Malaquias E Sua História Profética:

Malaquias E Sua História Profética: 
a História de Malaquias e muito rica em informação já que A Bíblia relata grandes acontecimento na vida ministerial de Malaquias:  Esse personagem foi um Profeta e Mensageiro  da Palavra de Deus que combateu a corrupção e a idolatria dos lideres religiosos de Israel em sua Época. Malaquias faz parte do grupo de profetas menores sua história esta Registrada no velho testamento. as suas Virtudes Ministerial e seus comentários estão  relatado na Bíblia em especial no velho testamento.

a História do profetas Malaquias esta no seu livro  conforme os Registro Bíblico. Malaquias foi um profeta do antigo testamento, e Também o autor do livro que leva seu Nome, não se Sabe quase nada sobre a vida de Malaquias, Já que não há Registro nas Escrituras Judaica que  fala algo sobre a infância e da vida desse personagem, portanto quase nada se sabe á Respeito das Bases familiares, de Malaquias e nem da sua infância, segundo a tradição Judaica diz que Malaquias e Neemias e Esdras, Ageu e Zacarias, Eram contemporâneo e Membro da Grande Sinagoga.

vejamos que são  poucas as informações ou quase nenhumas sobre a  vida do personagem Malaquias,  Exceto os poucos fatos registrado no seu livro, que pode ser deduzidos de suas profecias.

O Seu nome tão estimado vem de um termo Grego que significa {Meu Mensageiro, ou Mensageiro de Deus}, Aparentemente Malaquias Exerceu seu ministério profético Após o Cativeiro Babilônico, na Época em que Neemias liderava o povo na Reconstrução dos muros de Jerusalém, e também na renovação do compromisso de seguir a lei de Deus.

O fato é que muitos estudiosos da Bíblia tem Gerado duvida sobre o significado de seu nome. Já que Malaquias significa “meu mensageiro ou “Mensageiro de Deus, ou ainda meu anjo”, do hebraico mal’aki. Tem o tom de basear-se nesse significado, já que muitos eruditos entendem que o nome Malaquias não se trata de um nome próprio, mas de um termo apelativo.

Portanto Essa discussão é tão antiga que a Septuagenária, versão grega do Antigo Testamento, traduz esse termo em hebraico literalmente como “mensageiro”. Assim, em Malaquias 1:1, a Septuagenária traduz a frase “por intermédio de Malaquias” como sendo “por intermédio de seu anjo (mensageiro)

Vejamos que no Targum aramaico sugere que a expressão Malaquias é na verdade um pseudônimo para Esdras, embora que outras tradições têm a conjecturam que esse nome não precisa ser necessariamente, um pseudônimo para Esdras, mas pode ter servido para qualquer judeu anônimo que tenha vivido naquele período de exaustão após o cativeiro babilônico.

No entanto não sabermos exatamente quem foi Malaquias, as teorias que tentam supor que seu nome não é um nome pessoal, são enfraquecidas pelo fato de que em todos os outros livros proféticos um nome próprio sempre é mencionado.

A finalidade dos Rabínicos e Estudiosos daquela Época era tentar trazer pelo menos alguma informação coerente sobre a biografia de Malaquias, embora essas tradições rabínicas antigas tenha sugerido que Malaquias provavelmente fosse da tribo de Zebulom, enquanto outros, considerando o zelo com o culto a Deus que o profeta demonstra em seu livro, outros Sugerem que ele tenha sido um levita o que mi parece pouco provável.

A Temática de Malaquias.
O tema de Malaquias, e Apresentar para o povo a Grandeza de Deus, o Profeta Malaquias Apresenta o quadro de um povo religioso externamente, mais interiormente indiferente e falso, tendo os cultos se tornado enfadonho e cansativo para eles, pois já não havia mais respeito à Santidade de Deus, em cultuar com Adoração. Cf.{ML 1-13}, isso porque eles não colocavam o coração disposta em adorar o único Deus. Cf. Is { 43-22 a 24} e Miqueias {6-3}, Assim os Sacerdotes pouco se importavam com o que era oferecido A Deus, de modo que os Animais que eram levado como Sacrifício a Deus eram Animais, cego coxo e Enfermos, sem nenhum compromisso em respeito a palavra de Deus. Cf. ML{ 1-6 a 8}

Assim se Agravou a natureza do pecado dos Sacerdotes e de todo povo em geral o que provocou inevitavelmente o grande motivo para o Juízo de Deus cair sobre Eles, na ocasião muitos questionavam a falta de seu Amor conforme os relatos em ML.{1-2}, isso mostra que eles não honraram a Grandeza de Deus e nem tiveram temor do seu caráter e de sua Justiça cf. ML {2-17 } e {3-13 a 15}

Conforme os relatos no capitulo primeiro de Malaquias, mostra que o Senhor declara Sua grandeza e por três vezes, so nesse capitulo e por dez vezes em todo o Livro ele esta mostrando para o povo o seu poder e sua forme, e por isso ele chama atenção para que o povo honre sua divida e compromisso com o seu nome, porque ele e simplesmente Santo. Cf ML.{ 1.6}, {11-14}  {2.2 a 5},{ 3.16},{ 4-2}

O Livro de Malaquias:
O Livro de Malaquias é um pequeno Livro Profético do antigo Testamento e Também o Ultimo Livro dos Profetas Menores na Bíblia Cristã, sendo escrito pelo Próprio Profeta, com a finalidade de censurar o povo pela falta de compromisso e honrar o verdadeiro conteúdo espiritual de Deus, em suas praticas de cultuar ao Senhor, O nome do Livro vem do Hebraico, malachi,{1.1} que significa Meu Mensageiro ou Mensageiro do Senhor.

A INTRODUÇÃO
O Livro de Malaquias, no tradicional cânon judaico, ocupa os últimos lugares entre os escritos dos chamados profetas menores, tendo sido escrito após o exílio babilônico, quando o Templo de Jerusalém já havia sido reedificado, pois há claras indicações que os sacrifícios e festas achavam-se plenamente restaurados. O Templo anterior tinha sido incendiado por Nebuzaradão, general de Nabucodonosor (II Reis 25:8 e 9).

O profeta Malaquias era um judeu de firmes convicções, de rigorosa integridade e de intensa devoção a Deus. Ele era contemporâneo de Neemias e Esdras (comparar Malaquias 2:8 com Neemias 13:29 e Malaquias 2:10-16 com Neemias 13:23) e de Esdras (comparar Malaquias 2:11 com Esdras 9:1 e 2). Em seus escritos há uma repreensão severa contra os sacerdotes que se converteram em pedras de tropeço em vez de serem líderes espirituais para o povo. 

Embora o Livro tenha apenas quatro capítulos, infelizmente poucos são os que verdadeiramente têm se debruçado para entender todo o seu contexto. Esta é a razão porque há tantas interpretações equivocadas e tendenciosas quanto ao texto de Malaquias 3:8-10. Quando Deus disse: “Todavia vós Me roubais... nos dízimos e nas ofertas alçadas” (Malaquias 3:8), Ele estava direcionando estas palavras a quem? Veja que Estas questões devem ser analisadas em todo o seu contexto histórico já que A Palavra de Deus é a luz que Ilumina toda a característica dos princípios de Deus.

A Estrutura do Livro: 
As partes do Livro de Malaquias são escritas em forma de Debate, diferentemente de qualquer outro Livro da Bíblia. Veja que Deus faz primeiro uma Afirmação verídica que depois e negada pelo o povo, então Deus minuciosamente no futuro faz um argumento Apresentando e provando que ele estava certo em suas Afirmações desde inicio. Cf.Ml {1: 2-7}, {2: 10-17}, {3: 7-10}, veja que Malaquias também usa perguntas e Respostas Livremente para dirigir suas Acusações aos Sacerdotes, Bem como ao povo, veja que essas característica fazem de Malaquias um dos Livros mais Argumentativos da Historia da Bíblia.

Outro marketing de Malaquias levar o conhecimento do Povo sobre sua negligencia Isso é os Israelitas e de todo povo Judeus no que desrespeito ao pagamento dos dízimos ora devidos a Deus, Essa expressão de Malaquias em condenar o povo por falta de pagamento de Dizimo também foi estendida por Neemias que advertiu duramente ao povo sobre sua falta de compromisso Ne.{13-10 a 14}, veja que foi a mesma expressão Usada por Malaquias cf. ML{ 3-8 a 10}

A Autoria dos Escritos.
Embora alguns Atribuam Malaquias a um escritor anônimo, outros atribuem a Esdras usando o pseudônimo Mal”aki” o que parece pouco provável, já que a septuaginta atribuem a o profeta Malaquias como escritor do livro, Malaquias não e mencionado em nenhum outro lugar na Bíblia, o certo e que seus escritos foram revelado para que o povo entende-se que ele teve um grande amor pelo povo de Judá e pelas cerimonias do templo, ele foi provavelmente um contemporâneo de Neemias e de Esdras.

Outros eruditos Acreditam que a Palavra Malaquias deve ser Interpretada como um qualificativo {“Meu Mensageiro”},e não como o nome de uma pessoa especifica, Esta linha de Raciocínio conclui que o Livro foi escrito por uma autor Desconhecido, porem, nenhum outro livro Profético do Antigo Testamento foi escrito anonimamente, embora não saibamos nada mais sobre a Pessoa de seu autor, A tradição afirma que o Livro escrito por uma Profeta de nome Malaquias.

A Data em que foi escrito:
Segundo os eruditos renomados daquela Época, descreve uma falta de menção nos seus escritos já que não tem qualquer registro de rei ou de Incidentes histórico identificável, o que torna a datação do livro um tanto difícil, o uso de varias palavras persas no texto e a referencia a um templo Reconstruído conforme os relatos no capitulo 1-10, veja que essa data e pós-exilicas isso é simultânea, com os relatos de seu companheiro Neemias e Esdras, mais provavelmente nos anos 450 a.C, já que Malaquias escreve como o últimos dos {12} doze profetas menores, o que nos torna muito importantes, porque foi o ultimo escritor inspirado por Deus, como escrita do velho testamento, dando assim um legado para inspiração futura que se inicia o NT.

O Contexto Histórico do Livro:
Malaquias foi mencionado como o ultimo Homem divinamente inspirados num período crucial de aproximadamente mil anos, que predisseram a vinda do Messias, não somente eles profetizaram acerca da vinda do Messias, mais também explicaram detalhadamente ao povo de seus pecados e os advertiam a respeitar o justo julgamento de Deus.

O povo de Israel havia retornado do Exílio, e viviam como uma comunidade restaurada na terra da palestina, mais ao invés de aprenderem das suas experiências negativas que passaram, não tiveram os cuidados de retornarem ao serviço e nem em adoração a Deus, mais adoravam os deuses de seus ancestrais, com isso eles se tornaram imorais e negligentes já que as Reformas rituais e políticas iniciadas pelos lideres do pós-exílios, como Esdras e Neemias, não conseguiram evitar um declínio espiritual sério entre a população Israelita, Essa grave situação fez com que Malaquias e Esdras fossem desanimado sobrecarregando mais problemas espirituais do seu povo, Assim eles se levantaram com um fervor divino Salientando indiferentemente para que o povo se arrependa e buscasse ao Deus amoroso.

Assim Malaquias foi endereçado á nação de Judá, quase 100 anos após o seu retorno do cativeiro babilônico, já que desde o principio, as pessoas mostravam grande entusiasmo com a reconstrução do seu sistema de culto. Mas o zelo do povo logo começou a desvanecer. Eles começavam a duvidar do amor de Deus por seu povo escolhido e passaram a oferecer animais defeituosos em sacrifício e a reter os dízimos e as ofertas. Malaquias foi escrito para exorta o povo a voltar á autêntica adoração de seu Deus redentor.

Veja que o sistema sacrificial concedia aos sacerdotes deram uma excelente oportunidade de ensinar o plano da salvação aos transgressores, No entanto essas recomendações não foram o bastante para uma reconciliação com Deus, já que os rituais celebrados pelos sacerdotes no santuário foram pervertidos, pois os sacrifícios de animais tornou-se uma fonte de renda para eles. Alguns dos sacerdotes corruptos viram perfeitamente que quanto mais o povo pecasse e quanto mais trouxesse ofertas pelo pecado e ofensas, tanto maior porção lhes caberia.

O que Chegaria o ponto de um verdadeiro comercia de animais incentivados pelos Sacerdotes para que o povo pecasse a cada dia. “Estás escrita que sacerdotes corruptos que se beneficiava de Alimento do pecado do povo, e das maldades que eles praticavam agora têm o desejo do castigo ardente de Deus. cf.” Oséias 4 - 8.
 
Este texto deixa claro que os sacerdotes, ao invés de admoestar o povo e insistir em que deixasse o pecado, tinham “desejo ardente” de sua maldade, pois o objetivo deles Eram almejar o maior numero de pessoas que pecasse outra vez e voltasse Assim contribuir com suas ofertas pelos pecados o que seria um meio de sobrevivência para eles.

A degradação dos sacerdócio ocorreu já na primeira fase de sua existência conforme os relatos em (I Samuel 2:13-16). Nesse texto deixa claro que Deus ordena que a gordura fosse queimada sobre o altar, e que se a carne fosse comida, devia ser fervida. 

Os sacerdotes, contudo não fizeram conforme as ordenanças de Deus mais reivindicavam a sua porção crua com a gordura, de modo que  pudessem assar, e se Alimentar, Isso Deixa claro que o que era para ser uma oferta sacrificial, tornou-se, em vez disso, uma festa de glutona-ria em beneficio deles e não A Palavra de Deus, o que tornou  muito grande os pecados destes mancebos perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam as oferta e Sacrifício do Senhor. Cf.{ I Samuel 2:17}.

Veja que Malaquias é o último de muitos homens divinamente inspirados por Deus que, num período Crucial entre mil a quinhentos anos, predisseram a vinda do Justo Messias, não somente eles profetizaram acerca da vinda do Messias, mas também explicaram detalhadamente ao povo seus pecados e os advertiu a importância do respeito do justo julgamento de Deus.

Contribuição Teológica:
A Profecia de Malaquias é notável pela forma como ressalta tanto o amor de Deus como o seu Poder. Israel precisava ser lembrado dessas verdades numa época em que a dúvida disseminada havia apagado de sua memória a expectativa da vinda do Messias.

Considerações Especiais:
Malaquias deixa o leitor com a sensação de que a história ainda não acabou; de que Deus ainda tem promessas a cumprir em beneficio do seu povo, Depois de Malaquias houve 400 longos anos de silencio Profético, porem quando o momento certo chegou. Os Céus explodiram em Cânticos de alegria pela chegada do Messias.

O conteúdo e Abrangência dos Temas:
Nesse Livro o Profeta Malaquias confronta o povo Religioso que não Praticava a verdade em Adoração ao Único Deus.

O Conteúdo da Mensagem:
 Na sua declaração de abertura, Malaquias salienta o amor imutável de Deus por seu povo, devido à sua misericórdia, que dura para sempre. Este é o fundo paras as reprovações e exortações que se seguem. Primeiro, o profeta salientam os comportamento dos Sacerdotes desdém sua abertura cm o tom de arrogância pelo qual os sacerdotes se comportam pela manutenção das Leis e sua influência negativa sobre o povo. O profeta mostra que eles deveriam combater o pecado e não isentava-lo. Dessa forma o Profeta adverte de que o Senhor não será um mero espectador nem se dar por satisfeito em concordar esse lema, e por isso ele chama a atenção para que o povo se arrependa se não serão castigados severamente.

Vale se salientar em termos não ambíguos, que a traição dos sacerdotes no divórcio de esposas fiéis e casamento de mulheres pagãs que praticam adoração de ídolos. Isso é seguido por uma súplica fervorosa para vigiarem suas paixões carnais e serem fieis às esposas na sua mocidade já que estava dentro de um contesto estabelecido pela lei do Senhor. 

O profeta, além disso, investiga as práticas não religiosas do povo, por causa de da justiça de Deus e sua defraudação ao Senhor, por reterem os dízimos e as ofertas estabelecidas na lei do Senhor e por Isso era exigidas.

Isso mostra que numa linguagem fervorosa e brilhante na expressão de Malaquias ele continua a descrever o tipo de comportamento que origina o mal comportamento dos sacerdócio. Ele profetiza o Sol da Justiça sobre eles levando uma Mensagem de concerto para que no grande e terrível dia do julgamento divino, no qual o justo juízo será galardoado para os que obedecem, pois os ímpios serão castigados. Finalmente, eles passaram a exortar o povo a observar as Leis dadas a Israel através de Moisés e promete a vinda do Messias e do seu precursor, Elias (João Batista). Essa declaração conclui o Antigo Testamento e estabelece a ligação das boas-novas da provisão de Deus no Sol da Justiça descrita no Novo Testamento.

A Mensagem:
Diante da situação da época, o Senhor confia a Malaquias a entregar de uma mensagem pesada e urgente a Judá. Ele confronta os sacerdotes e o povo com a mensagem profética para que se arrependam de seus pecados e do formalismo religioso para que não sofram o castigo divino. Apregoa, também, que retornem a obediência aos mandamentos do Senhor, bem como ao próprio Deus e ao seu concerto com coração sincero. Se não houvesse um profundo arrependimento, certamente ninguém escaparia. Pois todos estavam iniquamente comprometidos; todos, sem exceção: dos sacerdotes ao mais humilde camponês.

A Religiosidade:
O Senhor havia feito um concerto com a tribo de Levi, mas esses sacerdotes não estavam honrando ao Pai. Deus inicia o capítulo 2 dizendo para eles “E AGORA, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração.

Os sacerdotes estavam ensinando errado ao povo, e por isso levaram Israel a um distanciamento. Isso mostra a importância dos sacerdotes (líderes) estarem andando nos caminhos do Senhor, do contrário o povo se desvia, através de atos religiosos vazios, e sem reverência ao Senhor (Malaquias 2:8).

A Reprovação do Casamento com estrangeiro
Casamento com estrangeiros, Deus já havia dito ao povo para não se casarem com pessoas de outros povos, e sabemos que Israel não o obedeceu, sabemos também as consequências que a desobediência os trouxe. Sansão e Salomão são dois exemplos de pessoas que se desviaram dessa ordem, levando desgraça sobre si e sobre Israel.

Após o exílio, Deus avisa novamente para que Israel se afastasse dessa prática (Malaquias 2:10-13), mas pelo mal exemplo dos sacerdotes, o povo começou a se divorciar de suas mulheres e casar com mulheres estrangeiras Isso é Mulheres que não fazia parte da Nacionalidade  Israelita, o que vinha de encontro os principio de Deus,é

Por isso as palavras de Malaquias era de Exortação voltava para os sacerdotes  para que eles se regenera-se diante de Deus, examinando-o as escrituras e os mandamentos divino já que eles  estavam distantes,  de uma Real Santidade, pois os seus desejos eram praticar pecado, dias a pós dia  levando Assim o povo a pecar, como se nada  importava pois para eles tudo era norma o que importava era seus interesse e seus ideais. 

"Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho." Malaquias 2:11

A vinda do Senhor:
Devido a tudo que já vimos até aqui, o capítulo 3:1-6 mostra o que acontecerá na vinda de Jesus, onde as ofertas dos levitas serão novamente aceitas como cheiro suave ao Senhor.

Aquele povo via que os que não serviam a Deus prosperavam mais que eles que eram povo de Deus, e aqui Malaquias diz o porquê deles estarem passando por tudo isso. O povo olhava para fora e via que os ímpios estavam prosperando sem Deus, e eles tendo má colheita e começaram a murmurar dizendo que era melhor estar sem Deus, pois os outros povos prosperavam (Malaquias 3:14).

No capítulo 4 Malaquias se volta para o futuro, fazendo alusão a volta de Elias, que se cumpriu com o nascimento de João Batista, iniciando a vinda de Cristo (Mateus 17:12-13; Lucas 1:15-17).

A Retenção dos dízimos:
Malaquias expressa a ira  Deus mostrando a todo povo e aos sacerdotes a insatisfação com o povo pela sua desobediência a sua palavra mostrando que eles estavam roubando, e por isso o Senhor disse Roubaras ao Senhor nos dízimos e ofertas alçadas. Oferta alçada é a oferta que está mais alta, está além da oferta do dízimo. Ml {3:7-11}.

Veja aqui outros relatos na Bíblia que Associa com as narrativas de Malaquias? "Então disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada" Êxodo 25:2

Deus havia instruído o povo a trazer as primazia para a casa do tesouro, o melhor do povo deveria ser entregue a Deus. Então os sacerdotes sacrificavam a Deus e também viviam com o que o povo ofertava ao Senhor, como concerto feito com a tribo de Levi. Vale lembrar novamente de Eli, seus filhos também roubavam de Deus, pois o povo entregava o melhor para sacrifício, e eles não sacrificavam, guardando o melhor para si. Nem precisamos dizer como terminou essa história.

Assim também acontecia naqueles dias. O povo já não entregava sua primazia a Deus, como a lei instruía, eles compravam animais para sacrificar, davam animais coxos, davam do que lhe sobrava, e não da sua primazia. Ao invés de entregar a melhor semente pra Deus, guardavam e entregavam o resto para Deus.

O texto de Malaquias é literal, não existe aqui nenhuma ilustração. Quando Deus fala que repreenderia o devorador, ele se refere ao gafanhoto, inseto conhecido pelos lavradores que comem todo plantio.

O resultado de não entregar o dízimo como instituído na lei, foi maldição. Aqueles que eram fiéis no dízimo tinham a promessa de Deus que por causa deles cuidaria para que nada de mal chegasse ao seu plantio.

O dízimo é parte da lei, um mandamento para o povo de Israel. Eles precisavam entregar o dízimo como instituído por Moisés, lembrando que a tribo de Levi não tinha terra para plantio e se dedicavam ao sacerdócio, e esse mantimento ao qual o profeta se refere em 3:10 é mantimento para os sacerdotes.

É comum o uso desses versículos nas igrejas hoje, pois se refere ao dízimo e as igrejas utilizam os dízimos para manutenção dos templos. Não pretendemos entrar aqui na legitimidade ou não do dízimo, mas quando entendermos que as palavras de Malaquias eram para o povo de Israel naquele momento, e não para os gentios, que nem eram considerado povo de Deus naquela época, até a vinda de Cristo Jesus.

Para todos que estão fora da lei, vivendo um novo concerto, graças ao sacrifício de Cristo na cruz por nós, o dízimo não é um mandamento e o devorador não é um demônio criado por Deus que vai comer toda finança dos que não dizimam. As ofertas permanecem, mas sua contribuição é segundo o seu coração (2 Coríntios 9:7; Gálatas 2:16-20; Hebreus 7:12; Hebreus 8:13; Hebreus 9).

Roubará o homem a Deus nos Dízimos e nas ofertas? Malaquias começa um novo assunto sobre a contribuição financeira no templo. O grande pecado de não contribuir com dízimos e ofertas, prevalecia entre o povo. A nação inteira era culpada disso. A acusação divina contra eles era o roubo.

O profeta admoesta que aquele que procede assim será amaldiçoado (3:8 e 9). Porém, também, declara que se eles começarem novamente a contribuir para o trabalho do Senhor, as bênçãos de cima serão imensuráveis (3:10) concluem o profeta que só assim Haverá cereais e frutos em abundância nos seus campos (Ml 3:11).

As palavras de Malaquias ainda têm plena aplicação hoje. O Senhor nos desafia: ”Provai-me nisto”. Portanto, não desperdicemos a oportunidade maravilhosa de contribuir, nas nossas igrejas, para o bem do reino de Deus aqui na terra. Podemos confiar que assim como a Bíblia promete, assim serão as bênçãos abundantes.

O Ceticismo:
Malaquias 3:14 mostra que o povo estava cético quanto as promessas de Deus, e segundo eles, não adiantava de nada servir a Deus, pois continuavam pobres, e por isso era melhor confiar nos seus próprios braços, a final outros povos prosperavam financeiramente sem Deus, mas nos versos 16 e 17 Deus diz que os que se entregam e guardam os mandamentos do Senhor, serão poupados (Malaquias 3:18).

Palavras duras – Judá chegou a conclusão que era inútil servir a Deus sem contribuir com sua obrigação (Ml 3:14) embora eles tenha tentado se justificar declarando que os ímpios também prosperaram e não são julgados  (Ml 3:15) Eles estavam vivendo em desobediência com a palavra de Deus com arrogância e por isso foram exortado duramente pelo profeta o fato e que o Senhor não nos despreza quando somos sinceros para com ele. Reconhecendo nossas fraquezas, pois sabemos que muita vezes que ficamos perturbados com certas coisas desta vida.

Notamos que Deus não se ira quando somos sinceros e expressamos as nossas dúvidas. E nossas fraquezas Precisaram estar sempre em oração, falando-lhe sobre tudo, mas com temor e reverência. A palavra de Deus, Se estivermos em situações frustradoras e angustiantes não devemos fazer a pergunta “Por que, Deus?”, mas sim, “para que Deus? Qual é o teu propósito nisso?.

 A Conclusão
Ao concluir sua jornada Malaquias nos lembra do que os ‘sacerdócio fizeram diante do povo nos ensinando o povo o distanciamento de Deus, sendo totalmente contrario os ensinamento previsto na lei o que precisamos fazer para agradar ao nosso Senhor, veja que Ele não deseja nos ver e praticar apáticos em relação ao nosso chamado nem à Sua obra, pois isso poderia desanimar toda a Sua Igreja, mais o real e que Cada um de nós tem a responsabilidade de perseverar no próprio de Deus caminhando e zelando pelos dons espirituais que nos foram dados para que possamos ser um canal de bênçãos para outras vidas.

Assim sendo, através do nosso testemunho vivemos e estaremos no propósito profetizando e trazendo uma palavra de salvação para todos os que se acham em trevas. A nossa boca Suas tem o poder da palavra tanto de salvação tanto para condenação, portanto deveremos construir em terra fértil colocando tijolos novos resistente que ajuda nossa construção e se afirmar como pedra de esquina o firmamento do ‘templos de Deus.

Veja que e de nossa responsabilidade Perseverar na fé seja para Exortar  como também para Elogiar por isso, que o profeta adverte duramente ao povo obedecer à voz do Espírito de Deus, tanto para exortar, repreender, mostrando seus erros e eliminando seus pecados, para trazer o consolo e o incentivo àqueles que o Senhor nos enviou para as boas obras Mesmo que para muitos você tenha sido condenando Deus transforme o mal em bênção trazendo à luz para os desacreditado assim estaremos contribuindo para a ‘edificação dos muros e reparação de brechas de nossa cidade. (cf. Is 58: 12).

 Concluímos então que muita das falhas do povo se dava pelo distanciamento dos sacerdotes, que levaram o povo para longe dos preceitos de Deus, e a Bíblia nos relata que sempre que o povo vai para longe Dele, coisas ruins acontecem.

O povo tem sua parcela de culpa, roubando Deus, negligenciando os mandamentos e novamente dando as costas para o Senhor, como tínhamos visto pelos profetas antes do cativeiro. 
Quando desprezamos as instruções do Pai, deixamos que a religiosidade fale mais alto que as instruções do nosso Senhor e nos tornamos céticos quanto ao que está escrito, já que o resultado é o mesmo desde a criação do mundo, as maldições se estenderam em nossas vidas, mais Quando andamos na presença do Pai, as bênçãos do Senhor nos alcançara.

Não falamos sobre as riquezas terrenas, falamos sobre as prosperidades de Deus. Pois como está escrito, “E será que, se ouvires a tento voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações que ti alcançarão mais quando deres ouvida a voz do senhor teu Deus, assim falou Moisés em Deuteronômio.

O Espírito Santo em Ação
A Obra do Espírito Santo em Malaquias é evidente na sua pessoal e no ministério profético. Seus escritos demonstram que ele foi um profeta dedicado a obediência do espírito de Deus, portanto Malaquias era Uma pessoa nitidamente em sintonia com o Espírito de Deus, ele podia ser efetivamente usado para advertir o povo sobre seu comportamento pecaminoso e persuadi-lo a conformar sua vida com a lei do Senhor, além disso, ele outorgou o privilégio de levar a linhagem de profetas aos escritores fiéis e dedicados a um término, permitindo a ele proclamar com clareza e fervor a sua visão da vinda de Cristo.

Cristo Revelado:
Vimos que no último livro do AT, nós encontramos claramente elocuções isso é uma forma de expressão de afirmar e prever algo futuro profeticamente falando a respeito do aparecimento de Cristo que renasceria para o concerto da humanidade cf.{Ml 3.1) que julgará o seu povo no tempo determinado isso é tempo de julgamento. “Quem subsistirá, quando ele aparecer Ninguém Suportará suas forças, mas, aqueles que temem ao Senhor nascerá o Sol da Justiça, a grandeza de Deus se manifestará sobre as nações cf.{Ml 3.1 e 2) e Assim haverá salvação e o triunfo da vitória será manifesto cf.{Ml 4-2).

A Espiritualidade do Revelada em Malaquias:
A espiritualidade hora revelada pelo profeta, e refletida no livro de Malaquias assemelha-se toda conjectura dos que transparece nos livros de todos os profetas dos séculos VIII e VIII A.C., isto é, Joel, Amos, Oseias, Isaías, Miqueias, Naum, Sofonias, Jeremias e Habacuque. e o próprio Malaquias que reconheceram a soberania absoluta do Deus, como o protetor de Israel, bem como o que está implicado nas relações do pacto em estabelecido com Deus, tendo em mira o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade teocrática que voltou do exílio babilônico.

Veja que Somente com o comprometimento pessoal às reivindicações justas de Deus poderia assegurar a bênção e a tranquilidade para a nação de Israel e para cada indivíduo. Veja quem em Ezequiel, e Malaquias dá relato considerável sobre a importância do correto procedimento no campo da adoração ritual, como meio seguro de preservar uma nação pura e santa, por outro lado vimos que eles nunca tentaram substituir um coração obediente por meras cerimônias. 

O verdadeiro serviço que o homem deve prestar a Deus inclui a retidão moral, a justiça e a misericórdia, e isso paralelamente a corretas formas rituais, veja a importância da teologia expressa no livro de Malaquias, é a sua insistência sobre os fatos de que o primeiro passo direcionado na ação apropriada para uma relação espiritual com Deus é buscar o arrependimento, embora ele mesmo não tenha usado nenhum dos vocábulos hebraicos que são assim traduzidos no Antigo Testamento Mas, a ideia de arrependimento, de voltar-se para Deus de todo o coração e de toda sua Alma, transparece continuamente no livro de Malaquias. Vejamos que há artigo sobre o Arrependimento, no entanto às palavras correspondentes na linguagem hebraica transmite claramente.

O fato é que Devido às muitas objeções que tinham se levantados contra a abordagem tradicional surgiram muitos problemas que só causaram o mal, Isso fez Malaquias se sentiu ser necessário enfatizar o fato de que a iniquidade jamais haveria de passar sem uma punição, severa, pois o castigo divino fosse de fato postergado, devido à entranhável misericórdia de Deus. Assim Senhor, continha-se, de não descarregando imediatamente a sua ira contra eles. É o que diz, por exemplo, em Mal. {3 - 6 },Porque eu, o Senhor não vai mudar e por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

A Escatologia no Livro de Malaquias:
A escatológica usada por Malaquias servem como parâmetro para as gerações futuras já que tem os pensamentos dos demais profetas como, por Exemplo, Amós e Sofonias vejam que os esboçar  e as condições que haveriam de imperar durante «o dia do Senhor». Para Malaquias, esse dia é insuportável, Mas quem pode suportar o dia da sua vinda? Ou quem subsistira quando ele aparecer? Cf.(Mal. 3:2). Veja que Essa expressão tem o tom de consumir já que Esse dia também é consumidor porque esse dia será o dia da vinda do Senhor.

Esse dia será de muita angustia ele virar como o fogo do ourives vozes de trovões e Relâmpagos e tremores por toda parte assim e não se apalpará como o sabão das lavanderias, cf. (Mal. 3:2b). “Esse dia é purificador: Assentar-se-á como se derrete e purifica a prata pela mão do mestre de ouro, assim o Senhor purificará os filhos de Israel e os refinará como ouro e como prata cf. (Mal. 3:3)”. Esse dia também é seletivo, para os escolhidos de Deus, como o tesouro que foi preparado outra vez para que haja diferença entre o justo e o perverso entre o que serve a Deus e os que não servem cf. (Mal. 3:17,18).  

Esse dia é dia de julgamento, Pois eis que vem o dia, e arde como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem perversidade, serão consumido, portanto será um dia abrasador, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo que venha brotar nada na face da terra nada subsistirá. (Mal. 4:1).

“Veja que o dia do Senhor”, e o contrário do que andavam pregando, ou seja, os falsos profetas, mais no dizer de Malaquias será um tempo de calamidade, e não de bênçãos. 

portanto  na visão de Malaquias será, uma nação corrupta  cheia de mal ice de alto escalão já que se tornavam  se beneficiado  pelos erros dos outro ou- seja quantos maior fosse o pecado mais eles se beneficiavam e se  envaideciam  como fosse um mérito de sua propriedade  ou- seja de sua  proeza, e com isso se iludiram em afirmar que eram iluminados. o fato e que por esses motivos  haverão de ser castigados por terem violado o pacto hora afirmado com o Senhor, E terem abusado de sua misericórdia e   da longanimidade!

É grato ao observarmos que Malaquias introduziu um tema original, sem nenhuma igualdade em todo o Antigo Testamento, a saber, um livro de memórias de Deus, onde os atos dos justos ficarão eternamente registrados. Isso transparece um legado pelo profeta que permanecerá para sempre cf. {Mal. 3:16}.

Então os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros e o Senhor atentava e ouvia e havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome. Vejamos que A impressão deixado por Malaquias aqui tem a manutenção da fé que se tornará tão rara, sobre a justiça de Deus, para um povo que andava em escassez entre os homens, que se dizia ser de Deus, e Assim considerará os justos a mostrar-se atento aos diálogos entre eles e anotando por escrito todos os seus atos de justiça. Diante de Deus, e Com essa ideia que devemos comparar o que disse o Senhor Jesus, em certa oportunidade, Contudo, quando vier o Filho do homem, achará porventura fé na terra, cf.(Luc. 18:8).

E é notável que ele tenha proferido essas palavras, tão esclarecedoras sobre as injustiças que prevalecerão no tempo do fim, após ter mencionado uma esclarecedora parábola do juiz aos iníquos. Em tese ele mostra absolutamente, a dureza do dia do Senhor, e Assim haverá a maior colheita de almas de todos os tempos, segundo se pode depreender ao Apocalipse veja Ap.{7:4-9}. Nessa passagem do último livro da Bíblia fala-se sobre os cento e quarenta e quatro mil {144} israelitas salvos durante a Grande Tribulação formado de uma grande multidão, que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vesti-duras brancas, que em termos relativos, o número dos que temerão a Deus será diminuto. Pois a humanidade inteira estará seguindo ao anticristo, com a única exceção daqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida. Ver Ap. {13:8}.

Notamos que Malaquias não tinha em vista todo esse fantástico quadro escatológico, mas também não se deve duvidar de que no Apocalipse mostra-nos um desdobramento de tudo quanto a Bíblia descreve o que seria anteriormente revelada como o grande dia do Senhor. Essa expressão tem toda certeza, em afirma o desdobramento que incluir a contribuição de Malaquias para as ideias escatológicas hora revelada Malaquias é citado por duas vezes no livro do Apocalipse, segundo os relatos na lista seguinte confirma a veracidade de sua profecia cf. {Ap. 6:17} veja também Malaquias (Ml. 3:2) e igual os relato encontrado em Apocalipse cf.{Ap. 11:3}  e Malaquias 4- 5 note que Esses relatos também se Assemelha com os relato do profeta Elias que muitos pensam que será uma das duas testemunhas do fim dos tempo quando o Senhor voltar para buscar o povo escolhido.

Em primeiro lugar esses dois casos tem grande semelhança por terem uma citação bastante direta e alusiva ao caráter consumidor isso e insuportável dia do Senhor.
Já no segundo caso torna  mais problemático mais é inegável que o livro de Malaquias contém uma preocupação escatológica muito grande, conforme vimos acima,Assim O livro de Malaquias termina com uma profecia da vinda do profeta Elias, como o precursor do Messias antes do grande e terrível dia do Senhor. Cf ML{4-5}, ver também FTB, 2014 P.191

Assim termina o livro de Malaquias com uma profecia de vida do profeta Elias, como o precursor do Messias antes do grande e terrível dia do Senhor. Cf ML{4-5}, ver também FTB, 2014 P.191

Relato do Capitulo I
I – 2 - 9 - O profeta começa seu livro fazendo uma afirmação de amor da parte de Deus sobre o povo de Israel e logo após ele condena as atitudes e as condutas dos sacerdotes e lhes avisa que caso eles não mudem seus maus caminhos perante o Senhor, seriam duramente castigados.

I - 2 – Deus começa declarar seu Amor por Israel e disse, Eu vos amei. Os israelitas achavam-se duvidosos quanto ao amor divino, por causa das aflições que sofriam Chegando, inclusive, a acusar a Deus de ser infiel às promessas do concerto o fato e que o Senhor mostra-lhes, então, os cuidado especial que lhes vinha dispensando no decurso dos anos. Na realidade, era Israel que havia deixado de amar e honrar a Deus por haver desobedecido às suas Leis.

I - 3 - Deus começa expressa seu Aborrecimento veja que a palavra aborreci vem do termo grego Aborrecer isso expressa  A palavra "aborreci" significa apenas que Deus escolhera a Jacó (Israel) em lugar de seu irmão Esaú para herdar as promessas do concerto, e ser progenitor do povo escolhido, através do qual viria a se cumprir com o Messias. (Esaú: Seus descendentes são os Edomitas, que haviam maltratado o seu povo escolhido, zombado deles e tentaram Aniquilá-los conforme as afirmação no livro de abadias).

I - 6- 8  veja que os sacerdotes, que desprezaram o meu nome serão apresentado diante de Deus, para que seja julgados Malaquias apresenta aqui uma acusação contra os sacerdotes da terra. (1) Eles desprezavam o Senhor, oferecendo-lhe animais aleijados ou doentes, o que contraria a Lei de Deus cf.(Lv 22.22).

(2) Como crentes em Cristo, devemos ofertar a Deus o melhor que possuímos: nossa vida inteira como sacrifício vivo (Rm 12.1). O tempo que dedicamos à oração e ao estudo da Bíblia deve ser o horário nobre do dia, e jamais quando estivermos cansados para fazer outra coisa, pois nada e mais importante que apalavra de Deus.

(3)  veja que a mesa do SENHOR" era usada para sacrificar os animais trazidos em oferenda pelos filhos de Israel para remissão dos pecado. 

I - 11 – veja que aqui Deus faz uma promessa afirmando Será grande entre as nações o meu nome. Malaquias prediz o tempo quando as nações adorarão a Deus com sinceridade e em verdade no seu coração  ( Is 45.22-a 25 e Is 49.5-7 ). Veja que a expressão de Deus na Bíblia será conhecido no mundo inteiro, Essa profecia está sendo parcialmente cumprida, com os missionários enviados até aos confins da terra para anunciar o evangelho de Cristo s palavra da Salvação.

Relato do Capitulo II
II - 5 a 7 – Os sacerdotes que foram desprezados Depois de o seu povo do Egito, o Senhor separou para si os levitas, para serem “pastores de Israel. Sua aliança com os levitas foi de vida e de paz cf.(Ml 2:5) veja que os deveres dos sacerdotes eram de guardar o conhecimento, e instruir os homens a andar na justiça perante Deus, agora estão  ameaçado em perder esse privilegio pois a gora Deus escolhe os Levita para exercitar estas obras cf.(Ml 2- 6 e 7) .
                                                                                    
O Esboço Geral do livro de Malaquias:

O – O Amor do Senhor por Israel:..........................................1.2- 5
 I - privilegio da Nação de Israel:...........................................1.1- 5
II A contaminação da nação:.................................................1.6 -6 e 15

A o pecado dos Sacerdotes de Israel:...................................1.6- 2 e 9

I - Os sacerdotes desprezam o nome do Senhor:.................1.6-14.
2 - O Senhor Amaldiçoa  os Sacerdotes:...............................2.1- 9

B – o pecado do povo de Israel:...........................................2. 10 -3 e 15

I – o povo comete idolatria:..................................................2. 10 -12
2 – o povo pratica o divorcio:...............................................2. 12- 16
3 – o Senhor julgará a todos na sua vinda:.........................2. 17- 3 e 7
4 – o povo Rouba a Deus:...................................................3. 8-12
5 – o povo duvida do caráter de Deus:...............................3. 13 -15

III – As promessas de Deus feita a Nação:.........................3. 16 -4 e 6

A – As recompensa do Memorial escrito:...........................3.16 -18
B – As recompensas na vindo de Cristo:............................4.1- 3
C – A profecia da vinda de Elias:........................................4.4- 6
O Amor do Senhor por Israel:.............................................1.2- 5

Fonte de Apoio Bíblico:
Dicionário Bíblico o Ilustrada da Bíblia
E Bíblia de Estudo O Expositor
Bíblia de Estudo Plenitude
Bíblia de Estudo Cronológica de Aplicação Pessoal

Saudações finais:
Aos Amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que os amados leitores possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma espiritual através do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para a contribuição e crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho mi Esforçado diante de Deus, que através das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que cada um possa ser agraciado por Deus, através da  palavra, hora revelada ora revelada pelo Espirito Santos  para o fortalecimento da Igreja.

Referências bibliográficas e Pesquisas.                                               
Dicionário de teologia bíblica-vol. l Abraão-Jesus cristo, São Paulo: Loyola. 19
Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Hagnos 2005.
Dicionário Bíblico Universal, Petrópolis/São Paulo: Vozes/Santuário. 1997.
Dicionário Bíblico o Ilustrado da Bíblia {DIB}                                                    
Panorama do Novo Testamento – Editora Vida
Bíblia de estudo Plenitude Editora Vida
Bíblia de Estudo O Pregador Pentecostal – Almeida revista e Corrigida
Bíblia de Estudo Cronológica – Aplicação Pessoal – Almeida Revista e Corrigida Iº Edição {CPAD}
Bíblia de Estudo do Expositor – Segunda Edição Revidada {2015}                          Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer

Fontes de apoio e pesquisa Acadêmicas:
Centro de Treinamento Teológico Metodista C.T.T.M
Faculdade Teológica da UNINTER         
Instituto de Teologia Cristã I.C.P
Faculdade paulista de Teologia Unip                                 
AGRADE Academia Teológica da Graça de Deus.

Organização Biográfica:
Elaboração Textual: Pr. Ary
Colaboração Textual: Jordana Benigno e Vitor Vieira
Elaboração Técnica: Pr. Ary
Colaboração técnica: Alrimar Junior. e Vitor Vieira
Elaboração Biográfica: Jordana Benigno E Vitor Vieira
Colaboração Espiritual: Pra Sandra e Jordana Benigno
Intercessão e Orações: Alrimar Jr, Pra Sandra, Jordana Benigno e Vitor Vieira

Fale conosco e pergunta sobre a bíblia.
                    Pr.Arydantas@gmail.com   
Contatos:.    84-9-9929-2220 - Natal – RN
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Perfil: Teólogo e palestrante com conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo, têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo da obra de Deus, para o crescimento do Reino.
                                                                                          
                                                                                                              Deus Abençoe a Todos
                                     

Comentários

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