Evangelho de Lucas e sua História Ministerial

O Evangelho de Lucas e sua História Ministerial:
Afinal quem foi o Personagem Lucas na Historia da
Bíblia: bem o personagem Lucas, também conhecido como Dr. doutor lucas, o Medico que acompanhou  a trajetória do apostolo Pedro e Também o Apostolo Paulo sendo o Maior editor de Redação das cartas de paulo em suas viagem missionaria cf. {colossense 4-14}, para isso estudou por um bom período de tempo, dedicando-se os estúdios seculares e também os estudos refentes as Lei de Moisés, sendo um erudito, conhecedor das Leis  seculares e das Escrituras Sagradas.

Assim ele Usava seus conhecimentos para favorecer os menos favorecidos materialmente, sendo o tutor designado para escrever e traduzir as escrituras para os gregos um Evangelho,Totalmente esclarecedor já que nem todos tinham acesso as escritura sagrada em sua Integra, no entanto ele sabia que os gregos eram muito vigilantes aos detalhes, assim Lucas escreve o Evangelho usando uma serie de detalhes, atendendo-o ao público cético e detalhista. Palavra Cético tem o significado   descrente indivíduo descrente ou que duvida de tudo Cético é aquela pessoa que tem "ver para crer"

porque eles eram um povo verdadeiramente  Incrédulo que duvida de tudo, Lucas reconhecido por todos como servidor não só como e médico que Acompanhou os Apóstolos como Pedro e Paulo cf. (Cl. 4: 14) , já que a jornada do homens de Deus, era muito árdua, Lucas também  Procurou se inteirar minuciosamente de fatos acerca de Cristo Jesus, a fim de conhecer profundamente o Nosso Senhor Jesus Cristo e repassar seu conhecimento para aqueles que de igual modo desejam conhecer o Salvador do Mundo.

O Jovem Lucas possuía muitas qualidades: como médico conhecido pelos seus trabalhos em atender a sua nação, dedicou, também ao amigo Teófilo descrevendo no Evangelho  a sua Dedicação, concentrando-se em sua organização, e esforço em entrevista pessoas ligadas a Vida de Cristo desde a infância, ele entrevista Simeão, Ana, Maria, Zacarias, Isabel, Maria, a mãe de Jesus, entre outros, (Lucas. 1: 1,2). 
No livro de Atos dos Apóstolos em Lucas que encontramos o zelo, o equilibrado, os detalhes de suas narrativas. (Lucas 3/ At. 13:1-4) Paulo cita o companheirismo e a cooperação de Lucas em seus  trabalhos Eclesiastes (2ª Tm. 4: 11/ Fl. 1: 24) Se Lucas de fato era médico, fica claro, seus esforços, responsabilidade, sua disposição de aprender mais, buscava o conhecimento do corpo e da alma, a cura por meio da medicina dos homens e da medicina provinda diretamente de Deus.

Na Carreira de Lucas encontramos ainda uma pessoa que se doava de corpo e alma para fazer o melhor ao próximo, suas Obras riquíssimas em informações e detalhes são provas disso: “Atos dos Apóstolos e Evangelho de S. Lucas”, a autoria dessas obras é atribuída a Lucas pelas evidencias internas e pelo testemunho do Cristianismo primitivo.

Ele foi credenciado pela Igreja primitiva para escrever sobre o Evangelho de Cristo,  a história da Igreja primitiva, após a Ascensão de Cristo. Para isso acompanhava os líderes da igreja em várias missões e até mesmo em prisão (Cl. 4: 14/ 2ª Tm. 4: 11/ Fl. 1: 24) e em viagens missionárias, (At. 16: 10-17) que de acordo com a tradição Judaica na viagem de Troas a Filipos permaneceu em Filipos cerca de { 6 } anos de 58 a 60 Dc. 

Conforme as narrativas em (Atos 20 a 28) Lucas era Dono de um intelecto incrível para seu tempo, pois poucos eram reconhecidos como médicos naquele tempo. Devia ser de família nobre para fazer medicina estudos, caros na atualidade, pocas pessoas tinham  acesso as faculdades de medicina, estudos em escalas mais elevadas era a área  medicinas era raríssimo as pessoas que tinham acesso a uma faculdades de medicina porque tinha um custava alto financeiramente. Segundo a tradição ele evangelizou no Sul da Europa, e foi martirizado na Grécia.

O que o Evangelho nos diz, edificando-nos com suas mensagens, Neste texto, vamos além: iremos ver. Lucas 10: 21-24, Como é a estrutura do livro e vamos conhecer também a importância do seu autor. Ao afirmar o que “Lucas escreveu”, não estamos nos esquecendo de que sua obra só foi possível por causa da inspiração do Espírito Santo do Senhor.

Sendo Lucas é o autor do terceiro Evangelho e do livro de {Atos, At. 1:1-5.} Os dois livros mostram uma similaridade de estilo. O escritor foi um companheiro de viagem de Paulo, At. 16: 10-17.  E os dois documentos são dirigidos à mesma pessoa: Teófilo. O evangelho de Lucas foi escrito por volta do ano 60 d.C.

 I - QUEM FOI O HOMEM  LUCAS
Homem crente, cheio do Espírito de Deus, com ampla visão da necessidade da obra, Lucas empregou seus dons ligados à palavra escrita para proclamar o que sabia a respeito de Jesus Cristo. Ele fora evangelista, pastor e chamado de “médico amado”:

1) O médico amado - Esse é o tratamento afetivo que lhe dispensa Paulo em { Cl. 4:14.} Seus pais eram de origem grega. Lucas não fora discípulo de Jesus, em seu ministério. Provavelmente converteu-se com as pregações de Paulo. Por ter amplo vocabulário e dom da comunicação, ao escrevendo assim o terceiro Evangelho e o livro de Atos, dos Apóstolos Lucas oferece-nos maior quantidade de informações históricas do que qualquer outro autor do Novo Testamento.

2) sendo  Evangelista e pastor - Lucas foi companheiro nas viagens missionárias do apóstolo Paulo, permanecendo com ele até sua morte, Cl. 4:14; 2Tm. 4:11 e Fm. 24. Lucas ficou em Filipos, na segunda viagem missionária de Paulo, a fim de ajudar a estabilizar a nova igreja ali, At. 16: 40; 17: 1.

II - ASPECTOS BÁSICOS DO LIVRO:
a) A chave principal do livro de Lucas – conclui que o  autor relata  na introdução, 1: 1-4, que muitos contemporâneos haviam empreendido a mesma tarefa, o que nos leva a concluir que: havia, ao tempo do escritor, várias obras que continham relatos de partes da vida e obra de Jesus; os autores dessas narrações tinham tentado um arranjo sistemático das fontes disponíveis, para seu desempenho 1: 1; estes fatos eram bem conhecidos no mundo cristão;
     
O autor narra ainda que se sentia tão bem informado e capaz como os outros para escrever sua própria narrativa; dirigia sua obra a uma pessoa de alta categoria, a quem trata de “excelentíssimo”. Teófilo provavelmente havia sido informado oralmente a respeito de Cristo, mas precisava de mais conhecimentos que o firmassem e o convencessem da verdade.

b) as narrativas das 35 parábolas registradas no NT, 19 vezes são encontradas no Evangelho de Lucas, entre elas: a da figueira estéril, 13; a da grande ceia, da dracma perdida, 15; Vezes do administrador infiel, 16; do fariseu e do publicano, 18.
c) A linguagem - O Evangelho de Lucas é o mais literário de todos. Contêm no início quatro belos hinos:  o cântico de Maria, 1:46-55, quando foi visitar Isabel;  o cântico de Zacarias, uma palavra profética do pai de João Batista, 1:67-79;  o cântico dos anjos, 2:14, quando Jesus nasceu e o cântico de Simeão, em 2:28-32, ao tomar o menino Jesus nos braços.

d) A paixão pelo  Salvador, 18: 31-23: 56 - É interessante observar como Lucas, ao relatar os dias finais de Jesus, dá um toque característico de linguagem à última ceia, ao aviso de Jesus a Pedro, ao episódio de suor com sangue, à disposição dos acontecimentos em casa de Caifás, ao comparecimento de Jesus perante Herodes, ao discurso de Jesus às mulheres de Jerusalém, cf.Lc 23 27 a 31, ao ladrão arrependido, sem alterar a sua marcha nem o seu significado. As simpatias e os sofrimentos humanos foram postos em relevo por Lucas, ao mostrar como o Filho do Homem sofria na cruz em obediência ao Pai.

e) o relato e a ressurreição do Salvador, 24:1-53, Lucas o faz relato de uma forma nova e diferentemente dos demais. A realidade é a mesma dos demais evangelhos, porém a forma como relata a aparição do Cristo ressurreto aos discípulos no caminho de Emaús elimina qualquer dúvida que, porventura, o leitor possa ter quanto ao fato. A inesperada e convencedora manifestação da presença viva de Jesus, sua interpretação das Escrituras e a convicção espiritual que se apossou deles, quando Ele lhes falava, constituía evidência incontestável de que alguma coisa de novo havia acontecido na terra.

III - ENSINOS DIFERENCIADO QUE SE DESTACAM NESTE EVANGELHO
O propósito de Lucas ao escrever para os gregos era o de alcançar a maioria dos convertidos através da pregação de Paulo, At. 11:20-21. As pessoas educadas nessa cultura costumavam glorificar a sabedoria, a beleza e o homem ideal. Quando o evangelho começou a circular, puderam conhecer mais claramente a mensagem universal de Jesus, que assim pode ser resumida:

a) Oferta universal de salvação - Jesus é o perfeito Deus-Homem que oferece a salvação a todas as nações, Lucas. 2: 29-32. É uma oferta universal, pois para Ele não há judeu, nem gentio, nem grego, nem bárbaro, nem escravo, nem livre. Sua obra é uma interpretação viva e completa daquele que tem poder para redimir o homem em qualquer lugar e em qualquer tempo.

b) Redentor e salvador - Lucas descreve Cristo como redentor de todos os que creem, oferecendo perdão e salvação independentemente do privilégio de uma raça particular ou nação, a saber: aos samaritanos, lc.9: 51-56; 10: 30-37; aos pagãos, Lc. 2: 32; 3: 6; 4: 25-27; aos judeus, Lc. 1: 33; 2: 10; aos publicanos, pecadores e desterrados, 3: 12; 5: 27-32; 7: 37-50; ao povo de modo geral, 7: 36; 11: 37; 14: 1; aos pobres, 1: 53; 2: 7; 6: 20; 7: 22; aos ricos, 19: 2; 23: 50; a mulheres e a homens.

c) A doutrina do Espírito Santo - Lucas dá especial atenção à doutrina do Espírito Santo, mais que Mateus e Marcos juntos. Ele nos informa que todos os principais personagens do Evangelho tinham o poder do Espírito Santo para a obra Existente de Deus, o Anuncio do nascimento de João Batista, { Luc , 1: 15 }; a conversa com Maria,{ Luc , 1:34 e  35 }, com  Isabel { Luc,1: 41 }, com Zacarias, { Luc.1: 67 }, com  Simeão,{ Luc: 2: 25, 26 }, e com o  próprio Jesus,{Luc: 4: 1}.

As Referências do artigo original e suas Discrições:
Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga, A primeira referência a Lucas encontra-se na Epístola a Filemon de Paulo de Tarso, no versículo 24. É mencionado também na epístola aos Colossenses, 4:14 , bem como na segunda epístola a Timóteo 4:11. 

A segunda menção mais antiga a Lucas encontra-se no "Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de São Lucas", um documento que já foi datado do século II, mas que recentemente já é considerado como do século IV. Contudo, Helmut Koester defende que o seguinte excerto – a única parte preservada do documento original, em grego – pode ter sido escrito, realmente no século II:

Sendo sírio de Antioquia, e médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade, Alguns manuscritos afirmam que Lucas morreu "em Tebas, capital da Beócia". Todas estas referências parecem indicar que Lucas terá, de facto, seguido Paulo durante algum tempo, Segundo as Tradições mais tardias desenvolveram-se a partir daqui. Epifânio de Salamina assegura que Lucas era um dos Setenta Discípulos (Panarion 51.11)

e João Crisóstomo refere que o "irmão" referido por Paulo na segunda epístola aos Coríntios, 8:18 , Lucas também foi companheiro de Barnabé, Que fazia parte dos Setenta, um dos discípulos de Emaús, parente de Paulo e de Lúcio de Cirene." Nem todos os acadêmicos têm tanta certeza disso quanto Wenham.

DEDICATÓRIA DOS SEUS RELATOS:
DESTINATÁRIO: A Teófilo, cuja identidade é desconhecida. A evidência interna indica que o livro foi escrito especialmente para os gentios. Esta dedução decorre do fato de que o escritor se esforça para explicar os costumes judaicos, e por algumas vezes substitui nomes gregos por hebraicos.

AS PARTICULARIDADES
(1) É este o evangelho da graça universal de Deus, em Manifestar sua Gloria para seu povo Israel { Luc:2:32; Luc.3:6; 24:47}.

(2) É o evangelho do "Filho do Homem". Ressalta a amável atitude de Cristo para com os pobres, os humildes, e os marginalizados, os que sofrerão perseguições pelo seu Reino, Os discípulos pobres {,Luc 6:20 a 22 }

Assim também com as mulher pecadora,{ Luc: 7:37 }, Maria Madalena,{ Luc 8:2 } os samaritanos,{ Luc:10:33 } os publicanos e pecadores,{ Luc:15:1 } os mendigos abandonados, Luc:16:20-21} os leprosos, luc.17:12,  o ladrão na cruz, { Luc:23:43,} etc.
 
(3) É o Evangelho devocional, que ressalta especialmente a oração.
(a) Contém três parábolas sobre a oração, que não se encontram nos outros evangelhos. O amigo à meia-noite, Luc.11:5-8  o juiz injusto, Luc.18:1-8  o fariseu e o publicano, Luc. 18:9-14.

(b) Contém as orações de Cristo - em seu batismo, Luc. 3:21; no deserto, 5:16; antes de escolher aos discípulos, Luc.6:12; na transfiguração, Luc.9:29,  antes de dizer a oração do Pai Nosso, Luc.11:1; por Pedro, Luc. 22:32; no jardim do Getsêmani, Luc.22:44; na cruz, Luc. 23:46; etc.

A biografia de Cristo: é mais completa em Lucas do que em qualquer dos outros evangelhos. Cerca da metade do material deste livro não está nos outros. Muitos dos mais importantes discursos de nosso Senhor e dos impressionantes incidentes de sua vida estão registrados neste evangelho.

Os Exemplos: a pesca milagrosa, 5:6; a ressurreição do Filho da viúva, 7:11-15 os dez leprosos, 17:12 a cura de Malco, 22:51. Parábolas narradas somente em Lucas, Outros incidentes e relatos que só Lucas registra são: Cristo chora sobre Jerusalém, 19:41 referência a Moisés e Elias falando com Cristo no monte da Transfiguração, 9:30-31 o suor como gotas de sangue, 22:44 Cristo perante Herodes, Luc. 23:8 palavras de Cristo às mulheres de Jerusalém, Luc.23:28 o ladrão arrependido, 23:40; o caminho a Emaús, 24:13-31.

SINOPSE
(1) Introdução, 1:1-4. o nascimento de Jesus e os incidentes relacionados com seus primeiros anos de vida até o tempo de seu batismo e tentação, 1:5 -4:13.
(2) O começo de seu ministério público, principalmente na Galiléia, 4:14 -9:50.
(3) A viagem a Jerusalém, através de Samaria e Peréia; o ministério principalmente em Peréia, 9:51 -19:28.
(4) Os últimos dias, incluindo os eventos da Semana Santa e a crucificação, 19:29 -23:55.
(5) Eventos relacionados com a ressurreição e a ascensão, 24:1-51.

O ESCRITOR:
Lucas o escritor deste Evangelho, segundo Eusébio, era natural de Antioquia, na Síria. Era gentio. Seu nome é uma forma abreviada de Lucanus, o que levou alguns a afirmar que ele era grego. Era um homem instruído que abraçou a carreira de médico. A primeira referência de sua pessoa como sendo cooperador de Paulo, é em Atos 16:10.

O PROPÓSITO:
Tem o objetivo de mostra o prefacio e da Redação Dar uma narração coordenada e ordenada da vida de Cristo como a viram testemunhas oculares, em { Luc.1:1-4.}, Foi escrito para os gregos - em primeira instância, a um amigo pessoal - depois de uma rigorosa investigação, com o propósito de por termo à circulação de falsos Evangelhos e a alusões duvidosas da Vida das Vidas. Como Lucas foi companheiro de Paulo, acredita-se que, tenha incorporado ao seu livro a substância da pregação do grande Apóstolo.

A MENSAGEM:
(1) Renan, o cético afirmou que o livro de Lucas é "o livro mais do mundo". Um livro em cujas páginas, os artistas se deleitam e que tem inspirado mais quadros do que qualquer outro livro.

(2) Este livro sendo dirigido aos leitores gregos, dá uma chave assim a sua mensagem, o Ideal da Visão destinada aos gregos era perfeita, era muito diferente do ideal dos romanos. Enquanto "os romanos sentiam que sua missão era governar, os gregos alimentavam o ideal de educar, elevar e aperfeiçoar o homem. O ideal dos romanos era a glória militar e o domínio, mas, o do grego era a sabedoria e a beleza".

(3) O retrato que Jesus pintou é o do Homem Perfeito, aquele que mais satisfaz e ultrapassa o mais elevado ideal dos gregos. Ao passo que fala da idade de Cristo, dá ênfase à sua varonilidade perfeita. O caráter de Jesus é revelado, neste Evangelho como intensamente humano. Como veremos no estudo seguinte, Ele tanto é "Filho do Homem" como "Filho de Deus".

ANÁLISE:
(1)   A Genealogia do filho do Homem O HOMEM "Fosse semelhante aos irmãos," Hebreus 2:17 - Caps. 1 a 3 Um como nós, na sua descendência de Adão, cabeça da humanidade, {Luc. 3:23-38}, Um homem como nós, nas relações comuns à humanidade, com todos os deveres e responsabilidades que as acompanham. (Os primeiros dois capítulos tratam dos primos de Maria),Um de nós, na nossa vergonha, pela união do batismo. Submetendo-se à ordenança do batismo, Ele arruinou sua reputação em relação à estima do mundo judaico, fez Notar Aqui que deveria se preservaram os primeiros germens preciosos da Hinologia Cristã. { Luc:1:68-79, 1:46-55, 2:14, 2:29-32 }

(2) O HOMEM - "Um que, como nós, em tudo foi tentado" Hebreus Luc.4:15 - Cap. 4:1-13 Lucas encara a tentação do ponto de vista humano."O diabo desafiou ao primeiro Adão, o segundo Adão desafia ao diabo". O diabo arruinou o primeiro homem, o diabo foi despojado pelo Homem Cristo Jesus.O primeiro Adão envolveu a raça na sua derrota, o último Adão incluiu a raça na Sua vitória.

(3) O HOMEM "Que se compadece das nossas fraquezas" Hebreus 4:15 - Caps. 4:14 - 19:28 O Senhor Jesus, como:O homem dos interesses cosmopolitas. Este Evangelho narra os incidentes na vida de Nosso Senhor, os quais mostram Seu interesse por toda raça humana e não somente pelos judeus: Luc. 2:10, 2:31,32, 17:18, 19:2.

O HOMEM  de sabedoria, como o revela em seus ensinos. 4:14,15,32. O mais sábio de todos os mestres: 5:30,39. Caps. 6 e 10:25-37 e 20:2-8.

O homem de capacidade, 4:33-37, caps. 5, 8 e 9:37-43,O homem cheio de simpatia humana, Pelos caídos e desprezados: 5:27-29, 7:36,37, Pelos desamparados: 7:11, 8:42, 9:38, Pelos desanimados: 7:19, Pelos doentes: 4:38-41, 5:12 e 7. (Notai o forte elemento humano em todas as parábolas de Lucas, mostra que Lucas era um homem de oração mostrando sua inteira dependência de Deus, em todas as grandes crises de sua vida:  Luc. 3:21, 5:16, 6:12, 9:18,29, 11:1,2, 9:29.

(4) O HOMEM "Como nosso parente mais chegado, remindo-nos." - Caps. 19:28 – 23 Como bom patriota, chorando sobre Jerusalém, 19:41.Como homem, recebendo o ministério do anjo e isto em resposta à oração, 22:43.Como nosso parente mais chegado, fazendo a parte do parente. (Veja Levítico 25:47-55, Rute 2 - 3:10-18, 4:1-10).

(5) O HOMEM "Ainda como homem na glória da ressurreição e ascensão." - Cap. 24O Senhor ressuscitado, porém ainda Homem, Como Homem, em caminho para Emaús com dois discípulos, Como Homem, comendo, no cenáculo e mostrando, ainda, sua perfeita humanidade. Ascendendo no ato de abençoar, notamos que: O livro começa e termina em regozijo e tudo tocante a Jesus.

Saudações finais: 
Aos amigos leitores dessa matéria aquém eu dedico minha especial atenção de todos os trabalhos que tenho colocado em publicação para que vocês possam usufruir de uma leitura clara e objetiva, pois tenho mi empenhado de uma forma especial que através do espírito de Deus, tem nos mostrado um segmento e Roteiro de tudo que tenho escrevi-do para o crescimento do Reino, em conhecimentos adquirido ao longo dessa jornada tenho me Esforçado diante de Deus, que através  das Pesquisas consultando as fontes de Apoio o que nos levaram dias semanas ou ate meses com a finalidade de fazer o melhor para o amado leitor, para que cada um possa ser agraciado por Deus,  que  através  da palavra, ora  revelada pelo espírito santo para o fortalecimento de sua Igreja. 

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Elaboração desse Trabalho: Pr. Ary }
Elaboração técnica:   Alrimar Junior.
Elaboração Biográfica:  Pr. Ary }
Elaboração textual: Pr. Ary
colaboração Textual: Jordana benigno e Vitor vieira
Coordenação Geral: Pra Sandra benigno


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Perfil: Teólogo e palestrante com conhecimento voltado ao reino de Deus, como pregoeiros do Evangelho de Cristo, têm uma Vasta experiência no exercício Pastoral desempenhando o papel de Servo da obra de Deus, para o crescimento do Reino














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