aplicou a forma de falar sobre a Trindade, o objetivo principal era revelar ao povo uma representação da existência de Deus pai. Deus filho, e Deus Espírito.
Algumas seitas religiosas alegam que batizar só é realizada em nome de Jesus: negando a Trindade, mas para os apóstolos, que receberam os ensinamentos de Cristo: Isso significa obediência às ordenanças daquilo que eles receberam
porque se negarmos a doutrina dos apóstolos: estamos deixando de fora os padrões e os princípios que ele receberam de Cristo: por se tratar de um sacramento, imutável, já que foi o próprio Jesus que disse, quando vocês forem expulsar demônios, e pelo nome de Deus cf. Lc 11-20, e também pelo Espírito de Deus cf. Mt 12- 28
Concluímos esse trabalho, falando sobre a importância da trindade: pai, filho, Espírito Santo: Pelo qual é mencionado no Batismo: são os três pilares, que formam a unidade do corpo de Cristo.
A Bíblia também fala sobre o batismo no Espírito Santo: é um ato muito importante na vida de um cristão: isso acontece de forma explora-tica mediante o mover da presença gloriosa de Deus.
subentende-se que o Batismo no Espírito Santo: só acontece quando você está cheio da graça de Deus: por adquirir esse nível de intimidade pessoal com Deus. A presença do espírito santo nos dá o direito de ser cheio da graça de Deus.
Obs. que, falar em outras línguas: e interpretar o que o espírito está falando por meio da própria língua: daí então dizemos que essa pessoa foi batizada no Espírito santo: porque tem discernimento do que está sendo revelado a Igreja, pelo próprio Espírito: que chamamos línguas dos anjos.
Quais as condições que a Bíblia impõe sobre o batismo nas águas:
Vejamos que a única condição que a Bíblia impõe a Respeito do Batismo é, que as pessoas creiam em Jesus Cristo Ressurreto, e se arrependa dos seus pecados para ser batizado.
Isso significa: que as pessoas devem ter consciência que pecou e decidiu mudar de atitude, saindo de uma vida pecaminosa, para desfrutar de uma vida harmoniosa em Cristo Jesus.
Porque quando nos arrependemos de nossos pecados: há uma mudança de atitude, mudança de caráter e mudança de personalidade, gerada em nosso interior: reconhecendo o sacrifício de Cristo na cruz, por um pecado que não era dele Cf. Atos 2- 38
Obs. Quando caminhamos nos princípios de Deus, nosso passos, passa a ser guiado, pelo mover sobrenatural de Deus, daí por diante começamos a entender que para servir a Deus, temos que se arrepender, das coisas velhas, que sempre é colocado no esquecimento: os nossos maus costumes, os nossos maus hábitos, nossos vícios etc.
Isso acontecer de forma impactantes, pelos benefícios da graça Redentora de Deus: que habitou em Jesus Cristo: e agora habita dentro de nós: assim estamos prontos para ser batizados através do arrependimento e por entender que Cristo, E o Filho do Deus vivo.
Note que a Bíblia não impõe, nada sobre a vida do homem: porque é uma escolha: apenas requer os cuidados necessários, para você se tornar uma pessoa santa: por isso que o Batismo é importante porque representa um novo nascimento em Cristo jesus.
porque na antiguidade você, não tinha entendimento da palavra: o homem se alimentava de uma comida, que só afastava da presença de Deus: agora você tomou uma decisão de mudar a sua direção através do arrependimento: fazendo a melhor escolha para sua vida, já que antes estava morto, pelas ofensas do pecado: mas agora foi vivificado pelo sangue da nova aliança, doada por Cristo Jesus. cf. Efésio 2- 1
Existem {3} característica do batismo Cristã: aplicada pela igreja Metodista do Brasil
1} Característica: É mostrar que o Batismo é uma ordenança sacramental: isso só acontece através da graça de Deus: esse rito é realizada por meio de uma Regeneração em Cristo Jesus: um ato de transformação da velha natureza, para uma nova criatura mediante a sua fé em Cristo.
Conforme os artigos da Igreja luterana: diz que o batismo nas águas, tem o mesmo valor do poder da palavra que foi ministrada pelos profetas: mas quando Jesus, foi Batizado, esse poder foi elevado pela presença do espírito santo.
Algo que penetra como uma espada afiada, que ao penetrar em medula, discernem o coração do homem gerando fé, seja individual ou coletiva: Isso é corpo, alma, e espírito: sendo impactados pelo mover da palavra:
O Rito do batismo com Águas faz com que você, alcance um grau de intimidade pessoal com Deus: somente a natureza divina tem o poder de transforma o homem: que antes estava morto: e agora foi ressuscitado em cristo Jesus, porque quem não nascer nas águas e no Espírito não entrará no Reino de Deus, cf. João 3-5
2} Característica: E mostrar que o Batismo Simboliza o selo que leva a salvação: consiste na promessa de Deus, que iria perdoar a raça humana por meio da regeneração em Cristo Jesus: já que o batismo é classificado como cumprimenta da aliança divina, por meio de Cristo.
Portanto o Ritual de Batismal: é uma ordenança expedida pelo próprio Deus, para que fosse realizado o cumprimento de sua missão: ao ser batizado estamos proclamando a identificação é inserção dos cristãos na comunidade cristã.
a morte e ressurreição de Cristo, nos deu o direito de um novo nascimento, porém não podemos esquecer que tudo começou no Batismo de Cristo no Jordão: portanto precisamos testemunhar que toda a trajetória de Cristo, só inicia no Jordão, e termina na ressurreição dele cf. Rm 6- 3 e 8
3} Característica: É mostrar que o Batismo faz parte da Regeneração de fé: Isso se dá após um passo em proferir Jesus como sua salvação: Isso é você recebe o selo do valor espiritual de Cristo.
Você passa não só fazer parte do corpo de Cristo, mas também filiar-se a uma comunidade chamada de Igreja, pelo qual Jesus é o cabeça: Assim é estabelecido os valores da comunhão cristã.
Pergunta importante sobre quem deve ser batizado: na concepção da Igreja Metodista do Brasil, e das demais comunidades cristã: o Batismo é universal, basta você cumprir os requisitos necessários, tanto na morte, como na ressurreição de Cristo, você está apto a ser batizado.
O rito do batismo deve ser aplicado somente para aqueles que confessam Jesus Cristo como seu salvador: Isso se dá quando é professada a sua fé nele: admitindo-o que Jesus ofereceu um Sacrifício de cruz pela salvação da humanidade.
Para a Igreja Metodista no Brasil: O Batismo identifica Cristo com a Igreja
Sim, há uma identificação muito grande entre Cristo e a Igreja: através do batismo: Porque é no batismo que os cristão são inseridos no corpo de Cristo: para a Igreja, isso é uma marca que adestra a noiva incluída na comunidade através deste ato.
Então podemos dizer que o batismo tem um significado primordial na vida do cristão; além de ser um testemunho público ao ser professada pela fé em Cristo: ele fala algo mais profundo, na aplicação da fé pelo qual é externada nele.
Quais São as Regras estabelecida pela Igreja Metodista do Brasil: Sobre o Batismo de Crianças:
Bem sobre esse assunto não existe Restrição sobre o batismo das Crianças: embora algumas correntes religiosas tenham se manifestado contra: achando que as crianças não devem ser batizadas, por falta de consciência, e de não poderem tomar essa decisão.
Entretanto é bom falar que isso é um Sacramento Batismal: A Igreja Metodista do Brasil segue as Regras estabelecida pelo código de Direito Canônico Cristã {CDC} E do COLÉGIO EPISCOPAL: tendo em vista as condições dos documentos apresentados pelo seu regimento: subtende-se que 'o Batismo de um modo geral, não é só um sinal de profissão de fé:
Porém, por se tratar de uma criança: A Igreja Metodista do Brasil: entende que esse rito deve ser feito de forma amigável, entre o ministro do ofício, e os pais da criança: pedindo autorização aos pais ou o responsáveis, para realizar esse ofício que deve ser feito pelo método de Efusão.
Quais recomendações da Igreja Metodista do Brasil: em celebrar o batismo em Crianças:
O pastor ou pastora responsável pela instituição Eclesial, antes de celebrar o batismo das Crianças, deve orientar os pais {ou responsáveis pela criança}, e das testemunhas em cursos para um esclarecimento, amplo, mostrando a importância do batismo: por se tratar de um Sacramento, a fim de conscientizá-los das consequências a serem adotadas.
1} Ponto: quando a Criança for apresentada no ato de consagração diante de Deus: deve considerar que esta apenas sendo apresentada, não interfere no Batismo, por se tratar de uma apresentação, algo que não substitui o rito batismal.
2} Ponto: Os pais e os padrinhos não sendo cristãos: têm a responsabilidade de educar a criança na manutenção dos princípios estabelecido pela lei regente da constituição em vigor.
3} Ponto: O Sentido do Batismo, tem como objetivo manter a criança nos princípios de Deus: cujo o objetivo é incentivar a criança, na manutenção da fé, e no fortalecimento dos princípios Cristã.
4} Ponto: A partir da aplicação da lei vigente estabelecida pelo, código de Direito canônico Cristão [CDC} A Igreja que oficializou este sacramento: deve orientar os pais, e os padrinhos, ou responsáveis pela criança, sobre as Responsabilidade em assumir o compromisso nas orientações devidas.
5} Ponto: Fica sobre a responsabilidade do pastor ou pastora, independente da instituição Eclesial, conferir na obrigatoriedade sobre o batismo das crianças, no decorrer de 1 a 2 anos de vida: se for a casos excepcionalmente deve levar ao conhecimento da CLAM, para que o pastor ou pastora, exponha a sua conferência no âmbito do batismo: já que se trata de um compromisso de fé.
6} Ponto: O pastor ou pastora independente da instituição Eclesial: deve celebrar o batismo das crianças que se encontrar em perigo de vida, seja por doença ou por outras circunstâncias: tem a devida obrigação de não só batizar, mas também orientar os pais, sobre as responsabilidades, e a importância do batismo.
portanto essa é a única maneira de conservar a obrigatoriedade sacramental, em anunciar a palavra da salvação, para as crianças, e incentivar os pais na manutenção da crença, e da fé, mostrando aos pais a importância do Batismo, por se tratar de um sacramento ordenado por Deus.
Saudações finais:
Aos Amigos leitores desta matéria, aquém dedico a minha especial atenção de todos os trabalhos publicado nos meios de comunicação, que cada leitor entenda o propósito dessa matéria, cuja o objetivo é facilitar sua linhagem de entendimento. já que ao longo dessa jornada tenho me empenhado, pedindo sempre o espírito de Deus, que nos oriente, e nos capacite nessa jornada.
Assim Expresso meus conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada, é do Esforço que me coloco diante de Deus: através das Pesquisas, consultando as fontes de Apoio, que nos levaram (dias) semanas, ou até meses, com a finalidade de oferecer o melhor para o amado leitor. que Deus nos abençoe.
Referências bibliográficas e Pesquisas Bíblica.
Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus Cristo, São Paulo: Loyola. 19
Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.
Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida
Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e corrigida
Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD}
Bíblia de Estudo BKJ King James {1611} com estudo Holman
Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revisada {2015}
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer
Fontes de apoio e pesquisa Acadêmica:
Faculdade Teológica da UNINTER
Instituto Cristã de Teologia da I.C.P
Universidade Paulista de Teologia Unip
Instituto Teológico Metodista: I.T.M
AGRADE: Academia Teológica da Graça de Deus.
Autoria deste trabalho:
Elaboração: Textual Pr. Ary.
Elaboração Técnica: Pr. Ary.
Elaboração Biográfica: Jordana Benigno e Vitor Vieira
Colaboração técnica: ALRIMAR JUNIOR {JR}
Colaboração biográfica: Vitor Vieira e Jordana Benigno
Programação de Intercessão. Pra Sandra
Coordenação Geral: Pra Sandra Benigno
Pr. Arydantas@gmail.com
Contatos: 84-9-9929-2220 - Natal - RN
84-9-9618-7656 - Natal - RN
84-9-9601-8437 - Natal - RN
o Batismo na Visão da Igreja Metodista no Brasil, tem uma grande importância para o Cristianismo: pelo fato de ser uma obra redentora de Cristo: um sinal visível da graça de Deus.
Esse símbolo representa um novo nascimento em Cristo Jesus, por se tratar de um ato de declaração que o corpo dos Cristãos foi inserido no corpo de cristo, e na comunidade cristã.
Segundo os conceitos da Igreja Metodista do Brasil, quando aceitamos o Senhor Jesus, como salvador de nossas vidas: somos transformados em nova criatura, o Batismo nas Águas significa morrer para o mundo, e nascer em Cristo Jesus.
Essa transformação não é mérito do homem: É um mover sobrenatural de Deus, que redimiu nossos pecados: Assim somos salvos, já que antes estávamos espiritualmente mortos.
A Igreja Metodista do Brasil, Entende que o batismo nas águas, é essencial para os Cristãos: Isso porque ao sermos batizados, recebemos o Selo que representa o perdão de pecados: Significa morrer com Cristo, e ressuscitamos com ele. Assim obtemos o direito de salvação.
A palavra Batismo vem do grego, {baptizo} Significa: imergir, mergulhar, banhar-se, lavar-se, ou purificar-se, Já que as águas simbolizam a purificação.
Muitos rituais de limpeza haviam no judaísmo que envolviam água na antiguidade: Alguns para oferecer algo aos deuses: outros para limpeza espiritual: Porque no Reino espiritual, aqueles que oferecem algo para o inimigo, está sujando-se mais.
Porém quando você é incumbido de oferecer algo para Deus, envolvendo as águas, você está se purificando, já que mergulhar nas águas significava ser transformação.
Assim como Naamã, comandante do exército da Síria: ao obedecer a voz do profeta Eliseu, foi purificado e transformado saindo de um estágio leproso, para uma vida triunfante diante de Deus.
O apóstolo Paulo fez uma colocação muito importante nas cartas ministrada a Igreja de Coríntios dizendo: assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já-se passaram; eis que tudo já se fez novo: Portanto, você é uma nova criatura em Cristo Jesus cf. 2 Coríntios 5- 17
Essa passagem destaca que, quando alguém confessa a Jesus Cristo, como salvador de sua vida, se torna membro do corpo de Cristo: é inserido na comunidade Cristã.
Quando você se Batiza as coisas antigas são lançadas no mundo do esquecimento: Seus erros, seus hábitos, seus vícios, seus maus costumes: o mundo pecaminoso que oprimia sua vida: foi substituída por uma nova aliança em Cristo Jesus, mediante o selo do Espírito Santo.
Agora você faz parte de uma nova nação: um povo eleita por Deus, gerada pelo mover do espírito santo: para desfrutar das maravilha dele:
Isso significa que cada passo de sua vida, está sendo aperfeiçoado por Deus: Ele está-lhes preparando para novos desafios: cuja o objetivo é você alcançar as benção de Deus, que foram prometidas pelos patriarcas: descer às águas significa purificar-se de todos os males: isso significa que você está Apta a desfrutar das maravilhas de Deus.
O Batismo para nós da Igreja Metodista do Brasil: significa morrer para o mundo pecaminoso, e nascer para Cristo: uma jornada de fé, que leva o homem a enfrentar novos desafios:
Assim como os discípulos se revestiram no batismo de Cristo: você se reveste do batismo da nova aliança, deixada pelo espírito santo
Qual é a importância desse revestimento: É você ser transformado, pela obra redentora de Deus: significa que Você está fora das acusações de pecaminosas do inimigo: Paulo fala para a Igreja de Roma dizendo-o: Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. cf. Rm 8-1
Para a Igreja Metodista do Brasil: o Batismo pode ser realizado por meio do Evangelho?
Sim a Bíblia por si já responde: Porque é a maneira mais prática de conhecer a palavra de Deus, e através do ensinamento da palavra.
Ao proclamar o Evangelho da salvação, estamos anunciado aquilo que os Apóstolos fizeram na antiguidade, contribuíram para o crescimento do reino: foi Isso que levou muitas pessoas serem batizadas cf. Atos 8- 36 a 40.
Lemos acerca do primeiro batismo Cristã: apresentado na Bíblia: Neste texto, temos um modelo correto na aplicação do batizar: Quando proclamamos o evangelho estamos estimulando alguém para se batizar:
Isso significa: ensinar aos novos convertidos, ao conhecimento da palavra de Deus: mostrando às pessoas a importância de ser Batizada.
Além disso, lemos também que não existem Critérios que impeça de alguém ser batizado. Quando o etíope pergunta a Filipe: Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?
A resposta de Filipe foi imediata: Ele entendeu que os requisitos básicos para o batismo daquele Etíope: tinha sido preenchido: É disse lícito, se crês de todo o coração e de toda a tua alma:
Veja que a única exigência de Filipe: era que ele Creia em Cristo: ele não só creu, mas também teve discernimento, de que Jesus era o filho do Deus vivo” Assim Filipe não perdeu tempo, logo mergulharam nas águas e efetuou o Batismo.
Para A Igreja Metodista do Brasil: o batizado com água representa o corpo de Cristo:
Sim, o batismo nas águas: É a forma de inserção do cristão no corpo de Cristo: hoje representada pela Igreja: a partir daquele momento inicia a jornada de fé, como um novo membro no corpo de Cristo: talvez você fique pensando que o batismo é um simples mergulho nas água:
Para nós da Igreja Metodista do Brasil: Entendemos que o Batismo, não é apenas um mergulho: o batismo representa a natureza de Deus inserida no homem, a partir do momento em que o homem é imergido nas águas: ele recebe o selo do revestimento: para se tornar livres dos poderes das trevas: é desfrutar dos benefícios de Deus.
Isso porque no ato em que recebemos JESUS como o SENHOR e SALVADOR de nossas vidas, somos “mergulhados” espiritualmente no corpo de DELE, passamos a fazer parte de um CORPO pelo qual Cristo é a CABEÇA.
A Igreja Metodista do Brasil: entende que o batismo foi baseado na obra redentora de Cristo: que ao ser crucificado, apagou nossa dívida de todo sistema devedor: e apagou nosso pecado de todo sistema acusador: Isso nos torna livres de todas as acusações.
Obs. que ao mergulharmos nas águas: temos a plena convicção que obtemos salvação em Cristo: porque fomos sepultados na morte dele: e ressuscitamos também com ele, por meio do batismo: passamos a viver uma nova vida triunfante diante de Deus. Cf. Romanos 6- 4
V- 4 De sorte, fomos sepultados com ele na morte: por meio do batismo: a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos: mediante a glória do Pai: nós também andamos em novidade de vida com Cristo
Pelos Critérios da Igreja Metodista do Brasil: o Batismo garante salvação ou não
Não nós da Igreja Metodista, entendemos que o Batismo não traz nenhuma garantia de Salvação, até porque não existem relato bíblico falando sobre esse assunto: Assim também não existe nenhum relato que alguém recebeu poder de salvação por meio de Batismo: os próprios Apóstolos em momento algum se manifestaram sobre esse assunto.
Até porque, se existissem relatos falando sobre esse assunto: o povo seguia os Apóstolos, por causa do batismo: e não pelas obras realizadas por eles, através de Jesus Cristo: dessa forma entendemos que o batismo não salva ninguém, mas faz parte de um mandamento ordenado por Deus.
É importante tornar público o Sacramento batismal, porque é uma cerimônia matrimonial deixada por Cristo. O Batismo é um rito que marca a entrada das pessoas no corpo de Cristo.
A partir deste momento que você é batizado, você é transformado, para seguir uma jornada de fé significa que você está oficializado diante de Deus, para desfrutar das boas obras oferecida por ele, você recebeu o selo do revestimento de Deus. cf. Mt 28: 18 e 19
Essa passagem lembra as pessoas que trabalhavam numa Empresa sem assinar a carteira de trabalho: chamado de bico sem nenhum direito trabalhista: mas quando você assina o contrato trabalhista: você fica oficializado perante os órgãos competentes.
É por essa razão que muitas igrejas só aceitam pessoas como membro da igreja: depois que essa pessoa é batizada: Isso significa que você passa a ter compromisso com o reino de Deus: assim você está apta a desfrutar dos benefícios do reino de Deus.
As escrituras nos ensinam que, o batismo faz parte do mandamento, entre todas as outras ordenanças mencionadas nos evangelhos: assim entendemos que precisamos ser batizados para realizar o cumprimento sacramental.
Entretanto: podemos ver que foi o próprio Jesus que disse: todo aquele que nele crer, e for batizado por crer, será salvo e quem não crer será condenado:
Note bem o que, ele não disse: quem não for batizado será condenado. “Isso é para quem não crer” então entendemos que a crença em Jesus Cristo, é mais importante do que o batismo.
Obs. Que o batismo segue os padrões que alimentam a fé, que nós leva à salvação: mas ele em si não é um meio de salvação: Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Jesus na Cruz, a quem Jesus disse que naquele mesmo dia, ele estaria com ele no paraíso cf. Lucas 23- 39 a 43
Vejamos que a salvação foi pela força da expressão na crença em Jesus Cristo: nesse momento foi depositada em Jesus sua fé por ele crer: subtende-se que isso foi o bastante é necessário para ele ser salvo.
Até porque não tinha como Jesus sair da Cruz, para batizar um ladrão: que também estava na cruz: seria um descumprimento do projeto de Deus: que de modo algum deixaria de se cumprir: mas nem por isso aquele homem deixou de ser salvo, Isso mostra que a crença é mais importante do que o batismo.
Assim entendemos que nos casos extremos: Deus realiza a salvação sem a necessidade do batismo: Isso porque o batismo é apenas uma parte do processo que leva o homem à salvação.
vejamos Que, o apóstolo Pedro também escreveu acerca do Batismo na suas cartas dizendo-o que o batismo: não dá despojamento da imundícia: Isso é remover a imundícia da carne: para uma sã consciência para com Deus: por meio da ressurreição em Jesus Cristo cf. 1 Pe 3- 21
Qual a forma correta de realizar o batismo: pelo código de Direito canônico Cristã CDC:
Segundo as orientações da Igreja Metodista do Brasil, e do código canônicos de Direito Cristã: Vale salientar, que existem três formas de realizar o batismo:
1} Ponto: É o Batismo por aspersão: uma forma onde é borrifada chuviscada d'água sobre a cabeça da Pessoa: Esse modelo era os mesmo ordenados pelos sacerdotes do Velho Testamento: um modelo que relembra o sacrifício quando era aspergidos o sangue para a sua purificação:
Assim os Sacerdotes mantiveram esse método para o Batismo no Novo testamento: em especial as Igrejas católica, e ortodoxa, foram as primeiras a adotar esse modelo de batismo com o mesmo Rito.
Este tipo de Batismo também é praticado por algumas Igrejas protestante reformadas, que adotaram esse método como válido: Exemplo: Igreja presbiterianas, Igreja Batista: é Igreja Assembleia de Deus: e Igreja Metodista do Brasil, etc.
Durante a cerimônia do batismo por aspersão: a pessoa é conduzida ao altar da igreja, onde o padre no caso da Igreja ser católica: ou pastor no caso da Igreja ser Cristã: realiza uma breve oração, em seguida expõe o ofício de sacramento:
É em seguida faz borrifar a água sobre a cabeça da Pessoa, que após ser batizada é recebida como novo membro da igreja, e se torna parte da comunidade cristã.
2} Ponto: E Batismo por Efusão: Derramamento de água sobre a cabeça: utilizando-se as duas mãos por intermédio do ministro do ofício: Seguindo também o mesmo modelo que as Igrejas, Católica e Ortodoxa usavam é usam até o dia de hoje.
Este tipo de Batismo também é praticado por algumas denominações Cristãs protestantes reformadas que adquiram esse método como válido.
3} Ponto: É o Batismo por Imersão: É a forma mais comum utilizada pelas Igrejas protestante nos dias de Hoje: quando uma pessoa imerge o corpo inteiro na água, Essa pessoa está recebendo o selo do revestimento, que simboliza a morte pecaminosa do velho homem.
Porém quando essa pessoa é levantada, ela está ressuscitando também com Cristo: passando a ter direito aos benefícios de Deus em sua vida.
Essa foi a forma de como João Batista, batizou Jesus, no Rio Jordão: e o método mais comum de batismo na igreja primitiva cristã.
John Wesley, fundador da Igreja Metodista: em um de seus comentários, baseado naquilo que Paulo relatou à Igreja de Roma ele disse: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo: Note que Isto se refere a um modelo antigo, mas é considerado como válido.
É bom lembrar que a maneira de como você foi batizado: não significa ter maior ou menor grau de importância: porque todos receberam o mesmo selo que simboliza o Espírito Santo, que serve de revestimento espiritual da parte de Deus.
Paulo também fala para a Igreja de Éfeso: Dizendo que todos estavam unidos para conservar o vínculo da paz. Porque há um só Senhor ´e numa só fé: embora exista as diferentes formas, que foram aplicadas no lapso do batismo. cf. Efésio 4-3 a 7
3- Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
4- Há um só corpo e um só Espírito: assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;
5- Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
6- Um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.
7- E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. .
Quais são as Regras Aplicadas no Batismo na Visão da Igreja Metodista do Brasil.
Introdução: No Sacramento Batismal: A Igreja Metodista no Brasil estabelece as seguintes Regras para essa celebração, conforme o código de Direito Canônico{CDC} E do COLÉGIO EPISCOPAL: tendo em vista as condições dos documentos apresentados pelo seu regimento: subtende-se que 'o Batismo não é só um sinal de
A Igreja Metodista do Brasil: entende que o batismo é um elemento de vital importância para os Protestantes: quando uma pessoa declara arrependido diante de Deus; confessando o Senhor Jesus como Salvador de sua vida: Essa pessoa está sendo inserida no projeto de Redenção, passando a fazer parte do Corpo de Cristo.
Obs. que há uma marca diferenciada, que distingue as pessoas que não são batizadas: isso porque não receberam o selo da aliança: que foi recebida por Cristo, ao ser batizado no Jordão por João Batista.
Para a Igreja Metodista do Brasil: o batismo é um novo nascimento, que deve ser aplicada a todos que participam da comunhão cristã: Assim Você se tornará herdeiros do corpo de Cristo: conforme ordenança de Deus, regida pelo COLÉGIO EPISCOPAL. Em Carta Pastoral vigente ao Sacramentos Batismal– e da Biblioteca Geral Vida e Missão. S. Paulo, 2023: Ed. Cedro, pg. 7).
Comentários: Assim entendemos que na execução do Batismo, as igrejas primitivas, têm sido divisor de águas que acabou se tornando num objeto de discussão: por causa de divisão e preconceito entre os irmãos.
O nosso desejo é que neste estudo venha eliminar todo preconceito e ignorância em torno deste sacramento, cuja finalidade é comunicar ao ser humano, a supremacia da graça de Deus, realizada neste ato.
Qual influência da Fé no Batismo segundo os conceitos da Igreja Metodista do Brasil
A fé é o elemento mais importante no que tange, o relacionamento entre Deus e a humanidade: O autor da carta aos Hebreus, nos diz que Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11- 6).
Uma vez que, sem fé não há relacionamento entre Deus e o homem: Tanto no batismo, como na Santa Ceia, são sacramentos ordenados pelo próprio Deus.
A fé é tão importante para nós cristãos: que o Evangelista João Marcos falou dizendo-o “Quem crer e for batizado, será salvo; mas, quem não crer, já está condenado cf. Mc 16- 16,
Isso é uma atitude de confiar entregar-se completamente à Deus: aquele que não crê, e não tem fé, traz consequência grave para sua vida, Porque assim como a salvação é individual: a condenação também é individual, mesmo depois de participar do batismo.
Neste caso, o ponto básico de discussão que deveria haver entre as Igrejas Cristãs, é se você tem fé sigam os princípios de Deus.
Hoje, as igrejas se preocupam muito com a forma do batismo (aspersão, imersão ou efusão), e se esquecem que ambos têm o mesmo valor, e legitimidade {Se ele(a) está preparado ou não? {Se ele(a) tem consciência de sua fé ou não? {Se ele(a) se entregou a Cristo inteiramente, ou apenas em parte?!
Obs. que, as Igrejas antigas: levavam tão sério a aplicação do Rito Batismal, que havia uma preparação com, os novo membros daquela denominação: que no século terceiro, havia uma preparação que durava cerca de três anos
Totalmente diferente do que se vê hoje: onde a ganância de muitos pastores presidentes de Ministério só querem vê sua Igreja cheia, mas esquecendo de fazer o básico. Acolher as pessoas com amor, valorizando os princípios deixado por Deus.
Infelizmente a negligente chegou ao ponto de repúdio, onde a ênfase da verdade, não é levado em consideração: não respeitam a fé, adquirida diante de Deus, mas preferem satisfazer sua própria vontade. Porque o que se vê nas Igrejas hoje é, a falta de interesse de batizar as pessoas, com falta de mobilidade, usando método excludente, preconceituoso, totalmente antibíblico.
Porque eu digo isso? Porque em determinadas formas de batismo eles excluem idosos, crianças e enfermos: como se essas pessoas, não fossem dignas de participarem da graça de Deus? já que você não é contribuinte, no que diz-respeito à dízimo ou oferta, como se, essas pessoas não merecem também herdar o Reino de Deus?
O Batismo Pode ser aplicado em forma de substituição:
Sim Para nós da Igreja Metodista do Brasil: entendemos que o batismo já é o substituto da nova aliança em Cristo, um novo pacto estabelecido por Deus na ressurreição de Jesus Cristo: aquilo que era chamado de circuncisão, utilizado no Antigo Testamento.
Agora esse método foi substituído por uma aliança, que representa o sinal chamado de selo da revestimento, que leva a salvação: cf. Colossense 2: 11 e 12
Para o povo judeus, a circuncisão era a forma de inserção do indivíduo na comunidade judaica. Da mesma forma, o batismo com água, é o meio de inserção dos cristãos no corpo de Cristo, e na comunidade Cristã: que representa a Igreja.
Vale ressaltarmos que, segundo os textos bíblicos, afirma que o batismo só é realizado com água, e não nas águas Obs. que esse textos também se encontra em outros registros das escrituras sagrada
Porque a ênfase do batismo não está na forma, ou no local onde o cristão foi batizado: mas com o quê ele ele foi batizado: e em nome de quem ele está sendo batizado: cf. João 1- 26 e Lucas 3- 16 e Mt 3- 11
Infelizmente muitas denominações aplicam doutrinas que estão fora dos princípios de Deus: e alegam que você não pode ser batizado, alegando algo fora dos padrões de Cristo: isso não passa de Religiosidades que só prejudicam o crescimento do Reino de Deus.
No projeto de salvação é Redenção do reino de Deus: não há lugar para legalismos: nem acepção de pessoas, exclusões, etc. Nesse Reino, todos têm acesso irrestrito à graça é o amor de Deus, seja ele, homem, mulher ou crianças, ou velhos.
O batismo com água foi introduzido na comunidade cristã, para que todos(as) tivessem pleno acesso ao Reino de Deus, especialmente, os excluídos da sociedade: o estrangeiro, as mulheres, as crianças, os idosos, viúvos {as} etc. (cf. Lc 18: 15- 17 e At: 10- 45 a 47
A nossa intenção como membro do corpo de Cristo: é trazer à luz da Palavra de Deus para todos: é esclarecermos o porquê da nossa opção de incluir os irmãos na comunidade cristã.
A Igreja metodista do Brasil, efetua o batismo por cumprimento ao sacramental ordenado por Deus, Baseado no código de Direito canônico Cristã {CDÇ}
Ao Expressar esse esclarecimento, nos assegura que o batismo deve ser aplicada nas três formas: o Batismo por aspersão: E Batismo por Efusão: É o Batismo por Imersão: é deve ser realizado com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
A Igreja Metodista do Brasil: comumente reconhece todos atos litúrgicos como válidos, e todos com a mesma eficácia de valores e efeitos iguais, conforme o código (Cânones ed. 1998, pg. 64).
Primeiro Lugar: A palavra Batismo pode adquirir muitas definições: novo nascimento: regeneração; inserção no reino de Deus, lavagem de pecados, etc.
Nós, como Igreja de Cristo: entendemos que a fé, não é somente dá sentido abstrato, daquilo que pensamos, mas principalmente no que tange o sentido prático de vida, ou seja, para nós, a fé adquire o sentido de fidelidade: isso é praticar palavra que embase o projeto do Reino de Deus.
Neste caso, não importa se a pessoa recebeu apenas uma gota de água sobre a cabeça, ou foi imersa dentro do oceano: isso é uma prática de vida, e também de fé: que tem como objetivo discernir se o Batismo foi verdadeiro ou não.
Quando Deus firmou um pacto com Abraão: Ele estabeleceu um sinal de identificação sobre seu povo, que seriam sua propriedade peculiar: a partir de então o povo Judeu teriam que passar por um processo de circuncisão, para que todos pudessem ser identificado, como povo Judeu ou não: já o Batismo é quem identifica se esse povo está incluso na comunidade Cristã. cf. Gn 17: 10 a 12,
Deus pode mudar leis, mudar alianças, mas nunca mudará a dimensão do alcance de sua graça. É por essa razão que, nós da Igreja metodistas, entendemos que, uma vez anulada o ritual da circuncisão que era o sinal que incluía o povo na comunidade Judaica:
O Batismo substituiu o prepúcio: através de um mergulho nas águas, agora você está incluso não só na comunidade Judaica, mas também na comunidade Cristã.
Na antiguidade os rituais de purificação eram feitos constantemente para o cumprimento da lei de Moisés, nela se utilizava água e sangue (Ex 24: 6- 8),
É muito importante entender que o Profeta Ezequiel: relatou nas escrituras sagradas, que Deus iria aspergir água sobre os cedentes, para purificar os pecados, é estabelecer com ele uma nova aliança. Neste texto estão presentes os dois batismos: o Batismo com água e o Batismo no Espírito Santo cf. Ezequiel 36. 24-27:
Já em I Pe 3- 20-21: Ele fala que o dilúvio foi um símbolo do Batismo, uma grande chuva que caiu sobre a terra (Gn 7- 12). Chuvas são gotas de água que caem, que também simboliza o Batismo por aspersão.
Além disso, na antiguidade existia entre o povo de Deus: muitas contaminações por transferência, ou aglomeração: com isso eles evitavam tocar em objetos ou pessoas consideradas impuras, para não ficarem impuros também, por Essa razão eles usavam os métodos de aspersão e Efusão.
já que a água nessa época era muito escassa, para realizar o batismo por imersão, para isso eles teriam que construírem tanques para realizar este Rito. Nós estamos falando de um povo que via nas águas uma verdadeira fonte de vida: e que não podia ser desperdiçada.
Para eles, encontrar um poço com água boa era sinal da benevolência da parte de Deus. Nem todos tinham acesso ao rio, e não se podia construir tanques batismais por causa da questão da impureza.
A construção de tanques para a realização de batismo só seria viável, porque o mesmo teria que ser esvaziado a cada batismo: isso seria um desperdício de água, o que seria um absurdo para o povo judeu.
Por causa disso, eles encontraram a forma aspersão, que também simboliza o selo da purificação, assim, todos(as) podiam ser purificados, nas água, e não havia desperdício, e também não haveria o contato das pessoas com as águas utilizadas, evitando-o que a mesma se tornasse impura.
João Batista viveu, e cresceu dentro desta tradição: foi este o método que ele utilizou para batizar o povo, por isso ele mencionava que batizava com água: Um detalhe importante é que nas pinturas do primeiro século, em nenhuma delas aparece o Batismo de João, por imersão, mas pela efusão.
Vejamos alguns textos: que nos indicam o batizava através da aspersão:
Confira Atos: 22- 16 este é o batismo de Paulo. Note que ele foi para uma casa
confira Atos: 9- 17 e 18 e lá, colocando-se de pé imediatamente foi batizado. Eu não acho que dentro de uma casa na rua chamada Direita em Damasco, não havia tanque nem rio para o Batismo, visto que este não era o costume do povo naquela época. Até porque Paulo estava sego dentro de uma casa.
Lucas também relata em Atos 2- 38 no Primeiro discurso de Pedro, onde cerca de quase três mil almas se converteram ao Cristianismo, essas pessoas estavam próximas do Templo, comemorando a festa de Pentecostes, certamente os auxiliares de Pedro Batizavam por aspersão.
O Templo ficava a alguns quilômetros do rio mais próximo, neste caso o rio Jordão, ficava alguns quarteirões dos tanques mais próximos (Tanque de Siloé e Betesda).
O texto não relata, que ninguém saiu em direção, a nenhum destes lugares, também seria impossível organizar todas as quase 3000 almas que se converteram nesse dia: certamente foi levado algum lugar para batizá-los às 11:hs da manhã, já que Pedro iniciou, o seu discurso na hora terceira ou-seja às 9 horas da manhã cf. At: 2- 15
O Batismo aqui foi por aspersão visto que Pedro falou de remissão de pecados e a aspersão era a forma que ele conhecia como ritual de purificação cf. Êxodo 24: 6-8 e Lv 16: 15-16
Na Visão da Igreja metodista do Brasil: Quem Pode realizar o Batismo
Vale salientar que além da água é necessário ter alguém capacitado, que ministre o batismo: sabemos que os novos-convertidos devem ser preparados por um ministro para realização deste rito uma vez que, não existe auto batismo na Bíblia.
Aí vem a pergunta: quem pode batizar? Quem tem autoridade estabelecida por Deus, para realizar as obras, para isso é necessário que pessoas se capacitem através dos ensinamentos de Cristo, conforme o código de Direito canônico.
É Por essa razão é que os pastores e ministro do Evangelho, devem estar aptas ao cumprimento do ofício conforme as escrituras regem: foi o próprio Deus, que disse “Ide, portanto por todo o mundo, e fazei discípulos em todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” cf. Mt 28- 19
Entendemos que essa função não é apenas restringe aos pastores, e ministro com cargo superior na igreja, Deus sabe das suas necessidades, e levanta pessoas na hora certa para realizar sua obra, de acordo as necessidades de seu reino.
Paulo fala à Igreja de Coríntios dizendo-o: que não havia batizado quase ninguém, entre eles; entendemos que mesmo ele trabalhando sem medir esforços, a ponto de gerar muitos filhos na fé: ele também passou esta tarefa, a outros cooperadores, que não eram pastores.
Devemos entender que, na Igreja primitiva Cristã, os pastores eram quem conduzia o batismo: isso por uma questão de ordem, mas não porque só os pastores podiam realizar o ofício batismal.
Pelo fato dos pastores pregam a palavra de Deus: isto não quer dizer, que só eles possam pregar. Assim também é com o batismo, numa ocasião carente o batismo pode ser feito por outras pessoas que já desenvolvem um trabalho semelhante.
Obs. que o batismo deve ser realizado em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo: são fórmulas a ser aplicada em qualquer circunstância, por se tratar de uma ordenança, do próprio Deus, uma demonstração da Trindade envolvida no batismo:
Isso porque quando Jesus aplicou a forma de falar sobre a Trindade, o objetivo principal era revelar ao povo uma representação da existência de Deus pai. Deus filho, e Deus Espírito.
Algumas seitas religiosas alegam que batizar só é realizada em nome de Jesus: negando a Trindade, mas para os apóstolos, que receberam os ensinamentos de Cristo: Isso significa obediência às ordenanças daquilo que eles receberam
porque se negarmos a doutrina dos apóstolos: estamos deixando de fora os padrões e os princípios que ele receberam de Cristo: por se tratar de um sacramento, imutável, já que foi o próprio Jesus que disse, quando vocês forem expulsar demônios, e pelo nome de Deus cf. Lc 11-20, e também pelo Espírito de Deus cf. Mt 12- 28
Concluímos esse trabalho, falando sobre a importância da trindade: pai, filho, Espírito Santo: Pelo qual é mencionado no Batismo: são os três pilares, que formam a unidade do corpo de Cristo.
A Bíblia também fala sobre o batismo no Espírito Santo: é um ato muito importante na vida de um cristão: isso acontece de forma explora-tica mediante o mover da presença gloriosa de Deus.
subentende-se que o Batismo no Espírito Santo: só acontece quando você está cheio da graça de Deus: por adquirir esse nível de intimidade pessoal com Deus. A presença do espírito santo nos dá o direito de ser cheio da graça de Deus.
Obs. que, falar em outras línguas: e interpretar o que o espírito está falando por meio da própria língua: daí então dizemos que essa pessoa foi batizada no Espírito santo: porque tem discernimento do que está sendo revelado a Igreja, pelo próprio Espírito: que chamamos línguas dos anjos.
Quais as condições que a Bíblia impõe sobre o batismo nas águas:
Vejamos que a única condição que a Bíblia impõe a Respeito do Batismo é, que as pessoas creiam em Jesus Cristo Ressurreto, e se arrependa dos seus pecados para ser batizado.
Isso significa: que as pessoas devem ter consciência que pecou e decidiu mudar de atitude, saindo de uma vida pecaminosa, para desfrutar de uma vida harmoniosa em Cristo Jesus.
Porque quando nos arrependemos de nossos pecados: há uma mudança de atitude, mudança de caráter e mudança de personalidade, gerada em nosso interior: reconhecendo o sacrifício de Cristo na cruz, por um pecado que não era dele Cf. Atos 2- 38
Obs. Quando caminhamos nos princípios de Deus, nosso passos, passa a ser guiado, pelo mover sobrenatural de Deus, daí por diante começamos a entender que para servir a Deus, temos que se arrepender, das coisas velhas, que sempre é colocado no esquecimento: os nossos maus costumes, os nossos maus hábitos, nossos vícios etc.
Isso acontecer de forma impactantes, pelos benefícios da graça Redentora de Deus: que habitou em Jesus Cristo: e agora habita dentro de nós: assim estamos prontos para ser batizados através do arrependimento e por entender que Cristo, E o Filho do Deus vivo.
Note que a Bíblia não impõe, nada sobre a vida do homem: porque é uma escolha: apenas requer os cuidados necessários, para você se tornar uma pessoa santa: por isso que o Batismo é importante porque representa um novo nascimento em Cristo jesus.
porque na antiguidade você, não tinha entendimento da palavra: o homem se alimentava de uma comida, que só afastava da presença de Deus: agora você tomou uma decisão de mudar a sua direção através do arrependimento: fazendo a melhor escolha para sua vida, já que antes estava morto, pelas ofensas do pecado: mas agora foi vivificado pelo sangue da nova aliança, doada por Cristo Jesus. cf. Efésio 2- 1
Existem {3} característica do batismo Cristã: aplicada pela igreja Metodista do Brasil
1} Característica: É mostrar que o Batismo é uma ordenança sacramental: isso só acontece através da graça de Deus: esse rito é realizada por meio de uma Regeneração em Cristo Jesus: um ato de transformação da velha natureza, para uma nova criatura mediante a sua fé em Cristo.
Conforme os artigos da Igreja luterana: diz que o batismo nas águas, tem o mesmo valor do poder da palavra que foi ministrada pelos profetas: mas quando Jesus, foi Batizado, esse poder foi elevado pela presença do espírito santo.
Algo que penetra como uma espada afiada, que ao penetrar em medula, discernem o coração do homem gerando fé, seja individual ou coletiva: Isso é corpo, alma, e espírito: sendo impactados pelo mover da palavra:
O Rito do batismo com Águas faz com que você, alcance um grau de intimidade pessoal com Deus: somente a natureza divina tem o poder de transforma o homem: que antes estava morto: e agora foi ressuscitado em cristo Jesus, porque quem não nascer nas águas e no Espírito não entrará no Reino de Deus, cf. João 3-5
2} Característica: E mostrar que o Batismo Simboliza o selo que leva a salvação: consiste na promessa de Deus, que iria perdoar a raça humana por meio da regeneração em Cristo Jesus: já que o batismo é classificado como cumprimenta da aliança divina, por meio de Cristo.
Portanto o Ritual de Batismal: é uma ordenança expedida pelo próprio Deus, para que fosse realizado o cumprimento de sua missão: ao ser batizado estamos proclamando a identificação é inserção dos cristãos na comunidade cristã.
a morte e ressurreição de Cristo, nos deu o direito de um novo nascimento, porém não podemos esquecer que tudo começou no Batismo de Cristo no Jordão: portanto precisamos testemunhar que toda a trajetória de Cristo, só inicia no Jordão, e termina na ressurreição dele cf. Rm 6- 3 e 8
3} Característica: É mostrar que o Batismo faz parte da Regeneração de fé: Isso se dá após um passo em proferir Jesus como sua salvação: Isso é você recebe o selo do valor espiritual de Cristo.
Você passa não só fazer parte do corpo de Cristo, mas também filiar-se a uma comunidade chamada de Igreja, pelo qual Jesus é o cabeça: Assim é estabelecido os valores da comunhão cristã.
Pergunta importante sobre quem deve ser batizado: na concepção da Igreja Metodista do Brasil, e das demais comunidades cristã: o Batismo é universal, basta você cumprir os requisitos necessários, tanto na morte, como na ressurreição de Cristo, você está apto a ser batizado.
O rito do batismo deve ser aplicado somente para aqueles que confessam Jesus Cristo como seu salvador: Isso se dá quando é professada a sua fé nele: admitindo-o que Jesus ofereceu um Sacrifício de cruz pela salvação da humanidade.
Para a Igreja Metodista no Brasil: O Batismo identifica Cristo com a Igreja
Sim, há uma identificação muito grande entre Cristo e a Igreja: através do batismo: Porque é no batismo que os cristão são inseridos no corpo de Cristo: para a Igreja, isso é uma marca que adestra a noiva incluída na comunidade através deste ato.
Então podemos dizer que o batismo tem um significado primordial na vida do cristão; além de ser um testemunho público ao ser professada pela fé em Cristo: ele fala algo mais profundo, na aplicação da fé pelo qual é externada nele.
Quais São as Regras estabelecida pela Igreja Metodista do Brasil: Sobre o Batismo de Crianças:
Bem sobre esse assunto não existe Restrição sobre o batismo das Crianças: embora algumas correntes religiosas tenham se manifestado contra: achando que as crianças não devem ser batizadas, por falta de consciência, e de não poderem tomar essa decisão.
Entretanto é bom falar que isso é um Sacramento Batismal: A Igreja Metodista do Brasil segue as Regras estabelecida pelo código de Direito Canônico Cristã {CDC} E do COLÉGIO EPISCOPAL: tendo em vista as condições dos documentos apresentados pelo seu regimento: subtende-se que 'o Batismo de um modo geral, não é só um sinal de profissão de fé:
Porém, por se tratar de uma criança: A Igreja Metodista do Brasil: entende que esse rito deve ser feito de forma amigável, entre o ministro do ofício, e os pais da criança: pedindo autorização aos pais ou o responsáveis, para realizar esse ofício que deve ser feito pelo método de Efusão.
Quais recomendações da Igreja Metodista do Brasil: em celebrar o batismo em Crianças:
O pastor ou pastora responsável pela instituição Eclesial, antes de celebrar o batismo das Crianças, deve orientar os pais {ou responsáveis pela criança}, e das testemunhas em cursos para um esclarecimento, amplo, mostrando a importância do batismo: por se tratar de um Sacramento, a fim de conscientizá-los das consequências a serem adotadas.
1} Ponto: quando a Criança for apresentada no ato de consagração diante de Deus: deve considerar que esta apenas sendo apresentada, não interfere no Batismo, por se tratar de uma apresentação, algo que não substitui o rito batismal.
2} Ponto: Os pais e os padrinhos não sendo cristãos: têm a responsabilidade de educar a criança na manutenção dos princípios estabelecido pela lei regente da constituição em vigor.
3} Ponto: O Sentido do Batismo, tem como objetivo manter a criança nos princípios de Deus: cujo o objetivo é incentivar a criança, na manutenção da fé, e no fortalecimento dos princípios Cristã.
4} Ponto: A partir da aplicação da lei vigente estabelecida pelo, código de Direito canônico Cristão [CDC} A Igreja que oficializou este sacramento: deve orientar os pais, e os padrinhos, ou responsáveis pela criança, sobre as Responsabilidade em assumir o compromisso nas orientações devidas.
5} Ponto: Fica sobre a responsabilidade do pastor ou pastora, independente da instituição Eclesial, conferir na obrigatoriedade sobre o batismo das crianças, no decorrer de 1 a 2 anos de vida: se for a casos excepcionalmente deve levar ao conhecimento da CLAM, para que o pastor ou pastora, exponha a sua conferência no âmbito do batismo: já que se trata de um compromisso de fé.
6} Ponto: O pastor ou pastora independente da instituição Eclesial: deve celebrar o batismo das crianças que se encontrar em perigo de vida, seja por doença ou por outras circunstâncias: tem a devida obrigação de não só batizar, mas também orientar os pais, sobre as responsabilidades, e a importância do batismo.
portanto essa é a única maneira de conservar a obrigatoriedade sacramental, em anunciar a palavra da salvação, para as crianças, e incentivar os pais na manutenção da crença, e da fé, mostrando aos pais a importância do Batismo, por se tratar de um sacramento ordenado por Deus.
Saudações finais:
Aos Amigos leitores desta matéria, aquém dedico a minha especial atenção de todos os trabalhos publicado nos meios de comunicação, que cada leitor entenda o propósito dessa matéria, cuja o objetivo é facilitar sua linhagem de entendimento. já que ao longo dessa jornada tenho me empenhado, pedindo sempre o espírito de Deus, que nos oriente, e nos capacite nessa jornada.
Assim Expresso meus conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada, é do Esforço que me coloco diante de Deus: através das Pesquisas, consultando as fontes de Apoio, que nos levaram (dias) semanas, ou até meses, com a finalidade de oferecer o melhor para o amado leitor. que Deus nos abençoe.
Referências bibliográficas e Pesquisas Bíblica.
Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus Cristo, São Paulo: Loyola. 19
Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.
Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida
Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e corrigida
Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD}
Bíblia de Estudo BKJ King James {1611} com estudo Holman
Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revisada {2015}
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer
Fontes de apoio e pesquisa Acadêmica:
Faculdade Teológica da UNINTER
Instituto Cristã de Teologia da I.C.P
Universidade Paulista de Teologia Unip
Instituto Teológico Metodista: I.T.M
AGRADE: Academia Teológica da Graça de Deus.
Autoria deste trabalho:
Elaboração: Textual Pr. Ary.
Elaboração Técnica: Pr. Ary.
Elaboração Biográfica: Jordana Benigno e Vitor Vieira
Colaboração técnica: ALRIMAR JUNIOR {JR}
Colaboração biográfica: Vitor Vieira e Jordana Benigno
Programação de Intercessão. Pra Sandra
Coordenação Geral: Pra Sandra Benigno
Pr. Arydantas@gmail.com
Contatos: 84-9-9929-2220 - Natal - RN
84-9-9618-7656 - Natal - RN
84-9-9601-8437 - Natal - RN
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